Felipe Santa Cruz responde a Moro: mantenho, no mérito, minha crítica

Ministro da Justiça não pode determinar destruição de provas e deveria, para o bom andamento das investigações, se afastar do cargo, como recomendou o Conselho Federal da OAB.

Imagem do site Migalhas

Jornal GGN – O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, respondeu ao ministro Sergio Moro após críticas terem sido objeto de pedido de ação do ministro à Procuradoria-Geral da República. Santa Cruz afirma que sua crítica não teve o intuito de ofender a honra de Moro, e foi feita jurídica e institucional por meio de analogia, sem imputação de crime.

No entanto, mantém, no mérito, a crítica de que o ministro não pode determinar destruição de provas, que aqui se referia ao material apreendido pela PF com o hacker de Araraquara, e que, para o bom andamento das investigações, deveria se afastar do cargo.

Leia a nota a seguir.

“Minha afirmação não teve, em qualquer momento, a motivação de ofender a honra do ministro Sérgio Moro. Ao contrário, a crítica feita foi jurídica e institucional, por meio de uma analogia e não imputando qualquer crime ao ministro.

Essa semana, no programa Roda Viva, da TV Cultura, reconheci que a analogia utilizada estava acima do tom que costumo usar, mesmo considerando os sistemáticos atentados contra preceitos do Estado democrático de direito que deram base à declaração.

De todo modo, como disse na entrevista, mantenho, no mérito, minha crítica de que o ministro da Justiça não pode determinar destruição de provas e que deveria, para o bom andamento das investigações, se afastar do cargo, como recomendou o Conselho Federal da OAB.

Por fim, como já enunciei diversas vezes, entendo ser necessário o retorno à normalidade do debate democrático e sugiro ao governo – de forma geral – evitar o clima belicoso, restabelecendo a harmonia institucional no país.”

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não se deve ceder a pressões, ameaças e práticas vingativas como as que de costume foram e são levadas a termo pelo governo e pela ORCRIM caracterizada pelo Ministro Gilmar Mendes! Concordo com as palavras do respeitãvel presidente da OAB e suas democraticas explicações! Este governo e maioria de seus ministros , especialmente o Ministro Moro, não aceitam o debate e o convívio democrático! Querem subjugar os de pensamento oposto e bater e humilhar os cidadãos que não lhes são iguais.Não aprenderam, nasceram assim! Não aceitam o outro! Isso lhes é natural, apesar de lhes causar sofrimento! É preciso combater, mas ter piedade e compaixão da ignorância alheia.

    1. Sim, mas Moro nao eh o rapazote que manda os amigos dispensarem os baseados janela afora por causa de batida policial! Ele mandou A POLICIA FEDERAL se livrar de provas em um inquerito em andamento.

      (Por sinal, a “investigacao” sobre 39 quilos de cocaina em um aviao da FAB nao deu em nadinha nem vai dar.)

  2. “Ao contrário, a crítica feita foi jurídica e institucional, por meio de uma analogia e não imputando qualquer crime ao ministro”:

    Alguem sabe onde o texto esta?!?!

    O que ha de errado em dizer “ao tentar destruir provas que o envolviam diretamente Moro agiu como chefe de quadrilha”?

    Eh critica tecnica “juridica e institucionalmente”. Nao eh passivel de processo -so faltava!

  3. Mas, sr ministro da justiça, e quanto ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes que afirmou: “Sergio Moro em conluio com os procuradores de Curitiba praticamente construíram uma “verdadeira organização criminosa”.
    Vai processar também dr. Moro?

    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      “Potencia institucional” atacando “broxa institucional” eh caso pra Freud explicar… ainda mais com rumores de troca-troca do presidente!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador