Bresser-Pereira e Ciro são barrados como testemunhas de Dilma

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – José Eduardo Cardozo, advogado de defesa da presidente eleita democraticamente e afastada provisoriamente, Dilma Rousseff, postou vídeo na página da presidente no Facebook criticando a ação da comissão especial do impeachment no Senado de indeferir os depoimentos de Luiz Carlos Bresser-Pereira e Ciro Gomes como testemunhas da defesa no processo.

Cardozo disse que a explicação que eles deram é de que as testemunhas não tinham relação direta com os fatos mas, o que é estranho, já que é direito da defesa que todas as testemunhas consideradas importantes para exercer esse direito deveriam ser ouvidas.

Ele também protestou que o procedimento da perícia técnica não foi admitido. “Peritos e assistentes técnicos têm de analisar vários argumentos que foram colocados na denúncia e não tenho a menor dúvida que uma perícia isenta demostrará a clara correção de comportamento do governo comandado pela presidenta Dilma Rousseff, tanto no caso dos decretos de aberturas suplementares, como das chamadas pedaladas fiscais do ano de 2015”, afirmou.

“Embora o próprio relator tenha reconhecido a necessidade de que se fizesse uma perícia, a comissão que instrui esse processo, formada por senadores, indeferiu a possibilidade de perícia. Indeferiu a possibilidade de se demonstrar a inconsistência da acusação. E por que fazem isso? Fazem isso porque talvez temam que fique ainda mais claro, como está ficando a cada dia, que as acusações dirigidas contra a presidenta realmente são improcedentes”, disse ele.

Cardozo também criticou o fato de que testemunhas de defesa são pressionadas com prazos curtos. “Quem não deve, não teme, e portanto quem tem medo que se prove o que público já está, que é a inconsistência das acusações por crime de responsabilidade, não quer que a defesa produza provas. Dá prazo pequeno para que as testemunhas respondam. Às vezes, 20 perguntas têm de ser respondidas em poucos minutos”, disse ele. Situações como essa, “que jamais ocorreriam em nenhum processo administrativo”, estão ocorrendo aqui no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, disse o advogado da presidente eleita e afastada.

“Um mandato legitimamente eleito está sendo atacado por acusações indevidas, pelo cerceamento da defesa e pela demonstração ao Brasil e ao mundo de que realmente não estamos diante de um processo de impeachment de acordo com a Constituição, mas estamos diante de um golpe de Estado”, disse Cardozo.

Audiências

Hoje a Comissão do Impeachmnt ouviu testemunhas de acusação no processo de impedimento. As testemunhas listadas para este 13 de junho foram Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU); Tiago Alvez Dutra, secretário de Controle Externo do TCU; Marcus Pereira Aucélio, ex-subsecretário de Política Fiscal do Tesouro Nacional; e Esther Dweck, ex-secretária de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento.

Já foram ouvidos no dia 8 de junho o auditor do TCU Antonio Carlos D’Ávila e o procurador do TCU Júlio Marcelo. Este último já havia sido ouvido por parlamentares na apreciação da aceitabilidade do pedido de impeachment. Ambos afirmaram que o TCU identificou o uso de bancos públicos para financiar o governo, as tais chamadas pedaladas fiscais, o que é vedado por lei.

No dia 9 os senadores ouviram o secretário-adjunto do Tesouro, Otávio Ladeira, e o coordenador-geral de Operações de Crédito do Tesouro Nacional, Adriano Pereira de Paula, que afirmaram que os atrasos em pagamentos do governo aos bancos públicos foram saldados rapidamente, a partir do momento de modificação da jurisprudência do TCU, que julgou os procedimentos irregulares.

Segundo o cronograma, a etapa de oitiva de testemunhas irá se prolongar até o dia 20. Como existe um grande número de testemunhas, o senador Raimundo Lira, do PMDB e presidente da comissão, disse estar disposto a aumentar o prazo por mais uma semana. Defesa e acusação podem convocar até 36 testemunhas cada uma.

Amanhã, dia 14 de junho, às 11hs, começa a próxima sessão da comissão.

(com informações da Rede Brasil Atual e da Agência Brasil)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse julgamento é uma farça,

    Esse julgamento é uma farça, não dever-se-ia dele participar os que são contra o impedimento, pois já se sabe que esses golpistas não vão considerar nada que atrapalhe, ainda que legalmente, o golpe deles.

  2. SENADO INDEFERINDO

    SENADO INDEFERINDO DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS!  Suponho que a putaiada do judiciario tava cossando saco.  Acho que ate vi aquela mulher cujo estomago eu nao tolero pintado de ouro cossando o saco tamb…

  3. O Cardozo está perdendo tempo

    O Cardozo está perdendo tempo com essa comissão.

    Não adianta, eles não farão nada para facilitar a vida da Dilma.

    O que o Cardozo tem que fazer é encher o saco do STF. Joga a bola para eles decidirem.

    Esse processo não é jurídico/político ? Portanto chama o STF para “briga”. 

    Eles tem que se pronunciar e mostrar a cara, para dizerem em que lado estão.

    É claro que nós sabemos o lado, mas temos que desmascarar esses doutos, até para que fique na história.

  4. Nunca que iria esperar de

    Nunca que iria esperar de Simone Tebet as condutas que tem tido no senado. Até porque é de formação jurídica.  Anulo retroativamente meu voto, senhora golpista. Conte um a menos que disser com quantos votos foi eleita 

  5. O Ciro Gomes, eu tinha

    O Ciro Gomes, eu tinha certeza que não ia passar. Um clima pesado desses; todo mundo tenso… Onde tem sangue frio pra encara a metralhadora do Ciro Gomes? Ciro bota um pressão violenta. Uma pena pq a gente ia se divertir.

    1. Prezada Cristiana
      Boa

      Prezada Cristiana

      Boa noite

      Eles morrem de medo do Ciro.

      Essa testemunho eu até pagaria para assistir ao vivo.

      Audiencia iria nas alturas.

      Abração

  6. Respeitem os juízes de Dilma!

    Respeitem os juízes de Dilma! 

    E pensar que uma mulher honesta está sendo julgada por uma cambada de corruptos…  

    Êee Brasil, parece que o fundo do poço não chega nunca… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador