Tucano usa CPI da Funai-Incra para indiciar Cardozo e poupar ruralistas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – A CPI da Funai-Incra entrou na reta final com a apresentaçãao do relatório do deputado Nilson Leitão, do PSDB do Mato Grosso, que não contém o nome de nenhum ruralista entre os indiciados, mas enquadra o ex-ministro José Eduardo Cardozo por suposto crime de improbidade administrativa, entre outras condutas.
 
Segundo reportagem do Estadão, Cardozo também foi acusado de “associação criminosa, apoio a ações de esbulho possessório e retardamento de atos de ofício contra disposição expressa de lei.”
 
“Ao todo, o relatório traz 144 encaminhamentos e indiciamentos, sendo que o Incra acumulou 41 pedidos de investigações e a Funai, 103. Em nenhuma delas qualquer ruralista foi citado, apontou o jornal.
 
“Apesar dos casos frequentes de violência envolvendo acusações de contratação de pistoleiros em casos de morte e violência contra indígenas e camponeses, o relatório não traz nenhum ruralista para o centro das investigações.”
 
O relatório foi alvo de pedido de vistas e deverá ser votado novamente na próxima semana. Se aprovado, o conteúdo será encaminhado ao Ministério Público.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por diversas oportunidades,

    Por diversas oportunidades, li aqui e alhures, que o Cardozo, com a sua fraca atuação, ajudou na insubordinação de parte da pf. Se por acaso ele pensou que estaria fora da alça de mira, errou redondo.

    O pt não está acabando,  já acabou!….

    1. Comentário ridículo

      O texto fala sobre uma patranha feita no âmbito de uma CPI fraudulenta liderada pelo porco ruralista do PSDB. O que tem a ver a PF com essa CPI fraudulenta liderada pelo porco ruralista do PSDB? 

  2. Como eu SEMPRE disse, por

    Como eu SEMPRE disse, por pelo menos 8 anos:  CPI EH INSTRUMENTO DE EXTREMA DIREITA.

    Sempre foi.

    Desde a primeirissima dos EUA (nao tenho documentacao, nao lembro do assunto, mas que era, era sim).

  3. Colhendo o que plantou

    O PT não está acabando nem acabou, ao contrário. Está cada dia mais forte, pois figuras como cardoso (minúsculo como ele só) estão tendo o destino que tanto mereceram. Esse senhor tratou os brasileiros originais como lixo. Não recebeu lideranças, esvaziou a funai ao ponto dela ficar mais de ano sem presidente ou com presidenta interina, não finalizou vários processos de demarcação de terra, o mais emblemático deles o caso dos guaranis-kaiowás, enviou várias vezes a força nacional para reprimir protestos dos indígenas. Se há alguém que está colhendo o que plantou é ele. 

  4. Figura nefasta

    O Deputado relator é o mesmo que quer restaurar a escravatura. É uma figura arrogante, debochada, autoritária e antidemocrática e jamais poderia ocupar cargo relevante, por suas características pessoais.

  5. Cardozo merece se ferrar,

    Cardozo merece se ferrar, mesmo, claro, não tendo culpa nenhuma nesse caso. É o símbolo de um governo que teve em seus postos-chave pessoas totalmente incompetentes. Maior prova disso era que, após impeachment, golpistas o elogiavam, dizendo que ele era um bom advogado, mas o problema era a sua cliente. Quando um advogado é elogiado pelo outro lado, é um péssimo sinal. 

    Uma vez Vargas disse que no seu ministério metade dos ministros era capaz de nada e a outra metade era capaz de tudo. No governo Dilma, vimos ministros capazes de nada (Zé Cardoso é o símbolo máximo disso, não ganhou uma, uma batalha pra Dilma) e no governo golpista Temer vemos  uma figura grotesca como Serraglio, capaz de tudo, tudo mesmo. 

  6. A VERDADE NÃO FAZ CURVA

    Esta CPI, como as suas milhares de antecessoras não terá, ao seu final produzido qualquer resultado efetivo, quando muito um  laudo de constatação da corrupção que grassa a estrutura administrativa deste pais.

    Mas a publicação em comento, tenta e enfatiza que nenhum ruralista foi apontado para a condição de envolvido em qualquer conduta punível ou reprovável. 

    O meu comentário, que espero seja benfazejo ao que o lerem, vai no sentido que também tem direito de apresentar documentos e provas de crimes qualquer pessoa, qualquer partido ou ideologia, que será devidamente atermado e necessariamente examinado, portanto caro articulista, se as provas que você ou algum de seus leitores detem sobre crimes praticados por ruralistas, vocês tem o dever cívico de apresenta-las, sob pena de omissão.

     

     

  7. Acho um absurdo, mas concordo na parte “Cardoso”.

    Acho absurdo não haverem ruralistas, mas claro que é mais que justo responsabilizar Eduardo Cardoso por sua morozidade e conivência com a violência contra indígenas, quilombolas e sem terra durante tantos anos em que “foi” ministro.

     

    Muito do que estamos assistindo hoje é fruto de sua inanação a frente da pasta da justiça.

     

    Merece ser processado sim, assim como qualquer ruralista como mandante e capanga como executor.

     

    Aliás, uma das grandes bandeiras que o PT abandou em todos esses anos de governo foi justamente a de justiça no campo, a reforma agrária e a demarcação de terras indígenas e quilombolas… empurrou com a barriga, uma atuação realmente de direita.

  8. Bem feito,
    O Ex Canastrão-Mor

    Bem feito,

    O Ex Canastrão-Mor da República merece isso e muito mais.

    Muito do que o País passa hoje é culpa dele.

  9. O Brasil morreu, acabou como

    O Brasil morreu, acabou como nação, danos incalculáveis.

    Cardozo merecia a forca por ser quinta coluna e ter sido fundamental para essa gente tomar o poder…

    Podem não estar batendo nele por um motivo justo, mas ele merece apanhar !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador