Galeria de horrores da extrema-direita no Congresso Nacional, por Lula Marques

Fiz uma breve coletânea de fotos das bizarrices e horrores da direita raivosa que está entregando nossas riquezas e aumentando a fome e miséria dos brasileiros.

Galeria de horrores da extrema-direita no Congresso Nacional

por Lula Marques

Retrospectiva 2019

Faço cobertura fotográfica no Congresso há 38 anos. Fotografei todos os eventos importantes que passaram pela “Casa do Povo” nas últimas quatro décadas. Em um passado recente o povo podia entrar no Parlamento e acompanhar de perto todas sessões. Hoje o povo não é mais bem-vindo.

Tive o privilegio de fotografar figuras importantes da política brasileira como Miguel Arraes, Leonel Brizola, Mario Covas, Ulysses Guimarães, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros que passaram por aqui e deixaram seu legado em defesa da democracia e da liberdade. Momentos históricos que ficaram registrados pelas minhas lentes e estão vivas nas minhas memórias.

Momentos que mudaram o Brasil e que fortaleceram a democracia. Desde o fim da ditadura militar, também vivemos outros ciclos de retrocessos, mas nenhum no qual a democracia esteve tão ameaçada quanto o atual.

Campanha “Diretas Já”, impeachment de Fernando Collor, Assembleia Nacional Constituinte, o golpe parlamentar contra a ex-presidenta Dilma Rousseff e, mais recentemente, as reformas trabalhista e previdenciária que a direita raivosa ajudou a aprovar, acabando com os direitos dos trabalhadores conquistado desde a Constituição de 1988 e desde a criação da CLT.

O golpe de 2016 começou com a desculpa do aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus. Logo em seguida o golpista Aécio Neves perdeu a eleição para Dilma e iniciou a conspiração judicial-midiático-parlamentar para solapar a vontade popular de 54,5 milhões de brasileiros e brasileiras.

Na sequência veio a quadrilha da Lava Jato com o objetivo explícito de enfraquecer a presidenta Dilma e prender o presidente Lula para que ele não fosse candidato a presidente em 2018.

Toda a operação articulada pela direita tradicional saiu pela culatra. Eles queriam eleger o ex-governador Geraldo Alckmin, mas acabaram ajudando a eleger um candidato da extrema-direita conectada com o crime organizado das milícias do Rio de Janeiro. Tudo em conluio com agentes dos Estados Unidos, que tiveram sob controle Sérgio Moro e sua quadrilha de procuradores de Curitiba.

Tiraram o Presidente Lula e criaram o monstro Bolsonaro, que trouxe com ele os piores políticos que já vi na minha vida.

Todos os dias eles estão nas comissões ou nas tribunas com seus discursos homofóbicos, racistas, machistas, xenófobos e preconceituosos contra todos os valores da democracia e da civilização. Usam o nome de Deus e na mesma hora xingam os “bandidos” que são, para eles, quaisquer pessoas que discordam das ideias retrógradas que eles defendem. Falam em Deus e depois em executar os inimigos que eles criam.

São tão burros que não sabem que ofedender outro parlamentar é falta de decoro. O conselho de ética só teve tanto trabalho assim quando Jair Bolsonar dava seus ataques de histeria, sempre tendo como alvo mulheres e o meu amigo Jean Wyllys. A extrema-direita não tem projeto para defender o povo e a democracia.

São parlamentares e ministros que circulam pelos tapetes verde e azul do Congresso sem o menor compromisso com o conjunto da sociedade brasileira. Se não fosse a esquerda e alguns setores progressistas de centro, que são franca minoria no Congresso, a situação dos brasileiros estaria muito pior.

Hoje vejo que, após um ano de desgoverno, o Brasil voltou à década de 1970, com os parlamentares eleitos na onda do presidente fascista. Fiz uma breve coletânea de fotos das bizarrices e horrores da direita raivosa que estão entregando nossas riquezas e aumentando a fome e miséria dos brasileiros.

São bizarros, burros e hipócritas. Usam perucas que eles acham que só eles sabem que estão usando. Vestem paletó verde-amarelo, rezam ajoelhados no plenário, choram quando são traídos pelos seus comparsas. Levam seus amigos da igreja para rezar juntos dentro do plenário ou das comissões.

Como estamos em uma guerra e como eles foram eleitos graças a um amplo esquema de “fake news”, vou mostrar algumas verdades que as imagens de 2019 representam. São cenas tristes que já tinha visto em países de democracia frágil e em Câmaras de vereadores Brasil afora, mas agora estamos vendo no centro do poder.

Eles começaram o ano em uma grande festa e agora o que vemos é o presidente com a sua base no Congresso esfarelada. Toda hora tem parlamentar da base que sobe à tribuna para acusar um ex-colega. A direita faz oposição a ela mesma.

A extrema-direita não sabe governar e a arrogância de cada um dos seus integrantes no Congresso cada dia fica visível. Acho que ainda teremos morte dentro do plenário se continuar o clima que vivemos esse ano. É triste. Mas é a nossa realidade!

Peço desculpas pelas fotos, mas não recebo adicional por insalubridade e vou dividir com vocês as bizarrices desse congresso sem noção.

Lula Marques.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não tinha notado que temos um congresso dos peruqueiros. Peruqueiros, fariseus, fascistas, obtusos, indignos de serem representantes na Casa do povo.
    Ao ver essas fotos, como não pensar no poema de Affonso Sant’Anna….

    “Hino da Canalha”
    Diante dessa canalha
    não sei se é melhor falar direto
    ou se a metáfora atrapalha.
    Bato no meu poema ou cangalha
    e denuncio à minha gente a gentalha.
    Pudesse fugir, fugia
    para Pasárgada, Maracangalha.
    Diante dessa canalha
    valha-me Deus!
    e o próprio demônio valha!

    Affonso Romano de Sant’Anna

  2. Muito boa a matéria presentada, ela faz uma síntese do que ocorreu e do está acontecendo com a política deste país e informa quanto ao aumento a fome e miséria dos brasileiros.
    Continue assim, usando seu nobre trabalho através da cobertura fotográfica no Congresso nacional, para que de alguma forma este país possa retornar a ter um governo democrático/popular, que ajude a diminuir as diferenças sociais entres os brasileiros, através da uma grande inclusão social.
    Parabéns esta matéria, porque, ela nos da esperança em saber que nem todo profissional do jornalismo brasileiro é somente da estrema direita.

  3. Nassif (ou quem recebe estas mensagens…), peço que digam ao Lula Marques que gostaríamos (a Associação Profissão Jornalista) de fazer uma roda de conversa com ele aqui em São Paulo. Ou em Brasília, pois estamos nos constituindo como um núcleo lá também. De repente vocês me passam o contato dele e eu faço o convite diretamente. Abraços. Sucesso. Continuem que está muito bem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador