Na véspera de novo protesto, Datafolha dá munição a Aécio e turma do impeachment

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Jornal GGN – Um dia antes da segunda tentativa de grande manifestação em protesto ao governo Dilma Rousseff (PT) e os escândalos de corrupção na Petrobras, a Folha de S. Paulo publica uma os resultados de pesquisa Datafolha que apontam que dois terços dos brasileiros (63%) consideram que a presidente deveria sofrer um processo de impeachment em função da Operação Lava Jato.

“Embora o maior grupo da população apoie a abertura do processo de impeachment –posição que nenhum partido relevante defende explicitamente até agora–, a maioria (64%) não acredita no afastamento de Dilma. Menos de um terço (29%) acham que a presidente seria afastada.”

Em matéria publicada às 16h do sábado (11), a Folha destaca que apesar de a maioria dos brasileiros serem favoráveis ao processo de impedimento político de Dilma, a grande maioria desconhece o que aconteceria depois.

Entre os que querem a deposição de Dilma, 37% sabem que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiria o lugar da petista, em caso de cassação. Metade desse subgrupo, entretanto, não sabe citar expontaneamento o nome do vice.

O Datafolha conclui que só 12% dos eleitores brasileiros que são a favor do processo de impeachment sabem quem é Michel Temer e que ele seria o novo chefe do Executivo.
“As conclusões são de pesquisa Datafolha finalizada na sexta-feira (10), dois dias antes das manifestações programadas contra a presidente para este domingo. O instituto ouviu 2.834 pessoas. A margem de erro é de dois pontos”, publicou o jornal.

A Folha também sublinhou que “nenhum partido relevante defende explicitamente” o impeachment de Dilma, apesar de a pesquisa recém saída do forno dar apoio ao pleito.

Segundo o instituto, 75% dos entrevistados também apoiam os protestos contra a presidente. O volume dos que associam Dilma à corrupção na Petrobras também é destacável: 57% acham que ela sabia dos esquemas e deixou acontecer; outros 26% acham que embora ela tivesse conhecimento, nada poderia fazer para impedir.

Aécio na frente de Lula

Segundo o Datafolha, se uma nova eleição fosse realizada hoje, o candidato derrotado na última disputa, Aécio Neves (PSBD), ficaria tecnicamente empatado com o ex-presidente Lula (PT). O tucano teria 33%, enquanto Lula teria 29%.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Doce ilusão, querem enfiar o

    Doce ilusão, querem enfiar o aecio goela abaixo do povo de qualquer jeito, e o questionario dessa pesquisa como foi feito? faz quinze perguntas induzindo o entrevistado e depois pergunta se é a favor o ompitíman?

  2. E munição boa.
    Pena que

    E munição boa.

    Pena que treme3ndamente mal aproveitada,

       Aeciio não é oposicionista.

        Ele é apenas um oportunista sem endereço.

               é isso mesmo  que vcs leram\;

               Sem endereço.Ou cem endereços.

                  A consoante fica a critério do freguês.

  3. Golpismo

    Essa pesquisa é uma fraude e um crime. Golpismo mesmo!…

     

    Se houverem manifestações amanhã participarão delas idiotizados pelo PIG e cúmplices da Lista do HSBC e Operação Zelotes!…

     

    Fico imaginando o sujeito sair de casa para marchar por FHC, Aécio Neves, Ronaldo Caiado, Agripino Maia, etc…É dose!…

  4. O toque de sadim.

    A Folha está acabando com a credibilidade do Datafolha.

    Uma pesquisa dessa é inútil.

    Se fosse feita a mesma pesquisa com sãopaulinos, domingo passado, às 18hs, sobre se Muricy Ramalho deveria permanecer no comando da equipe, o resultado seria o mesmo.

    Essa pesquisa só mostra que a população pesquisada desconhece o processo de impeachment. Confunde-o com recall que não faz parte da nossa legislação.

    Mas isso não interessa a Folha informar.

  5.  
    Os golpistas perderam a

     

    Os golpistas perderam a vergonha

    Autor: jornalista Miguel do Rosário

    11 de abril de 2015 | 16:59

    Às vésperas das marchas do dia 12, a Folha publica uma malandríssima pesquisa em que aponta um suposto apoio da população ao “impeachment” da presidenta Dilma.
    Malandríssimo por duas razões: para tentar estimular as manifestações de domingo, e porque a própria pesquisa induz as respostas.
    Eles manipulam a opinião pública, depois fazem pesquisas para avalizar o resultado da sua própria manipulação.
    É um jogo perfeito. Perfeitamente canalha.

    (…)

    Os golpistas perderam a vergonha

    11 de abril de 2015 | 16:59 Autor: Miguel do Rosário

    Às vésperas das marchas do dia 12, a Folha publica uma malandríssima pesquisa em que aponta um suposto apoio da população ao “impeachment” da presidenta Dilma.
    Malandríssimo por duas razões: para tentar estimular as manifestações de domingo, e porque a própria pesquisa induz as respostas.
    Eles manipulam a opinião pública, depois fazem pesquisas para avalizar o resultado da sua própria manipulação.
    É um jogo perfeito. Perfeitamente canalha.
    (…)
    O governo Dilma completou 100 dias e, aos trancos e barrancos, vai entrando nos eixos, superando os tropeços políticos do caminho, e iniciando uma agenda positiva.
    A mídia, que passou a demitir em massa, está deseperada, e tenta a sua última cartada.
    Nelson Rodrigues dizia que os idiotas perderam a modéstia.
    Poderíamos parafraseá-lo e afirmar que os golpistas perderam a vergonha.

     

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=26237&cpage=1#comment-180498

  6. Manifestação

    Amigos,

    O PIG, formado por Globo, o principal, Folha, Veja e Estadão são bandidos sabotadores vezeiros, se o MP brasileiro e outros  órgãos fossem isentos, acionariam estes veículos junto à Justiça, por incitarem uma revolta contra o estado legal, tentando derrubar um presidente eleito e desestabilizando o governo.

    É um crime, pois desinformam os leitores, em vez de esclarecer os fatos. Trabalham em cima de suposições que eles mesmos constroem e divulgam.

    A rede Globo, sendo concessão pública deveria ser cassada!  

  7.  
    O GOLPE ESTÁ SENDO

     

    O GOLPE ESTÁ SENDO JUDICIALIZADO, TELEVISIONADO – E ‘RADIONIZADO’! I ENTENDA

    Nesta manhã (09/04/2015), um médico utilizou uma concessão do Estado brasileiro para promover a apologia ao golpe de Estado e incitamento do ódio ao PT na população, ocupando espaço em duas emissoras de rádio que funcionam numa mesma estrutura – Rádio Sociedade 970 AM e Rádio Princesa FM.

    Emissoras da Rede Capuchinhos de Rádio Católicas [do lucro!], Feira de Santana, Bahia.

    O mote: convocar a população a participar do ato do próximo domingo promovido pelo movimento ‘#vemprarua’.

    Indagado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, afirmou:

    “A presidente Dilma Rousseff foi ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, integrante do Conselho de Administração da Petrobras, presidente do Brasil… Portanto, a presidente está envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras!”

    A calúnia não leva em consideração que inexiste o mais tênue indício de envolvimento da atual presidente da República.

    Acrescentou outros motivos:

    comentou sobre uma chacina que ocorrera – há poucos dias – na cidade como sendo um exemplo cabal de que o caos está institucionalizado no país, o que reforça a tese do impedimento.

    Em seguida, requentou um factoide criminoso divulgado na última Sexta-Feira Santa através de um *jornaleco pertencente a grupos de extrema direita da região. A denúncia de que teria havido corrupção na gestão de um hospital da cidade sob a administração do governo estadual (PT). Calúnia já desmentida em razão da total inconsistência das acusações – e mediante apresentação de documentos por parte dos acusados.

    “Se não houve corrupção em decorrência de superfaturamento na compra dos materiais, então houve porque as técnicas cirúrgicas aplicadas estão ultrapassadas!”

    *’Folha do Estado’

    O médico afirma que defende a saúde pública, no entanto, assevera textualmente que “atua exclusivamente no setor privado”! (sic)

    Aproveitou para anunciar a venda de camisas para o evento, em tom de deboche: “Promoção: compre uma camisa por R$ 15,00 e, pagando mais R$ 15,00, leve outra! As camisas estão à venda em minha clínica [de nome tal, endereço tal…]…”

    RESCALDO: “Soltos, todos soltos!”

     Ah se ‘nois tivéssemos um Ministério Público confiável!

     E Ministérios das Comunicações e da Justiça idem! 

    1. Messias, que Dilma Rousseff

      Messias, que Dilma Rousseff foi ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, integrante do Conselho de Administração da Petrobras, e foi e é  presidente do Brasil… Não pode ser mais verdadeiro!

      Quanto a estar “envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras”, por ação ou omissão, também restam poucas dúvidas; a não ser na raríssima exceção de absoluta incompetência pessoal para os cargos que ocupou, e ocupa (e não me parece que seja tão incompetente), não se admite que estivesse alheia a todos os fatos que hoje se verifica.

      Se não participou, o que é possível, também não denunciou e nem nada fez, ao que se saiba, para impedir que os fatos acontecessem, logo, no mínimo falhou com a responsabilidade dos cargos que ocupou e ocupa; o excesso de tolerância com o mal feito nos torna cúmplices.

       

      1. Conselho de Administração Petrobrás

        José, essa sua conclusão é extensiva a todos os membros da Alta Administração da Petrobrás como Jorge Gerdau, Fábio Barbosa (ex CEO do Grupo Abril), o qual ocupou assento de 2003 a 2011? Acha mesmo que se houvesse algo incriminador contra Dilma o conselheiro Fábio não teria publicado em VEJA?

        1. Sim, Tavim, a suspeição se estende a todos

          Mas podem escolher entre a culpa e a incompetência enquanto se apura a responsabilidade de cada um. Tenham ou não participado do rateio, no mínimo falharam na análise das circunstâncias e fatos que lhes incumbia controlar.

          Você não acha?

  8.  
    INTERNET ACELERA MORTE DA

     

    INTERNET ACELERA MORTE DA MÍDIA IMPRESSA NO BRASIL Semana marcada por cortes drásticos na Folha e no Estado terminou com uma parceria entre o governo federal e o Facebook para levar internet gratuita a 200 mil pessoas na favela de Heliópolis, em São Paulo; “A escalada de demissões de profissionais da imprensa nos últimos dias, Folha 50 jornalistas, Estadão 100, Jornal Nacional despencando sua audiência, mostra que o setor está arruinando numa velocidade inimaginável”, diz o jornalista e escritor Laurez Cerqueira; “A internet deu voz a todo mundo, criou verdadeiras praças, que são as redes sociais, tribunas eletrônicas com liberdade de expressão quase absoluta e a possibilidade de checar informações”; “Sobreviverá nessa selva eletrônica quem produzir informações confiáveis, um jornalismo honesto, e que tenha bons intérpretes da realidade” 11 DE ABRIL DE 2015 ÀS 11:29 Pensando alto e em  rascunho (*) Laurez Cerqueira (…)  FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/176790/Internet-acelera-morte-da-m%C3%ADdia-impressa-no-Brasil.htm (*) Laurez Cerqueira é autor, entre outros trabalhos, de Florestan Fernandes

  9. A folha é aquele jornal que

    A folha é aquele jornal que apoiou a ditadura? Deu a Serra em 2010 vantagem sobre Dilma e depois foi desmoralizado?A pesquisa foi feita aonde? Em Higienópolis e São Paulo onde estão os coxinhas e aqueles que leem manchetes de capa da Veja bandida? O picareta Aécio da Lista de Furnas e do aeroporto do titio deve estar eufórico…

  10. Da minha parte, acho que o PT

    Da minha parte, acho que o PT e seu governo cometeu um erro imperdoável: tentar navegar unicamente pela velha via da conciliação. No mais… se for cair que caia de pé!

    1. É interessante a proposta, mas…

      Como faz, para “cair de pé”, quem está de joelhos?

      O PT se apequenou, não pelo que lhe fizeram, mas pelos próprios feitos; jamais deveria ter abandonado o ouro das suas origens e ter-se deixado encantar pelo brilho das latas que lhe ofereceram.

      Misturar-se a quem não presta, cedo ou tarde cobra o preço. 

  11. O DATAFOLHA ESTÁ MAIS PERDIDO QUE OS PSEUDOS RATOS NA LAVA JATO.

    A Direira, mídiática (Folha/Globo/Veja/Band/SBT/etc) e política (PSDB e CIA), estão mais perdidos que os pseudos-ratos (a direita não sabe nem diferenciar animais) jogados ao relento (cadê o IBAMA), durante o depoimento do Sr. Vacari  O maior “TIRO NO PÉ” que a Oposição criou nos 100 dias  do Governo Progressista do Partido dos Trabalhadores, foi a votação da PL-4330 (Terceirização) que depois da divulgação dos traidores da Pátria nas mídias sociais, causou um verdadeiro desespero nos Parlamentares que votaram a favor. O Partido dos Trabalhadores (PT) nas pesquisas Datafolha, estão com 100% de aprovação da Classe Trabalhadora desse País. Viva o PT/PSOL/PCdoB, o resto que se cuide, pois as respostas virão ainda nas eleições municipais de 2016.

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Prestem atenção na faixa.Diz assim:

      Queremos os corruptos na cadeia do Pt, do PSDB,PP ou PQP ou seja:

      DA PUTA QUE PARIU.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Essa gente,na falta de
    Essa gente,na falta de propostas,continuará,como nestes últimos doze anos,rogando praga no povo brasileiro.
    Ele sabem que pela via democrática não passarão.Tentarão o incitamento ao ódio só que,as própria pesquisas começam a demonstrar,ninguém vai apoiar o nada e eles são isso: Um nada.

    1. muitos dos sem noção…

      participam apenas porque acreditam que agindo assim estão punindo o povo do andar debaixo

      aqui no Rio, pelo que declararam logo após manisfestações, em pesquisa independente, infelizmente foi possível confirmar

  14. Tenho a impressão que as

    Tenho a impressão que as pessoas não irão as ruas no mesmo numero amanha.

    O que sera bom para o pais.

    Ja houve manifestaçoes democraticas com excessos pontuais ( como há em todas as vertendes politicas ).

    Mas é bom colocar uma agua nessa fervura que pede impeachment pois isso não ira agregar em nada a nossa democracia.

    Os protestos ja foram feitos, esta de bom tamanho , a democracia ja seguiu seu curso.

    Agora vamos aguardar os fatos e espserar a Dilma terminar o mandato dela, e nas proximas eleiçoes que vença o melhor para o pais e a democracia, e o mais importante que TODOS acatem o resultado.

    ja deu essa histeria binaria, onde só há espaço para amigo ou inimigo… 

    1. disse tudo, é isso aí………………”histeria binaria”

      repetidamente municiados pela mídia, e olha que me refiro aos dois lados, petistas e tucanos, levará muito tempo ainda para que deixem de ser as manifestações mais sem noção do planeta

      torço para que mude; que se transforme em algo bonito de se ver, espontânea e democrática, tipo aquelas americanas

      mas, é o que muitos acreditam, eu também, que tudo que começa ou é incentivado pela mídia não resulta em nada

      às vezes até desconfio a quem estão protegendo mesmo; às vezes penso que protegem os políticos que não querem reforma, independente do partido

    2. Já eu tenho esperança

      De que as pessoas possam voltar para as suas casas, lavar as “pinturas de guerra” e guardar novamente os tacapes…

      Talvez, a partir da mobilização democrática vista nas ruas, os que estão delegados para exercer o co-mando entendam de uma vez por todas que a Sociedade não lhes passou escritura de coisa pública nenhuma;

      Estarem eleitos ou designados para exercer o Governo, e inclusive estarem sendo remunerados com os salários e privilégios mais expressivos do País para se incumbirem dessa responsabilidade, lhes confere Autoridade, mas essa Autoridade pertence aos cargos que lhes foram confiados pela Sociedade e não se confunde com as suas pessoas.

      Estão ali, não para realizar “projetos pessoais” nem “projetos de poder”, mas sim para realizar um “Projeto da Nação”, que é o de construir um País chamado Brasil e não “encher as burras” de particulares ou partidos.  

  15. pouco se pode esperar de muitos dos manifestantes…

    e taí a Folha a nos mostrar que para uma grande parte realmente será assim

    para os que vão se manifestar com a certeza do que nunca foi confirmado como verdade

    para o bem das manifestações, que um Fora Folha se junte com o Fora Globo carioca

  16. tá bom………………………….é outra coisa

    sim, sei

    e como não sei que dia hoje, que oração nem onde estou, acredito

    vou caminhar, me passear

  17. Bando de alienados

    Bando de alienados desnutridos intelectualmente.

    Amanhã teremos novamente o pic nic do PIG.

    As mesmas  bochechas bem alimentadas  borradas com o verde amarelo, com uma faixa ou cartaz xingando a presidenta.  

    Irão cantar o hino nacional, xingar a pleno pulmões o PT e a DILMA e no final do dia  entonarão  o “pra não dizer que não falei das flores”.

    Se sentiram revolucionários mas não chegam nem a serem rebeldes.

  18. Soletrando silabicamente: MA-NI-PU-LA-ÇÃO

    Alguém aí ainda acha que a imprensa não tem nenhuma relevância na mobiização (leia-se manipulação) do cidadão medíocre? Ou vão ainda achar que é teoria da conspiração?

    Porque não encomendaram uma pesquisa para saber o que a população acha do impeachment de Alckmin? Ou da cassação de Cunha? Afinal, ao que tudo indica, os manifestantes protestam contra a corrupção de modo geral, não sendo tal revolta dirigida somente à Dilma. Ou me engano?

    É claro que um entrevistado comum, se perguntado a respeito de corrupção, vai opinar a partir da fonte que lhe mais é acessível e que lhe vem mais prontamente à memória: do que a imprensa de massa noticia. E o que ela noticia veemente e diariamente? Sobre a corrupção na Petrobrás e a insinuação constante do envolvimento de Dilma em qualquer esquema na empresa. É simples entender: a imprensa tenta a todo custo colar a imagem da Petrobrás na imagem de Dilma.

    Como funciona: pouco importa o teor da pesquisa, ou como ela foi conduzida. O importante mesmo é estampar o impacto dos números como o substrato da opinião geral da população. Claro que pesquisas como essas existem aos montes. Só que a sutileza dessa pesquisa em especial (e é disso que se vale a imprensa de massa nos bastidores) é agir de modo indireto, não dando mostras evidentes de seu partidarismo nessas questões.

    É um processo que se retroalimenta: o “boobus” bebe da fonte da imprensa. Todos os dias vê publicado nas bancas ou noticiado no JN tudo contra o governo federal. Afinal, se o William Bonner fala, daí tudo passa a ser a verdade absoluta, inquestionável. E inconscientemente conclui: “se saiu na Globo é porque deve ser verdade.” Daí, mesmo sem saber exatamente como as coisas funcionam, pois a imprensa não se interessa em mostrar o cenário todo, aliado à sua incapacidade de emitir qualquer juízo próprio e à raiva visceral que normalmente lhe caracteriza, conclui que Dilma deve sofrer impeachment. Então a Folha, um órgão muito representativo dessa imprensa de massa emite uma pesquisa convenientemente publicada NA VÉSPERA de um novo dia desses protestos artifiicialmente motivados e plenamente partidários e unilaterais, tentando dar ares de opinião geral o sentimento particular de uma massa que essa mesma imprensa ajudou a moldar. Novamente vemos aí a inculcação, o modo subliminar e sutil com que a manipulação se dá e como a imprensa vende seu partidarismo aos mais pobres de raciocínio.

  19. Nunca teve vergonha na cara.

     

    Pra quem nunca teve vergonha na cara, apoiou assassinos e torturadores, qual a novidade?

    A novidade é que esse jornaleco, não sobrevive mais 3 ou 4 anos.

     

  20. A velharia vendo a história

    A velharia vendo a história passar na sua frente e ainda estão agarrados nos dogmas antigos.

    O progressismo envelheceu ainda esta combatendo guerras que acabaram.

    E eu acho muito bom.

    Por favor continuem assim.

    “A República vencera!”

  21. ELES DEVEM FICAR INCONFORMADOS…

    USAM E ABUSAM DOS SEUS JORNAIS PRA ACHINCALHAR  O LULA E LÁ ESTÁ ELE NAS CABEÇAS…QUANDO TIVER ESPAÇO PRA FALAR…DEU PRA ELES…O OVO BRASILEIRO NÀO É ESTÚPIDO O QUANTO ELES IMAGINAM…

  22. Proliferação do Mosquito da Dengue Golpista

    Bom, nove e quinze da noite, já deve ter uns dois ou três milhões de pessoas na Paulista, segundo a PM. Talvez quatro milhões.

    É que a galera chega mais cedo pra pegar um lugar melhor.

    Amanhã na certa vai passar de vinte milhões. Se der 21 certinho, leva todas as fichas da mesa.

  23. ESCREVI ISSO EM 2007 NÃO SEI ONDE, MAS OLHE HOJE.

    NASSIF, escrevi esto em algum blog em 2007 e achei hoje, porque não foi feito nada, o governo que tem inteligência um pingo é letra. Leia abaixo e onde foi feito, porque não estudam nada, capivara 2 em…
    A NOVA REPUBLICA

    De agora em diante vamos fechar o congresso, não existe mais câmara federal, nem senado, e nem república, no palácio do planalto será sede da maior federação da grande mídia do (brazil), na câmara se instalará jornalistas eleitos numa negociação e escolhidos nos seguintes órgãos; VEJA REDE GLOBO, ESTADÃO, FOLHA DE SP, O GLOBO. No senado serão composto pelos donos destes veículos citados, no STF serão compostos por faquir é aquele que deita sobre facas, só que aqui numa nova modalidades, todos com facas no pescoço e cada faca com um nome de um veiculo de comunicação. E o Presidente será Alberto Dines que ficará observando o black-out
    Será ele ainda um sumo sacerdote uma espécie de oráculo que irá fazer previsões do futuro; dirá por exemplo que o flamengo fará 4 x 0 no são paulo no próximo jogo e se não for esse o resultado não será válido, o perdedor passará a ser vencedor pois o são paulo merecia os pontos pois tem a maior torcida no tablóide FOLHA DO ZERO A ESQUERDA. Ele também vai ser um profeta do acontecido pois se assim for será também um arremessador de facas, tipo aqueles de circo, só que em nova modalidade ficarão Juizes de futebol para não dizer outros com suas jugulares expostas e as facas serão atiradas só de raspão como um aviso.
    O BRASIL deixará de existir economicamente e os mais ricos serão os que tiverem o maior número de assinaturas desses jornais, e a moeda será o E$=EDITORIAL , a mais valiosa moeda do mundo e será preciso muitos dólares para se ter uma. E o povo antes de entrar no trabalho, na escola ou no teatro e etc, terá de ler as fantásticas opiniões do oráculo e se ajoelharão em sinal de obediência a nova REPUBLICA DOS JORNALISTAS DO bRAZIL, a maior potencia do mundo onde tudo é certo e nada é errado e neguem é humano seremos apenas olhos sem consciência, obedeceremos o MAKITUB se assim escrito, assim será. Se não for, não vale.

    Carlos Lima
    Montes Claros MG
    ig/bol

  24. Essa DataFalha está

    Essa DataFalha está desesperada porque está falindo, agora está apelando por uma pesquisa entrevistando só os mosquitos da dengue de Higenópoles, Morumbi e Jardins.

     

  25. Daqui a alguns meses ou anos,

    Daqui a alguns meses ou anos, quando revisitarmos o atual momento, ficaremos incrédulos ao rever o que estamos passando. Inacreditável. O golpe contra o governo e contra o povo brasileiro vem sendo armado já de algum tempo. As eleições foram o momento decisivo para uma virada, seja para a esquerda ou para a direita. A direita, com a ajuda da sua mídia golpista, quase levou. Mas, na última hora, com o apoio dos movimentos sociais e com um discurso de mudanças em favor do povo, a presidenta conseguiu se reeleger.

    Mas, os derrotados não aceitaram. Já havia toda uma operação em curso, desde a midiática Operação Lava Jato, feita por encomenda para atacar a Petrobras, o governo federal e o PT. Embora tenha perdido o pleito presidencial, a direita conseguiu fazer uma grande maioria no congresso nacional, especialmente na Câmara dos deputados, onde despachantes do agronegócio, dos banqueiros, dos empreiteiros e de ideologias fundamentalistas, liderados pelo projeto de ditador Eduardo Cunha, assumiram o poder naquela Casa. Ao mesmo tempo, a mídia continuou o bombardeio diário, como vinha fazendo, entorpecendo as mentes de milhões de brasileiros contra o governo federal, contra o PT, e contra os interesses do Brasil.

    No meio deste cenário de guerra aberta, o que faz o governo do PT? De forma inacreditável, toma medidas impopulares contra o povão que apoiou o governo: ataca o seguro desemprego, as pensões, aumenta tarifas de gasolina, energia elétrica, e finge de morto em relação ao bombardeio contra a Petrobras, uma das maiores forças da nossa economia.

    Em nome de um ajuste duvidoso nos rumos da economia, e sem discutir alternativas que não atacassem os trabalhadores, o governo entrega de bandeja mais essa munição para a direita golpista. Demora a se articular politicamente; a presidenta passa quatro meses sem se dirigir diretamente ao povo brasileiro que a elegeu, como se se tratasse de uma marolinha qualquer, que pudesse ser superada com o escorrer do tempo. Quanta imaturidade política, para dizer o mínimo.

    Diante desse cenário, com a mídia golpista agindo sozinha e fazendo a cabeça de milhões de pessoas, começam a surgir os movimentos de massa de protesto. Coisa que a direita não tinha antes – movimentos de rua contra o governo em grande número de pessoas – se torna realidade. Só na Paulista, 200 mil pessoas, a maioria classe média branca, desfila, pedindo intervenção militar, impeachment da presidenta e manifesta seus preconceitos contra LGBT, negros, nordestinos, etc. O discurso falso moralista e seletivo de combate à corrupção (somente contra o PT e a Petrobras) dá a tônica, numa reprodução do pensamento único da mídia golpista.

    Ao invés de fazer uma aliança direta com os movimentos sociais, em torno de um programa comum que atendesse as demandas de amplas camadas dos de baixo – moradia popular, reforma agrária, melhorias na Educação básica e na saúde pública, etc. – o governo manteve sua postura distante da população, com pequenas alterações na esfera política pelo alto – como a indicação de Temer para articulações institucionais -, onde o jogo já está ganho pelo inimigo.

    A única forma do governo se livrar de um golpe imediato ou a médio prazo é ter a humildade de reconhecer que errou nos primeiros meses do novo governo e chamar os movimentos sociais para um diálogo com propostas imediatas, que envolva a defesa da Petrobras, o fim da midiatização da crise com a abertura de novas concessões de rádios e TVs para os movimentos sociais com financiamento público; e um pacote de bondade com subsídios por parte do governo, que envolva:

    a) redução nas tarifas de água, luz e telefone para quem recebe até 5 salários mínimos; b) transporte gratuito para estudantes e vale-transporte para os desempregados; c) incrementar a fase 3 do Minha Casa Minha Vida; d) cancelar os decretos 664 e 665; e) turbinar a TV Brasil, tanto na programação jornalística e de entretenimento, quanto na extensão e alcance nacional; f) implantar o projeto Banda Larga para Todos de imediato, garantindo acesso gratuito às famílias com renda de até 3 salários mínimos; g) instituir um abono salarial nacional para os educadores do ensino básico que percebam menos que o piso nacional (R$ 1.917) de forma complementar e até que se atinja o valor integral do piso; g) desenvolver parceria com o MST e o MTST para as políticas de assentamento, ocupações urbanas e rurais e financimento de projetos de produção agrícola orgânica e cooperativas.

    São medidas que teriam impacto positivo e direto na vida de milhões de brasileiros e brasileiras. E desmontaria o golpe. A pergunta que farão é: com que recursos o governo aplicaria tais projetos? Respondo: 1) com a queda da taxa de juros, o que aliviaria em muitos R$ bilhões os custos da dívida pública; 2) com o aperto pra cima da sonegação fiscal por parte dos mais ricos. São outros bilhões de reais nos cofres do governo; 3) com a taxação das grandes fortunas, o que garantiria mais um reforço de caixa; 4) se necessário, o governo pode lançar mão de duas outras fontes: um pequeno percentual das reservas internacionais (hoje em quase 400 bilhões de dólares) e empréstimo a juro baixo por parte do novo banco criado pelo BRICS.

    Outros ajustes de menor monta e sem atacar em nada os trabalhadores podem ser realizados, desde que a premissa seja a geração de empregos, fortalecimento do mercado interno e aumento do poder de compra dos trabalhadores. Pois é isso que poderá criar um movimento de crescimento na economia em favor dos de baixo; e junto com isso, o crescimento na consciência política dos trabalhadores de que é preciso lutar e defender os interesses de classe dos de baixo. É a luta política e ideológica que o governo do PT abandonou, de forma irresponsável até. Não há uma rádio, uma TV, uma revista nacional, que trave a luta ideológica contra o pensamento único da mídia golpista (Globo, Band, Itatiaia, Folha, Veja, Estadão, e afins).

    Outra iniciativa importante por parte do governo federal é se posicionar publicamente contra a terceirização que foi aprovada na Câmara dos Deputados. Já foi um erro do governo ter enviado o ministro Levy para negociar pontos do PL 4330, o que torna dúbia a posição do governo. O PT e o governo federal deveriam se posicionar radicalmente contra, inclusive convocando a rede nacional de rádio e TV e explicando didaticamente o quanto este projeto trará prejuízos para todos os trabalhadores.

    Se continuar do jeito que está, a tendência é que o governo seja derrubado vergonhosamente, sem luta, através de um golpe paraguaio que já está armado – operação Lava Jato + 300 e tantos deputados achacadores + MP pautado pela Globo + mídia golpista pautando o golpe e procurando legitimá-lo + base social da direita já pronta para comemorar o golpe). Não será uma derrota apenas do PT e do governo federal, mas de todo o povo brasileiro. Contudo, o PT e o governo federal são os principais responsáveis por esse quadro, pela omissão, pela falta de coragem de chamar a base social de apoio que sempre sustentou o governo para a luta – claro que chamar com propostas enquanto estiver com a caneta do governo, e não apenas quando estiver derrubado, o que não vai adiantar nada.

    Quanto mais o governo federal demorar a se posicionar, e continuar sangrando, mais fácil será o golpe da direita. Dilma e Lula precisam entender que o compromisso que eles têm não é com o ministro Levy, nem com os ajustes de resultados duvidosos e de longo prazo (o governo não tem este tempo para esperar), mas é com o povo brasileiro, com os de baixo, que estão (estamos) sendo atacados e prestes a sofrer a maior derrota dos últimos 100 anos, com perdas de quase todos os direitos conquistados nas últimas décadas.

     

  26. SERIA TRÁGICO SE NÃO FOSSE CÔMICO
    Nada mais ridículo, manipulador e hilário.
    Com menos de 30 dias da última publicação, pesquisa em cima do laço, feita nas coxas dos COXINHAS, exprime o desejo da #ZELITEZELOTES e dos “probos correntistas” do FHSBC, pelo IMPEACHMENT.
    Contanto que tudo volte a ser como antes, onde eles roubavam e ficava por isso mesmo.
    É vergonhoso ver nas passarelas das insanidades, CORRUPTOS DISFARÇADOS DE INDIGNADOS, gritando: FORA CORRUPTOS!!!
    FORA CORRUPTOS!!!
    De braços dados com os bolsonaros da vida, “empresárias” siliconadas desnudas e filhotes da DITADURA, seguram os paus de selfie e disputam os holofotes para ver quem aparece mais, em meio as faixas mais bizarras ainda.
    Chega a ser engraçado ver as MARIONETES PIGAIS, apartidárias, por não terem coragem de assumir o partido, vestindo amarelo diarreia, batendo panelas, cantando e dançando:
    ♪MAMÃE EU QUERO
    MAMÃE QUERO
    MAMÃE EU QUER MAMAR
    DÁ CHUPETA, DA CHUPETA
    DA CHUPETA PRO BEBÉ
    NÃO CHORAR♪…
    Num CIVISMO de invejar.

  27. Se foi em SP está certa a

    Se foi em SP está certa a pesquisa. Aqui qualquer empregadinho de boteco e vendedor de milho diz que a Dilma tem que sair e que o Aécio não ganhou porque foi roubado. E grande parte xinga o Lula e o PT.

    Não tenho a certeza de que o Lula venceria em 2018.

    Nem falo mais nada.

  28. Ai ai

    Ninguém questionava o Datafolha quando ele dava aqueles índices de popularidade pro Lula de causar inveja até ao Saddam Hussein…

    Saiam do blog do Nassif e vocês vão ver que ninguém mais acha esse governo bom. E que a única alternativa para a Dilma não ter tido conhecimento da ladroagem na Petrobras é ela ser uma pomba-lesa. Nesse caso, ela devia renunciar por vergonha.

  29. Agora a oposição tem o apoio

    Agora a oposição tem o apoio da maioria da população. Pena que não houve tempo de barrar um segundo mandato da presidenta Dilma. Reverter o quadro nesse momento é praticamente impossível e teremos que amargar quase quatro anos de governo petista. O que temos que fazer é cobrar ações de quem está aí, ainda que sejam as mesmas pessoas causadoras dos grandes males recentes infligidos ao país.

  30. Resuminho

    Resumo do que são os protestos na verdade:

    Gente motivada pelo efeito manada e que manipulada pela grande imprensa partidária e contrária a tudo o que representa o PT e as esquerdas e que cobre tais protestos como se representassem o sentimento geral da população.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador