Mansur diz que eleição de presidente da Câmara será na quarta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Depois de muito vai e volta, de muito achismo e muita data solta por esses dias, os deputados chegaram a um acordo com relação à data definitiva para eleição do sucessor de Eduardo Cunha, do PMDB, mesmo partido de Michel Temer, o presidente interino e provisório que ali está por obra do deputado afastado da presidência da Câmara. Waldir Maranhão, doi PP do Maranhão, e presidente interino da Câmara marcou a votação para quarta-feira, dia 13, a partir das 16h.

Beto Mansur, 1º Secretário da Câmara, afirmou que a eleição foi marcada para quarta para que os deputados interessados pudessem se inscrever. “Os 512 deputados têm toda a condição de ser”, disse ele sobre a presidência pretendida.

Segundo ele, Maranhão ainda não oficilizou a data pois pretende fechar acordo com os líderes dos partidos em reunião que ocorre neste final de segunda-feira. “Ele vai levar esse documento [de proposta de data] ao colégio de líderes para ser referendado”, afirmou Mansur. Depois disso, será publicado no Diário Oficial.

Para a eleição de seu novo presidente, a Câmara usará urna eletronica e, pelas regras apresentadas, os deputados terão até 12h de quarta para registrar as candidaturas. A ordem dos deputados na votação será por sorteio e a sequência também valerá para a ordem dos discursos no plenário. E, pelas regras, quem for chamado e não estiver presente em Plenário, não poderá ser chamado novamente.

Para ser eleito, o deputado deverá ter maioria absoluta, ou 257 votos. Se ninguém conseguir esta margem, haverá um segundo turno. Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será desempatada obedecendo aos critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.

Hoje, segunda-feira, outros dois deputados formalizaram suas candidaturas. Giacobo do PR do Paraná, hoje 2º vice-presidente da Câmara, e a filha de Roberto Jefferson, delator do mensalão, Cristiane Brasil do PTB do Rio. Mansur também já avisou que é candidato, mas não oficializou sua candidatura.

O PMDB, com 66 deputados, tem dois nomes prováveis para disputa do cargo: Marcelo CAstro do Piauí, e Fábio Ramalho, de Minas. Há ainda a expectativa do registro de candidatura de alguns correligionários do interino e provisório Michel Temer. Nos bastidores fala-se de Baleia Rossi de São Paulo, Osmar Serraglio do Paraná, Carlos Marun do Mato Grosso do Sul e Sérgio Souza, do Paraná.

Além disso, o PP, PTN, SD e PSB já lançaram seus nomes, além do DEM e PSD. Não podemos esquecer a presença do PSOL, com Luiza Erundina.

(com informações da Agência Brasil)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador