20 de maio de 2026

Farsa no Senado não pode continuar com Lava Jato como está, por Jeferson Miola

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A farsa no Senado não pode continuar enquanto a Lava Jato não for investigada

Jeferson Miola

Ilude-se quem pensa que é séria a gritaria do Gilmar Mendes contra os “delírios totalitários” da força-tarefa da Lava Jato. Não há nenhuma conversão ética ou moral deste juiz tucano do STF. Ele continua no mesmo lugar de sempre: fazendo o jogo da sua famiglia tucana.

Se tivesse o mínimo de seriedade, e considerando a gravidade das acusações que fez, Gilmar não deveria se restringir à crítica política espalhafatosa através da mídia, mas teria o dever funcional e constitucional de determinar a abertura imediata de investigação da Lava Jato.

Gilmar, o tucano falastrão do Supremo e dono de capangas no Mato Grosso – predicado revelado ao mundo pelo ex-colega Joaquim Barbosa – fala grosso, usa frases de efeito, carrega nos adjetivos, mas não faz o essencial que um juiz do STF deveria fazer ante um crime, que é exigir a investigação do que caracteriza como abuso de autoridade de “falsos heróis” que “combatem o crime cometendo crime” e que avizinham o Brasil do “terreno perigoso de delírios totalitários”.

Ilude-se também quem imagina haver alguma ameaça à Operação devido aos desacertos políticos pontuais entre o Gilmar e o Rodrigo Janot. Eles até podem divergir conjunturalmente, mas preservam a unidade monolítica quanto ao objetivo estratégico de operar o golpe com o impeachment fraudulento da Presidente Dilma e destruir Lula e o PT.

A controvérsia entre os dois teve um único efeito prático, que foi o cancelamento do acordo de delação premiada do presidente da OAS, Léo Pinheiro, porque os depoimentos do empreiteiro incriminam José Serra, Aécio Neves e políticos tucanos nos esquemas de corrupção da Petrobrás e em outras estatais.

A profecia finalmente se realiza: consumado o impeachment fraudulento, acaba a Lava Jato. Pretendem embatumar a Operação para proteger políticos corruptos que montaram o esquema de propinas no período FHC e que hoje se aboletam no governo usurpador de Temer e Cunha.

Conforme escrevi em Quem investiga e julga os que investigam e julgam?, “a Lava Jato está em suspeição, porque é conduzida com critérios obscurantistas e discricionários que atentam contra a Constituição e a Lei”. Por isso “é urgente abrir a caixa preta da Lava Jato e submeter a Operação a uma rigorosa auditoria, sob a vigilância de instituições nacionais confiáveis e de organismos jurídicos internacionais”.

O tribunal de exceção do Senado não pode prosseguir a farsa do impeachment enquanto a Lava Jato não for investigada.

Esta Operação, com os abusos perpetrados para desestabilizar o governo e gerar caos político, ajudou a “assembléia geral de bandidos comandada pelo bandido Eduardo Cunha“, como aimprensa internacional chama a Câmara dos Deputados, a dar início ao impeachment fraudulento para derrubar a Presidente Dilma.

É cada vez mais notória e difícil de esconder a trama armada pela oligarquia golpista para derrubar a Presidente que não cometeu nenhum crime de responsabilidade.

A democracia brasileira foi abastardada e a Constituição estuprada para permitir a restauração neoliberal ultraconservadora e reacionária no país.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN
lourdesnassifggn@gmail.com

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

9 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vieira

    25 de agosto de 2016 11:36 am

    Falta total respeito à cidadania.

    Os cidadãos brasileiros estão condenados a ver a democracia jogada literalmente no lixo, pois as atitudes do STF e PGR corroboram para complementação do GOLPE contra a presidenta Dilma. Esse tal gilmar que de juiz não tem nada, para mim é apenas um “ser” que usa toga para aproveitar-se da posição que ocupa. Este já está declarado há muito tempo que é um tucano de toga, já o janot é traidor duplo, pois foi reconduzido ao cargo com total apoio da presidenta Dilma e tem desde muito tempo atuado e conspirado a favor do golpe.  Todos são traíras da democracia e o Brasil terá registrado em sua história um golpe sem precedentes que macula sua imagem mundo afora.

  2. Carlos Elísio

    25 de agosto de 2016 11:46 am

    Cara, é verdade que o exercito pretende condecorar Moro?

    Por que?

    1. Ulisses s

      25 de agosto de 2016 1:18 pm

      Já foi

      Por que na verdade as forças armadas brasileiras são um bando de vira lata dos EUA

      Nunca foram a favor de uma força pequena, ,moderna e efetiva como era o plano estratégico do governo PT

      O Brasil tem um dos maiores indices de oficiais por tropa do mundo

      A plano de previdência das forças armadas consome a maior parte do orçamento que não é pequeno em relação ao PIB

      Pergunte a maioria dos oficiais se eles querem realmente serem guerreiros, lotados em pontos remotos da fronteira brasileira?

      São um bando de barrigudos burocratas que querem uma tropa para servi-lo como taifeiros mas não combatentes

      Uma tropa de mentirinha que só pensa em colunas sociais e comendas.

      Eu sei por que já convivi por um longo período com eles e fui homenageado como amigo do batalhão. Tenho experiência da realidade da vida militar.

      Os que pensavam mesmo como militares e estrategistas eram pouquissimos e vistos como coisa exótica na oficialidade.

      http://redegni.com/o-juiz-federal-sergio-moro-e-homenageado-pelas-forcas-armadas/

      http://www.folhapolitica.org/2015/12/juiz-sergio-moro-e-condecorado-em.html

  3. Cláudio Melo

    25 de agosto de 2016 12:09 pm

    o ministro Gilmar Mendes

    o ministro Gilmar Mendes almeja a presidência da república não como candidato mas como conquistados.

  4. Roberto S

    25 de agosto de 2016 12:13 pm

    e finalmente a Dilma se safa!!!

    Sim, é evidente, o Gilmar conhece as raposas e sabe que Temer só está “tolerando” os PSDBs enquanto ele precisa do stablishment, depois vai ser o golpe dentro do golpe: Votam os coronéis e a republica que se dane, com ou sem liberalismo, com ou sem socialismo. Como dizia o mestre Justo Verissimo, os pobres? os pobres que se “expludam”  (lembra?)

    O Gilmar na hora H vai suspender o julgamento, ele sabe as raposas que lhe esperam depois de consumado o Golpe.  E para isso a Dilma tem que fazer um acordo com o Moro e dizer: – Moro, aperta e chama o Gilmar para dialogar. Ele vai “melar” o impeachment e eu te dou carta branca para avançar, nem que seja contra o Lula!!!!

  5. Jossimar

    25 de agosto de 2016 12:42 pm

    Até que enfim parece que

    Até que enfim parece que alguns começaram a enxergar que a tal lava jato é, e sempre foi, uma farsa cujo ÚNICO objetivo era tirar o PT do governo e incriminar e prender os líderes petistas.

    Típico de uma ditadura.

    Repito: TODOS os integrantes da lava jato deveriam ser imediatamente presos e acusados de conspiração e traição a pátria.

    1. Frederico69

      25 de agosto de 2016 2:23 pm

      QUE INVEJA DA TURQUIA!

      QUE INVEJA DA TURQUIA!

  6. naldo

    25 de agosto de 2016 12:48 pm

    O Brasil foi sequestrado por

    O Brasil foi sequestrado por larapios, sustentado por um golpe parlamentar e juridico,

     

    a ordem constitucional já foi quebrada, no Brasil de hoje é lutar ou se calar, e aceitar ver o país ser vendido e sendo aniquilado em sua soberania,o povo irá aceitar??

  7. Junior Sertanejo

    25 de agosto de 2016 2:15 pm

    Mais um show de Jeferson

    Mais um show de Jeferson Miola,não só pela objetividade do texto,conciso,brilhante,mas a forma avassaladora que desnuda em menos de 50 linhas,as atrações de um circo armado em Brasilia,cujo os maiores protagonistas são os palhaços.Eu diria que Miola é um comentarista “Tiro Curto”.Só acerta no alvo.

Recomendados para você

Recomendados