Terceirização é debatida no Senado

Jornal GGN – O Projeto de Lei que abre as portas para aumentar o número de trabalhadores terceirizados (PL 4.330) chega às mãos do Senado. O texto-base foi aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e nesta segunda-feira (13) é discutido em audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.
O objetivo é discutir os impactos das novas regras de terceirização previstas. Foram convidados 24 debatedores, entre eles o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Antonio José de Barros Levenhagen, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Helder Santos Amorim, Dino Andrade, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-DF, Luis Carlos Prates da Central Sindical e Popular CSP-Conlutas, e representantes de associações e diversos setores e categorias profissionais.
Se aprovado, o projeto amplia a terceirização para todos os setores, incluindo para os cargos da atividade principal da empresa contratante. Hoje, a prática só é permitida para atividades-meio, aquelas que não envolvem a função principal do serviço oferecido.
A audiência é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que propôs o requerimento para sua realização. Assista, ao vivo, aqui.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Rola um Brasilianas sobre

    Rola um Brasilianas sobre terceirização? Se o congresso quer aprovar a toque de caixa para evitar o debate, temos que correr para debater.

  • Paulo Paim tem sido um dos

    Paulo Paim tem sido um dos quadros petista no Congresso de muita relevância. Ele jamais abriu mão dos direitos trabalhistas, sempre defendendo os trabalhadores com muita garra, e não seria diferente agora, com uma proposta indecente que ele se calaria. Ao ouvir falar que ele estaria descontente com o PT, a ponto de pensar em se desfiliar do partido, fiquei muito triste, pois acho que Dilma e os petistas tem que tratá-lo como o devido respeito e consideração pelo muito que ele representa para os trabalhadores e para o Brasil.

  • Os representantes dos

    Os representantes dos sindicatos presentes na CDH do Congresso pedem a todos os trabalhadores, em geral, que estejam nas ruas no próximod ia 15 para se manifestarem contra o PL 4330 e as MP's 664/665. A depender dessa chamada, o Brasil vai fechar as portas. 

    Pena que a imprensa não divulgue o mérito desse debate, que presta um grande serviço aos trabalhadores, na medida em que esclarece detalhadamente o que  está por trás desse projeto. Se cada bancário, cada motorista de ônibus, cada trablhador da construção civil, das fábricas, etc., entender o que será o futuro dele com essa terceirização, vai mesmo querer manifestar-se contra. 

    Enquanto rolava a sessão, Renan Calheiros ligou para Paim pra garantir o debate com todos os interessados no plenário do Senado. Ou seja, tomara que aconteça o mesmo que se deu com o projeto enviado por FHC que Lula brecou em tempo hábil no incídio do seu governo. 

  • Mau começo

    Mau começo. Convideram o representante da "peleguice", digo, Força Sindical e "esqueceram" de convidar a CUT? Quem preside a tal Comissão?

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

7 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

8 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

9 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

9 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

9 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

10 horas ago