Governo Temer manipulou dados de crescimento

Tudo o que a imprensa criticava – com razão – na manipulação dos índices estatísticos do governo Cristina Krischer, começa a ser praticado pelo governo Michel Temer.

Esta semana, o governo acenou com três boas notícias: a melhoria no índice PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) e PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), medidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central).

O fato foi saudado em manchetes de todos os jornais e ajudou a reforçar a ideia de que o país está à beira da recuperação, e esse movimento poderá ser comprometido pela não votação da reforma da Previdência.

Trata-se de uma manipulação que compromete a imagem do órgão, presidido pelo economista Paulo Rabello de Castro.

A pesquisa se baseou em estudos que alteraram as ponderações dos diversos segmentos de comércio e serviços. O correto seria refazer as duas séries a partir de 2014, com a nova metodologia. Seria a maneira correta de calcular as variações de janeiro e fevereiro.

Em vez disso, o órgão só refez 2017. Trata-se de manipulação ampla, anti-científica. Comparam-se dados de 2017, com a nova metodologia, com dados de 2016, com a metodologia antiga. É o mesmo que comparar maçãs e laranjas. E tudo isso sem avisar ninguém, sem apresentar os dados. Apenas hoje, terça, haveria uma coletiva para anunciar as mudanças.

Como os dois índices entram na composição do IBC-Br, este índice também sofreu os efeitos da manipulação.

Como há técnicos sérios no IBGE, provavelmente começaram a trabalhar na reconstrução das séries a partir de 2014.

Leve-se em conta que é a terceira instituição pública, de produção de dados e analises, a sofrer manipulação por parte de dirigentes colocados pelo esquema Temer. A segunda é o IPEA. A terceira, a EBC, com esse jornalista inacreditável, Laerte Rímoli.

Assine

38 comentários

    • Foi o nome que me veio à
      Foi o nome que me veio à mente ao ler: RICUPERO!
      Patrono dá manipulação estatística do Brasil!

    • Pois é, parece que um número

      Pois é, parece que um número mágico advindo dessa metodologia chinfrim pode modificar a realidade experimentada pelo povo no dia-a-dia.

  1. No dia em que esse govêrno

    No dia em que esse govêrno apresentar resultados positivos, com ou sem estatísticas, tornar-me-ei um temerista. Nunca serei temerista.

  2. MAS AQUI, A MANIPULAÇÃO CONTA COM A IMPRENSA!!!

    A manipulação é tão grosseira que salta aos olhos de qualquer um que lê essas matérias… o jornalista parece até ter escancarado propositadamente a manipulação para quealquer um poder perceber… sem, é claro, escrever que o governo estava manipulando os dados.

    TRECHOS:”O BC revisou o dado de janeiro de uma queda de 0,26% para uma alta de 0,62%. Isso reflete uma revisão intensa dos dados referentes a janeiro nos setores de serviço e comércio divulgados pelo IBGE se deu por causa de uma mudança metodológica que segue as normas internacionais.””o IBGE informou que o varejo brasileiro registrou expansão de 5,5% em janeiro, na comparação com dezembro, em vez da retração de 0,7% que havia sido anteriormente informada. Nesta quinta-feira, o instituto revisou o número de janeiro para o setor de serviços, de uma queda de 2,2% para uma alta de 0,2%.””O BC revisou o dado de janeiro de uma queda de 0,26% para uma alta de 0,62%.” O impacto nos números está muito forte… agora algumas dúvidas devem ser esclarecidas:1-QUAL A RAZÃO DE TAL MUDANÇA?2-POR QUE FOI ESCOLHIDO LOGO ESSE MOMENTO DE INSTABILIDADE PARA ISSO?3-QUEM MANDOU? DE QUEM FOI A IDÉIA?4-QUE “PADRÃO INTERNACIONAL” FOI ESSE? ADOTADO ONDE?5-NÃO HOUVE AVISO PRÉVIO DAS MUDANÇAS? 

    • $

      O governico mente e o PIG alrdeia e magnifica.  A desfaçatez dos usurpadores beira a infantilidade.

      O cinismo da “imprensa livre” deixa a do aécio no chinelo.

    • governo golpista muda metodologia

      O que é que se pode esperar de um governo que está

      no poder devido a um golpe na democracia e só tem

      bandidos em todos altos cargos?

    • IBC-Br alterações

      Sem absolutamente nenhum aviso sobre a correção do IBC-Br para fevereiro, os números mudaram. A imprensa não acompanhou as alterações. O crescimento foi reduzido para 0,5 %!! 

  3. De um lado os golpistas dizem

    De um lado os golpistas dizem que é 1,3 por cento de aumento do pib e do outro as férias coletivas de 3000 funcionárias da volks. 

  4. Esses caras manipularam Deus

    Esses caras manipularam Deus e o Diabo pra derrubar uma presidente legítima e honesta. Que custa manipular índices de economia cujo significado poucos entendem?

  5. Tá Feia a Coisa, hein Gavião? Já Foi Melhor, Merdal…

    Faz mais de ano que não assisto a jornalísticos “propaganda política fora de hora” dos nossos órgãos de desinformação, sobretudo da Globo.

    Ontem, na casa de amigos, assisti a metade final da propaganda política da Globo, o JN, e chamou-me a atenção, critica feita a omissão e subtração de informações pela polícia de Pernambuco, em determinada região, e o destaque ao protesto das associações de jornalistas e de órgãos de informação, em defesa da informação e da liberdade de imprensa.

    Ao mesmo tempo, no mesmo JN, escandalosamente subtraiam informações sobre a delação dos US$40 milhões transacionados no escritório político de Temer, no Alto de Pinheiros, conforme confirmado pelas pessoas amigas que assistiram a parte inicial do JN. 

    Ao final, estrategicamente surgem informações sobre os sinais de crescimento da economia, amparadas pelos sempre presentes especialistas de estoque de prateleira. De pronto pensei, tem jeito de manipulação atendendo a necessidade de fazer-se a publicidade necessária, em formato notícia, que o pior passou e agora as reformas precisam ser feitas para não piorar novamente.

    Pelo jeito, a manipulação não durou um dia.

    Mas tenham certeza, os órgãos de desinformação levarão o blefe em frente, na maior cara de pau, sem contar o escancarar, cada vez mais vergonhoso da ausência de novas pesquisas para presidente, do Ibope e do Datafolha, que pelo andar da carruagem Vox, tão cedo não serão feitas ou se feitas, manipuladas tal qual os índices econômicos.

  6. Sinônimos.

    Da posse de M, o Temer, para cá o país só tem feito crescer e prosperar, é o que nos conta a imprensa. “Crescimento” para todos os lados e diários.

    Estamos todos Trumans, personagem do filme “O Mundo de Truman” que vive numa realidade paradisíaca porém fictícia, criada para um programa de tv. Até que um dia a ficha do camarada cai e ele se manda pro mundo real.

    Aqui pode cair fora um ou outro Truman mais plugado na bagaça. Há que a nossa gloriosa mídia, madrinha do golpe, e seus cães de guarda não esmoreçam na produção massiva e diária de caôs, xavecos, lorotas, patranhas, embustes, balelas, enganação, patacoadas, embromações, potocas, engodos, fabulações, quimeras e… mentiras. Nisso, não duvide, os caras são bons pacas.   

  7. O que é mais cansativo não é

    O que é mais cansativo não é constatar que tudo que esses reacionários golpistas acusam nos outros é o que eles de fato fazem, sempre fizeram e e sempre farão, mas ver que tantos ainda duvidam.

    Outra coisa: cadê os “técnicos” dos institutos que por muito menos ameaçaram fazer greve e tudo mais?

  8. Tenho a impressão que as

    Tenho a impressão que as mudanças de metodologia nos governos do PT foram para diminuir os ganhos e avanços, agora fazem o contrário. Nos governos do PT, apesar da crise, o desemprego diminuía, o PIB aumentava, os índices sociais melhoravam. Agora com toda a retomada, o desemprego aumenta, os salários perdem capacidade de poder de compra e mesmo com o PIB “crescendo”, as vendas caem no comércio, na indústria e nos serviços.

    Um avanço para trás, um aumento para baixo nesta retomada paralisante. Faz-me lembrar do filme que assisti quando criança, “A volta dos que não foram”.

  9. Vai esperar algo diferente de

    Vai esperar algo diferente de quem anda dizendo que concluiu a transposição do rio São Francisco em 6 meses?

  10. Deixa a Cristina Kirchner pra lá

    Não que eu esteja satisfeito com o que acontece agora mas…….. véspera de eleição, ataques de todos os lados, normal, faz parte do jogo. Dilma chama a imprensa e declara: é tudo mentira, a situação economica está sob controle. Acreditei, votei nela. Dias depois o desastre aparece escancarado e não parou de escancarar de lá pra cá. Qual a diferença? Sei que vão me atacar de todos os lados por isso vou avisando, antes que a esquerda adolescente levante a bandeira: não assisto a globo.

    • Não tem nada a ver.
      O

      Não tem nada a ver.

      O Presidente ou qualquer político pode falar politicamente que a economia está bem e vai se recuperar. Isso seria uma fala politica, nada a ver com estatítsticas.

      Daí a manipular estatísticas, fazendo comparações que não procedem,  para mostrar um “crescimento” maior, vai uma grande diferença.

      Se o que o Nassif coloca aqui for mesmo verdadeiro trata-se de um escândalo de grandes proporções.

       

      • As lógicas….

        Acho que entendi sua lógica. Dilma pode mentir com palavras, Temer não pode mentir com números porque é muuuuito diferente. Pra mim melhor seria: Dilma não devia ter mentido, Temer não deve mentir. Um dos nossos problemas atuais é que todo mundo só quer falar do rabo do outro, aí fica difícil (quanto ao escândalo de grandes proporções deixamos pra lá). 

        • Falsa premissa e argumento fraco

          1-FALSA PREMISSA

          “Dilma chama a imprensa e declara: é tudo mentira, a situação economica está sob controle.  Qual a diferença? “

          Eu acompanhei as eleições e a Dilma sempre encarou a crise de maneira bem realista e era questionada o tempo inteiro. Até aquele ponto a “crise” ainda não tinha estourado… o país estava apenas desacelerando.

          2-MENTIRA

          Acreditei, votei nela. Dias depois o desastre aparece escancarado e não parou de escancarar de lá pra cá.

          Dias depois??? Eu li isso??? O agravamento da crise se deu durante meses com as políticas de “austeriadade” do Levy e com as pautas bomba de Aécio e Cunha. Além dos projetos do governo serem barrados pela oposição. Sua análise foi totalemte superficial e torta. 

          3-DIFERENÇA GIGANTE ENTRE O PRESIDENTE SER OTIMISTA E UM INSTITUTO MANIPULAR DADOS

          O presidente tem, até como obrigação, dar uma visão otimista sobre as crises… é óbvio. Se o  próprio presidente for alarmesta e criar pânico vai piorar a crise. O fato de usar institutos para manipular dados é CRIME! Se você não percebe a diferença procure ler mais e se informar.

          4-DIFERENÇA DE TRATAMENTO DA IMPRENSA E OPOSIÇÃO

          A imprensa fez oposição total a Dilma e questionou as falas sobre a crise o tempo inteiro… agora com Temer a imprensa está celebrando a manipulação de dados como se não houvesse nada de anormal. A oposição contra Dilma parou o país e instalou o caos… contra Temer até agora nçao vi ninguém tocar no assunto da manipulação dos dados.

          Esse papinho de ex-esquerdista arrependido também já encheu… 

           

          • A fraqueza dos argumentos

            Você também não sai desse bordão de vítima da má vontade da imprensa golpista; isso também cansa.

            “o país estava apenas desacelerando”: Levy ficou no cargo menos de um ano e não precisa ser expert em economia pra saber que o tempo da economia é lento. Arma-se hoje o desastre de depois de amanhã. Mas a culpa agora é do Levy, e minha análise é que foi rasteira, então tá.

  11. A economia e o vaso comunicante

     

    Sabe-se que o mercado tem suas próprias leis expressando sua natureza e comportamentos, conhecidos e utilizados em avaliações financeiras e econômicas. Em certas épocas especiais, como essa que o Brasil está mergulhado desde o golpe, não precisamos de maiores recursos para avaliar o estado geral do mercado com relação a determinados índices.

    Para termos uma rápida noção de como está o atual crescimento econômico do Brasil, basta conversar com alguns comerciantes e vendedores, para rapidamente perceber o padrão uniforme de grande desânimo e apreensão existente na economia do Brasil, incompatíveis, com qualquer crescimento econômico. Incompatíveis com qualquer euforia decorrente de crença na política golpista de um governo desmoralizado. 

  12. Uma indagação aos

    Uma indagação aos especialistas do blog.

    O governo Temer foi reconhecido formalmente por algum pais da “bendita” comunidade internacional? Ou esse protocolo foi extinto?

    Não vale citar os EUA, que de praxe adota o “reconhecimento antecipado” de governos assim constituídos.

  13. Sempre que houve mudança na

    Sempre que houve mudança na metodologia de cálculo do PIB, por meio dos dados de crescimento, os governo Lula e Dilma mostravam como isso interferia em toda a seria história dos seus governos, isso dava uma ideia de referência, servia para não haver uma distorção da informação, por se tratar de métodos diferentes.
    Apresentar um novo método, sem mostrar o impacto disso nos últimos 5 anos, por exemplo, deixa essas informações soltas no ar, são comparáveis com o que? 2017 por 2017, isso é tautologia.

  14. Comentário sobre a matéria de Manipulação dos Indices

    Estamos diante do que no passado chamava-se de ” contabiliade criativa”, agora estamos diante dos chamados de: “INDICES OU DASDOS CRIATIVOS DOS INSITUTOS DE PESQUISA COMANDADO PELO ESQUEMA TEMER”

    SO MAS UMA COISA “PONTO”.

  15. ÍNDICES (DADOS) ECONÔMICOS CRIATIVOS

     

     

    ÍNDICES (DADOS) ECONÔMICOS CRIATIVOS

     

    O que é isso….

     

  16. Coisa fina: maquiagem de nos. tb na França

    http://www.romulusbr.com/2017/04/alerta-na-franca-e-brasil-quando-midia.html

    *

    François Hollande assumiu seu mandato em 2012 com o compromisso de reduzir o desemprego “à metade”.

    Seguindo na receita de austeridade, imposta inapelavelmente por Frau Merkel e por seus prepostos em Bruxelas, na verdade o desemprego…

    – … aumentou!

    Hollande dissera, de saída, que se nao resolvesse o desemprego, nao se candidataria à reeleição.

    *

    Com o numero sem cair, o que fez Hollande?

    Lançou um programa ~compulsorio~ de “requalificaçao” para quem esta recebendo seguro-desemprego.

    E deu uma “bolsa”, com uns trocados, para quem fazia o curso ficar se requalificando.

    Mágica contábil:

    – Quem está estudando nao está ~tecnicamente~ desempregado, certo??

    ¬¬

    *

    Brasil

    Olho no PRONATEC (se ainda existir…), minha gente.

    Capaz de o Temer ter tirado todos os cadastrados das estatisticas de desemprego!

    *

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=U_czCUZGtHo%5D

    *

    Mas truque contábil não coloca comida na mesa, não é mesmo?

    Chegou a hora da verdade e – de maneira inédita na 5a República – Hollande foi impedido de disputar a sua sucessão – por total indigência de intenções de voto.

    O resultado??

    Corremos o risco de ver um segundo turno no domingo que vem entre a extrema-direita e a extrema-esquerda – ambas prometendo fazer “a casa cair”.

    *

    Quer saber o pior??

    Eu to torcendo por esse segundo turno dos infernos!

    *

    http://www.romulusbr.com/2017/04/alerta-na-franca-e-brasil-quando-midia.html

     

  17. O ESTADO DELIQUANTE DE MINAS GERAIS

    Ó Minas Gerais, ó Minas Gerais quem já te conheceu não te conhece nunca mais, Estado supressivo com a População, a inconfidência não é mais motivo para feriado. Tiradentes revira no seu túmulo. Estado policial, cheio de aventais sujos e tudo mais. A carga tributária que solapa o povo. Fizeram de um automóvel de serviço de qualquer família uma máquina caça níquel sem pudor, arapuca para cofres de corruptos. Imaginem se houver uma batida em um automóvel de mulher e não tiver vítimas ela apanha de marmanjos e depois vai a internet queixar para um nada. O MP deveria investigar a retenção de documentos por motivo de GRAVANE, o estado não pode reter esse documento porque recebeu taxa para emiti-lo e enviá-lo, se houver uma batida e sem ocorrência o seguro não paga, se você for fazer essa ocorrência, prendem seu carro, você tem que pagar diária e guincho e multa, o Detran de MG é uma fábrica de multas e taxas, tendo a polícia como arrecadador e não como defensor do povo. O MP tem que investigar esse procedimento. Se recebe a taxar para emitir e enviar tem que fazer nem que seja co observação, mas não pode receber o IPVA, DEPVAT, SEGURO E TAXA e reter o documento e multa o cidadão, isso pode até ser lei, mas é lei leonina para lubrificar cofres públicos. Faz isso com carro de professores que não recebe em dia e ainda parcelado. Vergonha.

  18. PIB cresceu em fevereiro?

    Do site do Banco Central são relatados dados para o PIB nominal (preços correntes sem ajustes para a inflação), a série 4380:

         Data        PIBn

    2016-set 51.2589
    2016-out 52.5802
    2016-nov 54.1079
    2016-dez 56.3712
    2017-jan 51.1691
    2017-fev 50.9504

    É notável a queda em PIB nominal desde dezembro de 2016,
    e a queda continua em fevereiro de 2017. A queda no valor
    nominal tem que corresponder a uma queda real no PIB,
    a não ser que a inflação nesse mês seja negativa!
    Há algo muito errado nos dados anunciados pelo governo
    que mostre o aumento do PIB real (IBC-Br) em fevereiro.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome