O que o Governo e o Senado esperam da PEC -55 (ex 241)?, por Roberto Requião

O que o Governo e o Senado esperam da PEC -55 (ex 241) ?

por Roberto Requião

O ministro Henrique Meirelles mandou para o Congresso uma peça de ficção de 26 páginas artisticamente encadernadas e com um longo anexo de perguntas e respostas a fim de justificar a PEC-55. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de bom senso pode se dispensar de ler o papelório e concentrar-se exclusivamente na página 21, sob o título “Como o reequilíbrio das contas ajudará na retomada do crescimento econômico”.

Vejamos, uma a uma, cada efeito que Meirelles anuncia em relação à nova PEC. No total são seis. Trata-se da essência do que o governo espera da aprovação da medida. É claro que se algum deles não funcionar, mas os outros funcionarem, teremos um resultado razoável. A economia, todos sabemos, não é uma ciência exata. Entretanto, que tal se todos os resultados são a mais acabada falácia, produto exclusivo da imaginação de Meirelles? Veja-se uma a uma.

1.Primeiro efeito da PEC, segundo Meirelles: “Aumento da confiança”

Nada mais falso. Não é o reequilíbrio das contas que ajudará na retomada do crescimento econômico, mas a existência de demanda efetiva na economia, isto é, o fato de os consumidores terem renda, emprego e disposição para comprar. O investidor produtivo tem em vista o mercado, não as intenções do Meirelles ou sua demagogia neoliberal mistificadora. Enfim, confiança empresarial é efeito do crescimento econômico, não a causa.

2. Segundo efeito: “Retomada do investimento privado.”

Outra ficção, ligada à primeira. Como eu, investidor, vou investir se a economia está numa depressão de cerca de 8% acumulados em dois anos, a taxa de desemprego alcança quase 12% e a renda está em queda? Vou investir em produção e quem vai comprar? Na verdade, a confiança que se está construindo é exclusivamente para os especuladores financeiros que não dependem de demanda de produtos e serviços, mas da disposição do governo de pagar juros escorchantes sobre a dívida pública, objetivo último da PEC.

3. Terceiro efeito: “Crescimento econômico.”

Não há a mais remota possibilidade de algum crescimento econômico resultar de um regime fiscal de congelamento de gastos correntes e de investimento. Crescimento econômico, numa situação de depressão como aquela em que estamos, exige ampliação de gastos fiscais, seja gastos correntes, seja de investimentos. Essa é a primeira lição de uma economia estimulada por métodos keynesianos. O efeito de crescimento do déficit fiscal é imediato, como se reconhece no próprio documento de Meirelles, só que mascarado por um raciocínio falacioso sobre o aumento da dívida, que na verdade cai como relação ao PIB.

4. Quarto efeito: “Emprego e renda.”

Outra absoluta falácia. Emprego e renda são resultantes de uma economia em crescimento e só aparecem na primeira fase de um processo de expansão quando devidos a uma política deliberada de gastos públicos deficitários, nunca do congelamento de despesas fiscais. Já o crescimento derivado da ampliação de gastos públicos deficitários contribui para a expansão do emprego e da renda, gerando um círculo virtuoso de crescimento da economia, e reduzindo a relação dívida/PIB.

5. Quinto efeito: “Mais recursos disponíveis para investimento e consumo.”

É inteiramente falso. Na medida em que o setor público congela os gastos orçamentários, é imediatamente reduzida a demanda de bens e serviços do próprio setor público sobre a economia privada, congelando as oportunidades de investimento e consumo reais, não financeiros. Se a economia está em depressão, como é o nosso caso, o setor privado, mesmo que tenha recursos disponíveis para investimentos – como de fato tem, aplicados na dívida pública -, não realiza investimentos reais porque não tem demanda, conforme mencionado.

6. Sexto efeito: “Queda de juros estrutural.”

Esta é a mãe de todas as falácias. A taxa básica de juros, chamada Selic, nada deve às forças de mercado ou como o regime fiscal proposto por Meirelles mas obedece exclusivamente às determinações do Copom, que por sua vez condiciona as decisões do Banco Central. É o Banco Central, em última instância, que determina a taxa de juros. E na prática ele obedece às determinações do mercado financeiro especulativo, comandado pelo Itaú e Bradesco. Afirmar que a taxa de juros “estrutural” – aliás, não se sabe o que é isso – vai cair por conta do regime fiscal proposto é enganar a sociedade brasileira e preservar uma política monetária criminosa.

Conclusão

Se as postulações de Meirelles são todas falsas, quais são, afinal, os objetivos ocultos contidos na PEC-55? Em síntese, trata-se de dar o passo final na construção do Estado Mínimo, conforme a pressão constante sobre a economia brasileira exercida pelos formuladores do  Consenso de Washington. Para isso, é fundamental destruir o incipiente estado de bem estar social que construímos a fim de garantir espaço para a especulação financeira, o que se constata pela proposição de congelamento dos direitos sociais previstos na Constituição e o silencia absoluto em relação a medidas para gravar tributariamente o sistema financeiro.

Embutido nessa PEC está igualmente o propósito de reverter o processo de industrialização brasileira de forma a nos tornar uma economia exclusivamente agro-exportadora, com o mínimo de mão de obra e salários relativamente mais baixos, e com fraca contribuição ao mercado interno que, de outra parte, se considerará dispensável tendo em vista a forte concentração de terras (inclusive em mãos estrangeiras) e produção a ser exportada. A manipulação financeira, ao final, há de coroar, no modelo Meirelles, a desestruturação da indústria como conseqüência de uma política cambial assassina da produção interna.

Enfim, o que o Governo espera caso a PEC-241/55 seja aprovada? De acordo com o documento enviado pelo ministro da Fazenda ao Congresso para explicar a medida, há uma imensa desproporção entre o proposto e o desejado. Na realidade, usando uma linguagem franca, pode-se dizer que a PEC pode ser divida em três componentes básicos:

1.um componente de pura ignorância do funcionamento da economia, a saber, a idéia tosca de que cortando gastos públicos a economia volta a crescer; recorrentes lições históricas, desde o New Deal nos Estados Unidos e do Novo Plano da Alemanha, ambos na década de 30 do século passado, mostram exatamente o oposto, ou seja, em depressão é fundamental recorrer ao aumento do gasto público deficitário para estimular a retomada da economia;

2. um componente de crueldade, a saber, a tentativa de impor a carga do ajuste exclusivamente sobre os pobres, ficando os ricos com todas as vantagens da especulação financeira, intocada pela PEC;

3. e um componente de extrema imbecilidade, na medida em que os cortes nos gastos públicos determinam uma espiral descendente de queda no PIB, aumento do desemprego, e o próprio aumento da dívida pública em relação ao PIB, contrariando o principal objetivo explícito da medida para atrair a confiança do empresariado.

Eu tenho fé que o Senado Federal vai refletir e derrubará esse disparate.

Em vídeo: Roberto Requião no Twitter: “Eles endoidaram.os brasileiros não podem aceitar esta loucura”: https://mobile.twitter.com/requiaopmdb/status/793458742780100610

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

11 comentários

  1. A DESNACIONALIZAÇÃO DE NOSSOS CAMPOS DE PETRÓLEO!

    REMESSA DE LUCRO DE EMPRESA ESTRANGEIRA SÓ É FEITA EM DÓLAR!

    Como eles farão pra arrumar tantos dólares? Pois a cadeia produtiva de petróleo movimenta 3 vezes mais recursos, que toda a produção automotiva! Só tem um jeito, aumentando as exportações. Ou seja, o povo precisará empobrecer, para que sobrem mercadorias a serem exportadas. Todos nós! Desde o empregado, que enfrentará a TERCEIRIZAÇÃO TOTAL DO TRABALHO e o FIM DOS DIREITOS TRABALHISTAS; até as empresas que vendem no mercado interno, que ficarão sem ter pra quem vender seus produtos. Essa imensa riqueza, que será subtraída de nossa população, irá para o bolso de tudo quanto é exportador, incluindo aí as próprias petroleiras, para quem venderão a Petrobrás…

    Ainda não conseguiu entender o tamanho da burrice? Pense dessa forma: No governo FHC tínhamos uma dívida externa insuportável, deixada pela ditadura. Ali, pelo menos havia a desculpa de ter que vender estatais aos estrangeiros, para entrar dólares no país, e pagar a dívida. Hoje não! Pois temos 1,5 trilhões de reais de reservas em moeda estrangeira, e nosso governo não deve um centavo de dívida externa. Pelo contrário, o Brasil empresta dinheiro, e hoje é credor internacional. Confira nos links deixados ao final. 

    É o mesmo que você ter uma fazenda, encontrar uma mina de ouro nela; e, em vez de explorá-la, deixar que seu vizinho faça isso, contentando-se apenas com uma comissão de 20%; porque ele tem mais dinheiro, podendo investir mais rápido e com maior eficiência… 

    A estupidez é facilmente detectada, na medida em que vemos grandes reservas minerais em países desenvolvidos, sem que sejam exploradas. Eles fazem isso, porque preferem explorar e esgotar as reservas minerais dos PAÍSES COLÔNIA. Os americanos até hoje preferem importar petróleo, do que explorar suas reservas, que poderiam lhes tornar auto suficientes. E mais, dependendo da situação da economia mundial, eles chegam a proibir a exportação do petróleo produzido em seu país…

    NÃO É LIBERALISMO ECONÔMICO,

    É C0OLONIALISMO, OU PURA ROUBALHEIRA MESMO!

    Tem gente que acha bonito sermos os OTÁRIOS DA GLOBALIZAÇÃO, e que precisamos dar total liberdade aos investimentos e ao mercado. Por que será que os americanos não deixaram suas empresas quebrarem durante a crise de 2008? 

    Não deviam fazer uso do “liberalismo”, e deixar que o mercado “ajeitasse” as coisas? Entretanto, até bancos eles ESTATIZARAM, para evitar que falissem. E vejam que nem de longe a Petrobrás está ameaçada de falência! 

    Enquanto o Brasil tem mais da metade de seu capital industrial na mão de estrangeiros, e quer entregar ainda mais (a Petrobrás); a Índia, um dos países que mais crescem no mundo, tinha apenas 4% de capital estrangeiro até pouco tempo, e é extremamente protecionista; assim como foram os americanos e europeus, no início de seu desenvolvimento. Aliás, o BLOQUEIO CONTINENTAL DE NAPOLEÃO é apenas um dos muitos exemplos de protecionismo europeu. Confiram:

    https://jornalggn.com.br/noticia/ministro-ataca-protecionismo-da-india-na-casa-do-anfitriao-por-j-carlos-de-assis

    Por que os americanos PROIBIRAM QUE A EMBRAER SE INSTALASSE NOS ESTADOS UNIDOS? Ela só conseguiu, porque se associou a uma empresa de lá! Levando em conta que o desenvolvimento da Petrobrás, do Pré Sal, de nossos estaleiros, e empresas do setor, nos fez subir 10 posições no rancking mundial de qualidade de vida; com certeza não há nada mais estratégico para o país no momento, que o Pré Sal. Confiram as informações da ONU, e o gráfico do PLANO TEMER:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.693932014075797.1073741840.300330306769305/858305407638456/?type=3&theater 

    FIQUE ATENTO!

    Não tenha preguiça de ler! Não vá atrás da globo, e de cabos eleitorais dos políticos que estão vendendo nossos campos de petróleo. Eles não defendem o liberalismo, mas sim o COLONIALISMO! Deturpam as informações, e dão a entender que cuidar bem de nossas crianças é COISA DE COMUNISTA…

    Pensar desse jeito é uma vergonha! Será que os países desenvolvidos viraram comunistas, então? Depois que começar a escassez de mão de obra especializada, e a criminalidade estourar, não adianta reclamar! Vejam como são tratadas as crianças (o futuro do país) e os BOLSAS FAMÍLIA DO MUNDO DESENVOLVIDO, exatamente o caminho de onde estamos sendo desviados pelo atual GOLPE DE ESTADO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/538137582988575/?type=3&theater

    NÃO SEJA ENGANADO POR ELES!

    Você que luta contra o PT e as esquerdas. Ainda não percebeu que tudo pode ser um teatrinho? Não que seja uma unanimidade no partido, mas o próprio PT aceitou vender nossos campos de petróleo. A maior parte da cúpula petista também foi corrompida. Eles estão na mesma jogada do Temer! Apenas pediram pra sofrer o impeachment, porque era compromisso do partido manter a soberania no Pré Sal, e ficaria muito feio entregá-lo. Por isso abandonaram a Dilma, e nem GREVE GERAL chegou a ser feita. Mas quanto não deve ter rolado de PROPINA pra isso? Duvida? Tente contestar as informações a seguir…

    ACORDE!

    Tínhamos uma das mais sólidas economias do mundo, e ninguém sofre impeachment desse jeito. Confira os números em comparação com outros países, em relação a reservas internacionais, dívidas externa e interna, inflação, impostos, desemprego, evolução do IDH, etc. Estávamos melhor que os países europeus:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.830393153763015.1073741841.300330306769305/787906008011730/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.830393153763015.1073741841.300330306769305/768207759981555/?type=3&theater

    Não podemos acusar um ou outro, porque um governo do Brasil é algo extremamente complexo. Mas se setores de dentro do próprio governo começam a sabotá-lo, quando a presidência abre o olho, já é tarde demais. E ignorar essa crítica por parte da militância, faz com que a parte podre de nossos partidos se fortaleça. O PT deixou o governo cair porque quis, porque não usou a cadeia nacional de TVs para:

    DAR SATISFAÇÃO DE SUAS CONQUISTAS,

    DEFENDER-SE DAS CALÚNIAS DA GLOBO E DA MÍDIA,

    DENUNCIAR A SABOTAGEM DO AJUSTE FISCAL PELO TEMER E O CUNHA NO CONGRESSO, REVELANDO SUAS CONSEQUẼNCIAS PARA NOSSA ECONOMIA A CURTO E MÉDIO PRAZO,

    O MINISTRO DO TRABALHO FAZER O TRADICIONAL DISCURSO DE PRIMEIRO DE MAIO (véspera do afastamento da Dilma).

    O PT caiu porque quis, PORQUE NÃO CONVOCOU UMA GREVE GERAL, E NÃO FEZ CARAVANAS PRA BRASÍLIA NA SEMANA DA VOTAÇÃO DECISIVA DO SENADO.

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/793978594071138/?type=3&theater 

    Reparem que conteúdo político da internet não chega nem a 2% dos eleitores. A mídia de massas é fundamental para formar a opinião pública, e não foi usada. Isso minou a confiança no governo, que apanhou calado, mesmo fazendo uma ótima administração. O que permitiu o clima para o GOLPE. 

    Houve até denúncias de que o PT chegou ao ponto de não ingressar no STF com o MANDADO DE SEGURANÇA (caminho mais correto, rápido, e eficiente), para que fosse julgado o mérito do impeachment:

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/os-erros-de-ze-cardozo-o-advogado-que-perde 

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-erros-de-cardoso-no-processo-do-impeachment

    Felizmente essas matérias foram refutadas no Brasil 247, atestando que o mandado de segurança foi impetrado:

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/261411/Cardozo-Teori-negou-liminar-mas-STF-não-julgou-o-mérito-do-impeachment.htm

    Assim, o STF não terá outra alternativa, devendo anular o GOLPE. A não ser que queira rasgar descaradamente a Constituição, e nossos juízes assinarem um atestado de corruptos. 

    Recomendamos em diversos blogs políticos e do próprio PT, que esse mandado de segurança fosse impetrado, assim que a Dilma fosse afastada. É preciso uma análise melhor da questão, que envolveria até uma pesquisa desses processos no STF, para podermos dar uma opinião mais fundamentada. Quem puder, pesquise, e coloque o material aí nos comentários.

    A Constituição exige a imputação de crime ao presidente. Ou seja, tem que ser uma denúncia fundamentada, e apta a ser julgada em tribunal; só que o próprio MPF (promotoria) já declarou que as pedaladas não eram crime. Mas…

    A quanta propina não é regado todo esse trambique, para contaminar nossos juízes? 

    O PT HOJE!

    Reconhecemos a importância de muitos políticos petistas, e do partido como um todo. Basta ver como votam em Brasília, como votaram contra o financiamento empresarial de campanhas, dentre outras medidas, como votarâo sobre a terceirização do trabalho, etc. A própria Dilma propôs em 2013 uma reforma política por REFERENDO. O PT ainda tem muito valor, e merece respeito. A crítica é pesada, mas construtiva, e pode fazê-los tomar outro rumo; desde que acabem com a complacência que mantém com gente traidora e irresponsável. 

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/854096261392704/?type=3&theater

    Não podemos nos calar, diante das evidências de que os setores mais fortes do partido ARTICULAM A ENTREGA DO PRÉ SAL HÁ VÁRIOS ANOS. Por isso retiraram da lei, e engavetaram a PEC 03/2011, que dava o direito do povo convocar o VETO POPULAR com seus ABAIXO ASSINADOS, para derrubar leis como essa que entrega o PRÉ SAL, e no VOTO. Vejam quem nos deixou indefesos e com as mãos amarradas:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.353408031461532.1073741837.300330306769305/341680802634255/?type=3&theater

    Afinal, por que o PT, seus sindicatos, e movimentos sociais, não debatem, promovem, e exigem a PEC 21/2015 nas ruas? 

    Se estivessem fazendo isso junto conosco, há mais de uma década, já teríamos conquistado esse direito, como fizeram na Bolívia, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Islândia, etc. Hoje estaríamos juntando assinaturas para derrubar a lei de entrega do Pré Sal, a PEC 241, e inclusive para o PLEBISCITO DESTITUINTE do Temer, que, ao contrário do que a maioria pensa, ainda é o melhor amiguinho da parte podre do PT e seus parceiros. Tudo o que está sendo imposto aos brasileiros, poderia ser derrubado, se o PT tivesse aprovado a PEC 21/2015 no congresso!

    Sabem por que não a aprovaram?

    Porque se o povo pudesse derrubar leis como as que entregam o Pré Sal, a do corte de gastos sociais, a da terceirização total do trabalho, da perca dos direitos trabalhistas, etc; que a PARTE PODRE E OMISSA DO PT deixou e deixará deliberadamente ser aprovada por sua omissão; ninguém rechearia seus bolsos com tantas propinas! Por isso não apoiaram a Dilma, e não colocaram essa campanha nas ruas durante os protestos de 2013…

    A corrupção não compraria mais votos no congresso, se o povo pudesse derrubar as palhaçadas que eles fazem! E num processo de PLEBISCITO ou REFERENDO, o povo é esclarecido por meses pelos melhores especialistas, na cadeia nacional de TVs, antes de votar.

    Acreditem, eles não são retardados. A omissão em não debater, promover, e exigir a aprovação da PEC 21/2015 é calculada, e feita para garantir o recebimento de muita propina. A entrega do Pré Sal seria impossível de ser feita sem essa omissão do PT, cuja parte podre (a maioria do partido) deve ter levado até mais propina que o PMDB. 

    NÃO EXISTE PAPAI NOEL, FADA, DUENDE, POLÍTICO SANTO, PARTIDO PERFEITO, ETC!

    Não seja inocente, o PT ainda continua sendo muito melhor que PSDB, DEM, PMDB, PSB, PV, PP, PR, PPS, PSC, PRB, PTC, PSD, PMB, PSL, e SD. Pois, mantém princípios éticos e políticos contrários à imposição desse PROJETO MEXICANO ao Brasil. 

    Se parte significativa do PT (a maioria mesmo) entregou o jogo, para que nossos campos de petróleo fossem vendidos, e permitiu que o governo fosse deposto; os outros partidos o fizeram abertamente e sem cerimônia, o que é muito mais grave! Porque não existe ética e diretrizes políticas que impeçam o trambique nesses partidos. 

    Essa é a nossa dura realidade! E se tivéssemos uma militância mais exigente, politizada, participativa, e crítica; gente como o Lindberg Farias já teria sido expulso do PT, e a parte podre não teria avançado a esse ponto…

    NÃO É DIREITA x ESQUERDA!

    É CORRUPÇÃO x POVO

    FAÇA A CONTA!

    A estatal da Arábia Saudita foi avaliada em 10 trilhões de DÓLARES (confira nos links apresentados)! Por quanto essa gente venderá a Petrobrás? Se quisessem privatizar a estatal, patrimônio construído por todos nós, deveriam primeiro liberar o FGTS, oferecer suas ações aos nossos trabalhadores, e somente depois aos empresários brasileiros. 

    Jamais poderia ser vendida a empresas estrangeiras, que remetem lucros em dólar para seus países. 

    Em alto mar, nem controle eficiente do que estará sendo embarcado e exportado teremos. Essas empresas costumam fazer SUPERFATURAMENTO DE IMPORTAÇÕES. imaginem, por exemplo, a Shell comprar plataformas no exterior por 20 bilhões, em vez de comprar por 2 bilhões aqui no Brasil. Com uma compra assim, ela não tem lucro, nem paga impostos. Ou seja, não ajuda a construir escolas, hospitais, dar segurança pública, moradia, etc. Só que ela comprou as plataformas de sua matriz ou empresas associadas no exterior. Assim, eles, que fizeram uma venda extraordinári a no exterior, ficarão com os lucros, e altos impostos serão pagos por lá! O que estamos apontando não é um palpite ou um chute. Vejam essa denúncia oficial, feita por Getúlio Vargas, como trabalham no vermelho (SEM PAGAR IMPOSTOS) a maioria das multinacionais aqui instaladas, e como nossa cadeia produtiva de petróleo movimenta mais que o dobro de toda a indústria automobilística:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta-testamento_de_Getúlio_Vargas

    http://www.valor.com.br/valor1000/2015/ranking1000maiores

    Multinacionais são benéficas, porque trazem tecnologia, e aumentam a concorrência. Desde que órgãos como o CADE não fechem os olhos, e permitam absurdo monopólios como os da Bunge, Cargil, etc. Mesmo assim, empresas estrangeiras não podem entrar em setores estratégicos, como o do petróleo, que movimenta tantos recursos. Confiram a matemática do PLANO TEMER:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/847895012012829/?type=3&theater 

    NÃO CAIA NESSA!

    Você que se diz de direita, e confunde liberalismo com colonialismo. A primeira coisa que vemos nos países liberais autênticos é o uso da democracia direta. Confira, e reflita porque os falsos liberais brasileiros não estão defendendo-a:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.833349920134005.1073741844.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

    NÃO SEJA ENROLADO!

    Tem muita madame, profissional liberal, e dono de pequenas, médias, e até grandes empresas do mercado interno, comemorando, porque o preço da mão de obra vai cair com o Temer e sua TERCEIRIZAÇÃO TOTAL DO TRABALHO. Assim, grandes empresas mandarão todo mundo embora, e pegarão terceirizados, ganhando metade; o que refletirá no salário das empresas menores também! Dessa forma, poderão contratar empregados, serviçais, e domésticas, por uma mixaria…

    Onde está a estupidez? Ora, Se o sujeito, o “reaça” de classe média ganha 5 mil por mês, e sua doméstica ganha 900 reais; daqui há uns 20 anos, seguindo a política de elevação de renda adotada nos últimos anos (e sem gerar inflação), ele ganharia uns 17 mil (mesma faixa salarial média dos americanos hoje, que é de 4.200 dólares / mês ou 21,45 dólares por hora) e sua doméstica ganharia 3 mil, talvez 3,6 mil reais no máximo (valor do salário mínimo nos Estados Unidos). Por que a tendência seria elevar um pouco mais as menores faixas de renda. Ou seja, enquanto a doméstica aumentasse em 2,1 mil por mês sua renda; o “reaça” de classe média, por ter mais estudo, influência, e melhor convívio social, receberia um aumento de 12 mil. 

    A média de renda atual do trabalhador brasileiro é de 2,1 mil reais / mês hoje, contra 1,5 mil com o governo do PSDB atualizados. Imaginem quem está acima da média salarial nos Estados Unidos, como os cabos eleitorais e assessores de políticos. Executivos chegam a receber mais de 100 mil por mês. Sabendo que se aluga um ótimo apartamento por 2.600 reais nos EUA, que a comida é mais ou menos o preço daqui, e tudo que é industrializado custa metade dos nossos preços. fica fácil compreender o qualidade de vida que eles levam, e o tamanho da burrice, de quem apoia o ARROCHO SALARIAL DO TEMER E SEU PLANO MEXICANO. Inclusive das próprias empresas que vendem no mercado interno, e sofrerão a redução do consumo de seus produtos. Confiram:

    http://www.tradingeconomics.com/united-states/wage-growth 

    http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/01/ibge-renda-real-do-trabalhador-cresceu-mais-de-33-desde-2003

    REAJA:

    Quem não sabe o que exigir, recebe o que não quer…

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/839131186222545/?type=3&theater

    Vejam como é fácil exigir nossos direitos:

    https://youtu.be/x_ZbmgmMTBc

    https://youtu.be/RMPih7oZkX4 

    O PERIGO MAIOR É A VOLTA DA DITADURA!

    Não acredito que o povo aceitará numa boa, tudo o que está sendo imposto, depois que sentir os resultados na própria pele. Não existe apoio algum de nenhum setor relevante da sociedade, para a maior democratização do país. Se houver uma revolução, ela seria esmagada, com uma nova ditadura sendo imposta. Confiram onde poderão nos levar as MANIPULAÇÕES DA GLOBO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/796570937145237/?type=3&theater

    A SOLUÇÃO!

    Precisamos de MAIS DEMOCRACIA! Se os políticos não a trazem, nós mesmos devemos construí-la. Basta entrar nos partidos, propor e exigir alterações em seus estatutos, para que os filiados passem a participar diretamente de suas deliberações pela internet.

    Se fosse desse jeito, nenhuma dessas leis seriam aprovadas, depois de expostas, debatidas com os filiados, e submetidas a consulta dentro dos partidos. Porque comprar deputados de um partido, apesar de custar caro, é possível; mas corromper todos os filiados, eles não conseguem.

    Também podemos criar diversos novos partidos desse jeito, para termos opções, e também ESPERANÇA no futuro. Pois sem isso, o desinteresse pela política, além dos votos brancos, nulos, e abstenções, crescerão; favorecendo ainda mais a instalação de uma nova ditadura.

    Confira e apoie pra valer essa política inovadora, desenvolvida na Europa:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/676869335782065/?type=3&theater

    LINKS RELACIONADOS:

    __Não seja manipulado, não faça o papel de criança:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/778155888986742/?type=3&theater

    __O que significa, e porque o petróleo tem que SER NOSSO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/813247065477624/?type=3&theater

    __A MEXICANIZAÇÃO DO BRASIL:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/824489057686758/?type=3&theater

    __Nossa denúncia sobre a MEXICANIZAÇÃO DO BRASIL, publicada há alguns meses, acaba de ser respaldada por Danilo Sartorello Spinola, doutorando em Economia no Maastricht Economic and Social Research Institute on Innovation and Technology (UNU-MERIT) e pesquisador colaborador no Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Unicamp. Economista e sociólogo pela Unicamp, mestre em economia pela Unicamp, foi consultor na CEPAL-UN. Confiram:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-‘licao-de-casa’-e-a-mexicanizacao-do-brasil-por-danilo-sartorello-spinola

    __O que é esquerda, direita, país independente, colônia, e empresário “Maria vai com as outras”:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/689467454522253/?type=3&theater

    __Esquerdas entregam o Pré Sal:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/738836229585375/?type=3&theater

    __Temer veta verba para crianças deficientes, isso numa das mais sólidas economias do mundo! Que apodreçam na miséria:

    http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/259854/Maldades-em-profusão-Temer-veta-recursos-para-crianças-com-deficiência.htm 

    __Temer aprova redução dos gastos públicos na saúde e educação, isso numa das mais sólidas economias do mundo. É o início de nosso empobrecimento:

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/luisfelipemiguel/259786/PEC-241-expôs-falência-da-representação-política.htm

    __Americanos já revelaram descontentamento com legislação brasileira sobre o petróleo:

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/paulopimenta/259267/O-golpe-do-petróleo.htm

    __A Justiça podre, corrupta, e seletiva, que a globo acoberta, e não denuncia:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/259415/Cintia-Alves-Lava-Jato-nem-quis-saber-que-tucanos-queriam-“estancar”-a-Lava-Jato.htm

    __Como gente vagabunda, traidora, e ordinária, apenas FINGE DEFENDER O PRÉ SAL, enganando a todos nós:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/259017/FUP-abertura-do-pré-sal-é-crime-contra-soberania.htm

    __Ex vice presidente do Banco Mundial denuncia o PLANO MEXICANO do Brasil com a PEC 241:

    http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=95335&refgo=0

    __Coordenador das privatizações e braço direito do Temer é delatado por ter recebido 3 milhões de propina. É esse sujeito que venderá a Petrobrás:

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/260497/Delator-aponta-propina-de-R$-3-mi-a-Moreira-Franco-braço-direito-de-Temer.htm

    __A esquerda caduca do Brasil:

    https://jornalggn.com.br/blog/arkx/guerra-de-mundos-outros-mundos-sao-possiveis-por-arkx

    __Já começamos a pagar, pra garantir a remessa de lucro das multinacionais petroleiras, que estão comprando a Petrobrás:

    https://www.facebook.com/uneoficial/photos/a.242056769155122.77484.241149405912525/1403614062999381/?type=3&theater 

    __PT reclama do judiciário, quando o próprio partido é culpado, por não ter aprovado a PEC 21/2015, quando estava no governo, e dar ao povo o direito de cassar o presidente do senado, se ele engavetar impeachment de juízes:

    http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/260527/Pimenta-silêncio-do-Judiciário-reforça-percepção-de-estado-de-exceção.htm

    __BNDES corta crédito de multinacionais brasileiras no exterior, e os concorrentes extrangeiros agradecem! Nossos grandes empresários aceitam, porque com uma justiça podre e corrupta, que não prendeu ninguém, nem fez espetáculos no roubo do metrô paulista, onde atuaram as multinacionais Siemens e Alston; os empresários nacionais acham mais seguro comprar ações dessas empresas estrangeiras lá fora em nome de laranjas, e trazê-las para cá como testas de ferro. Assim, estariam protegidos de nossos juízes, que só prendem e perseguem os empresários nacionais, deixando que estrangeiros façam o que bem entendem:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/260862/BNDES-mata-a-expansão-global-do-Brasil.htm

    __Situação dos movimentos sociais, que não se subordinaram aos partidos políticos, e a falta de democracia nos partidos de esquerda:

    https://jornalggn.com.br/noticia/crise-das-esquerdas-partidos-versus-movimentos-sociais-por-aldo-fornazieri

    __Consequências da desnacionalização da Petrobrás:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-petrobras-e-o-pre-sal-entre-o-curto-e-o-longo-prazo-por-william-nozaki-e-rodrigo-leao

    __GOVERNO SUBALTERNO É ASSIM!

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/263526/Nova-grande-ideia-de-Temer-é-entregar-dados-do-governo-à-Microsoft.htm

    __Criaram a PEC 241 (ou 55 do senado), para não precisar elevar impostos dos mais ricos:

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/263688/Ajuste-fiscal-de-Temer-pune-pobres-diz-Conselho-de-Economia.htm 

    __Recomendação para leitura:

    https://jornalggn.com.br/blog/roberto-bitencourt-da-silva/moniz-bandeira-analisa-o-cenario-mundial-por-roberto-bitencourt-da-silva

  2. O sociólogo português

    O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos apontou o caminho: frente ampla de centro esquerda, como aconteceu em Portugal.

    A aprovação dos pacotes neoliberais no golpismo são praticamente inevitáveis com esse lamentável congresso.

    Mas o ponto de união do centro esquerda deve ser exatamente o combate a essas medidas. A luta deve ser por reverter todas as medidas do golpismo: limitação constitucional de gastos; reforma da previdência; destruição da Petrobras, etc. etc. Assim como eles têm hoje a força para impor as mudanças, um novo governo e um novo congresso poderão desfazê-las se houver pressão popular.

    Esse deve ser o tema da campanha eleitoral de 2018, que precisa ser articulada a partir de agora. É preciso convocar o povo a se posicionar frente ao programa neoliberal. Infelizmente, o único político que caminha nesse sentido é o Ciro Gomes, que já anunciou que reverterá, se eleito, o desmonte da Petrobras.

    É incrível como ainda não começamos a articular essa frente ampla.

    • Quem prometer reverter essas

      Quem prometer reverter essas reformas não terá como cumprir. Esquerda com 2/3 do Senado de da câamara ??? Mais fácil sair a revolução…. ainda mais que 1/3 do senado da próxima legslatura já está definido, e é reacionário ao extremo.

      A esquerda terá que eleger praticamente todos os 54 senadores em disputa para isso…

      Isso Com o povo Brasileiro apaixonado pelo PSDB.

      • Um governo forte, com o amplo

        Um governo forte, com o amplo apoio popular oriundo de uma eleição, conseguirá reverter tudo o que o golpismo terá feito. A maioria que apoia os neoliberais hoje é totalmente circunstancial, e não resistirá ao impacto de uma campanha vitoriosa calcada exatamente na reversão do neoliberalismo.

  3. O Mundo em queda

    Não tenho assistido regularmente a campanha para Presidente de nossa metrópole, mas , ouvindo um interessado, ele me contou algo interessante que lembrei no meio da leitura deste artigo: Os ianques têm grana ainda, mas já está preocupados. Enfim, o cucaracha terá que salvar a metrópole. Sabemos bem o que é isto. Já reconstruimos Lisboa, fomos porto seguro da Inglaterra e alimentamos o mundo durante 30 anos de guerras mundiais. Mas uma colocação de Roberto Requião me preocupou: Vamos voltar a carpir café , ou moer cana, ou pior: peneraremos ouro que não existe mais, debaixo de chibatas de capangas e capitães do mato, que obedecerão alguém que fale em inglês. Só uma coisa de boa: a melhor coisa para emagrecer é café. tomar café? não, carpir café.

     

     

     

  4. É uma pena que o PMDB. . .

    É uma pena que o PMDB, partido que teve origem no combate à ditadura militar não tenha mais políticos como o senador Roberto Requião, culto, inteligente, combativo e progressista, infelizmente o PMDB se transformou em mera massa de manobra do PSDB.

  5. foco no mercado externo

    Caso o “plano” seja um retrô para as decadas de 70/80, com foco no mercado externo, somente o item -emprego e renda-  não será contemplado.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome