Alckmin, um governo obscurantista

A notícia de que o governador Geraldo Alckmin irá acabar com a CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal) e com a Fundap, é o fecho de uma política obscurantista que passou a dominar São Paulo nas últimas décadas.

Começou no primeiro governo Mário Covas. Houve o esvaziamento de várias instituições mas imaginava-se que passageiro, enquanto se completava o ajuste fiscal.

Com a ascensão de Geraldo Alckmin e, depois de José Serra, completou-se o quadro de desmanche. Fundações estaduais foram aparelhadas – da mesma maneira que os tucanos apontam para os petistas no âmbito federal.

Serra colocou apaniguados na USP, no Instituto Butantã, no Memorial da América Latina, na Fundação para o Desenvolvimento da Educação. No caso do FDE, mudou totalmente sua missão – a de construir e reformas escolas – para que pudesse adquirir assinaturas de revistas e compras milionárias da empresas amigas. Tirou o brilho da OSESP (Orquestra SInfônica do Estado de São Paulo), do Conservatório de Tatuí, da Universidade Livre de Música, dos institutos de pesquisa. E Alckmin completou o desmonte, com uma visão administrativa anacrônica até para cidades de interior.

Mais do que nunca a gestão das cidades, os modelos administrativos avançam no mundo todo, tornando as pesquisas e o planejamento peças cada vez mais centrais nas administrações públicas. O fechamento das duas instituições se faz sob o silêncio cúmplice do Estadão, certamente com o velho Júlio Mesquita remoendo na tumba: o jornal criado pelo grupo político que montou a USP é cúmplice do maior assassinato intelectual da história do Estado.

Luis Nassif

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pior cego é o que não quer

    O pior cego é o que não quer ver. Abre olho eleitorado de São Paulo, que vota achando que é uma coisa, mas é bem outra. O pior é que ainda quer ser presidente do nosso país.

    1. Desprezo pelo servidor – demissões na TV Cultura
      Previlegiar estruturas privadas para atuar no Estado é a tônica. Desrespeito com a historia e missão das Fundações e Institutos. Na TV Cultura as demissões vem ocorrendo desde janeiro, aos poucos e sem parar.

  2. E daí?Quem liga pra isso no

    E daí?

    Quem liga pra isso no tucanistão? Só pensam em derrubar o PT para esconder os próprios desastres, entregar o que resta de patrimônio público e engavetar tudo que é malfeito de novo. o candidato deles falaou com todas as letras: “suguem, suguem o que puderem depois venham para o nosso lado!”

    … Os teleguiados, a tropa de choque? Ah, esses são meras vítimas; soldados em uma guerra que os leva ao front sem saber de nada.

  3. Alckmin entre burcas é bem

    Alckmin entre burcas é bem apropriado. Afinal, como todo fundamentalista cristão paulista ele provavelmente sente saudades dos tempos em que as matronas paulistas usavam algo parecido. 

    No mais, não creio que o beduíno acampado no Palácio dos Bandeirantes seja um obscurantista. Para sê-lo, Alckmin precisaria de algum esclarecimento e ele já provou que não tem nenhum, tanto que deixou 10 milhões de pessoas sem água e quando a estiagem nos colher com as represas quase secas ele colherá mais cadáveres do que imagina. Imagino que ele também pode acabar entre os cadáveres, algo que não me deixaria nenhum pouco surpreso ou triste. 

    Observando bem a conduta do desgovernador de São Paulo chega-se a conclusão de que ele só pode ser um psicopata. Alckmin acoitou os acionistas da Sabesp deixando a empresa distribuir lucros ao invés de investir no aumento dos reservatórios, diversificação da  captação de água e, principalmente, manutenção preventiva da rede. Agora que estamos às portas de um genocídio ele sorri, apela para Deus, faz de conta que o problema não lhe diz respeito e até aumenta o consumo de água na sua tenda governamental. 

    Qual a diferença entre este beduíno psicopata e os psicopatas do Estado Islâmico? Nenhuma. Ou melhor, há algumas, Alckmin está mais perto de nós e matará mais gente do que seus duplos no Oriente Médio. Tudo em nome de sua fé neoliberal. Suponho que os fabricantes de caixões e os donos de funerárias estejam esfregando as mãos. Mais do que ninguém eles sabem que sem água as pessoas morrem e que se elas morrerem aos milhares ou milhões eles ganharão o suficiente para construir mansões com piscinas. Não seria o caso de verificar as contas de campanha de Alckmin para ver se ele recebeu dinheiro dos “papa defuntos” para aumentar a demanda pelos serviços deles deixando milhões de paulistas morrerem sujos e sedentos?

  4. O pior de tudo isso é ver que ele ainda continua

    com a imagem de “gestor competente” muito preservada, aquele que destrói tudo que é inútil em nome da gestão técnica, austera. Eu me choco diariamente em ver como ele tem sido blindado apesar da decadência visível de São Paulo em todos os sentidos, parece que a população de são paulo vive no mundo da caverna do platão e não quer enxergar a realidade. Acho que ele vai sair dessa crise hídrica coroado como grande gestor, aquele que se colocou contrário inclusive aos pareceres técnicos para defender a população “pobre” de higienópolis/jardins e conseguiu evitar o racionamento nos servindo a água pobre cristalina do rio perrier, ops, pinheiros. 

  5. Sayad e o desmanche da TV Cultura

    O Nassif poderia recuperar uma história que conhece bem, a da chegada do Sayad à presidência da Fundação Padre Anchieta e a primeira reunião com os funcionários. Aquela reunião em que ele se apresentaria e deixaria bem claro que tinha chegado “pra quebrar tudo”. Foi quando um dos presentes fez uma intervenção na reunião, e enquanto falava, Sayad cutucou alguém do lado e perguntou baixinho quem era aquela pessoa. Era o Fernando Faro. 

    1. Depois que o Sayad chegou a

      Depois que o Sayad chegou a TV Cultura, a emissora vem sofrendo uma aparelhamento e queda no conteúdo e na quantidade de programas.

  6. Opinião vs. fatos

    Acredito que este artigo deva ser desdobrado em uma reportagem investigativa. Do jeito que está, tem cara quase de nota da “Direto da Fonte”, da Sônia Racy no Estadão. Se o Nassif tiver alguma vez pensado no modelo de pagamento por reportagem (crowdfunding aplicado ao jornalismo investigativo), esta seria uma reportagem que eu pagaria pra ler.

  7. Nassif, acho que, mais que o

    Nassif, acho que, mais que o modo de pensar, o modo de agir dos tucanos de São Paulo, que acabou dominando a cena nacional pelo pior e mais devastador radicalismo de direita, é que está deteriorando o próprio sentido de democracia no Brasil. É só observar como a mídia se comporta como um panfleto dos tucanos A velha mídia acabou com seu jornalismo, as redações se transformaram em comitês de campanha permanentes, 24 horas por dia, 365 dias do ano. Nem no carnaval a mídia brasileira deixou de fazer  propaganda para a direita. Eu não sei se, na história do jornalismo brasileiro, existiu um momento tão barra pesada como agora. O colunismo da velha mídia chega a ser disputado pelas piores figuras, e cada uma delas tentando ser mais agressiva ao governo que a outra. A tradicional classe média brasileira parece que foi engolida pela elite paulista absorvendo, via transfusão pela mídia ou pelos tucanos, o que dá no mesmo, o pior dos instintos de preconceito e logicamente de limitação intelectual. O fato é que qualquer sentido de civilidade social  política e cultural, tendo a intermediação dos tucanos, está completamente deteriorado. Isso se viu, e continuamos vendo, com a justiça. Seja com Barbosa no STF ou, agora, com moro. É histórico o pacto do aparelho judiciário brasileiro com as classes economicamente dominantes no Brasil, mas a coisa era feita de forma mais discreta. Como os tucanos de São Paulo e, agora, seguidos de perto pelo Aécio, misturam eleição, mídia e justiça, a coisa virou uma geleia de direita que mais se parece um bonde sem freios contra a democracia brasileira. O que precisamos é achar uma saída para livrar o Brasil dessa influência da elite paulista na vida nacional.  

  8. universidades estaduais

    no p arana, 4 das 7 estaduais estão no ponto de ser fechadas. O que esta turma esta fazendo não é estado minimo, é completa ausencia do estado e … cada um por si e Deus por todos.

  9. Franco Montoro : o último iluminista

    Franco Montoro foi o último grande governador do estado. Depois passamos pela mediocridade corrupta de Quércia e Fleury, para finalmente chegarmos a rendição ideológica de Mario Covas com suas crias mais mediocres: Serra e Alckmin. Foi com Covas que teve inicio o desmonte do Estado com a aniquilação das ambições tecnológicas de São Paulo : desmonte do IPT, encerramento da FDTE (Fundação de desenvolvimento da tecnologia da USP). Seguiu-se a queda do padrão da educação : enfraquecimento da USP, escolas estaduais sem programa pedagógico e aprovação continuada.  Retirada de estimulos a cultura , aparelhamento da TV e rádio Cultura. A extinção de orgãos de planejamento do estado é apenas a consumação de uma longa jornada ideológica. 

  10. A FURP (Fundação para o

    A FURP (Fundação para o Remédio Popular) também foi pro saco, junto com os hospitais estaduais terceirizados para as malditas OSSs, aquelas que adoram um arrocho salarial. Mas tudo bem. Paulista engole tudo isso sem água, desde que o PT não chegue ao poder no estado. 

  11. A FURP (Fundação para o

    A FURP (Fundação para o Remédio Popular) também foi pro saco, junto com os hospitais estaduais terceirizados para as malditas OSSs, aquelas que adoram um arrocho salarial. Mas tudo bem. Paulista engole tudo isso sem água, desde que o PT não chegue ao poder no estado. 

  12. Todo o desmonte do Estado no

    Todo o desmonte do Estado no campo da Educação de ponta e dos equipamentos culturais é de caso pensado.

    O PSDB visa a “alienação coletiva”, o pensamento único, o recebimento passivo do ideário neoliberal e da Direita. 

    Suas obras são apenas visuais. Pontes, estações de metrô, um hospital aqui outro ali, mas, tudo oco de conteúdo. 

    O povo paulista virou uma sociedade de robôs, infelizmente. Repete os posts de zaps e facebook e não lê absolutamente nada, mas se considera o povo mais informado e sábio do mundo. Sobre tudo opina e ai de quem tentar botar um argumento diverso para refutar a “verdade” incontestável em que acreditam.

    Nem sei mais o que fazer. Fico em silêncio porque a gente pira se ir além nas conversas. 

     

  13. Fundap e Cepam, ou Fundap e Faria Lima

    Nassif,

    Você me tirou um peso das costas. Já fui procurado por colegas serristas pedido para eu acusar o Alckmin.

    Na verdade são todos culpados, inclusive os funcionários que aderiram a um aparelhamento extremo a que nenhuma instiuição, pública ou privada, boa ou ruim, pode resistir por vinte anos.

    Parabéns, sua análise está corretíssima. Eu assinaria embaixo se fosse preciso. Mas não é.

    Só uma observação: trata-se de Cepam e Fundap. O Cepam é o apelido da Fundação Faria Lima.

  14. Azar de quem fica com Alckmin

    O fato é que a permenência de Alckmin e sua visão atrasada no governo de SP fará o estado ficar paralisado quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias, pesquisas e ciências em geral. Toda inovação deverá ser adquirida a um custo cada vez maior. O seu velho conceito de governar, nas cidades menores troca de votos por ambulâncias, creches e afins e nas grandes cidades a velha e manjada disseminação do preconceito a tudo que o ameaça, confirma a sua vocação ao passado.

  15. Mutirão

    Por que o GGN não organiza um mutirão sobre o desmonte do estado de SP no tucanato? Material é que não vai faltar. Não esqueçam de incluir os hospitais estaduais na relação da sucata paulista.

  16. Onde o PSDB foi parar.

    Fundado para separar o joio do trigo, ser uma visão moderna para a sociedade brasileira o PSDB desandou a ser o partido dos antigos caciques pauslistas e mineiros. Não decolou como partido, mesmo quando estava no poder. Seu rival PT foi pelo mesmo caminho, só que o fenômeno deles é a diminuição do tamanho de sua militancia e se transformando em um partido burocrático de tanto o que seus fundadores criticavam como modelo dos antigos partidos comunistas.

    Um grande despedício de intelectualidade e uma displicência  com seus objetivos. PSDB é o outro lado da moeda do PT sem o carisma do Lula.

  17. Paulistas querem e aprovam isso

    Reeleito em primeiro turno com 57% dos votos.

    Não têm o direito de dar UM PIO de reclamação. Danem-se.

    Breve vem aí o terceiro aumento seguido na conta de água acima da inflação, pra vocês beberem aquele chorume com cor de nescau que vem uma vez por semana na torneira. Retrato fiel do paulista. Lixo.

    1. Sou paulista e assino

      Sou paulista e assino embaixo!! Paulistas são mediocres, criticam os outros mas na verdade são os piores e mais burros que ja vi, alienados e sem capacidade de formação critica.

    2. Não sei de onde vocÊ é. mas

      Não sei de onde você é. mas para chamar os paulistas de Lixo, você deve vir da Suécia ou da Dinamarca.

      Se for do Rio, Paraná, RS e mesmo de Minas ou do Nordeste, não tem moral nenhuma para falar assim.

      Vale a mesma matemática usada contra Dilma: menos da metade dos eleitores votaram no Ackmin.

       

       

       

       

  18. Pobres paulistas!

    O trágico nisso tudo, para o Brasil, é que a maioria dos paulistas consente nisso, em nome de um paranóico antipetismo. Quanta pobreza de espírito, ainda mais num estado formado, esmagadoramente, por descendentes de pobres: migrantes, imigrantes e antigos escravos. Quem não respeita a própria história a destrói todos os dias.

  19. Obscuro ou gênio neoliberal?
    Nassif, depois de haver desmontado a diretoria de manutenção da Sabesp à época de sua semi-privatização, Alckmin implodiu com o restante da máquina pública. À véspera do outono-inverno mais sedento da história paulista, o ex-diretor de manutenção da Sabesp foi sincero ao aconselhar ou prever o êxodo paulistano por falta de água, sem que o Conselho Estadual de Recursos Hídricos ou o de Meio Ambiente (que há mais de vinte anos vinham alertando para a atual crise hídrica, com a participação do Ministério Público em todas reuniões) sejam lembrados. O governador, com sua mão flácida e sorriso plastificado, é um gênio neoliberal, que conseguiu reprimir e esvaziar os caminhoneiros quando do último aumento dos pedágios mais caros do país e agora mantêm distância dos bloqueios que isolam a capital dos fornecedores de alimentos para o povo. Sim, pois o Ceagesp está minguando, nas feiras livres o clima é de liquidação do que resta, com os feirantes explicando que não virão na semana que vem, caso o Ceagesp continue semi-vazio. Nos supermercados da Pompéia-Perdizes-Água Branca não há reposição de hortifrútis normais e várias gôndolas parecem estar sofrendo arrastões sucessivos; são clientes fazendo estoque – além dos garrafões de água – preventivo. O sistema Globo alardeia o colapso do abastecimento no Sul-Sudeste-Centro Oeste, as redes sociais vão aos poucos ficando histéricas, ilegíveis, excomungando Mantega e o governo federal. A greve dos caminhoneiros em nove estados, sem liderança identificada, continua sem uma resposta federal; parece estar faltando uma Dilma na Casa Civil, capaz de cobrar a vigência do Código do Consumidor nos chamados entes federativos, bem como da Constituição nos quesitos que protegem a segurança nacional, o direito de ir e vir e penalizam o locaute e a periclitação da normalidade pública. Não basta Lula reagir, se a presidenta continua ausente enquanto o golpe se consuma, sem destituir de seus cargos os dirigentes omissos da PGF, MJ, PF e assemelhados; sem devolver a tranquilidade e segurança mínimas à maioria da população atingida. Corre o risco, caso a convulsão gestada surta efeito, de passar para a história como cúmplice dos golpistas, não apenas pela teoria do domínio dos fatos, como, sobretudo, pela omissão. Ou será que ela aderiu à genialidade neoliberal de Alckmin?

  20. Aparelhagem é apelido

    Até a Rádio USP está aparelhada, com um jornalismo apologista do governo do estado e que só traz notícias negativas sobre o gov federal.

    1. Podemos e devemos

      Dia 3 de março útlima reunião e apresentação do relatório da Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa dos Institutos de Pesquisa e Fundações Públicas do Estado de São Paulo na Assemblía Legislativa.

      A Frente irá terminar com o fim da atual legislatura, mas suas conclusões deverão subsidiar a defesa desses institutos e fundações públicas daqui pra frente.

  21. Somando-se a esta “Renascença

    Somando-se a esta “Renascença do estado de São Paulo” a questão da Sabesp, do trensalão e a excelência de qualidade na educação e na segurança pública teremos um governo eleito em primeiro turno. E vai ser deste estado marivilhosamente administrado que partirá o movimento para impeachment da presidente Dilma.

    Nuvens negras.

     

  22. Nassif, desculpe a minha

    Nassif, desculpe a minha ignorância em relação ao CEPAM Centro de Estudos e Pesquisas da Adminiostração Municipal.

    Se CEPAM é um órgão Municipal, o que tem haver o governo do Estado com a sua extinção?

     

  23. Devido ao sucateamento dessas

    Devido ao sucateamento dessas tradicionais instituições paulistas, foi criada uma Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Publicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo, coordenada pelo Dep. Carlos Neder, do PT. Em mais de um ano de funcionamento, o Deputado Neder visitou quase todas essas instituições e  fundações, realizando reuniões com os trabalhadores e com os gestores. Uma das questões levantadas é justamente essa fusão da FUNDAP e CEPAM. Mas existem outras questões, como o desalojamento do Instituto Geológico para entrega do terreno a um hotel, e o sucateamento de todos os 19 institutos de pesquisa do Estado de São Paulo.

    Na próxima terça-feira (03.03.2015) às 14 horas, no plenario Juscelino Kubtschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, será realizada reunião para apresentação das conclusões levantadas pela Frente Parlamentar. A participação nessa reunião do maior numero possivel de pessoas é muito importante, pois está em jogo o desmonte de parte importante da ciencia e tecnologia nacional. Estamos tentando lotar o plenário e a divulgação do evento é essencial.

    A página da frente Parlamentar no Facebook segue abaixo.

    https://www.facebook.com/emdefesadosinstitutosefundacoespublicosdesp

  24. Como assim??
    Gente, me tira uma duvida por favor.

    A Cepam não é aquela panificadora que fica na Mooca?? Eles fazem até panetones já comi são saborosos.

    E agora como vai ficar o nosso natal sem panetonne??

    Bjs

  25. o curioso é que o fato de

    o curioso é que o fato de chamar isso de governo passa ser quase uma louvação,

    de tão incompetente que o tucanato é em são paulo…..

  26. Estado de São Paulo, o

    Estado de São Paulo, o neo-liberalismo e estado mínimo levados às últimas consequências. Senão vejamos:

    1 – Saúde na mãos das OSs – não se contrata mas funcionários estaduais para a saúde há muito tempo;

    2 – Educação sucateada e escolas abarrotadas de professores eventuais e substitutos, que deixaram de ser a exceção necessária para ser a regra;

    3 – SABESP com ações na Bolsa de Nova Iorque e 0% de investimentos na criação de novos reservatórios;

    4 – Estradas privatizadas com pedágios extorsivos;

    5 – 1km de metrô por ano.

     

    E por aí vai. Arrecadação estadual em alta e serviços prestados sendo tocados por terceirizados em baixa.

    Tenho a consciência limpa nesse caso pois não votei nesse traste.

     

  27. Sem Alckmia

    O picolé de chuchu é kibon pra quem? Ora bolas, estamos cercados por humanóides de toda a espécie na polírtica brasileira e não me venham com esquerda ou direita. Estamos todos no centro de uma novela mexicana, onde os atores exageram na maquiagem e as mácaras não caem. Estou farto dessa gente, farto de ver meu país nas mãos erradas ou melhor, nas garras desses monstros. Danem-se as crianças, seus pais, seu país, os animais , a natureza e tudo mais. Entretanto, a conta vai chegar para ser paga: aqui ou no além. E não me venham com discursos racionalistas. Não sou ateu, gracas a Deus.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador