Eduardo Braga pede indiciamento de governador do Amazonas

Senador aponta crimes de prevaricação, crime contra a humanidade e epidemia gerando morte contra Wilson Lima (PSC)

Senador Eduardo Braga (MDB-AM). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Jornal GGN – O senador Eduardo Braga (MDB) elaborou um complemento ao relatório final da CPI da Pandemia onde aborda a crise ocorrida no Amazonas, e pede o indiciamento do governador Wilson Lima (PSC) e do ex-secretário estadual de Saúde Marcellus Campêlo.

O complemento será apresentado na sessão em que o relatório será votado e, segundo o jornal Folha de São Paulo, Eduardo Braga tem afirmado nos bastidores que votará contra o relatório do senador Renan Calheiros (MDB) caso o relator não aceite suas sugestões.

“É inaceitável que o relatório final não peça a punição de nenhum dos responsáveis pelo caos vivido no estado do Amazonas. Nosso estado foi transformado em um verdadeiro campo de teste, com experimentos com remédios ineficazes, falta de oxigênio, de leitos de internação e até de covas para enterrar os nossos conterrâneos”, afirma na abertura do adendo ao relatório.

Clique aqui e veja como você pode colaborar com o jornalismo independente do GGN

Braga pede que o relatório final inclua a proposta de indiciamento de Wilson Lima pelos crimes de epidemia resultando em morte, prevaricação, crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

O senador também quer que o governador amazonense seja denunciado ao Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade, da mesma forma que o presidente Jair Bolsonaro.

Sobre o ex-secretário Campêlo, Eduardo Braga pede o indiciamento por prevaricação, improbidade administrativa e também a denúncia ao tribunal internacional por crimes contra a humanidade, além do crime de falso testemunho por afirmar que o ex-secretário mentiu em seu depoimento.

De acordo com o jornal, a proposta do senador amazonense deve abrir uma nova divergência dentro do chamado G7, uma vez que os senadores do grupo defendem a inclusão de referências mais substanciosas no relatório final.

Leia Também

GGN Covid: Europa tem 8 dos 10 países com mais casos e 6 dos países com mais óbitos

Se PGR arquivar indiciamento, Senadores da CPI pretendem pedir impeachment de Aras

À CPI, indígenas cobram investigação do governo federal por genocídio, na disseminação da covid-19 entre os povos

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador