Após polêmica, Ministério da Saúde promete dobrar leitos para coronavírus amanhã

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

"Amanhã, conforme a necessidade, vai passar para até 2 mil leitos de UTI. Vamos dobrar leitos disponíveis para hospitais que atenderão o coronavírus"

Jornal GGN – Após as notícias de que o Brasil teria insuficiência de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para atender todos os casos de coronavírus que progressivamente são confirmados, o Ministério da Saúde comprometeu-se a dobrar para até 2 mil leitos, em nova portaria que pode ser publicada amanhã, especificamente para tratar o Covid-19.

Em coletiva de imprensa, o Secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, informou que existem um total de 28 mil leitos hoje disponíveis para tratar diversas enfermidades e que além dos 1.000 que já foram loteados especificamente para o coronavírus, amanhã será publicada nova portaria para, caso haja necessidade, dobrar essa quantidade.

De acordo com Gabbardo, os 1.000 leitos que haviam sido anunciados não são a capacidade máxima do sistema, mas uma medida especial do Ministério da Saúde para atender especificamente a pandemia do Covid-19.

“Nós prometemos disponibilizar 1 mil leitos da UTI, locados. Isso significa que eles antes não existiam, mas em uma semana, para São Paulo, máximo 10 dias nos casos em que é muito distante, esse leito já estará funcionando”, explicou.

Esta liberação é adicional aos 28 mil leitos existentes na rede SUS que funcionam para atender diversas doenças e tratamentos. O governo não informou se, em caso de necessidade, estes espaços podem ser dedicados especificamente para a pandemia.

Além disso, o secretário anunciou que existem 130 leitos prontos para funcionar, esperando ser habilitados, o que deve ser feito nos próximos dias. “Todos os pedidos os pedidos de habilitação, estamos fazendo em sistemática muito mais rápida e mais ágil”, comprometeu-se.

Saiba mais sobre a coletiva que tratou do coronavírus aqui.

 

A habilitação é o processo de vistoria, análise e aprovação do espaço para funcionar com a rede SUS, obtendo o financiamento do sistema público de saúde. Gabbardo disse que esse procedimento tardava até 2 anos, alguns casos mais, mas que “a partir de agora vamos habilitar mais rápido”.

Já os leitos específicos para o coronavírus devem passar de 1 mil para até 2 mil, anunciou ainda o secretário-executivo, em medida que deve ser publicada em portaria no Diário Oficial. “Amanhã, conforme a necessidade, vai passar para até 2 mil leitos de UTI. Ou seja, vamos dobrar a oferta de leitos disponíveis para os hospitais que estarão atendendo o coronavírus”, anunciou.

Leia mais: Com a coronavirus, nada será como antes, por Luis Nassif

 

A íntegra da coletiva de imprensa pode ser vista aqui:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador