Coronavírus: idosos tomarão vacina de reforço a partir de setembro

Foco é atender imunossuprimidos e quem completou ciclo vacinal há seis meses, segundo informações do Ministério da Saúde

Reprodução

Jornal GGN – O Ministério da Saúde anunciou um reforço na imunização contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos a partir da segunda quinzena de setembro.

Nota divulgada pela pasta afirma que o reforço será direcionado às pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose (ou dose única) há 28 dias, pelo menos. Idosos acima 70 anos que completaram o ciclo de imunização há seis meses também devem tomar a terceira dose da vacina.

O reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca.

Clique aqui e veja como você pode ajudar o jornalismo independente do GGN

Além do reforço na imunização, o Ministério da Saúde reduziu o intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca de 12 para 8 semanas. Essa atualização também deve ser feita a partir da segunda quinzena de setembro.

A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A reunião aconteceu em conjunto com a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CETAI).

Após o anúncio do governo federal, o governo do Estado de São Paulo realizou uma entrevista coletiva onde o governador, João Doria (PSDB), anunciou que a vacinação de pessoas acima de 60 anos com a terceira dose do imunizante contra covid-19 será feita a partir de 06 de setembro.

Leia Também

Covid-19 – Como e por que as taxas de crescimento podem (mais uma vez) recrudescer

GGN Covid Brasil: Rio de Janeiro lidera em mortalidade e em crescimento de óbitos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora