Acusação de que ação da Lava Jato é ilegal repercute em Brasília

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Miguel Rossetto se diz “perplexo e indignado”. Afonso Florence diz que ação tem objetivo claro de enfraquecer o PT; Paulo Rocha conclama militância do partido para ir às ruas

da Rede Brasil Atual 

Repercussão em Brasília: ação é ‘ilegal’ e tem objetivo de ‘criminalizar o PT’

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e os líderes do PT na Câmara e no Senado manifestaram-se há pouco, sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), que determinou a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor na Polícia Federal, juntamente com o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Rossetto, por meio de nota, declarou-se “perplexo e indignado”.

“O presidente Lula já prestou depoimento e sempre se colocou à disposição das autoridades. Isso não é justiça, isso é uma violência”, destacou. O ministro disse ainda que a ação é um claro ataque ao que Lula representa, “como uma liderança política e social”.

Por sua vez, o deputado Afonso Florence (BA), líder do PT na Câmara, afirmou que a Lava Jato é uma ilegalidade política e que suas últimas fases têm o objetivo claro de enfraquecer o PT. Florence acentuou que não há provas que sustentem a condução coercitiva do ex-presidente.

O senador Paulo Rocha (PT-PA), líder da legenda no Senado, disse que o objetivo desta ação da Polícia Federal é criminalizar o PT. Rocha convocou a militância do partido para ir às ruas e demonstrar apoio ao ex-presidente Lula.

O clima é muito tenso em Brasília e notícias não confirmadas são de que no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff está reunida com vários dos seus ministros. Muitos parlamentares da oposição, que a princípio aproveitaram para soltar farpas contra o governo ao saberem da notícia, agora demonstram preocupação com um possível confronto de manifestantes nas ruas, como externou o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), que está em voo de volta a Brasília.

Na capital do país, várias pessoas já se concentram em alguns locais, como a sede do PT, no Setor Comercial Sul, portando bandeiras do PT e gritando palavras de ordem contra a Operação Lava Jato e de apoio ao ex-presidente Lula.

Da Rede Brasil Atual 

 Repercussão em Brasília: ação é ‘ilegal’ e tem objetivo de ‘criminalizar o PT’

Por Hylda Cavalcanti

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro tinha tudo arquitetado,

    Moro tinha tudo arquitetado, pegava o Lula na calada da madrugada, como ninguém sabia seria fácil ir até Congonhas e de lá para o Paraná. Mas também tinha um plano B, se desse chabú ouviria o Lula em Congonhas mesmo. Acontece que petistas e simpatizantes dormem com um olho fechado e outro no Lula. Houve manifestação, o povo foi atrás, o clima já estava esquentando e brigas começaram a pipocar. Usaram o Plano B, ouviram o depoimento em Congonhas e voltaram com Lula para casa. Prova de que tinha intenção de levar Lula para Curitiba? A Cristiane Pelajo falou para a Renata Lo Petre que havia acabado de chegar de Curitiba, o que a Cristiane foi fazer lá no Paraná se o programa dela é no Rio? Se o povo não tivesse corrido, a esta hora o Moro já teria dado voz de prisão para o Lula lá em Curitiba. Duvida?

    1. O Eduardo Guimarães estragou
      O Eduardo Guimarães estragou os planos da República da Lava Jato.

      Por isso procurador fanfarrão estava possesso na coletiva após essa verdadeira sacanagem contra o Lula.

      Agora a oposição está preocupada né?

    2. essa sua informação de que a

      essa sua informação de que a repóter foi pra curitiba cobrir a ida  de lula é ikportante…

      comprova o que queria moro;;;

      e se não fosse a militancia intervir e agitar o lance aora talvez

      estivéssemos escrevendo sobre algo que ainda pode acontecer

      se a militancia não sair às ruas a fim de evitar esse golpe…

  2. Sr. Nassif. 1º, orgulho de

    Sr. Nassif. 1º, orgulho de ser seu leitor.

    http://money.cnn.com/data/hotstocks/

    Das TOP 10 ganhadoras nas bolsas americanas até o momento 8 são petroleiras + 1 mineiradora que também mexe com petróleo.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Chesapeake_Energy

    https://en.wikipedia.org/wiki/Transocean

    https://en.wikipedia.org/wiki/Ensco_plc

    https://en.wikipedia.org/wiki/Murphy_Oil

    https://en.wikipedia.org/wiki/Marathon_Oil

    https://en.wikipedia.org/wiki/Freeport-McMoRan

    https://en.wikipedia.org/wiki/Southwestern_Energy

    https://en.wikipedia.org/wiki/ConocoPhillips

    https://en.wikipedia.org/wiki/Apache_Corporation

     

    Várias delas passaram por dificuldades financeiras até bem recentemente. Pra não dizer quase falência.

    A maioria das 9 empresas tem experiência com Offshore, plataformas marítimas. Mas mesmo as que não tem estão ganhando valor.

    O preço do petróleo tem ameaçado subir nos últimos dias. Mas acho que vão segurar mais um tempo pra não ficar muito óbvio.

    1. Você acha que estes canalhas

      Você acha que estes canalhas estão preocupados com obviedade. Ainda  mais pra uma platéia completamente globotomizada, pode ter certeza, o aumento será mais rápido que o intervalo de vazamentos na vazajato.

  3. A canalhada também está em risco

    Se infaustamente derem um tiro na cara de um Marinho, do Moro, do Dallagnol, do Kamel ou em alguém das respectivas famílias, os culpados serão também as eventuais vítimas. Essa corja está desmoralizando a Justiça e a crença nas instituições judiciais, e, quando a crença na Justiça se desvanece, afloram a barbárie e a violência. Há um futuro perigoso pela frente, perigoso para todos, mas também para essa canalha.

    1. esse é o maior temor, na

      esse é o maior temor, na verdade, porque conhecemos como age a direita,

      que aproveita qualquer coisa para culpar a a vítima, no caso, qualquer

      ato de defesa do governo popular…

      é preciso lembrar da famigerada infiltração do cabo anselmo em 64,

      antes do golpe militar, agitando os marinheiros e criando problemas para o governo de jango….

      a história ensina, não podemos vacilarf…

    2. Ramalho, te tirei estrelinhas

      Ramalho, te tirei estrelinhas pois o que escreveu é temerário. Só dá munição pro lado de lá. Tá claro que querem uma venezualização do Brasil. Tá claro que tem muita gente em sala com ar condicionado cozinhando notícias que não vai descansar enquanto não sair sangue nas ruas. E eles já estão com as redações prontinhas pra botar a culpa toda no PT.

  4. Assistimos hoje a um

    Assistimos hoje a um espetáculo de desrespeito aos mandamentos legais do país. Por trás do teatrinho da globo, feito para ela por moro, que caprichou ao máximo na encomenda, existe um buraco negro no qual tudo cabe, sobretudo a transgressão aos diretos individuais e constitucionais do ex-presidente Lula. Ao expedir o mandado de intimação, Moro fez questão de consignar a condução coercitiva. Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima:

    “Quando a polarização nas ruas era previsível, mesmo porque estava previsto que pessoas ligadas ao PT estavam preparando as manifestações se houvesse qualquer ato com o sr. Luiz Inácio, era necessário a coercitiva. O MP tem uma investigação, precisava ouvir o ex-presidente. A consideração, no caso, foi diminuir os riscos pessoais. Se marcássemos uma oitiva com antecedência, teríamos um risco muito maior com relação a segurança”, explicou.”

    Observe-se o absurdo do argumento para embasar a condução coercitiva: uma questão de segurança. Desde as primeiras horas da manhã, todos já sabiam, por intermédio do vazamento da informação para a mídia golpista, que Lula seria conduzido coercitivamente para depoimento. O temor de que Lula seria preso afetava a todos que têm consideração por ele. A balbúrdia estava instalada. E era exatamente esse o intuito do vazamento, provocar o alvoroço para que a mídia golpista pudesse explorar a espetáculo do circo que Moro armou para a Globo.

    Como é mentiroso e desonesto o procurador Carlos Fernando! Argumentar que a condução coercitiva, que só ocorre quando o intimado recusou-se a comparecer a depoimento anteriormente designado, visava a segurança (sabe-se lá de quem!). Argumento safado para justificar  a flagrante ilegalidade cometida contra o ex-presidente. Conduzir coercitivamente é muito diferente de uma intimação para comparecer na data designada e prestar depoimento. Os direitos individuais e constitucionais de Lula foram gravemente aviltados. Será que a Justiça se fará presente?

    1. Não, não se fará presente.
      Não, não se fará presente. Contra Lula pode tudo. Podem até mesmo vilipendiar sua imagem, como fez a veja, que a justiça qu se põe ao lado do injusto.

  5. Estou ansioso para verificar

    Estou ansioso para verificar a situação econômica-social-coxística 6 meses após eles tomarem o poder: quero ver baterem panelas VAZIAS.

  6. é a primeira cvez que vejo o

    é a primeira cvez que vejo o pt agir de forma organica e ingerada

    pera rebarter absurdos ocorridos contra um dos seus dirigentes…

    espero que continue assim…

    parece que em várias capitais houve coletivas de imprensa…

  7. Bárbara Gancia matou a charada
     Um detalhe que passou em branco foi notado por Barbara Gancia. Somente testemunhas podem ser objeto de condução coercitiva.Como a CF garante o direito de não produzir provas contra si mesmo, o acusado não pode ser compelido a prestar declarações, tanto que é seu direito manter-se em silêncio.Se faltava algo para provar a arbitrariedade de hoje, esse é o detalhe que supre a necessidade.    Barbara Gancia10 h · 

    Só pra refrescar a moleira daqueles que vestiram a camiseta da asquerosa CBF para comemorar a ilegalidade praticada contra um ex presidente (2x) da República:

    A teatral operação que hoje levou Lula a prestar depoimento sob coerção nada tem a ver com a delação do Delcídio.

    E do Cunha, alguém sabe?
    Do Renan?
    Do Conselho da Samarco?
    Do Maluf?

    P.S. Não podemos esquecer o aspecto da ilegalidade da operação de hoje. Coerção para ir depor só pode ser usada para TESTEMUNHAS, nunca para acusados, como é o caso de Lula agora.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador