Mansur diz que eleição de presidente da Câmara será na quarta

Jornal GGN – Depois de muito vai e volta, de muito achismo e muita data solta por esses dias, os deputados chegaram a um acordo com relação à data definitiva para eleição do sucessor de Eduardo Cunha, do PMDB, mesmo partido de Michel Temer, o presidente interino e provisório que ali está por obra do deputado afastado da presidência da Câmara. Waldir Maranhão, doi PP do Maranhão, e presidente interino da Câmara marcou a votação para quarta-feira, dia 13, a partir das 16h.

Beto Mansur, 1º Secretário da Câmara, afirmou que a eleição foi marcada para quarta para que os deputados interessados pudessem se inscrever. “Os 512 deputados têm toda a condição de ser”, disse ele sobre a presidência pretendida.

Segundo ele, Maranhão ainda não oficilizou a data pois pretende fechar acordo com os líderes dos partidos em reunião que ocorre neste final de segunda-feira. “Ele vai levar esse documento [de proposta de data] ao colégio de líderes para ser referendado”, afirmou Mansur. Depois disso, será publicado no Diário Oficial.

Para a eleição de seu novo presidente, a Câmara usará urna eletronica e, pelas regras apresentadas, os deputados terão até 12h de quarta para registrar as candidaturas. A ordem dos deputados na votação será por sorteio e a sequência também valerá para a ordem dos discursos no plenário. E, pelas regras, quem for chamado e não estiver presente em Plenário, não poderá ser chamado novamente.

Para ser eleito, o deputado deverá ter maioria absoluta, ou 257 votos. Se ninguém conseguir esta margem, haverá um segundo turno. Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será desempatada obedecendo aos critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.

Hoje, segunda-feira, outros dois deputados formalizaram suas candidaturas. Giacobo do PR do Paraná, hoje 2º vice-presidente da Câmara, e a filha de Roberto Jefferson, delator do mensalão, Cristiane Brasil do PTB do Rio. Mansur também já avisou que é candidato, mas não oficializou sua candidatura.

O PMDB, com 66 deputados, tem dois nomes prováveis para disputa do cargo: Marcelo CAstro do Piauí, e Fábio Ramalho, de Minas. Há ainda a expectativa do registro de candidatura de alguns correligionários do interino e provisório Michel Temer. Nos bastidores fala-se de Baleia Rossi de São Paulo, Osmar Serraglio do Paraná, Carlos Marun do Mato Grosso do Sul e Sérgio Souza, do Paraná.

Além disso, o PP, PTN, SD e PSB já lançaram seus nomes, além do DEM e PSD. Não podemos esquecer a presença do PSOL, com Luiza Erundina.

(com informações da Agência Brasil)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Eleição para a camara

    Com certeza o presidente será do PSDB que age na escuridão. Será um pau mandado do Cunha em conluio co Aécio.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

7 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

7 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

8 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

8 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

10 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

10 horas ago