Cresce popularidade de Lula e rejeição a Moro e Bolsonaro, diz pesquisa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mesmo após a delação informal de Antonio Palocci alegando que Lula tinha um “pacto de sangue” com a Odebrecht, a aprovação ao ex-presidente cresceu de novo segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos na primeira quinzena de setembro.

De acordo com o Ipsos, a taxa positiva do petista subiu 32% para 40% e está no maior patamar registrado nos últimos 2 anos de levantamento. Ao mesmo tempo a desaprovação a Lula caiu de 66% para 59%.

Enquanto isso, a desaprovação a Sergio Moro cresceu e está em 45%. O Estadão diz que é o “recorde” negativo registrado desde setembro de 2015.

Jair Bolsonaro sofreu dois reveses, segundo a pesquisa: a rejeição saltou de 56% para 63% e a aprovação caiu de 21% para 19%.

Para Danilo Cersosimo, um dos responsáveis pela pesquisa Ipsos, o levantamento atual não colocou Bolsonaro consolidado em segundo lugar na preferência do eleitorado, mas mostrou que Lula alcançou talvez seu maior patamar. “Dificilmente ele passará disso. A rejeição a seu nome é ainda muito grande, difícil de reverter”, avalia.

A desaprovação a Temer alcançou 94%.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A rejeição dele é muito

    “A rejeição dele é muito grande e difícli de reverter “. Só essa casinha informativa da extrema direita chamada estadão pode fazer uma afirmação tosca desta em relação ao Lula.  Ao mesmo tempo que vê a sua prole polítca-midiática, o jacu de toga de curitiba, derreter a sua pseudo-popularidade,tem que aceitar o fenômeno Lula sobrepujar todas as adversidades e se colocar como favorito para 2018. É muito pros fascistas mesquitas. Dê cinco minutos, durante uma semanda ao Lula na televisão e ele encaixota este panaca de curitiba. Por isso este desespero louco pra retirar de qualquer maneira o Lula no tapetão antes de 2018. Acho que as coisas nunca estiveram tão mal pros golpistas.

      1. Na sutileza?
        Não.
        Quem

        Na sutileza?

        Não.

        Quem exagerou na sutileza foi o sem noção que ainda se deu ao trabalho de dar 2 estrelas ao seu comentário.

  2. Friamente…

    É sempre prudente não fetichizar os números, senão os fenômenos políticos (que não são numéricos) acabam virando um braço-de-ferro de posições absolutas.

    Uma forma de ler essas pesquisas é em termos de tendência. Ok. Mas sobre qual base essa tendência opera?

    Não é que eu queira desapontar os lulistas, mas, outra maneira de confrontar esses números é:

    Aprovação: Lula- 40%, Moro- 48%

    Desaprovação: Lula- 59%, Moro- 45%

    Por enquanto a base ainda é essa. Talvez seja interessante se perguntar por que. E isso não é um somenos.

    Note-se que os índices de aprovação e desaprovação de Lula são semelhantes aos de março deste ano. Ainda não se pode dizer que haja uma tendência consolidada.

    Já no caso de Moro, nem tanto. A tendência parece ser de uma lenta perda de aprovação e crescimento de desaprovação, com a tomada de posição de quem antes não se interessava muito por ele. Pode-se cravar uma tendência de todo consolidada? Talvez não, mas houve uma inflexão recente significativa, e isso é relevante, porque quando essas coisas acontecem é sinal de que a “magia” se quebrou.

    No entanto, o traço mais característico desse movimento não está na performance absoluta de Lula, mas na constatação relativa de que ele é a única figura com potencial eleitoral a contrariar o desempenho de todos os demais. Apontaria isso para um movimento de adesão a uma agenda política ou para uma via de desague do desencanto generalizado? As perguntas estão no ar. Números nunca são suficientes sem elas. Eleição é uma coisa; política é outra.

    O panorama geral, para melhor visualização está aqui.

    1. Concordo que a a perda de

      Concordo que a a perda de aprovação de moro vem lenta e gradualmente.

      Mas, dizer que os índices de desaprovação/aprovação de lula são semelhantes aos de março não condiz com o mesmo panorama indicado pelo autor.

      Senão vejamos, em seis meses, o índice de desaprovação caiu OITO pontos percentuais (De 67% para 59%) e o índice de aprovação subiu DEZ pontos percentuais (De 30% para 40%) é absolutamente IMPRESSIONANTE.

      Reitere-se que na antepenultima pesquisa os indices de desaprovação de lula eram ainda MAIORES.

      Outro ponto, nesses seis meses ocorreram a condenação de lula, as delações da JBS e de Palocci, eventos que teriam, por obvio, condições levar a taxas de desaprovação ainda maiores do petista.

      Por certo, os índices de reprovação sao ainda bastante grandes (alias como praticamente todos os políticos) e impossibilitam uma vitória, mas uma campanha televisiva e o recall dele como presidente trariam uma possibilidade muito grande de virar o jogo.

      Quanto o comparativo moro/lula esse não cabe, moro (pelo menos, ainda) não é candidato e se o fosse com certeza faria uma parcela dos seus “adeptos” verem a mudança para a política como ato de aproveitador.

      A questão principal, porém, é que continuo achando que não há a menor possibilidade desse judiciário elitista que temos não o condenar em segunda instância, mesmo sendo a sentença do moro ser terrível em termos de prova.

      Abraço,

       

      Sérgio.

  3. E o velho Abe Lincoln,

    E o velho Abe Lincoln, irrefutável eternamente:

    “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”

    Contribuições americanas para o bem da humanidade: Bourbon, baseball, e Abe Lincoln.

  4. Gulliver

    Não sei foi hoje ou ontem que li que os cumpade de Moro no TRF 4 estão acelerando para julgar outros processos para chegar logo a vez do de Lula. 

    Assim, ninguem pode dizer que o Lula furou fila, apenas os cumpade de Moro resolveram trabalhar mais rápido.

    Diante da informação que Lula cresce e Moro cai, não se deve descartar a formação por parte do TRF4 de uma força tarefa para julgar logo tudo e colocar o processo de Lula em ponto de bala.

    Se for esperar até quase outubro do ano que vem, não vai existir prisão suficientemente grande para por esse gigante, por outro lado, do lado da vara recursal do compadrio, será o mesmo que uma formiga julgar e aprisionar um elefante.

    Conselho a Lava Jato.

    1 – Entrem com uma ação pedindo a proibição de persquisa eleitoral até que o recurso de Lula seja julgado.

    2 – Se não conseguirem o primeiro intento, que proibam que faça constar das pesquisa o nome de Lula.

    3 – Se não alcançarem o segundo, que se faça um pacto entre os institutos e imprensa, para que o nome de Lula não conste das pesquisas. E que pesquisa feitas fora do controle da grande mídia seja por ela boicotada.

    Eu sei, não precisa me dizer, todas essas sujestões são para quebrar o termometro que acusa o Moro febril.

    Mas alguma coisa coisa precisa ser feita, nem que seja quebrar o termometro. 

  5. A questão que se coloca é:

    A questão que se coloca é: como trabalhar em cima desse cenário? É agora que a atuação política precisa ser mais enfática. Cabe notar também que Moro só tem pauta positiva na imprensa e o Lula só tem negativa. Como diz o cientista social (talvez o mais importante em atividade) Wanderley Guilherme dos Santos: Lula é indestrutível, não como pessoa física, mas como elemento de mobilização. Não é exagero dizer que Lula é o futuro do país para as próximas décadas e será a referência na política durante muito tempo ainda.

  6. É no andar da carruagem que as abóboras se acomodam.

    O Juiz Perde Credibilidade Enquanto o Réu a Ganha!
    Não poderia ser diferente diante de tantas evidências…
    Um golpe urdido pelo eterno pretendente a tutor desta Nação, utilizando-se de meios estultos e dissimulados…
    Aproveitando-se da baixa noção crítica de um povo a respeito de si mesmo…
    e de uma classe social endinheirada cooptada por inveja ao seu glamour; de uma imprensa comprada e de agentes públicos aliciados sabe-se lá como e porquê,
    agora, impostas por tantas evidências explícitas, as expectativas e fés se alteram na balança das percepções e dos julgamentos pessoais…
    Aquele cidadão que já foi, coletivamente, do “somos todos Moro”, parece que se percebeu na canoa errada….
    tomaram-lhe os direitos trabalhistas, quando não o emprego…
    percebeu-se vítima de um logro, de uma jogada para transformá-lo, a ele mesmo, num semi-escravo (só não o será total, porque ainda está proibido o açoite em pelourinho)
    Lentamente, mas efetivamente, o “Somos Todos Moro” vai sendo substituído pelo “Somos todos Lula”!
     

  7. Lula

    Enfim, uma boa notícia….Não sei como Lula mantem uma força psiquica e estável para enfrentar tudo o que está passando,. talvez o amor do povo que ele sentiu duranre a Caravana lhe tenha dado esta força.

  8. pesquisa IPSOS
    Em tempo – Não se pode acusar o instituto IPSOS (https://www.ipsos.com/en/about-us)  nem o Estadão  (http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,desaprovacao-de-lula-cai-e-de-moro-sobe-diz-instituto,70002013727) de terem simpatias por A, B ou C,  ainda mais no Brasil, um país atualmente em uma dita crise política. O IPSOS  é instituto internacional robusto  que mapeia tendencias e  as sinaliza aos mercados de forma pragmatica. O Estadão é, no Brasil,   um forte interlocutor destes mercados na grande mídia e tem, entre seu fiel público leitor, a nata dos banqueiros e do empresariado like FIESP.Pela linha de tendencia da  pesquisa, especialmente com relação ao juiz de 1a instancia de Curitiba, Sergio Moro, podemos até inferir que este  tenderia  a se mostrar com   perfil  para-político e que, exatamente por isto,    já apresenta rejeição substancial pela população brasileira. Estagio, no  International Visitors Program organizado em 2007 pelo Departamento de Estado norte-americano, foi informado no CV Lattes do referido juiz, e ousamos até dizer que, numa percepção  não tão isolada, assim, parece-nos que  ele  ficou eternamente grato, tal o desamor que demonstra pelo enorme contingente de trabalhadores especializados desempregados, e suas famílias,  com  seu comportamento – e ações ditas jurídicas cinéfilas, estas de qualidade e objetivos questionaveis tambem –  do tipo não tem pão, comam bolos.Assim, parece-nos  ainda que, neste momento, a pesquisa sinaliza que  já começaria  a haver   um  rompimento  com os grilhões alienantes, fomentados pela  publicidade midiática da Rede Globo e analogos, que tem nos  massacrado, alterando, para melhor,  o  nivel de percepção dos brasileiros quanto aos reais  interesses em jogo, os quais  ferem, na veia, a nossa soberania, o emprego do trabalhador brasileiro, as parcas conquistas sociais e de cidadania dos últimos anos. 

  9. Pesquisa

     A grande pergunta a fazer a pesquisa é: voce votaria no candidato que o Lula vai indicar para presidente. Porque convenhamos Lula é carta fora do baralho, o Juduciario não permitirá. e u responderia que sim a pesquisa,seja quem for.

  10. Acorda, mané: “golpe militar” é pauta da GLOBO!

    ../../Downloads/Collagem%20Moro%20Temer%20Condor%20II%20Villas-Boas%20Marinho%20copy.jpg

    *Acorda, zé mané: “golpe militar” é pauta da GLOBO! – o bastidor da movimentação das Forças Armadas*

    Por Romulus

    E – mais uma vez! – a blogosfera progressista está perdidinha…

    Até quando, Senhor?!

    *

    Lembram daquela fonte do Blog que nos ajudou a ANTECIPAR, meses atrás, a dramática virada no julgamento da delação da JBS pelo STF?

    (Virada essa a favor da “pacificação nacional”…

    – … que eu prefiro, aqui no Blog, chamar de “Acordão” mesmo…

    Sem nenhum eufemismo!

    Ou problema maior!

    Não se faz omelete sem quebrar os ovos, não é Dona Benta??)

    Impondo uma clara derrota à Globo, à “República de Curitiba” e aos “juristocratas” em geral?

    (capitaneados, na Corte, pelo Ministro Luis Roberto Barroso)

    Pois então…

    É evidente que, num momento em que as FFAA entram – ou melhor: “são entradas” (!) – elas mesmas na pauta político-midiática, eu buscaria saber o que aquela fonte tem a nos contar dos bastidores.

     

    LEIA MAIS »

     

  11. Só vai valer a pena se o Lula

    Só vai valer a pena se o Lula tiver uma esmagadora maioria no Congresso.

    E sem povo na rua e sem mandar gente como o Malandrão Guararapes pra cana, não tem jeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador