A matriz de todos os escândalos, por Luciano Martins Costa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Observatório da Imprensa

CRISE NA PETROBRAS

A matriz de todos os escândalos, por Luciano Martins Costa

O noticiário de sexta-feira (6/2) marca a culminância da escalada de denúncias no escândalo da Petrobras. O ponto alto é a declaração de um dos acusadores, o ex-gerente executivo Pedro Barusco, segundo o qual o Partido dos Trabalhadores recebeu, ao longo de dez anos, um total que pode chegar a US$ 200 milhões de empresas que detinham os maiores contratos com a estatal. A denúncia produz o fenômeno das manchetes trigêmeas, que já se tornou rotina na imprensa brasileira.

Como basicamente tudo que se tem publicado até aqui tem a mesma fonte, ou seja, confissões feitas por operadores do esquema que negociam penas mais brandas, a verdade aparente é apenas aquela que os jornais definem como tal. No entanto, o cruzamento das denúncias permite prever uma mudança importante na direção do escândalo, pelo simples fato de que a pista que leva ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, também conduz à direção do PSDB.

Entre as confissões de Barusco, cujo ponto central, na escolha dos editores, é sua suposta relação com o tesoureiro do PT, oculta-se uma informação crucial para colocar em novo contexto o escândalo da Petrobras: o autor da delação premiada informa que o esquema de desvios começou em 1997, o ano em que o monopólio da Petrobras, instituído por Getúlio Vargas em 1953, foi revogado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. O esquema que agora sitia a presidente Dilma Rousseff foi consolidado e institucionalizado na empresa no ano 2000, segundo o denunciante.

O que não está dito nas reportagens é que o governo do PSDB havia se empenhado durante anos em desmontar a estrutura de poder da Petrobras, acusada publicamente pelo falecido ministro das Comunicações, Sérgio Motta, de ser “o último esqueleto da República”, que precisaria ser desmontado “osso a osso”. Ele se referia à estrutura de mando da estatal, que se mantinha fechada em um complexo sistema corporativo virtualmente impermeável à ação do Estado.

O esquema de corrupção nasceu associado ao processo de desmanche do corporativismo, consolidou-se com o fim do monopólio e, pelo que revela a “Operação Lava Jato”, já dominava a empresa no ano 2000. Mas a imprensa determinou que só é importante descobrir o que aconteceu a partir de 2003.

Vazamentos seletivos

O único dos três grandes diários de circulação nacional que dá algum destaque a esse “pormenor” das confissões de Pedro Barusco é a Folha de S.Paulo, em reportagem com o seguinte título: “Ex-gerente diz que começou a receber propina na era FHC”. O Globo faz apenas uma breve referência, num perfil do acusado, e o Estado de S.Paulo ignora a informação.

O critério da Folha aponta para a conveniência de determinar o ponto inicial do esquema de corrupção, mas os outros jornais não consideram isso importante. Se tivesse o interesse autêntico de investigar com profundidade e revelar a extensão do escândalo que abala a Petrobras, a imprensa teria mergulhado há muito tempo no histórico da empresa a partir do fim do monopólio, fato que marca a tomada do controle por agentes públicos.

Desde o final dos anos 1990, a estatal viveu fracionada entre dois mundos: o dos gerentes executivos formados na empresa e o dos executivos impostos pelo sistema de partilha de cargos que sustenta o poder de Brasília. Pelo que se pode depreender das denúncias, a corrupção se instalou quando os dois grupos se entenderam.

Como no caso chamado de “mensalão”, o sistema foi montado sob os governos do PSDB e passado aos sucessores em praticamente todos os escalões da República. Mas, como na Ação Penal 470, há um recorte seleto em tudo que vaza ou, do que vaza, em tudo que se publica. Uma evidência desse cuidado seletivo é o fato de que a declaração publicada nas edições de sexta-feira (6/2) foi feita no dia 20 de novembro do ano passado.

Apesar de a maior parte do noticiário ter como origem declarações de réus que fazem denúncias em troca de benefícios da Justiça, e a despeito das muitas contradições quanto aos valores que teriam sido desviados nos acordos com grandes empreiteiras, é incontestável que a corrupção se tornou endêmica, como declarou o denunciante que ganhou as manchetes na sexta-feira (6).

O interesse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em apontar o dedo para a presidente Dilma Rousseff, com sua tentativa de inspirar um processo de impeachment, pode esconder uma manobra para impedir que a investigação coloque uma lente na biografia de seu antigo ministro das Comunicações.

Só se vai chegar ao esclarecimento completo do escândalo da Petrobras se a Justiça e a imprensa vasculharem suas origens.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema é que o PSDB é

    O problema é que o PSDB é intocável…ou como diria um certo ministro…imexível.  Nossa mídia usa  e abusa dos vazamentos seletivos para denegrir o partido do PT unica e exclusivamente.  Claro que todo e qualquer corrupção precisa ser investigada mas dessa forma??  Isso não é investigação. Isso é chantagem e perpetrada pela própria justiça.  Querem minar a governabilidade e a figura de nossa presidente.  Não aceitam uma derrota legítima, ganha nas urnas. Estamos testemunhando verdadeiros absurdos legais, isso desde a época do mensalão.  e por mais que juristas renomados expliquem os fatos, a midia continua seu ataque barbaro onde a vítima de toda essa arbitrariedade é o povo brasileiro.  O que testemunhamos nesses últimos 12 anos foi um verdadeiro milagre.  Nosso país saiu das cinzas para se transformar num país com um futuro e hoje tudo isso está em jogo por interesses de grupos bandidos.  

  2. “Entre as confissões de

    “Entre as confissões de Barusco, cujo ponto central, na escolha dos editores, é sua suposta relação com o tesoureiro do PT”

    Ele não tem relação com o Vaccari pelo cruzamento que estou fazendo de todas as oitivas de delatores.

    Ele está ligando sua atuação com Duque (“indicado pelo PT” – segundo a mídia dia e noite propaga) com pgts ao PT. 

    É armação.

     

  3.  
    A GUERRA “dos cheirosos” É

     

    A GUERRA “dos cheirosos” É SUJA! (Não tem ‘lava jato’ que dê conta!) No ‘Mau Dia Brasil’ [da TV!] de hoje, mais um capítulo horrendo do massacre midiático ao governo brasileiro, eleito pela vontade da maioria do povo!Ao invés de condenar o arbítrio e a ilegalidade abjeta em relação à condução coercitiva do senhor João Vaccari pela Polícia Federal, o episódio espetaculoso foi analisado pelos âncoras do [nefasto] Telejornal da seguinte forma:“É totalmente descabida essa argumentação do tesoureiro do PT de que ‘ansiava o momento para prestar os devidos esclarecimentos’!”Seguiu-se uma ironia calhorda:“Se realmente o senhor João Vaccari tivesse essa disposição, não teria havido a necessidade de os policiais federais saltarem o muro da casa dele!”Canalhas: os âncoras do ‘Mau Dia Brasil’, que formam mais um [abominável] ‘casal -20’ da sórdida TV Globo!Na mesma edição do telejornal, os mesmos âncoras se reportaram ao fato de um dos delatores ter confessado que praticava atos de corrupção desde os anos de 1997!No entanto, nem de longe uma menção ao fato de que a cronologia aponta para o período do DEMoTucano FHC!Covardes e canalhas: os chefes do jornalismo imundo das organizações (sic) Globo sonegadoras das verdades – e dos impostos!

    1. Telejornal da Globo

      Se for escolher um novo nome para o telejornal, veja se consegue algo que supere a alcunha criada há décadas nos corredores da Globo:”Bundinha Brasil”.

  4. A nova CPI da Petrobras sendo

    A nova CPI da Petrobras sendo criada na câmara estabelece um periodo de investigações que vai de 2005 a 2014.

     

    Coincidência ??

    1.  
      … Em 2009 a corrupção na

       

      … Em 2009 a corrupção na Petrobras encheu as burras do falecido DEMoTucano Sérgio (Gu)erra, peça constante na Operação Lava Jato!

      “Andaram dizendo por aí” que o espólio bilionário do ex presidente do PSDB seria bloqueado!

      A família do corrupto “ficaria a ver navios”!

      Pois bem, “quem acredita em punição dos ‘cheirosos'” DEMoTucanos, acredita em tudo! Parafraseando Wellington, general britânico

  5. Da justiça pode-se até

    Da justiça pode-se até esperar alguma coisa. Vá que dá um finiquito qualquer num daqueles juizes lá de Brasília que se imaginam deuses e arrebentem toda esta investigação pegando todos os políticos e partidos envolvidos.

    Já de nossa imprensa não se pode esperar a mesma coisa. Caso algum apaniguado seja colocado entre o PeTralhas, farão de tudo para defenestrar as investigações.

  6. É óbvio.

    Basta comparar as empreiteiras da Lista de Furnas (FHC) com as da Lava-Jato.

    Já disse isso aqui, trabalhava numa das empreiteiras citadas, quando foi feito o acordo para formação de cartel, com o Sérgio Mota (na época, ministro do FHC), e dono de empreiteira.

  7. petrobras

    interessante. destaque para a origem de tudo. quando gestado o ovo da serpente. a terceirização sem limites, a privatização parcial da cia. qual o valor da ação na bolsa de nova yorque quando do lançamento? o Paulo Francis tinha razão quando identificou e divulgou sobre a quadrilha então instalada na Petrobras ? o marco inicial (1997/1998)  foi no governo fhc, como apontou  o delator barusco.

    o criminoso arrependido, no caso, merece a fidalguia da mídia e benesses judiciais ? é verossímil que não tenha escondido valores e beneficiários do esquema ? é crível que pelo simples  fato de  eventualmente ser pego em mentira o torne confiável ? serve de prova expressões como “acredito que”,  “parece que”, “deduzo que pelo valor que recebi o fulano tenha recebido  tal valor “.  nenhuma prova apresentada. recibo, foto, gravação etc… ridículo ! 

    a linha do tempo é fundamental nesse processo Lava Jato.

    muita atenção com a folha corrida do doleiro e o fato do tb delator Paulo ser do Paraná.

     Londrina, Maringá, prefeito, pagamento de avião para candidato ao senado, ex governador,  deputado. república do paraná ?

    advogado suspeito. procurador municipal e  testemunho do juíz.

    tenho dúvidas.

    a mídia divulga somente contra determinado partido político. na última, nona fase, apenas uma pessoa teve seu nome destacado na tv, rádio, imprensa, blogues. 62  mandados e apenas um em destaque.  

    necessário atenção sobre o que está “atrás do morro”. o horizonte da vida não é o horizonte da VISTA. 

    pena que nossa Presidenta não  tenha visão holística.   parece-me  apenas cartesiana.  

  8.  
     
    [É GUERRA SUJA! II]
     
    ‘O

     

     

    [É GUERRA SUJA! II]

     

    ‘O Mau Dia Brasil’ do rádio!

     

    Em seu indefectível e fascigolpista comentário matinal (06/02/2015), o ex porta da voz da ditadura militar, o *Alexandre Garcia,  afirmou que “a bola de neve das denúncias de corrupção na Petrobras cada vez mais se aproxima do ex presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff”!

    Para em seguida – e abruptamente – mencionar, pasme , o fato de a Polícia Federal ter encontrado 500 relógios em um fundo falso nas dependências da sede da Arxo.

    A tentativa torpe de achincalhar as figuras do Lula e da Dilma, potencializando o ódio figadal contra o PT na população!

    O (ir)responsável pelo mesmo programete acusou ainda a presidente Dilma Rousseff de gestão temerária da Petrobras em função de a empresa petrolífera não ter valorizado os acionistas da Bolsa de Valores!

    “Dane-se a nação brasileira!” “O povo brasileiro que se exploda!”

    *NOTA: todas as manhãs, os comentários desse capacho são difundidos para todos os rincões do país pela ondas potentes das emissoras de rádio!

    É o infausto e lúgubre fascigolpista ‘Mau Dia Brasil’ do rádio!

    O mecanismo que o Garcia “das organizações (sic) Globo” estabeleceu para, digamos, capilarizar o PIG!

     

    RESCALDO: se o governo federal e o ‘[tíbio] PT da Governança’ não reagirem à altura, ficarei convencido de que o PT foi cooptado no sentido de dar uma ‘maozinha’ para a consolidação do golpe jurídico-midiático por enquanto ainda ora em curso!

    E a militância?!

    Comendo poeira, tendo crises paroxísticas de azia – e ouvindo os desaforos do pessoal da DIREITONA [eterna] oPÓsição ao Brasil!

  9. Corrupção

    A corrupção na Petrobras certamente não nasceu no governo Fernando Henrique.  Pode ter sido institucionalizada nessa época, mas começou muito antes.  Alguém se lembra do que acontecia quando o general Geisel assumiu a empresa, levando a reboque um funcionário da Bakol, que depois assumiu a presidência , enquanto Geisel ia para o Planalto? Quem desejar ter uma idéia pode comparar os preços de insumos da indústria petroquímica no Brasil e no resto do mundo, naquela época.  Claro que em plena ditadura era difícil investigar essas coisas, mas tambem circulavam rumores sobre comissões nas compras de petróleo – rumores esses embasados no súbito enriquecimento de dirigentes da estatal. Enfim acho que a corrupção nasceu mesmo com Adão e Eva, ou mesmo antes. Já repararam que alguns animais só fazem determinadas coisas à espera de uma recompensa?

    1. Fora PT!

      O Brasil é corrupto desde o seu descobrimento, mas para o desfensores do PT que não aceitam a implosão da sigla, tudo teve origem no governo do PSDB. Todos envolvidos nos escândalos da estatal estão milionários, o desvio foi absurdo, só para a “sacrossanta” sigla PT, foram propinados R$ 200 milhões de reais, os desvios da Petrobrás são de R$ 88 bilhões de reais, e o problema é onde tudo começou? Tudo deveria ter acabado no governo do PT, que sempre combateu a corrupção, pelo menos antes de chegar ao poder. Não há santo nessa estória, nunca houve, porém, hoje temos a oportunidade de mudar isso e desta vez a militância petista vai ser vencida!

      1. Paulo Henrique, se voce quer

        Paulo Henrique, se voce quer ler o depoimento integral do Barusco, onde ele diz que tudo começou em 1997, governo de FHC, de me seu email, que eu envio. È depoimento com assinatura dele, do delegado da PF e da testemuna. 

  10.  
    NADA COMO UM DIA APÓS O

     

    NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO. OU, O PAU QUE DÁ EM CHICO…

    Um dia, os resevatórios de água que abastecem a população de S. Paulo, voltarão a se encher. Assim como, virão à tona a verdade de como se deu o recrudescimento da corrupção no Brasil, não apenas na Petrobras. Claro! Do céu, é que não caiu.

    Chegará o dia, em que se fará justiça ao nome do professor FHC, como o mais corrupto governante desse país. Todos saberão como a adesão às políticas neoliberais no des-governo do Fernando Henrique Cardoso, certamente, para resgatar compromissos e acordos regados com muitos dólares.

    Há quem tenha ouvido: “era tanto dinheiro, e sem necessidade de comprovar gastos,” cometários de um deslumbrado intelectual de merda, ouvido por confiávei cumplice-colaborador. Referindo-se naturalmente, aos agentes que lhes patrocinaram turbinar as carreiras, do próprio, e de membros do Instituto entreguista.  Muita coisa existe, e haverá de vir a furo.

    Orlando

  11. OPERAÇÃO tira sujeira debaixo do tapete

    LINDO LINDO!

    Não devemos nos envergonhar do que acontece, e sim, agradecer porque QUASE toda sujeira está sendo expurgada,

    e tirada debaixo do tapete. Isso sim. Temos de agradecer ao governo DILMA que não está deixando pedra sobre pedra,

    sem proteger nem mesmo seus aliados. Parabéns a polícia Federal, e que sejam apuradas as ORIGENS de todas essas

    falcatrua, desde a época de COLLOR (que foi absolvido pelo STF (WTF?!?!!?). Agora o que tem de ser feita é punição pra

    todos, não só os petistas envolvidos como quer a imprensa. Mas pra todos que se deixaram levar por essa venda da moral

    e ética de alguns brasileiros. TUCANO tbm tem de ir pra cadeia. Assim como PMDbistas, Psolistas se assim for o caso e

    ficar COMPROVADO! É UTOPIA D+?

  12. pode ser mesmo que fhc tenha

    pode ser mesmo que fhc tenha bolado essa do impeachmetn

    para desiar  a atenção desse envolvimento tucano à época na petrobrás…

  13. Fato é que nem a justiça e

    Fato é que nem a justiça e nem a imprensa estão interessadas na verdade. Outro fato relevante é que toda esse “barulho” em torno da Petrobras não tem nada a ver com o tal “combate à corrupção”. O real objetivo é e sempre foi derrubar o governo e solapar a soberania popular que o elegeu e reelegeu. Mais: ao atacarem a Petrobras (que é muito mais do que uma empresa, é um símbolo de nossa soberania!), essa justiça e imprensa oligárquicas e corruptas na verdade pretendem rebaixar o país ao estágio da velha e infame banana republic da qual eles têm imensa saudade. Só isso! Tio Sam, que eles tanto amam, ficará imensamente grato se conseguirem!

    1. O fato é que nem a justiça.

      O odio ao PT tornou o Brasil tranparente,com muita visibilidade. Ao traçar o caminho para indias com a nobre intençao de ferrar PT/LULA/DILMA estão permitindo que brasileiros descubram o Brasil; “deles”. Bom para nós que teremos a oportunidade de melhorar o nosso.

  14. Claramente o foco não é fazer

    Claramente o foco não é fazer justiça nem acabar com a corrupção, e sim prejudicar a imagem do PT e de seus dirigentes. Mas não esta dando certo, pois pesquisa mostra que a popularidade de Dilma está em 70%, cresceu. A mídia se distanciou tanto da população que tem estudos que mostram que a mídia pauta a própria mídia (vide Folha/Veja/Globo),me não mais as pessoas. A maioria participante e ativa se pauta mais pela rede

  15. A mídia pauta a própria mídia

    Claramente o foco não é fazer justiça nem acabar com a corrupção, e sim prejudicar a imagem do PT e de seus dirigentes. Mas não esta dando certo, pois pesquisa mostra que a popularidade de Dilma está em 70%, cresceu. A mídia se distanciou tanto da população que tem estudos que mostram que a mídia pauta a própria mídia (vide Folha/Veja/Globo),me não mais as pessoas. A maioria participante e ativa se pauta mais pela rede

  16. E………………..

    Se o PT não tiver competência para vencer mais uma vez esta midia prostituta, emprega-se o ditado:

    “”Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador