Com ataque a Lula, Lava Jato pode incendiar o país, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Com ataque a Lula, Lava Jato pode incendiar o país

por Jeferson Miola

A força-tarefa da Lava Jato se embrenhou numa armadilha. Dependendo da opção dos seus agentes, poderá abrir um capítulo de grave conflitividade social no país, e não conseguirá ficar livre da responsabilidade pela espiral de conflito e violência.

Pela primeira vez desde que iniciou, a Operação é contestada pela quase unanimidade jurídica e política. É o saldo da tresloucada acusação dos procuradores ao ex-presidente Lula.

Para acusar e incriminar Lula, os inquisidores do Ministério Público usaram o rascunho do acordo anulado de delação do empreiteiro Leo Pinheiro. Atribuíram ao ex-presidente, com zero de prova, mas muita convicção, o papel de “comandante máximo”, “grande general” e “maestro” do esquema de corrupção na Petrobrás.

A denúncia dos procuradores agora está com o justiceiro Sérgio Moro, que terá de decidir entre duas alternativas: ou [1] aceita a denúncia e instala o processo através do qual, se sabe de antemão, ele condenará Lula sem causa; ou [2] arquiva a denúncia por falta absoluta de provas e “excesso de convicções”.

A segunda hipótese é praticamente improvável, porque Moro estaria contrariando o epílogo épico planejado para a Lava Jato há dois anos e meio, que é a condenação e prisão do Lula como o “comandante máximo” da corrupção no Brasil. O justiceiro dificilmente arquivaria esta denúncia, mesmo que delirante, porque passaria recibo do padrão de funcionamento da Lava Jato, baseado em arbitrariedades e atropelos. Significaria uma derrota estratégica e desmoralizante da Operação.

A hipótese de Moro aceitar a denúncia para condenar Lula é a mais provável, coerente inclusive com práticas criminosas antecedentes. Em outros momentos cruciais para a Lava Jato, Moro não hesitou em agir ao arrepio da Lei e do Estado de Direito. Assim procedeu na condução coercitiva do Lula com o objetivo fracassado de prendê-lo, em 4 de março; e assim atuou na interceptação e divulgação ilegal de conversas telefônicas da Presidente Dilma, em 16 de março.

Para a perpetração dos abusos e violências, Moro conta com o respaldo do STF, que tem sido conivente com a regressão jurídica e com os retrocessos no campo do direito, como ficou patente por ocasião dos episódios de 4 e 16 de março e outros. Com isso, a Suprema Corte legitima o Estado de exceção que se vive no país com o golpe.

É cada vez mais cristalino que a Lava Jato foi montada para atingir de morte Dilma, Lula e o PT. Na verdade, a oligarquia golpista usou o combate à corrupção apenas para tomar de assalto o poder com o golpe jurídico-parlamentar. Como derrubaram Dilma, agora precisam aniquilar Lula, inviabilizando por todos os meios seu retorno à Presidência do país na próxima eleição.

A paz social no Brasil está ameaçada pelo ataque que setores das instituições jurídicas e policiais do Estado, capturadas por militantes partidários golpistas e antipetistas, desferem contra a democracia, a Constituição e o Estado de Direito.

A violência fascista contra o Lula, se concretizada pela força-tarefa da Lava Jato com a cumplicidade das instâncias do Judiciário e o acobertamento da mídia dominante, mudará o padrão da luta política e do conflito social.

O povo trabalhador certamente não ficará passivo diante da injustiça contra Lula e da tentativa de assassinato do maior líder popular de todos os tempos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta aos iniciados em

    Pergunta aos iniciados em ciências jurídicas: ele poderia negar esta para demonstrar imparcialidade e posteriormente aceitar outra baseada em fatos novos, como exemplo o novo depoimento que Léo Pinheiro prestou a ele?

    1. Em tese poderia

      instalando um novo inquérito baseado na delação.

      Mas tá na cara que não precisa. Eles vão “lavar” a parte hipotética da denuncia, exposta pela Folha, com o depoimento do Pinheiro NO PROCESSO – q, óbvio, será identico ao da delação cancelada.

      É um tipo mais restrito de coolaboração, mas que pode render muitos benefícios para o que confessa o “crime”.

      A LavaJato começou com uma fraude processual – exposta na Reclamação Constitucional do Paulo Okamotto – e se concluirá com uma fraude processual.

      O resultado é incerto. Mas será que é incerto mesmo? Eles têm se saído impunes de tudo até aqui.

  2. Tomara que incendeie, por que

    Tomara que incendeie, por que seria muito mais triste se nao acontecesse nada. Ate pq se o povo nao se revoltar agora sera depois, quando a agua das medidas dos golpistas estiver batendo no pescoço. Sim, pq na bunda ja ta bateu e inclusive ja passou

  3. Lula e família correm risco de morte
    Lula tem de buscar asilo o mais breve possível. Não se trata de procurar apoio político em outros países, mas de proteger sua vida e a de seus familiares. É uma questão de vida ou morte.  Creio que Lula e seus familiares correm risco de morte, não apenas em razão de grupos terroristas que vem jurando sua morte na internet, mas também pelas milícias da FIESP integradas por desocupados, maconheiros e criminosos com extensa ficha criminal, todos contratados pela FIESP para levar pânico à sociedade e disseminar o terror. Se o Lula não deixar o país até dezembro próximo, certamente será assassinado antes do romper do novo ano. Isso é fato. Parte do povo acha-se contaminada pelo vírus do ódio seletivo e doentio disseminado pela Globo contra o PT nos últimos 10 anos. Milhares de brasileiros, sobretudo os incautos, estão doentes e cegos. A Globo os cegou . E uma vez obcecados pelo jornalismo sujo e desleal da Globo, passaram a ser facilmente manipulados como marionetes pela Mídia fascista.  Todo o ódio das elites fascistas contra o Lula se deve ao sucesso do seu governo. A aprovação do presidente Lula foi fantástica: 80,5% do povo julgaram ótimo o seu governo. Isso fez despertar a serpente venenosa que, até ali, encontrava-se em estado letárgico. E essa serpente chama-se GLOBO.  A partir da vitória da Dilma em 2014, instigados pela Globo e seus congêneres, as elites fascistas, como animais raivosos a expelir seu babo de ódio pelos cantos da boca, movidos por sua aversão doentia aos pobres, começaram a uivar contra o Lula, depois contra Dilma. E quando perceberam que não poderiam vencê-los <strong>nas urnas,</strong> então passaram a tramar o Golpe. E numa trama sórdida e brutal, urdida pelas forças políticas derrotadas no último pleito, mancomunadas com a Mídia fascista e em conluio com setores do Ministério Público, da Justiça e da PF, auxiliados pelas milícias da FIESP, conseguiram arrancar do Poder uma presidenta eleita legitimamente pela maioria de votos dos cidadãos, numa eleição limpa e democrática. O Golpe ainda não se completou. Está em curso. Para sua consumação, é preciso que Lula, o maior estadista que este país já conheceu, seja preso ou morto a todo custo e a qualquer preço. Os artífices do Golpe investiram muito dinheiro, apostaram todas as fichas nesse Golpe, e estão dispostos a TUDO para não perderem o que investiram. Por essa razão, Lula e a sua família têm de deixar o país o mais breve possível!

  4. Um juíz decente arquivaria

    Um juíz decente arquivaria tal palhaçada (sério, vocês brasileiros jamais aprenderam o que é justiça de verdade). Mas como o juíz Moro é um criminoso então certamente ele vai aceitar a denúncia. Moro que não reclame depois quando não puder sair nas ruas sob o risco de ser linchado.

    1. Em curitiba ??? Linchado por

      Em curitiba ??? Linchado por indiciar o Lula ?? Aquele lugar que vai eleger Rafael Greca no primeiro turno, elegeu beto Richa no primeiro Dias e Álvaro Dias com 77% dos votos ?? Vai ser linchado se não indiciar…

  5. Com certeza, o Lula e toda a

    Com certeza, o Lula e toda a sua família já foi condenada, quer pelo janot(a), quer pelos procuradores de convicção farsesca, quer pelo dito desmoronado, quer pelo amigo desembarga de palegre, quer pelo pleno do tribunal da 4a., quer pelo stf: não se salva um nesta luta inglória de assassinato do Lula e sua família. Há muito digo que o Lula e (agora) sua família devem procurar asilo na embaixada mais próxima, até a americana serve. Só não servem a da argentina e a do paraguai. E, ve-se, não existe ninguem que possa ajudar a nossa democracia (o golpe é total: até mesmo os militares saudam os moros da vida). 

  6. Não incendiará nadica de

    Não incendiará nadica de nada, além do que ora vemos: quatro gatos pingados do PT – nem o partido inteiro é – e os adversários divididos entre os que riem do desespero e os que rangem os dentes porque gostariam matar a todos. O próprio PT se informa e forma opinião nos editoriais das Organizações Globo e seus satélites como Bandeirantes, SBT e as “News” da vida, que hoje pautam os jornalões, cada vez mais jornalinhos, porém que ainda fazem a cabeça dos “iluminados”.

    Não temos uma República. Para o povo, o Estado e seu ente administrador continua com no tempo em que, quando um escravo era condenado pelo dono e obstado pelo ouvidor – casos raríssimos – tinha que esperar um mínimo de três meses de ida e três meses de volta da carta ao rei e respectiva resposta, se permitia isso ou aquilo. E a resposta era sempre a favor do senhor, logo, ‘destino manifesto’. Nada a fazer; só observar calado. E quanto à elite, quem ainda tem um mínimo de vergonha na cara, ou é voz no deserto, ou está fazendo coro à horda com medo de também ser atropelado.

    “Foi um rio que passou em nossa vida”. Só!

    À essa altura, para o bem do Brasil já se faz necessário que inabilitem Lula às eleições (o que virá, claro, com humilhações de prisão e escrachos) e extingam o PT. Assim, quem sabe, das cinzas a fênix ressurgirá. A caça está completamente dominada. Só falta o golpe final para que o caçador comemore sua vitória.

  7. Duvido e faço pouco que esse

    Duvido e faço pouco que esse país incendeie.

    Depois do que fizeram, deram um golpe e não aconteceu N A D A !

    Somo um povo de merda, somos uns bostões, o Moro e essa turma da lava jato sabem disso.

    Com essas pataquadas eles estão testando o povo.

    No momento certo eles vão prender o Lula e não vai acontecer porra nenhuma.

    O Eduardo Cunha depois de todas as merda que fez, está por aí, livre, leve solto e com muita grana.

    Não aconteça nada, nem um tapa na orelha esse safado ganha. E mais, ainda e ovacionado por muitos.

    Não acredito em nehuma reação mais forte vinda do povo, o máximo que vai acontecer é queimar uns peneus, e olhe lá !

    1. UMA CERTEZA ATROZ!

      Esse pais para incendiar Jeferson Miola, só se fosse com bombas jogadas pelos Estados Unidos, ou por algum homem bomba disposto a morrer pelo pais alheio, só para ser recebido no céi por 70 virgens. Lembre-se: somos um pais de gente ordeira e pacifica. Gente de bem que só incendeia índio, preto, pobre, puta e petista. Temos uma gramática tão rica e ampla, que faz certos analistas confundirem paz e ordem com omissão e covardia, a não ser que escrevam isso de má fé.

  8. Vai ter luta!
    Era o que se

    Vai ter luta!

    Era o que se dizia antes do impeachment da Dilma…

    Acordamos num novo dia?

    Ai, colocamos um outro sonho na meta!

    Eleições diretas!

    Vamos incendiar o país, se prenderem o LULA!

    Mais um sonho…

    Voltamos a ser o país do futuro!

    Nossa esperanças FORAM JOGADAS PARA O FUTURO QUE NUNCA CHEGARÁ!

    Enquanto isso 1.500.000 já ficaram sem emprego, eles terão que almoçar e jantar e dar conta da parafernálias de contas que terão que pagar…

    Aumentará a violência!

    Vamos nos matar como ratos por disputa de alimentos e coisas!

    Não entendo este país…

    Que esperança é essa que nos tornará MENOS HUMANOS, aumentará o ÓDIO ENTRE BRASILEIROS, nos dividiremos e nem nos lembraremos dos canalhas que causaram toda esta sorte de desgraças em nome da JUSTIÇA!

  9. Na boa, não haverá nenhum

    Na boa, não haverá nenhum ataque do povão, nem tão pouco revolta.   Não sei quantos Lulas terão que ser presos,  talvez 100, 500, 800… para a galera perceber que podemos ser o próximo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador