Em dia de manifestações, Congresso recua de Reformas

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, disse que Reforma da Previdência já foi inviabilizada e alertou Temer: “se continuar dessa forma, o governo vai inviabilizar as outras reformas: Trabalhista, Tributária”

Jornal GGN – Após a onda de manifestações que tomou conta do país, nesta quarta-feira (15), no Dia Nacional de Luta Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e pela saída de Michel Temer, deputados e senadores recuaram de medidas polêmicas.
Na Câmara, o tema principal das centenas de protestos que se estenderam por todo o dia no Brasil pressionou os deputados. Integrantes da Comissão Especial que analisa a PEC 287, da Reforma da Previdência, afirmaram que os números enviados pelo Ministério da Fazenda não eram suficientes.
Os parlamentares haviam pedido ainda em fevereiro o envio dos cálculos atuariais, com informações completas dos benefícios referentes ao período de 2000 a 2015. Encaminhado somente nesta terça-feira (14), o documento trazia resumos de informações. Como justificativa, o governo alegou que o pedido seria “uma extração onerosa tanto em termos financeiros como em tempo necessário para a execução”.
Já na noite desta quarta (15), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu reabrir o prazo para a apresentação de emendas à PEC, estendendo para esta sexta-feira (17). Até ontem (14), haviam sido apresentadas 146 emendas sugerindo alterações.
Entre elas, a mudança de pontos decisivos da Reforma do governo Temer, como a idade mínima para a aposentadoria, a regra de transição, mudanças para aposentadoria rural, entre outros. Não apenas a oposição, como também membros da base aliada enviaram os pedidos, como o líder da maioria, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que assina 25 das emendas.
Também diante da ampla adesão popular aos protestos e da reação dos parlamentares, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, criticou as medidas econômicas de Temer e afirmou que o governo “precipitadamente já inviabilizou a Reforma da Previdência”.
O receio de Renan é de que, a exemplo do que fez com a Reforma da Previdência, ao não dar espaço e tempo para o debate dentro do Congresso, Temer inviabilize outras medidas econômicas consideradas importantes pelo governo peemedebista.
“Hoje nós seremos recebidos pelo presidente. Conversar não arranca pedaços. Eu temo que o governo equivocadamente continue a encaminhar as reformas. O governo já criou muita dificuldade para a Reforma da Previdência, já inviabilizou, não teve adesão absolutamente nenhuma e, se continuar dessa forma, com essa influência, o governo vai inviabilizar as outras reformas: Trabalhista, Tributária”, disse.
https://www.youtube.com/watch?v=vaJufgX2814 height:394
O senador manifestou sua posição, enquanto criticava a possibilidade de colocar regime de urgência para o projeto de lei que trata sobre o direito de greve dos servidores públicos, em pleno dia de paralisações. Após uma discussão no Plenário, o presidente da Casa, Eunício Oliveira, decidiu retirar a pauta da agenda desta quarta, transferindo para a próxima terça-feira (21).
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Só a massa nas ruas, e de

    Só a massa nas ruas, e de forma permanente, pode conter as forças opressoras. As ruas deram um recado, hoje, mas elas precisam escrever um livro, de história, com as próprias mãos. Que Lula tenha a grandeza e inteligência, para liderar esse processo. Nesse momento, não parece haver outro caminho.  

  • Temer não pode ser tão intransigente. . .

    Temer não pode ser tão intransigente na idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, não me recordo de presidente tão arrogante e arbitrário, nem mesmo Collor em seus momentos de devaneio era tão arrogante. Não se discute que a reforma da previdência é necessária. mas discutindo/negociando com os legisladores com a sociedade. Grande parte dos gastos com os recursos da previdência são com os militares e a saúde, tem que ser estudadas outras fontes para esses gastos e os recursos arrecadados pela previdência deveriam ficar só com a previdência. Aliás se houvesse gente inteligente nesse governo era a hora certa de barganhar a volta da CPMF (o imposto mais justo que já houve neste país), e com isso desonerar a previdência de gastos com a saúde..

  • Nassif e companheiros do

    Nassif e companheiros do blog. Poderiam pfv alguém disponibilizar num post os emails de todos deputados federais e senadores para fazermos uma cobrança em massa.

    se passarem uma lista no post fica mais fácil e potencializa o envio.

  • Assisti .
    Eunicio disse que o

    Assisti .

    Eunicio disse que o conselho de lideres tinham assinado o pedido de urgencia que foi levado pelo Aloysio.

    Mentiroso! 

    (liderança do PC do B, PT e Rede se negaram a assinar este pedido de urgencia no dia que foi levado)

  • eu vi o jornal nazional

    não ocorreram manifestações. foram black blocks baderneiros que atrapalharam o trânsito. ameaçaram o funcionamento de escolas e serviços públicos.

    modo ironico desligado

  • Segundo Jucá, que falou

    Segundo Jucá, que falou sobre...

    Era que o STF  havia julgado sobre o assunto(não sei se durante o andamento no Senado) e ele como relator fez um projeto muito melhor conversando com varias frentes na comissão que fazia parte, que não é que o senador PAIN presidia. Comissão ligada às modificações na Constituição...disse ele.

    Não sei mais detalhes Reproduzo o que ele disse.

  • Falta identificar o mandante

    Nem Temer nem a sua quadrilha por amor ao Brasil empurram reformas impopulares. Qual a presa? Qual a motivação? Como não acredito na boa fé dele nem da sua equipe, sou obrigado a pensar que tanto Temer como o seu Governo e os lideres do Congresso estão sendo pressionados por força superior. Essa força superior é a verdadeira responsável pelo golpe e que, hoje com problemas de "timing" (não consegue derrubar Lula) está com dificuldades para passar o bastão aos tucanos em 2018. Identificando o mandante teremos a metade dos problemas resolvidos e, ainda, alvo claro para sair nas ruas a protestar. Hoje, protestar contra Temer é covardia e perda de tempo. É como chutar em cachorro morto, um cachorro decorativo.

  • O Congresso que abras os olhos

    A pressa de Temer tem razão. Ele precisa e/ou quer passar todas as reformas de que entende serem necessarias para o bem da plutocracia que o colocou no poder. O paiis ? A população ? Que se exploda!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago