Governo terá dificuldade para aprovar CPMF, diz Cunha

Jornal GGN – Logo após os cortes em gastos e programas anunciados pelo governo Dilma Rousseff na tarde de segunda-feira (14), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse em entrevista coletiva que é “muito pouco provável” que o Planalto consiga aprovar na Casa uma Proposta de Emenda à Constituição que ressuscite a CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira). 

Segundo Cunha, o “Executivo está com a base muito frágil” e, além disso, ” o tema por si só já é polêmico”. “O tempo de uma matéria dessas tramitar é muito longo. Basta vocês verem que a DRU [Desvinculação de Receitas da União] ainda não saiu da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania]”, destacou. “O governo terá muita dificuldade de passar uma emenda constitucional de CPMF. Acho muito pouco provável”, reiterou. As informações são da Agência Câmara.

Na segunda, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, confirmou a intenção do governo em recriar a CPMF pelo período de quatro anos, com alíquota de 0,2%. Com isso, o Planalto pretende arrecadar recursos para custear a Previdência. Ao comentar outras medidas, Cunha teria dito que Dilma faz economia colocando a conta no bolso dos outros.

Segundo informações da Folha, Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros, teriam conversado com Dilma sobre as 16 medidas que constam no pacote anunciado na segunda. Porém, Cunha não teria sido avisado sobre a ideia de destinar as emendas parlamentares para a área da saúde – algo já previsto por lei – e, agora, para o programa Minha Casa, Minha Vida, que perdeu quase R$ 5 bilhões na tesourada elaborada pelo governo.

Ainda segundo informações da Agência Câmara, o líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT), reconheceu que as medidas terão dificuldades para passar no Congresso, mas disse estar confiante. “Esse é um longo e tenebroso caminho pra gente vencer. Eu estou absolutamente confiante que nós vamos aprovar porque o Congresso tem responsabilidade com o País.” Ele ainda ressaltou que o carro-chefe dos programas sociais, o Bolsa Família, não sofreu intervenções.

Repercussão

A presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), elogiou a iniciativa do governo. Segundo a senadora, ela “oferece alguma segurança à população que não sabia o que estava acontecendo”. “Temos agora propostas para enfrentar a crise”, afirmou.

Já o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), disse que os cortes nas despesas deveriam ter sido maiores e repudiou a tentativa de recriar a CPMF. “O governo deve entender que o País não suporta carga tributária de 36% e déficit público de 8% do PIB”, disse.

A CUT e o MTST já anunciaram, segundo informações do UOL, que pretendem fazer protestos contra os cortes anunciados pelo governo.

Reforma ministerial

O Painel da Folha publicou que petistas no Planalto teriam avaliado o pacote como desastroso para o relacionamento de Dilma com os movimentos sociais. Além disso, segundo a coluna, o ex-presidente Lula também teria criticado as ações e disparado contra a reforma ministerial. Sem detalhar a proposta, que deve sair até o final do mês, o ministro Nelson Barbosa informou que com o reajuste no primeiro escalão, o Executivo pretende economizar R$ 200 milhões.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • órbita de plutão

    Gostaria muito de saber o que passa na cabeça da Dilma ao anunciar medidas que dependem do Congresso, como se ela ainda tivesse maioria, ou como se não houvesse o Mercadante e sua inabilidade de articulação para garantir que nada será aprovado.

    Claro que não vai passar, né filha!

    Agora pergunta se ela tem um plano B, claro que não. Céus.

    • Sobre o que se passa na cabeça de Dilma...

      A impressão que fica é que se trata de pura má-fé, pois, a essa altura, até uma ameba sabe que aumento de impostos (CPMF e a nova tributação sobre bens) não passa no congresso.

      Vão sobrar os cortes e o preju vai todo para o andar de baixo. Aí o governo posa de coitadinho e joga a culpa no congresso e na oposição.

      Mas os cortes permanecem e os juros continuam nas alturas.

  • Esse tipo ai no Congresso...

    CPMF so passa com uma grande frente no Congresso, no mais, sera apenas mais manchete negativa e desgaste para o governo. Ou seja: ou faz bem feito e com todas as cartas que tiver ou passa à outra coisa ja.

  • E cunha, quando será levado

    E cunha, quando será levado pela PF? (com todo aquele aparato bélico que usam pra prender pessoas desarmadas e indefesas). Até quando um homem sobre o qual pesam acusações e até mesmo um pedido de 184 de anos de prisão por crimes que cometeu vai continuar ditando os rumos do Brasil? Que é isso?, até palhaçada tem limites!

  • As duas primeiras letras do

    As duas primeiras letras do sobrenome desse inominável presidente da Câmara diz tudo sobre ele e sobre o o que sai de sua boca. É entrevistado e fonte constante da Rede Globopois se equivalem na moral.

    Cadê a Justiça que não caça esse cidadão que só tem por objetivo carregar o Brasil  para o lodo onde faz suas tramóias? É capaz da honesta e correta Dilma Roussef ser cassada antes desse Cunha, acusado pela Justica por desvio de dinheiro público. 

  • Realmente, o Deputado Eduardo

    Realmente, o Deputado Eduardo CUNHA, não tem a menor moral e condição politica para afirmar o que diz. Deveria dar o exemplo no corte dos custos da Camara Federal a qual preside. Ele é o primeiro a esbanjar. Não precisaremos de apoio politico desses ladrões achacadores do erário público. Até lá, ele já estará em outra condição de ex-presidente. E ainda, dão crédito para um crápula dessa especie. É muita trela. 

  •  
    Dudu Diedfro Agudo,

     

    Dudu Diedfro Agudo, responda-me:

    Nossos ilibados representantes (?) aceitam veto à eventuais emendas ao orçamento da União?

  • Vão acabar chamando a Zélia

    Vão acabar chamando a Zélia Cardoso de Mello para tungar a poupança novamente,

     

    Hoje em um debate no rádio, uma figura do governo do Rio falou que se não aprovarem o pacote, o governo vai ter que radicalizar para o Brasil "não virar pó", ele disse.

     

    Será? Desse governo nada me surpreenderá,..

     

  • O que sei dizer, é apenas

    O que sei dizer, é apenas lamentar por  ter que conviver com um lixo desses na presidência da Camara Federal. O que vamos dizer às criancinhas brasileiras, qual culpa carregamos, para mantermos um cafajeste como esse trambiqueiro do cunha, na iminência, por mais improvável que seja de ocupar a cadeira presidindo o País.

    Orlando

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago