Eike condenado a 30 anos por corrupção e lavagem de dinheiro

Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Jornal GGN – De acordo com decisão da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o empresário Eike Batista foi condenado a 30 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eike é acusado de fazer pagamentos indevidos da ordem de 16,5 milhões de dólares ao ex-governador Sérgio Cabral, em 2011. Além disso, existe a tentativa de ocultar a propina por meio de operação de lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, Eike usou o doleiro Renato Chebar para ocultar o pagamento a Cabral. Chebar criou uma offshore chamada Arcadia Associados que fez um contrato fictício com a Centennial Asset Mining Fund, de Eike, para a possível aquisição de uma mina de ouro.

Nesta falsa intermediação, a Arcadia receberia 1,12% do valor da transação. Os recursos foram transferidos de uma conta de Eike, no Panamá, para uma conta da Arcadia, de Chebar, aberta no Uruguai.

No processo, também o ex-governador Sérgio Cabral foi condenado, a 22 anos e oito meses em regime fechado, por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Esta foi a sexta condenação de Cabral, que já tem soma de penas que ultrapassam 120 anos de prisão.

Os outros condenados foram a ex-primeira dama Adriana Ancelmo (4 anos e seis meses); o ex-secretário Wilson Carlos (9 anos e 10 meses); o ex-braço direito de Cabral, Carlos Miranda (8 anos e 6 meses); e o braço-direito de Eike, Flavio Godinho (22 anos).

O advogado de Eike, Fernando Martins, recorrerá da decisão.

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

5 comentários

  1. Exagero para pressionar eventual delação, se houver

    Assim age a “justiça parcial” quando tem alguém que possa, eventualmente, falar algo sobre o PT.

    Revisando na internet podem observar que a média para condenados por assassinato é inferior a 15 anos, a metade da condenação do Eike.

    A justiça golpista cria dificuldades para vender facilidades

  2. ANTICAPITALISMO DE ESTADO

    O próprio tamanho da pena já demonstra uma estratégia, uma politica, algo enrustido e oculto para destruir não apenas o condenado mas tudo que possa representar na Economia e Politica que o originou. É exatamente igual aos casos de Odebrecht e JBS. Coincidência, Grandes Conglomerados, Empresas MultiNacionais 100% Brasileiras, Líderes do Mercado Mundial, Toda Corpo de Trabalhadores dos mais Altamente Especializados, Diretores, Especialistas, Tecnologia serem Brasileiros Natos, até o mais simples dos Trabalhadores? Algo em torno de 1.500.000 Trabalhadores Brasileiros Diretos. Algo próximo a 10.000.000 de Trabalhadores Indiretos. Somente em 3 EMPRESAS. Mas para que o Brasil precisa dar EMPREGOS a 10.000.000 de Trabalhadores? Deve ser coincidência? Afinal estamos na Pátria da Inocência e da Coincidência. Sabe aquele ‘puxadinho’ que você faz na sua casa e o Fiscal não sai da sua porta? Reclama na Ouvidoria e não resulta em nada. E para piorar aí é que vem a multa e não sai o alvará de jeito nenhum? Para montar uma Empresa (Micro) é ainda pior. 5, 6 anos e não sai o alvará. Então você dá a ‘grana’ exigida pelo Fiscal. Por ‘milagre’ as coisas se desenrolam. Mas tem um flagrante (geralmente da TV) Você vai para a cadeia. O Fiscal não. E vem o Prefeito, Vereador, todo Corpo Político e diz que não compactua com isto e não sabia de nada !!!! BEM VINDO AO BRASIL !! O seu. O meu. De Eike. de Marcelo. de Joesley. Dinheiro do BNDES? Os maiores clientes do BNDES são MultiNacionais Estrangeiras que nos vendem o restolho, o lixo, a porcaria, as sobras das suas Indúustrias. Estas “Carroças” que Nós Imbecis Brasileiros compramos a Preços Extorsivos. E ainda achamos que estamos fazendo ‘bonito’ com carro novo?!! Não nos faltam nem as penas mesmo !! Outro exemplo? Onde moro num único quarteirão existem 10 FARMÁCIAS. MultiNacionais e Laboratórios Estrangeiros se esbaldam na “Imbeciolândia”. Onde não existe Saúde, nem Assistência Médica. Não é surreal?! Um colega, trabalhador de transportadora de Remédios, levava neste fim de semana (menos de 1/4 do baú de uma Fiorino. Cerca de umas 30 caixas) R$ 1.270.000,00 (Hum milhão, duzentos e setenta mil reais em remédios). É o Paraíso na Terra. E ficamos a discutir que “Nossos Salvadores da Pátria”  lutarão por diminuir a POBREZA E DESIGUALDADE? Somos Inacreditáveis. Não nos faltam as penas. e nunca nos faltará. Faltará talvez, devido ao grande consumo alfafa, feno e capim. Seria Cômico….  

  3. quando a justiça é destruidora e política…

    praticamente nada do país que a aceita permanece com seu tamanho original

    30 anos de cadeia para quem não pôde contar sequer com 5 anos para desenvolver suas ideias e sanar seus erros é algo assustador, de uma covardia sem igual no mundo inteiro

    lava jato é uma arma apontada para a cabeça de qualquer brasileiro

    • com uma arma nas mãos do judiciário…

      ninguém tem certeza de mais nada

      ninguém pode projetar pro futudo

      ninguém tem certeza no que investir

      porque ninguém sabe ao certo o que fazer para se defender ou dela se livrar com a Constituição do seu país

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome