Para não queimar base, Temer chama Aécio para jantar

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ventilar em entrevista ao Estado de S. Paulo e ministros ativarem o tema, em off, à Folha, o presidente interino Michel Temer fez novo movimento para abafar as suspeitas de que pretende disputar as eleições presidenciais de 2018. Irritados, parlamentares tucanos manifestaram a insatisfação: “eu vou botar a minha cara pela reforma da Previdência para eleger o Michel?”, criticou um tucano, ao Painel.
 
Alimentando desconfianças dentro da base construída por Temer e contaminando a agenda de votações para o segundo semestre do ano, que necessita do apoio do PSDB, a suspeita fez com que o próprio interino telefonasse para o senador Aécio Neves (MG), nesta terça (02), para negar o rumor.
 
Mas a onda de desdobramentos da notícia repercutiu por todos os corredores do Congresso. O sinal já foi até analisado com impacto de reduzir as chances de o ministro de Relações Exteriores, José Serra, migrar do PSDB para o PMDB, opção que volta e meia é aventada. 
 
Para somar nas suspeitas de lançamento de candidatura de Temer em 2018, o governo manifestou que não tem interesse em apresentar ou votar proposta de acabar com a reeleição. “Com tanto para resolver, vamos nos preocupar em dar sinal inequívoco de que Michel não é candidato em 2018?”, teria dito um peemedebista à coluna da Folha.
 
A notícia foi classificada pela base tucana como “inoportuna” e “fora de contexto”, além de antecipar de forma “rudimentar”, em dois anos, o debate da sucessão presidencial.
 
Ainda sem claridade sobre os rumores, Temer tratou de aproveitar o momento para esgotar de vez as suspeitas junto aos aliados tucanos. Além do telefonema, Temer marcou um encontro para receber na noite desta quarta (03) o senador Aécio Neves e outros parlamentares do PSDB para um jantar no Palácio do Jaburu. Também stão previstas as presenças do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e de Eunício Oliveira (PMDB-CE). 
 
“O entorno do Temer só pensa naquilo. Se ele começar a pensar em 2018 de um lado e do outro, e o Meirelles também, o governo não vai cumprir a agenda de reformas, que é a razão de estarmos nisso. Está gerando um incômodo esses sinais trocados sobre contenção de gastos. Hoje tudo se justifica por causa da indefinição do impeachment. Mas quando passar, vamos ter uma nova conversa e eles vão ter que nos dizer o que querem fazer”, afirmou Aécio.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Michel Temer candidato em

    Michel Temer candidato em 2018? Puxa, será então eleito por aclamação. Quem terá coragem de enfrentar um político tão simpático, com tanta popularidade? Ainda mais depois da experiência vitoriosa como interino na qual expôs um lado desconhecido da sua já grande figura humana ao pegar o Michelzinho( riquinho precoce, por méritos!) no colégio? 

    Esse negócio de combinar com os russos(eleitorado) não vale para o maldosamente chamado de Mordomo de filme de terror. 

    PS: coloquem as aspas, que são muitas, como e/se  quiserem. 

  2. Está escurecendo…Esses

    Está escurecendo…

    Esses encontros são a confissão do que virá, manter os aliados a parte dos próximos passos…

    MST já teve presos…

    Quem quiser que acredite que a votação do senado ainda esteja em ABERTO!

    Falta apenas consumar o ato…

    A tempestade se aproxima…

    Coitado do Brasil…

  3. Mais decência srs deputados

    Se esses deputados fossem pessoas decentes tomariam a decisão de só discutir esse assunto da reforma previdenciaria e outros mais nas proximas eleições.

    E diriam claramente qual sua posição sobre este e outros assuntos.

    O povo esclarecido votaria conforme sua consciencia.

    Isto sim, é democratico e não o que está ocorrendo neste ilegitimos e temerario governo!

  4. Essa direita…
     
    o tucano

    Essa direita…

     

    o tucano citado ai’ dizendo que nao ia votar na reforma da previdencia pra nao eleger o Michel… onde fica o povo nessa historia? Eles acham que isso eh uma boa plataforma eleitoral?!

  5. A é sim

     Aecio quando dá tapinhas em Temer como na foto, esta pensando, é só passar o impeachment da Dilma que te derrubo no TSE com meu padrinho Gilmar Mendes, aí o segundo colocado assume,KKKKKKKK.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador