Jornal GGN – O senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, pretende culpar o presidente Jair Bolsonaro por não ter pedido investigação sobre o caso de compra indevida da vacina Covaxin. O relator pretende apresentar o relatório final do inquérito com responsabilização de Bolsonaro por prevaricação, ao ter tomado conhecimento de irregularidades na compra da Covaxin mas não ter informado a nenhuma autoridade para investigar.
Renan quer ler o parecer aos integrantes da CPI até sexta-feira, mas pode aguardar mais algumas semanas se o colegiado resolver ouvir, de novo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O pedido de convocação será votado nesta terça, 21.
O relatório foi elaborado por Renan com contribuições de senadores e do grupo de estudos que o auxilia coordenado pelo ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Jr.
A teimosia de Bolsonaro contra o isolamento e seu incentivo ao uso de remédios sem eficácia comprovada e com graves efeitos colaterais, no lugar de adoção de medidas eficazes, evidencia descaso com a saúde dos brasileiros e fuga de suas responsabilidades em adotar medidas de precaução.
São crimes comuns também evidenciados, como crime de responsabilidade, crime contra a vida e contra a humanidade, mas o relator garante que tudo será feito com responsabilidade, com coerência, para que seja mais efetivo.
O presidente da CPI, Omar Aziz, comunga com o relator na expectativa de um relatório com consistência e bem embasado em provas e fatos.
Renan Calheiros espera que o relatório final possa servir de base para um pedido de impeachment contra Bolsonaro. Mas é preciso que a lei sobre o tema seja atualizada com a inserção de prazo para que os pedidos sejam apreciados.
Com informações do Correio Braziliense.
Deixe um comentário