Fracassa greve de caminhoneiros contra Dilma em todo o país

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Do Esmael Morais

A greve dos caminhoneiros autônomos iniciada na manhã desta segunda-feira (9) está tímida até o momento, apresentado bloqueios nos três estados do Sul, em Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, e no Rio Grande do Norte.

Em um primeiro balanço seria bastante crível afirmar que o movimento fracassou em todo o país. Também não é demais dizer que a tentativa era de os donos de transportadoras emparedar o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

No Paraná, foram registrados bloqueios em Apucarana (BR-376), Maringá (PR-317), Medianeira (BR-277), Paranavaí (BR-376), Nova Esperança (BR-376) e Clevelândia (PR-280).

O movimento organizado pelo Comando Nacional do Transporte, que se diz independente de sindicatos, pede a renúncia da presidenta Dilma, redução do preço do combustível, frete mínimo, remuneração nacional unificada e crédito subsidiado para renovação da frota.

Mas nos últimos dias, uma série de denúncias de que os caminhoneiros seriam forçados a participar dos bloqueios, alguns inclusive mantidos em cárcere privado sob ameaças, lançaram dúvidas sob a legitimidade da paralisação.

Um comunicado da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), entidade que tem a prerrogativa legal de representar esses trabalhadores, também denuncia a condução dos protestos.

Segundo a CNTA, o movimento deflagrado hoje tem por objetivo “promover o caos no país e pressionar o Governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria”.

Ainda segundo a confederação, o governo federal vem negociando as reivindicações da categoria, e mesmo sem atender a todas, já proporcionou grandes avanços. Portanto, o bloqueio unilateral das estradas não se justifica.

Leia a íntegra do Comunicado da CNTA:

Manifestação no dia 09 de novembro:

Diante de mais uma pretensa paralisação de caminhoneiros convocada por grupos de internet, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) comunica que:

1 – sempre manifestamos nosso apoio a movimentos de interesse específico da categoria dos caminhoneiros autônomos, organizados ou não, desde que haja representantes que respondam pelos atos que praticam;

2 – consideramos imoral e repudiamos qualquer mobilização que se utilize da boa-fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país e pressionar o Governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria;

3 – paralisações, greves e protestos são legítimos em um regime democrático, mas assim como acontece com outras categorias profissionais, as entidades sindicais que têm a prerrogativa legal de deflagrar uma greve, passam obrigatoriamente pela elaboração de uma pauta de reivindicação específica da categoria que representam, para ser aprovada em assembleia geral, que é quem tem, ao final, a legitimidade de deflagrar uma greve;

4 – Os caminhoneiros há muito vêm construindo a sua organização de representação sindical. Não podemos admitir agora que pessoas estranhas, sem histórico algum de representação da categoria, utilizem-se do respeito que o caminhoneiro conquistou junto à opinião pública pela força e importância que exercem na economia do país. Força essa reconhecida pelo governo sobre a necessidade de suas reivindicações serem discutidas mais abertamente;

5 – hoje podemos contar com o Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas que foi criado para ser um canal aberto e direto do setor de transportes com a inovação de estar conjuntamente sendo representado por caminhoneiros autônomos, empresas de transporte de cargas, embarcadores e Governo;

6 – a CNTA se constitui hoje em seis federações e mais de cem sindicatos de caminhoneiros autônomos de todo o país. Por isso, respeitamos qualquer manifestação de interesse público de forma organizada. A rodovia é o escritório de trabalho dos caminhoneiros, assim como o mecânico tem a oficina, o bancário trabalha na agência. Portanto, o direito de manifestação e participação espontânea não deve ser confundido com a interrupção de rodovias obrigando a paralisação de quem precisa trabalhar ou não concorda com a manifestação;

7 – é importante registrar as graves consequências que um bloqueio de rodovias traz tanto para os transportadores que delas se utilizam, como para a sociedade em geral. É incalculável o prejuízo econômico, social e pessoal que esse tipo de atitude traz. Neste momento, consultada a categoria, ela manifesta sua necessidade de trabalhar e não de paralisar. Até porque a dificuldade econômica por que passamos, não é exclusividade dos transportadores rodoviários, e sim de todo o país;

7 – entendemos e reconhecemos a frustração tanto dos caminhoneiros como da população com a situação econômica do Brasil. No entanto, a CNTA acredita em uma guinada, a exemplo de outros países considerados potências econômicas, que também passaram recentemente por crise financeira, mas com a luta e apoio da população, de forma inteligente e organizada, viraram o jogo e estão novamente em crescimento;

8 – Ao consultar a sua base de representação, a CNTA e as entidades que a compõe, federações e sindicatos, optam pela defesa dos interesses dos caminhoneiros, por meio do diálogo e negociação com o Governo Federal e setor privado.

A CNTA alerta ainda que antes de qualquer pessoa se intitular uma liderança e promover uma paralisação nacional é preciso partir da premissa que uma crítica deve vir acompanhada de uma sugestão. Gritos de ordem incitando protestos podem conseguir apoio e simpatia, mas sem propostas concretas de nada adiantam.

Curitiba, 04 de novembro de 2015

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

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    1. O governo nesse caso precisa

      O governo nesse caso precisa atuar com cautela. Atuar com a mão firme, como era moda na ditadura militar, só aumentará os protestos.

      Agora, é preciso sim liberar as estradas. Se os caminhoneiros quiserem parar, tudo bem, estão no seu direito. Porém não podem fechar as estradas e impedir o direito de ir e vir das outras pessoas.

      1. Concordo Rocky. os

        Concordo Rocky. os baderneiros querem produzir um “herói” como fizeram na Venezuela. Alem do mais, caminhoneiro é um termo usado quando nos referimos ao profissional AUTÔNOMO. Esse, só tem a perder com esses movimento patronal. Ele não tem SALÁRIO, um dia parado é um dia DEFINITIVAMENTE PERDIDO. Trabalhei mais de trinta anos em transportadoras. Da a´rea comercial atá a gerência. ESSA GREVE É PATRONAL.

         

        1. Já na última paralisação havia uma forte tendência contra…

          Já na última paralisação havia uma forte tendência contra o movimento. Os autônomos viram claramente que estavam sendo manipulados pelos proprietários de transportadoras. Aqui no RS o movimento se mantinha através de intimidação clara e truculenta, obrigando os caminhoneiros a parar sem que quisessem fazer isto.

          Quando a PRF começou a desmontar os bloqueios liberando os que estavam reféns o movimento morreu. O que falta no Brasil é uma agência de inteligência para detectar quando o movimento é legítimo, baseado em associações e reais lideranças e quando estas lideranças aparecem do nada com uma enorme publicidade em torno de seus nomes.

  1. Quem são os baderneiros que

    Quem são os baderneiros que estão trás desse movimento tão inoportuno como suspeito? 

    Por que esses protestos só visam a presidente Dilma? E os governos estaduais desastrosos do RS, PR e São Paulo? E a aposição fajuta e hipócrita, a começar com Aécio Neves que fez, enquanto governador,  dos bens públicos  pública propriedade privada, emprestando o jato do governo para o Luciano Huck e o Roberto Civita, dentre outros figurões? E o Eduardo Cunha, lépido e fagueiro com seus milhões na Suiça e impondo uma pauta irresponsável e demagógica na Câmara?

    Para isso não sobra nada? Ah, bando de hipócritas!

    Dilma, mesmo com seus erros e equívocos, pelo menos está se esforçando para aliviar a situação. 
     

  2. E ………………………….

    É por estas e outras que semdmpre digo: O governo tem que fortalexer sua mão, e intervir para evitar que arruaçeiros; baderneiros e quintas-colunas a soldo de interesses escusos e tradidores nacionais e internacionais solapem a ordem e conflaguem esta Nação !!!

    Esta mais que provado:

    – primeiro, não aceitam a derrota das urnas !!

    – segundo, não têem proposta de nada à oferecerem !!!!

    – não comungam com a maioria dos desejos da população !!!

    – e finalizando: não passam de traidores da Nação !!!!

    Onde afinal está a ABIN ??????????????????? 

  3. li em algum lugar…….

    li em algum lugar que o palhaço que articula esta bagunça , só aceitaria conversar com o próximo governante.

    digo a ele  =  aguarde 2018…………

  4. Para mim

    mais uma etapa do “Fora Dilma” e que se Deus quiser não dará em nada. Já existem mais pessoas em estado de alerta contra tudo isso. Estou sentindo um cansaço de parte de alguns com essa história do “quanto pior, melhor”.

  5. Não são sérios. Na Internet,

    Não são sérios. Na Internet, circula um vídeo de um desses caminhoneiros “patriotas”, vociferando contra o que chama “comuização” e “islamização” do país – tudo, claro, culpa da Dilma e do PT, como se os problemas do país acabassem com a mera troca de ocupante no Planalto.

      1. A diferença que o troll finge não ver…

        A direita acusava a esquerda de subversiva na ditadura, quando não havia eleições e nem liberdade de contestação.

        A esquerda acusa a direita de subversiva na democracia, quando existem eleições e liberdade de manifestação. Eleições que a direita perdeu e quer ganhar através de um golpe, com terrorismo e tentando paralizar a economia do País. Poderia concorrer às próximas eleições, manifesta-se livremente e governa vários estados e municípios (em alguns estados agindo como se estivesse na ditadura como é o caso do Alckmin e seus sigilos e o Beto Richa batendo em professores.

         A esquerda não podia concorrer às eleições porque não havia e não podia se manifestar porque a discordância era punida com tortura e morte na ditadura de direita que vigiu no Brasil pós golpe.

        O troll direitista finge que não vê a diferença porque precisa defender o indefensável, afinal é pago para isso.

        Como ele sonha com os tempos em que pessoas como ele torturavam e matavam livremente quem deles discordasse!

  6. Quantas greves politicas e

    Quantas greves politicas e “subversivas” a esquerda já promoveu neste país?

    Diversas correto, e hoje são os mesmos que condenam a ação dos caminhoneiros.

    Movimento popular só se for a favor da causa, contra é golpe .

    Não da para levar a sério a esquerda brasileira, são muitas incoerências,  é tudo em resumo um show para enganar o povo.

    Boliburgyês é um termo que identifica os esquerdistas que enriqueceram com o poder na venezuela, no Brasil só o mesmo tipo de gente hoje apoia o governo.

     

     

     

    1. Greve subversiva?

      Conheço greve com fins patrimonialistas ou políticos, reajuste salarial ou protesto. Greve subversiva escapa do meu raciocínio, talvez esta imagem da subversão esteja em linha com o instinto autoritário de elementos como o falecido recentemente coronel repugnante pústula, aquele do doi-codi, ou dos tiranos caribenhos, os castradores da liberdade.

      1. Jorge se fazendo de joão sem

        Jorge se fazendo de joão sem braço. Subversão sempre é uma ação politica.

        Vem de subverter = verter por baixo , fazer ruir uma estrutura,destruir conceitos, quebrar paradigmas.

        No caso não necessita se demosralizar o governo, ele já faz isso sozinho, o objetivo é mesmo a sua queda.

         

          1. Troll pago pelos mesmos tucanos que pagam os jagunços…

            O Aliancaliberal é um troll pago pelo memo PSDB que está pagando os jagunços que agridem e ameaçam os caminhoneiros na tentativa de abalar a economia do País como fizeram no Chile em 1973.

            Sendo pago pelos mesmos políticos que pagam os jagunços, não é difícil entender o desespero desse troll em defender os crimminosos.

    2. Procure então uma causa que preste!

      “Movimento popular só se for a favor da causa, contra é golpe .”

      Procure uma causa nobre, em favor da nação brasileira e lute por ela, pois aqui somente vai receber apoio. Os caminhoneiros, apoiados pela CIA, apenas combatem a causa popular e de desenvolvimento nacional autônomo do Brasil,

      Agora, que 5% da população, com apoio dos EUA, queiram manter colonizados ao 95% restante isso não é causa nenhuma, ainda menos em favor do Brasil

      Não posso chamar a você de ingênuo, mas, deve haver algum nome pior para gente lúcida que persista no erro de avaliação, apenas por preguiça de pensar coletivamente na nação.

    3. NEO FRACASSADOS, MIMIMI!!!

      Subversivo é promover uma ação criminosa como estão fazendo estes caminhoneiros manipulados em conclúio com empresarios mídia e a ala mais podre da política, aliás, cunho únicamente político, sem reividicação de categoria, sem representatividade, sem legitimidade, sem organização sindical, além de violar a liberdade individual dos não querem participar, além de crime contra o país, um desserviço ao respeito e organização que a categoria construiu ao longo da história.

       

      Você é o típico revoltadinho da direita online. Porque da direita?? Porque o PT é esquerda. Dããr

       

      Incoerência é violentar o país pela “defesa” do próprio país, ignorando todo o contexto político, onde atacar apenas um lado significa fortalecer o outro e na soberba da sua vaidade não ter qualquer dúvida que nenhum dos dois lados estã em condições de resolver individualmente os problemas que o país enfrente.

       

      É como se pra sair da beira pra precipício a melhor solução que vocës apontam é pular de cabeça!

       

      Eu não desisto e haverá muita resistência não tenha dúvida!

      Quem sabem o quer quer não aceita qualquer caminho!

      Fica Dilma!

    4. Quantos movimentos da

      Quantos movimentos da esquerda as pessoas foram obrigadas a ir sob ameaças? A verdadeira incoerencia é a direita tolada em casos de corrupção querendo dar lição de moral. A imagem do porco traduz muito bem os ideais da direita!

    5. Não entendi, a esquerda não

      Não entendi, a esquerda não está na rua quebrando o país, está aqui no blog lendo sobre as suas mazelas e destruição do país, agora vem aqui tirar onda que nós estamos manifestando, afinal o blog só existe para nos informar como são astutos os seus interesses entreguista. 

    1. Esse foi o erro

      Pois é, Ruy, são jagunços armados. E esse foi o erro fatal. Eles acharam que ameaças e intimidações fossem “convencer” os caminhoneiros? O que ocorreu foi exatamente o contrário.

  7. Fora PT

    Espanta, até ao mais renhido oposicionista, a ferocidade com que Dilma Rousseff investe contra programas sociais, trucida direitos trabalhistas e ameaça benefícios previdenciários. Este segundo mandato da presidente tem servido para reduzir a pó o discurso enganoso usado pelo PT para vencer as eleições do ano passado.

    O padrão recessivo do governo Dilma completa-se pelo tarifaço nas contas de energia e combustíveis, pelo aumento de tributos, pela investida petista sobre direitos trabalhistas e previdenciários e pela reversão de políticas como a desoneração da folha de pagamentos, que ontem sofreu revés no Congresso.

    Na propaganda eleitoral, a campanha do PT prometia “mais mudanças, mais futuro”. Mas, a cada dia que passa, vai se revelando a verdadeira natureza da plataforma petista. São malvadezas e mais malvadezas que Dilma Rousseff agora assaca em série. Dia sim, dia também. O lema é: tudo contra o social.

    Alguem precisa chamar a atenção do POVO. Que seja então nossos nobres caminhoneiros que literalmente carregam o Brasil nas costas

  8. se 17 estados parados e

    se 17 estados parados e fracasso…. queria saber o tamanho de sua inteligencia pra ver o quanto vc é mediocre desqualificando o movimento de brasileiros que não recebem dinheiros do governo como vc recebe pra defender ladrões… eu sei que isso que estou escrevendo nao vai estar em sua pagina que so entra vermelho e petralha comentando.. mas aqui esta a minha opiniçao sobre seu coimentario mediovre e mentiroso… acorda mano….. a internet é maior que vc… e é mais rapida do que a sua imbecilidade politica partidária… e te digo outra coisa.. se me responder … vou colocar no aberto no FB pra todos verem…. 

     

    1. Movimento com cara de golpe baixo sem legitimidade

      Cara , acalma aí . Não precisa insultar meio mundo para mostrar suas preferencias políticas.
      E tem mais : se vc defende PSDB , Aecio e outras figuras deste gênero , vc também defende ladrão e corrupto.
      Vc é grosso , mal educado e despreparado para qualquer tipo de debate e diuscussão. Além disso se esconde atrás de pseudônimo.
      A internet não pertence a caminhoneiros golpistas e nem todo mundo que entra na internet é caminhoneiro.
      O povo já percebeu que o movimento é ordinpário , no momento em que um petulante abriu a boca infantilmente para dizer : 1. o governo vai ver quem manda no Brasil e 2. que o movimento só pára quando Dilma cair. Como se o Brasil fosse um Paraguai ou Bolivia da vida. E como se o povo fosse aceitar um movimento claramente golpista que pode trazer prejuízo para sua vida.
      A ausencia de conhecimento da Constituição por parte desta categoria é de dar dó. Parece que mandam no país.
      Esse movimento não tem nada de greve nem de legítimo . É um lockout óbvio , movido por interesses de grupos específicos e por aspirações políticas de gente preocupada apenas com seus próprios interesses.
      Sou de uma região onde empresas de transportes pressionam seus empregados a fazerem paralisação . Os caminhoneiros querem trabalhar e são coagidos para parar , para engrossar movimento de interesse apenas dos proprietários de frotas e politicos ligados e a eles.
      O governo deveria colocar a Guarda Nacional na estrada já e acabar com essa baderna .

  9. Erraram feio

    Os mandantes desse lockout erraram feio. Não se sensibiliza uma categoria mantendo pessoas em cárcere privado, sob ameaça de jagunços.

    Duvido que os caminhoneiros sejam em maioria, pessoas de esquerda. Mas ninguém — seja de esquerda ou direita — aceita coação. Isso foi um erro fatal. Já era.

  10. Se legítima fosse essa

    Se legítima fosse essa “manifestação popular”, estaria exigindo o impeachment dos criadores dos pedágios mais caros do mundo, atuais governadores do Paraná e São Paulo, srs. Beto Richa e Geraldo Alckmin. Estes sim, gastos estapafúrdios, que pesam muito além do preço dos combustíveis.

  11. baderna
    Teve paises que conseguirao vencer muitas crises mans não tinham uma tropa de ladrões no poder.De que adianta a população trabalhar para sermos roubados .Fora Dilma e todos seus capangas .E que sirva de exemplo para os próximos governantes.

  12. Aos trabalhadores cabe o exercício do direito de greve

    Aos trabalhadores cabe o exercício do direito de greve, com vistas aos interesses da categoria ou da sociedade como um todo. Tenho dúvidas de que os motivos da paralisação dos caminhoneiros se enquadre na primeira hipótese, mas acho razoável supor que se enquadre na segunda. Uma vez que ao poder público cabe a manutenção da ordem, incluindo-se a manutenção de vias públicas livre à circulação, não vejo como considerar ilegítimas, a princípios, as tentativas de liberá-las. A liberação das estradas, contudo, não deve estar condicionada à negociação, posto que o bloqueio não se confunde com a paralisação, além de implicar risco de desabastecimento (lembrando que a garantia do abastecimento da população é obrigação do governo).

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