Em dia de manifestações, Congresso recua de Reformas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, disse que Reforma da Previdência já foi inviabilizada e alertou Temer: “se continuar dessa forma, o governo vai inviabilizar as outras reformas: Trabalhista, Tributária”

 
Jornal GGN – Após a onda de manifestações que tomou conta do país, nesta quarta-feira (15), no Dia Nacional de Luta Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e pela saída de Michel Temer, deputados e senadores recuaram de medidas polêmicas.
 
Na Câmara, o tema principal das centenas de protestos que se estenderam por todo o dia no Brasil pressionou os deputados. Integrantes da Comissão Especial que analisa a PEC 287, da Reforma da Previdência, afirmaram que os números enviados pelo Ministério da Fazenda não eram suficientes.
 
Os parlamentares haviam pedido ainda em fevereiro o envio dos cálculos atuariais, com informações completas dos benefícios referentes ao período de 2000 a 2015. Encaminhado somente nesta terça-feira (14), o documento trazia resumos de informações. Como justificativa, o governo alegou que o pedido seria “uma extração onerosa tanto em termos financeiros como em tempo necessário para a execução”.
 
Já na noite desta quarta (15), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu reabrir o prazo para a apresentação de emendas à PEC, estendendo para esta sexta-feira (17). Até ontem (14), haviam sido apresentadas 146 emendas sugerindo alterações.
 
Entre elas, a mudança de pontos decisivos da Reforma do governo Temer, como a idade mínima para a aposentadoria, a regra de transição, mudanças para aposentadoria rural, entre outros. Não apenas a oposição, como também membros da base aliada enviaram os pedidos, como o líder da maioria, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que assina 25 das emendas.
 
Também diante da ampla adesão popular aos protestos e da reação dos parlamentares, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, criticou as medidas econômicas de Temer e afirmou que o governo “precipitadamente já inviabilizou a Reforma da Previdência”.
 
O receio de Renan é de que, a exemplo do que fez com a Reforma da Previdência, ao não dar espaço e tempo para o debate dentro do Congresso, Temer inviabilize outras medidas econômicas consideradas importantes pelo governo peemedebista.
 
“Hoje nós seremos recebidos pelo presidente. Conversar não arranca pedaços. Eu temo que o governo equivocadamente continue a encaminhar as reformas. O governo já criou muita dificuldade para a Reforma da Previdência, já inviabilizou, não teve adesão absolutamente nenhuma e, se continuar dessa forma, com essa influência, o governo vai inviabilizar as outras reformas: Trabalhista, Tributária”, disse.
 
https://www.youtube.com/watch?v=vaJufgX2814 height:394
 
O senador manifestou sua posição, enquanto criticava a possibilidade de colocar regime de urgência para o projeto de lei que trata sobre o direito de greve dos servidores públicos, em pleno dia de paralisações. Após uma discussão no Plenário, o presidente da Casa, Eunício Oliveira, decidiu retirar a pauta da agenda desta quarta, transferindo para a próxima terça-feira (21).
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só a massa nas ruas, e de

    Só a massa nas ruas, e de forma permanente, pode conter as forças opressoras. As ruas deram um recado, hoje, mas elas precisam escrever um livro, de história, com as próprias mãos. Que Lula tenha a grandeza e inteligência, para liderar esse processo. Nesse momento, não parece haver outro caminho.  

  2. Temer não pode ser tão intransigente. . .

    Temer não pode ser tão intransigente na idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, não me recordo de presidente tão arrogante e arbitrário, nem mesmo Collor em seus momentos de devaneio era tão arrogante. Não se discute que a reforma da previdência é necessária. mas discutindo/negociando com os legisladores com a sociedade. Grande parte dos gastos com os recursos da previdência são com os militares e a saúde, tem que ser estudadas outras fontes para esses gastos e os recursos arrecadados pela previdência deveriam ficar só com a previdência. Aliás se houvesse gente inteligente nesse governo era a hora certa de barganhar a volta da CPMF (o imposto mais justo que já houve neste país), e com isso desonerar a previdência de gastos com a saúde..

  3. Nassif e companheiros do

    Nassif e companheiros do blog. Poderiam pfv alguém disponibilizar num post os emails de todos deputados federais e senadores para fazermos uma cobrança em massa.

    se passarem uma lista no post fica mais fácil e potencializa o envio.

    1. Amigo, os e-mails de todos os

      Amigo, os e-mails de todos os deputados e senadores estão  no site da Câmara e Senado, respectivamente. Eu irei utilizar a mesma estratégia para pressionar deputados e senadores, de forma que não caiam na ilusão do presidente Temer de qur a Previdência Social está à beira do colapso. Isso é falso. Veja a entrevista do especialista em previdência,  Sr. Eduardo Fagnani ao Blog do jornalista Leonardo Sakamoto.http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2017/03/15/reforma-deveria-ajustar-e-nao-destruir-a-previdencia-dizem-especialistas/

  4. Assisti .
    Eunicio disse que o

    Assisti .

    Eunicio disse que o conselho de lideres tinham assinado o pedido de urgencia que foi levado pelo Aloysio.

    Mentiroso! 

    (liderança do PC do B, PT e Rede se negaram a assinar este pedido de urgencia no dia que foi levado)

  5. eu vi o jornal nazional

    não ocorreram manifestações. foram black blocks baderneiros que atrapalharam o trânsito. ameaçaram o funcionamento de escolas e serviços públicos.

    modo ironico desligado

  6. Segundo Jucá, que falou

    Segundo Jucá, que falou sobre…

    Era que o STF  havia julgado sobre o assunto(não sei se durante o andamento no Senado) e ele como relator fez um projeto muito melhor conversando com varias frentes na comissão que fazia parte, que não é que o senador PAIN presidia. Comissão ligada às modificações na Constituição…disse ele.

    Não sei mais detalhes Reproduzo o que ele disse.

  7. Falta identificar o mandante

    Nem Temer nem a sua quadrilha por amor ao Brasil empurram reformas impopulares. Qual a presa? Qual a motivação? Como não acredito na boa fé dele nem da sua equipe, sou obrigado a pensar que tanto Temer como o seu Governo e os lideres do Congresso estão sendo pressionados por força superior. Essa força superior é a verdadeira responsável pelo golpe e que, hoje com problemas de “timing” (não consegue derrubar Lula) está com dificuldades para passar o bastão aos tucanos em 2018. Identificando o mandante teremos a metade dos problemas resolvidos e, ainda, alvo claro para sair nas ruas a protestar. Hoje, protestar contra Temer é covardia e perda de tempo. É como chutar em cachorro morto, um cachorro decorativo.

  8. O Congresso que abras os olhos

    A pressa de Temer tem razão. Ele precisa e/ou quer passar todas as reformas de que entende serem necessarias para o bem da plutocracia que o colocou no poder. O paiis ? A população ? Que se exploda!

  9. Uma ponte longe demais

    Essas passeatas serviram extamente para NADA. Para os golpistas foi até bom pois no fundo diminuiram as pressões sobre eles. Ou o povo e os líderes mudam de estratégia e partem para o tudo ou nada ou essa quadrilha vai nos dar muito trabalho. É fundamental que se entenda que a propaganda pró golpe continua firme, mais atuante do que nunca. Os meios de comunicação são uma barreira quase que intransponível para que haja uma mudança nessa situação. As TVs esconderam tudo e o pior incentivaram o não comparecimento do povo às manifestações. Estamos muito longe, mais muito longe mesmo de atravessarmos a ponte para a volta da democracia. Não é com bandeiras, sorrisos, selfies, discursos bonitos que chegaremos lá.

  10. A saúde e a educação foram

    A saúde e a educação foram enttegues pelos próximos 20 anos, o neoliberalismo está na constituição por 20 anos,  e o pré-sal já foi entregues

    O país está morto, mantido artificialmente vivo. Só não deixamos desligar os aparelhos.

    Pq o povo não se mobilizou contra A PEC ??? Fopi só a meia duzia de esquerdinahs de sempre.

     

     

  11. É HORA DE QUESTIONARMOS O

    É HORA DE QUESTIONARMOS O “LUCRO BRASIL”,ONDE OS EMPRESÁRIOS TÊM AS MAIORES

    MARGENS DE LUCRO DO MUNDO(VIDE SETOR AUTOMOTIVO)E É UM ABSURDO DIZEREM Q

    EXISTE UM CUSTO BRASIL Q ACABA COM AS EMPRESAS,ELES NÃO PAGAM O ADEQUADO E

    AINDA O CULPADO DE TUDO SÃO OS BENEFÍCIOS TRABALHISTAS,NOS QUEREM ESCRAVOS !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador