Cunha reafirma que não mentiu na CPI e vai provar no Conselho de Ética

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado federal e presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) voltou a afirmar que não mentiu à CPI da Petrobras sobre a existência de fundos na Suíça em seu benefício e disse ainda que irá provar isso na defesa que apresentará ao Conselho de Ética, onde poderá enfrentar um processo de cassação em função de quebra de decoro parlamentar (mentir a deputados é considerado motivo para perda de mandato).

De acordo com informações da Folha desta terça (10), o relator do processo de Cunha no Conselho de Ética, Fauto Pinato (PRB), deve antecipar o relatório inicial, indicando a continuidade da análise do pedido de cassação do presidente da Câmara, previsto para ser concluído no dia 19.

Cunha tem sido pressionado a deixar o cargo desde que a Procuradoria Geral da República confirmou existência de quatro contas na Suíça que beneficiam o deputado e sua família. Elas foram ligadas ao esquema de corrupção na Petrobras por um réu delator da Lava Jato. Cunha nega irregularidades, mas tem perdido apoio até mesmo entre a oposição ao governo Dilma.

Segundo a Agência Câmara, o deputado Bruno Araújo (PSDB) pediu ontem que Cunha deixe a presidência da Casa para trabalhar em sua defesa própria. O partido está interessado na tramitação do impeachment de Dilma, e Cunha tem segurado a análise dos requerimentos que já foram protocolados na Câmara.

 

Da Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, reafirmou no final da tarde desta segunda-feira (9) sua convicção de que vai provar no Conselho de Ética da Casa que não mentiu à CPI da Petrobras.

Na última sexta-feira (6), em entrevista ao site G1 e à TV Globo, Cunha reafirmou que não tem contas bancárias, nem é proprietário, acionista ou cotista de empresas no exterior. Ele admitiu, entretanto, ter usufruído de ativos mantidos na Suíça e não declarados à Receita Federal e ao Banco Central, por se tratarem de recursos obtidos no exterior e mantidos em contas das quais não é mais o titular.

“Eu tenho a mais absoluta convicção de que o que falei na CPI vai ser comprovado no Conselho de Ética. Eu não estou preocupado com isso. Eu falei a verdade e vou me ater a defender a representação”, afirmou.

Mais cedo, em entrevista no Salão Verde, o líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), defendeu a saída de Eduardo Cunha da presidência da Casa para não afetar os trabalhos do Conselho de Ética. “A posição do PSDB e a posição dos partidos de oposição é do afastamento do presidente Eduardo Cunha, porque seria bem melhor para a instituição e para o próprio presidente ter o devido tempo para sua defesa”, disse.

Eduardo Cunha, por sua vez, afirmou não ver problemas em permanecer na presidência da Câmara: “Eu não vejo nada que possa ser afetado com minha permanência, porque são trabalhos independentes, cada um faz o seu trabalho na Casa”.

Votações

Em relação à pauta de votações, o presidente da Câmara disse que nesta terça-feira (10) será iniciada a votação da MP 688/15, que repassa o risco hidrológico dos geradores de energia elétrica para os consumidores, por meio das bandeiras tarifárias.

Ainda estão na pauta a proposta (PL 2960/15) que trata da regularização de recursos depositados no exterior, o projeto (PL 2016/15) que define o crime de terrorismo, com pena de 30 anos, além do projeto (PL 3123/15) que define os itens do contracheque que contam para o teto do funcionalismo público.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o cunha  é macaco  velho  ele

    o cunha  é macaco  velho  ele  sabe  e  aprendeu  isso de muito longe   com  a gang do  PSDB  que  uma  mentira   contadas  e  reafirmadas varias  vezes  acaba  se tornando  uma  verdade(mentirosa). e  espera   que  seus  aliados  sustentem  a mesma  mentira. Cabe  aos  blogs   aqui  mostrar  o  nome  de  cada   parlamentar  e  seus  respectivos  estados  denunciando  cada um deles  porque  so  a força  do voto  que  eles podem perder  pode  faze-los  nao  apoiar   cunha. e  cabe  a  cada  blog  sites  ou jornais  locais  tambem   publicar os  nomes  desses  deputados  e  senadores que  derem  apoio  a  cunha.  De  cara nós  ja  sabemos que   aecio,  aloysio  nunes, bolsonaro, serra  e  a falsa  bancada  da  biblia  vao apoia-lo.  entao  que  se dê  o nome  desses  corruptos  para que o povo   em  2016  e  2018  varra  da  vida  politica  todos  esses corruptos. 

  2. Eu  estou  aqui   esperando

    Eu  estou  aqui   esperando sentado que   cunha  prove  Eu quero vê  como é que ele  vai  provar  que  as  suas assinaturas  e  o seu  passaport  usado  para  abrir  as contas   nao  sao  verdadeiros. Bem  com um   congresso   desse que  nós  temos  tudo  é possivel . Cunha  cometeu  o grande  erro.  quando colocou  a  empresa   JESUS .COM.  usando  o nome  de Jesus  em  vao  e  para   encobrir  sua  safadeza. porque ele achava que  o nome   ficaria  livre  de uma  possivel   desconfiança  ou  investigaçao  ja que ele  usara  o nome  do  MAIOR  LIDER  ESPIRITUAL  da biblia.  

  3. Todos que somos assíduos aqui

    Todos que somos assíduos aqui e no DCM, e no Carta Maior, e no Carta Capital, e no Viomundo e nos incontáveis sites chamados de esquerda e progressistas entramos e no sentamos e tomamos nossos chazinhos e falamos e falamos e entaõ tá, tchau, até amanhã na mesma hora para pormos a fofoca em dia.

    Este tipo de conversa fiada dá respaldo as artimanhas absurdas e cínicas desa camarilha toda. Ah, vamos aqui analisar………

    Letargia letrada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador