Caso Marielle: Globo terá que apresentar outras provas contra Bolsonaro, por Luis Nassif

O fato de não ter havido perícia não significa que a Policia Civil não conferiu o conteúdo, pois não?

Nos seus jornais, a TV Globo ficou na defensiva, tentando justificar jornalisticamente a matéria sobre o assassino de Marielle que teria entrado no condomínio mencionando a casa de Jair Bolsonaro. No Jornal Hoje, houve uma comovente e sincera defesa da casa pelo colunista Valdo Cruz, mostrando que o fato de ter mostrado que no dia mencionado Bolsonaro estava no Congresso seria a prova da isenção da cobertura. Se fosse apenas isso, não poderia ter sido dado o destaque que deu ao caso.

Perdida no meio da cobertura, uma explicação das fontes consultadas: a de que havia, de fato, discrepâncias entre as declarações do porteiro, as anotações no papel e os registros telefônicos do condomínio.

Os registros atestavam que o porteiro ligou para a casa de Ronnie Lessa, o assassino de Marielle. Entre a prova digital e o papel, a digital ganha. E aí a reação destrambelhada de Jair Bolsonaro passa a receber outra leitura: a da justa indignação.

A explicação da fonte consultada pela Globo é que não havia sido feita a perícia no equipamento porque aguardando autorização do Supremo Tribunal Federal, já que envolvendo o presidente da República.

O fato de não ter havido perícia não significa que a Policia Civil não conferiu o conteúdo, pois não? Perícia significa escuta qualificada, com expedição de autos. Mas escuta pode antecipar convicções que, depois, serão oficialmente reafirmadas pela perícia técnica.

É possível que a escuta informal tenha alicerçado as convicções dos policiais sobre a narrativa difundida pelo Jornal Nacional. É possível que não.

Mantidas as atuais condições de voo – a confrontação das provas apresentadas pelo Globo e aquela levantada por Carlos Bolsonaro -, os Bolsonaros não apenas saem incólumes como se fortalecem. Afinal, a principal suspeita que paira sobre a família se esboroa, apesar de todas as evidências do envolvimento de Bolsonaro com as milícias.

Se a batalha parar agora, Bolsonaro ganha. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa guerra mundial, para conferir qual é o arsenal da Globo.

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que tentaram jogar o STF neste inquérito.
    O mesmo cara que viu o sr Adélio no dia do atentado no Congresso falou com o sr Bolsonaro em casa …
    Creio que a Globo embarcou numa furada…

  2. Nenhum jornalista (que se leve à) sério sai disparando todas as armas que detenha: apenas, dá corda para que o outro lado se enforque. Talvez, o jornalismo escroto da globosta, esses anos todos, tenha desfigurado o poder investigativo de seus (dela) repórteres, a ponto de sair chutando a canela de todo mundo antes de confirmar a história.
    Ou, pior, talvez a globosta esteja numa merda tão grande que resolveu apostar tudo no primeiro que passar pela frente da sede do grupelho.
    Ou, pior dos piores, pode se que tenha acertado na mosca (veja-se a ameaça de não renovação da concessão, feita pelo bolsonada antes da divulgação da notícia-bomba) e, agora, terá de aguentar o trovejar desmoronado e outros miliquentos-sempre-de-plantão.

  3. E a possibilidade de alguém de dentro do governo ter vazado informação falsa para que JB se pareça ainda mais com vítima de conspiração dessas “hienas” e, assim, possa “justificar” o prosseguimento da ruptura democrática que tanto almeja? Esse método deles (vazam algo falso, mídia noticia, logo depois é desmentida e sai descredibilizada) é típico e recorrente.

  4. Só depois que o Bolsonaro mandou a Polícia Federal investigar é que a promotora acabou jogando o porteiro no fogo, dizendo que ele cometeu crime de falso testemunho, se ela mesmo mandou ofício para o STF dizendo que o Bolsonaro foi citado pelo porteiro

  5. Trata-se de globo e bolsonaro, portanto o chefe é o mesmo; EUA.
    Como o butim ainda não foi completado (falta pré-sal, energia, amazonia), um conluio entre os dois (bozo e globo) é provável, pois este governo infame precisa se manter mais um pouco e os recentes movimentos populares na America do Sul vem mostrando a cagada que se fez nas ultimas eleições brasileiras.
    Mais uma cortina de fumaça que tem por objetivo manter a população com a bunda no sofá. Certamente no fim desta história o culpado será o porteiro (não tinha mordomo disponivel)
    Mas, breve, com #lulalivre a esperança renascerá.

  6. Da serventia dos cabelos brancos e da experiência
    Do Facebook da profª Sylvia Moretzsohn, 30.10.2019:

    Eu tenho por hábito cultivar a prudência, por isso evito me deixar levar pelas emoções do momento.
    Lembro bem do que foi a excitação quando a Globo divulgou os vídeos do Joesley: a queda de Temer era então considerada líquida e certa, a ponto de alguns jornalistas da casa se referirem a ele como ex-presidente (para logo se corrigirem), sabe-se lá se por erro ou um fingido equívoco, para causar expectativa.
    A situação parecia mesmo insustentável. No entanto, deu no que deu.
    Claro que agora a coisa é bem mais grave, considerando não só o caso em si (trata-se de um assassinato) como o temperamento da pessoa em questão.
    Por isso, não compartilho do que diz o Fernando (Brito-Tijolaço) sobre “não ter volta”, ou que “a crise política explodiu e nada a vai deter”. Aliás, seria recomendável a leitura da coluna do Gaspari (pois é…) de domingo, aquela em que Madame Natasha pede “compostura verbal” e relaciona as mais recentes trocas de gentilezas entre os membros da quadrilha que está no poder.
    Mas certamente concordo com o Fernando quando ele diz que “é preciso pensar para ver o que virá disso, embora se saiba que duas coisas virão”.
    Só concordo com a primeira dessas coisas: “é que coisa boa não será”.
    Do otimismo dele em relação à segunda “coisa” (sobre o proveito que se poderá tirar desse “improvável confronto”) eu não compartilho, não.
    De todo modo, só nos resta mesmo assistir.
    E é bom assistir ao vídeo em que o Verme se manifesta, acusando o golpe como nunca antes na história deste país.
    Os links estão nos comentários.

    1. Perfeito. Assisto de camarote aa globo e boçalnaros rolando na lama. Nos grupos de zap a baixaria está hilaria. Tem bolsominion chamando a Globo de “petralha”, “perdeu a mamata do PT, PT, PT”, “Foro De Sao Paulo”…tudo! Como manda o figurino boçalnaro

    2. Perfeito. Assisto de camarote aa globo e boçalnaros rolando na lama. Nos grupos de zap a baixaria está hilaria. Tem bolsominion chamando a Globo de “petralha”, “perdeu a mamata do PT, PT, PT”, “Foro De Sao Paulo”…tudo! Como manda o figurino boçalnaro.

      Eu boto é pilha: “Paulo Guedes é ‘petralha’, nao sabe que o Orçamento de um ano é feito no ano anterior, aprovado pelo Congresso!”

  7. Seria uma justiça poética Bolzo destruir a Globo. Como PHA diz a “Globo irá morre gorda”. Bolzo tem disposição para isso, pois é incosequente. Assim parece um tiro errado da Globo, cutucar um urso louco.
    A midia passa ter que apostar e inflar políticos generosos, como: Maia, Doria, Hulk, etc. Tem também que encher um partido de esquerda, certamente o PSOL e PSB será conremplado, para enfraquecer o PT e Lula.
    A Globo está criando inimigos poderosos…

  8. Nassif tem toda razão.Vamos imaginar uma luta de 12 rounds.No primeiro deles,Bolsonaro acertou um jab de esquerda no queixo descarado da cara descarada de William Bonner.O Juiz começou a contagem 1,2 3………

    1. Ana Dias,

      é triste dizer, mas pode sim. Afinal, o STF que é o guardião do constituição, anda cuspindo e cagando nela…

      Desde 2016 que entramos na fase do “pode sim, basta querer”.

  9. Mas independente disso, o presidente poderia mandar o ministro investigar? e o ministro poderia mandar a PF investigar? essa interferência, que houve, é legal?

  10. Não votei e nunca votaria em nenhuma das pessoas que integram o staff do governo Bolsonaro. Não confio neles e não reconheço nenhuma competência para os cargos que ocupam. Gostaria muito que se descobrisse a ligação da cúpula do governo com as milícias, com práticas de corrupção, desvio de verbas, nepotismos e rachadindas, desde que tivessem a comprovação real, séria, legalizada, transparente e autorizada pelas instâncias superiores. Todavia, eu jamais concordaria que o governo Bolsonaro, ou qualquer outro, fosse afastado ou banido por meios desonestos, criminosos e que contenha denúncias com provas infundadas e/ou inconsistentes. Condeno e reprovo radicalmente que se use contra qualquer governo ou contra qualquer pessoa, o mesmo método sórdido e repugnante que usaram contra Lula e contra outros políticos, ao longo do sujo e covarde legado que a política nacional adotou em vários momentos da sua existência. Por outro lado, todos conhecemos a arrogância, o mau comportamento, o jogo sujo e os vários envolvimentos do nome Globo em crimes de fraudes, sonegação, seletividade, falta de isenção, edições de informações para favorecer a um e prejudicar o outro. Agora, ela parece que tenta se impor na criminalidade do Fake News, que tanto veicula combater. Está presa a uma grande enrascada, graças ao arroubo da sua pedância e da asquerosa sensação de sentir imune e impune à lei e a ordem.
    Se quiz fragilizar e envolver Bolsonaro, no momento é ela que se fragilizou e se degradou aínda mais, além de dar mais munição aquele que se tornou o seu temido predador.

  11. 40 bi dos árabes.
    Menor deficit desde 2013
    700k novos empregos

    E a turma correndo atrás de porteiro mentiroso!!!!

    Depois não sabem porque perdem….

  12. O fato maior a lamentar é que numa hora onde sai um vídeo de hienas e de CPI de fake news, a Globo acabou prestando (como sempre) mais um desserviço ao país, apagando tudo que se discutia em prol de uma barriga que alibvia e fortalece o presidente adolinquente.
    Vai ficar difícil até falar das inaceitáveis relações milicianas do presinquente, pois o que se ouvirá é a desmoralização do assunto, embora ele não perca relevância alguma por causa desta babaquice global.
    Vamos lembrar que o próprio encontro de dois acusados de assassinato, milicianos, vizinhos e com foto com o presidente a poucos metros da residência do então deputado e hoje presinquente é no mínimo suspeito.
    Há centenas de crimes onde envolvidos (e até mandantes) estão a centenas ou milhares de km.
    Tecnicamente, tanto o contato da portaria com Brasilia quanto a manipulação dos arquivos da central interfônica depois de tanto tempo, são possíveis, mas vamos acreditar nas perícias feitas.
    Afinal, o BraZil está na triste situação de escolher acreditar na PF de tiros ao alvo a presidente, no Judiciário de Moro e TRF/4, no MP de Dallagnol, na PGR de Janot, no STF de Barroso, Fux, Gilmar, Carmen e quetais, num Congresso pra lá de Bagdá, no governo do seu Jair e seus sinistros, nos ruralistas do fogo, nos bispos milionários, nos pms da bala, nos militares entreguistas e intrometidos (já imaginaram depender deles para nos defender de outros países?) e na míRdia com ou sem Globo.
    Tamufú dicumforça!

  13. Li direito? E desde quando a Globo precisa de provas para destruir alguém? Não sejamos ingênuos. Se ela QUISER destruir Bolsonaro ela o FARÁ, não importando COMO.
    Não foi assim no Mensalão? Não foi assim na Lava Jato? Tratar todos como idiotas e impor a SUA verdade é a especialidade da Globo.
    Medo de milicianos? Desde quando? sendo a Globo a pior das máfias. Medo de cassação? Duvido e faço pouco. A Globo destruiria qualquer político que ousasse caça-la
    Esse recuo deve ter outra explicação. Penso que a matéria sobre a Marielle foi apenas um recado da Globo. Um recado que Bolsonaro entendeu muito bem. Tanto que surtou….

  14. Francamente, diante de tanta incompetência e até mesmo má fé da parte dos investigadores, incluindo o MP estadual e federal, com tanta cortina de fumaça sendo lançada na cara da imprensa acomodada, é cada vez mais provável que os mandantes do assassinato da Merielle, nessa que já vai se transformando em verdadeira novela mexicana made in Brazil, jamais sejam identificados, muito menos punidos. Tudo sob medida para satisfazer os interessados na impunidade de milicianos e na destruição acelerada do estado de direito.

  15. O concreto dessa história até agora é a guerra declarada entre Witzel e Bolsonaro. Em condições normais de temperatura e pressão, um presidente da república que ataca os governadores de uma região inteira ( o Nordeste), o governador do estado mais forte economicamente, São Paulo, e com o estado símbolo do país, o Rio, não teria como terminar um mandato.Mas desde o impeachment o Brasil não segue mais lógica nenhuma.

  16. Nassif, não adianta, o cara venceu a Globo., isso deixou ele mais forte perante seus seguidores, que sempre em qualquer denuncia ira dizer que é perseguição….
    A imprensa esta com tanta pressa achandp que vai derrubar o Bozo, que sai falando antes de ver as coisas realmente apuradas, como a esquerda não tem jornal investigativo, penso que só The Intercept o seja, o que aparece nas midias é noticias de jornais de midia branca.

  17. Os comentários, de modo geral, parecem alinhar com um conluio globoxbozo.
    Contudo, um comentário me chamou a atenção pois atribuia a globo um ato falho derivado da precipitação ao divulgar uma noticia desta envergadura sem uma consistente auditoria nas fontes.
    Nao acredito.
    À célebre frase de Brizola “o povo não é bobo, abaixo a rede globo”, vale acrescentar que “de bobo a Globo tambem não tem nada”. Portanto não entraria nessa de alegre.
    Este é governo se movimenta através de falácias e necessita de desvios de atenção para se manter ao largo de protestos.
    Hoje a conversa gira em torno de investimento árabe (tratado com esquartejador de jornalista mas que sabe-se lá quando entra a grana. “SE” é que entra), é economia com estupro previdência de atende ao “mercado” (sempre aquele prazo dos 10 anos, válido para qualquer ‘projeto’ deste governo), tem aumento da oferta de empregos (no fim do ano? Sempre rolou), e blá blá… Enfim, são afirmações que seriam facilmente refutadas por um jornalismo sério, não hipócrita e não corrompido. Mas a imprensa dócil (como já foi demonstrado em outro post), não refutou, na realidade louvou tais falácias, ao mesmo tempo que vêm ocultando informações sobre a revolta dos chilenos com a previdência do ditador pinochet que levou aposentados à penúria. Ao mesmo tempo, se minimizam as consequencias de grandes crimes ambientais, como o incêndio na Amazônia e o maior desastre marítimo ocorrido no Brasil, já sob suspeita de ter sua origem em uma má operação com extração de petróleo.
    Enfim, na minha opinião: “globo e bozo, tudo a ver!”.

  18. Essa kizomba é o nosso Pais e suas instituições apodrecidas. Não da para crer em nenhuma das versões. Acho que ja da para levar o circo à praça publica e colocar todos os gladiarores juntos.

  19. O porteiro, o presidente, a emissora e o Cabaré

    Levantei 5 hipóteses

    HIPÓTESE 1
    Trata-se apenas de jornalismo investigativo da Rede Globo. Parte mais interessada: sociedade
    (favor não rir desta hipótese)

    HIPÓTESE 2
    Falso vazamento do governo para a Rede Globo. A Globo faz a primeira reportagem e depois vê que caiu em uma armadilha. Parte interessada: Família Bolsonaro

    HIPÓTESE 3:
    Apenas um teatro entre Globo e família Bolsonaro. Afinal, o chefe é o mesmo: EUA. Manter o cabaré pegando fogo é bom para manter um ambiente propício de um novo Chile. Seria a chance de Bolsonaro se tornar um Erdogam-miliciano. Um prato cheio para a geopolítica americana.
    Partes interessadas: elite brasileira, Família Bolsonaro e EUA

    HIPÓTESE 4:
    A Globo jogou a corda para o família Bolsonaro acabar de se enforcar. Ela teria muito mais bala na agulha e avaliou que é hora de conduzir a massa (ê ê ô vida de gado…..) para iniciar o impeachment e conduzir o príncipe Hulck ao trono. Partes interessadas: elite brasileira e EUA.

    HIPÓTESE 5:
    Quando é que a Globo precisou de provas pra destruir a reputação de alguém? Sem ter mais nada na manga, arriscou tudo para atingir os objetivos da hipótese 4. Partes interessada: as mesmas da hipótese 4.

  20. Não sei se vocês perceberam mas achei um detalhe interessante sobre o vídeo do filho do Bolsonaro, mostrando que a chamada da portaria dás 17:13 foi para casa 65 … mas na mesma lista consta uma ligação ás 15:58 para casa 58, que acredito que seja a do Bolsonaro.

    https://m.youtube.com/watch?v=ZCCeljpNi2o

    Será que a casa 58 é a do Bolsonaro? E se for, alguém poderia pedir o áudio para saber o conteúdo dele.

  21. Eu não vi o jornal em que o Carluxo apresenta os registros digitais da conversa entre o porteiro e a casa do Ronnie Lessa, “provando”, assim, que não foi com a casa do Bozo que o porteiro falou. Mas, pensem bem: o Carluxo teve acesso a uma prova constante nos autos? Foi isso mesmo??? Um parente de um suspeito??? Quem garante que ele não falsificou tais registros??? Como eu não vi o jornal em que ele mostra isso, posso estar errado, pois não sei exatamente os detalhes, mas, no momento, me parece razoável fazer estas questões. Quem tiver uma resposta, agradeço.

  22. Muita calma nesta hora!
    De tudo que eu pude ver e ouvir sobre o episódio “porteiro do condomínio” e suas circunstâncias próximas, há coisas que podem repercutir fortemente no andamento das investigações da Policia Civil carioca. A primeira foi a notável afirmação de uma das Promotoras acerca da falta de provas sobre os contatos dos dois suspeitos no dia dos assassinatos de Marielle e de Anderson até a descoberta da chamada telefônica do porteiro para a casa 65, a residência do matador, confirmando os laços dos dois, e não para a casa 58, residência do Capitão. A segunda foi o registro feito pelo porteiro em seu diário, ou que outro nome tenha seus controles, da informação dada por Elcio de que pretendia se dirigir à residência do “Seu” Jair, a de número 58. Que nome dar a esta desinformação, sabe-se lá se deliberada, ou não? O porteiro e Elcio já se conheciam? Élcio conhecia Bolsonaro? O porteiro sabia que Bolsonaro estava em Brasília? Bolsonaro deixava alguma instrução aos porteiros em suas ausências do condomínio? O porteiro usava algum celular, além do interfone para falar com os moradores, onde quer que estivessem?
    Por último. não há como separar o episódio da entrada de Elcio no condomínio das mensagens de Queiroz, o da rachadinha, conhecidas dias antes, falando das ameaças que se projetavam então sobre ele, o comentado meteoro de proporções astronômicas. Queiroz chegou a indicar que a origem das ameaças era exatamente o MPRJ! Como ele sabia disso?

  23. Pessoal é só fazer um check no aparelho da residência e verificar se este possui a possibilidade de fazer “siga-me”, se sim verificar se houve ou não este siga-me para o aparelho do Bozo no dia.

  24. Prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém, dizia minha avó. Concordo em termos, até porque é evidente que houve algo muito sério no dia da morte de Marielle, basta verificar que os principiais acusados pela prática do crime saíram todos do condomínio da “famiiglia” Bolsonaro e todos eram mui amigos. As discrepâncias havidas não foram e jamais serão sanadas, tais como, qual a justificativa para a incompatibilidade dos dados lançados no meio eletrônico e no meio físico; qual a justificativa da existência de comunicação com a residência de Jair Bolsonaro se não havia ninguém na casa (foi divulgado na mídia, comunicação com a casa 58 às 15:58hs); qual a justificativa para uma Promotora totalmente suspeita fazer declarações à impresa; qual é a explicação para os apontamentos da ex-Procuradora Geral da República ao procurar trazer às investigações para a âmbito federal em razão de incompatibilidade, desmandos e relação de promíscua dos serviços da segurança pública do Rio de Janeiro???? São perguntas que não calam e que ninguém tem coragem de respondê-las de maneira adequada.

  25. Vocês estão mais perdidos que cego em tiroteio. A Globo está apanhando de Bolsonaro desde as eleições porque foi Deus quem colocou Bolsonaro na presidência. Vocês são incapazes de ver os sinais.

  26. Talvez os Bolsonaros sabiam que a Mariella estava prestes a ser assassinada (ou eliminada), mas duvido que sejam responsáveis, e digo isto baseado no fato que o relatório das milicias do Freio (de 2008) nunca tenha alcançado o então deputado de “baixo clero” – e após 11 anos, nem ele e nem os filhos jamais foram citados como chefes de milicia.

    Não era (é) perfil dos Bolsonaros liderarem algo ou estarem a frente como cabeças de organizações, e isto para mim diz muito sobre como a família não passa de retórica, isto é, falam em eliminar, sumir, matar mas sem de fato terem coragem (falam isto pela convivência com sociopatas de verdade).

    vamos aos fatos da “coragem” da família:

    – Bolsonaro assaltado tendo a moto e uma arma levados por bandidos;
    – Flavio desmaia em um debate para prefeitura do Rj
    – Eduardo diz que é policial federal, mas na verdade é Escrivão da PF e foi chamado de “infantil” pela Patricia Lelis
    – Carlos quando adolescente aparece em um vídeo se dizendo vítima de estelionato

    A minha percepção é que os Bolsonaros não estão ligados diretamente com a morte da Marielle, ou seja, no sentido de mandantes. Porém, as relações da família com os responsáveis (e consequentemente com milicianos) se dá muito mais por alinhamento ideológico, e financeiro, nas chamadas “rachadinhas”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador