Aprovada acareação entre Luana Araújo e Francieli Fantinato

Pedido foi feito pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) para detalhar informações em torno do uso da vacina da AstraZeneca para gestantes

A coordenadora do PNI, Francieli Fontana, e a infectologista Luana Araújo. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Agência Senado

Jornal GGN – A CPI da Pandemia aprovou a convocação da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fontana Fantinato. Ela passará por uma acareação com a infectologista Luana Araújo, que depôs recentemente.

Segundo a Agência Senado, o pedido partiu do senador Otto Alencar (PSD-BA), que apresentou o requerimento logo na abertura da reunião desta quarta-feira (9), uma vez que a coordenadora do PNI do Ministério da Saúde foi a responsável por editar nota técnica aos estados, recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca, com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência.

Alencar afirmou que a bula do medicamento é clara ao afirmar que o medicamento não é recomendado para grávidas, e que algumas delas acabaram morrendo. O objetivo é que as duas especialistas esclareçam detalhes sobre possíveis riscos relativos a vacinação de gestantes. 

O senador também apontou como problema a falta de vacinas suficientes compradas pelo Ministério da Saúde, o que levou ao aumento dos intervalos entre a primeira e a segunda dose. A Pfizer recomenda 21 dias; a AstraZeneca, 28.  

“O governo não deu as segundas doses no tempo certo porque não tinha disponíveis, aí começou a esticar para dizer que vacinaram 74 milhões de brasileiros. Só que os completamente imunizados são apenas 10,8% da população, ou seja, 20 milhões de pessoas num país de 215 milhões de habitantes”, disse Otto.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador