Hangout do dia seguinte

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  TV GGN: Xadrez dos temas que devem ser acompanhados

172 comentários

    • MCMV, Bolsas…….

        É bem pior.

        Poucos se atinam ou procuram saber, que nestes programas, o Governo Federal repassa as verbas para as prefeituras, que responsabilizam-se pelas moradias e pelo pagamento das bolsas – sempre em conjunto com a CEF , e os que tem poder para inscrever os beneficiados, são os vereadores que dão sustentação politica aos prefeitos.

    • como já disse um advogado

      como já disse um advogado corrupto, revelando os segredos dos corruptos: ” no papel, todas as leis são bonitinhas, mas a prática, quando convém aos corruptos, é bem outra e fora das leis.

      ou,

      como disse uma senhora das elite e católica, revelando os segredos da mesmas sobre campanhas da fraternidade dessa “igreja católica” : ” campanha de fraternidade, é tudo demagogia” 

      mas quem é brasileiro que não sabe de toda baixaria?

       

  1. Quando começou o impitim?
    Começou quando a Dilma foi fazer um omelete na plimplim. Quando recusou a geopolítica instalada pelo Lula. E deu o golpe final quando executou o plano da oposição.

    Hoje foi o derradeiro ato.
    Em 180 dias vai cair a proibição do financiamento privado para que os evangélicos possam patrocinar seus candidatos. E o pré sal vai ser entregue aos estrangeiros. O resto vem em pequenas doses para o apequenamento definitivo do que poderia ser um grande país.

    Meus siceros pêsames Brasil.

  2. A Embriaguez e o Auto-Engano.
    A Embriaguez e o Auto-Engano.

    Nosso Congresso: quanta hipocrisia, quanta desfaçatez. Agradecimentos a Deus por tirar de outros para minha família, como comentou alguém por aqui mais cedo? Por trapacear, por enganar?

    Ontem, uma notícia dava conta de ameaças de morte dirigidas ao Sr. Cunha. Ri. Se nem ameaça de cadeia há, ainda que com sua folha corrida, porque a Boa Dama o visitaria?

    Está tudo dominado! Se tudo correr bem teremos em breve novo Presidente Temer e o Vice Presidente Cunha (dispensam apresentações). Mas eles estão lá porque – assim como nós – abominam a corrupção!  São do nosso time. E não são Comunistas!!!

    Socorro!  Sabem com que forças quem venceu hoje está alinhado. E comemoram?

    Parabéns ao Sr. Cunha. Nunca dantes tão livre para voar.

    E depois que Dilma sair do cenário vai ficar ainda melhor. Sua dobradinha com o “cumpadre”, “amigo de infância” Temer promete. Ocupação dos cargos, fatiamento e venda das riquezas e muito, muito champanhe e charuto, que ninguém é de ferro…

    “Ela atrapalhava demais. Honesta demais, Caxias demais. Pra que ela tinha que se meter nos nossos negócios na Petrobras, em Furnas?? Demitir os diretores alinhados, do esquema, nos impedir de continuar faturando? Tava indo tudo tão bem… O negócio é a gente se lambuzar, sem ter que se preocupar com o amanhã; e Dilma querendo o melhor para os “pobres”… Chhhaaattttaaa!!!”

    Minha alma gela ao constatar a indiferença de quem pode fazer o certo e opta, por vingança e/ou por conveniência, agir ao arrepio não somente da lei, mas da justiça, do bom senso e da humanidade.

    Presenciamos estes dias o que a embriaguez do poder faz a homens e mulheres que, detentores de conhecimento e abraçados às suas vivências, JAMAIS imagináramos capitularem a um equívoco tão fragoroso.

    Homens e mulheres que testemunharam a mão autoritária agindo sobre a nação, viram os tentáculos do patrimonialismo e da opressão sobre amigos, parentes, conhecidos, cidadãos… Sim! Estivemos sob uma ditadura sangrenta no Brasil. Isto é fato. Vidas perdidas, ceifadas, obliteradas em cemitérios clandestinos, em valas, em quartos escuros. Corpos nunca sepultados. E estas pessoas, reproduzem tudo aquilo, hoje, de suas cadeiras, de suas canetas, de seu “minúsculo poder”. Que motivos, que devaneios, que idéias persecutórias a embalar a inveja, a cobiça, a vingança?

    Cunha está, desde sempre, salvo. Livrará a todos os seus das “garras” de Dilma e sua paga será a liberdade concedida pelo Conselho de Ética. Liberdade para rir da cara de quem o expôs, liberdade para prosseguir ascendendo, liberdade para agir como queira. Sempre a rir. E liberdade para rir da nossa cara também.

    A começar de hoje. Votou dizendo: Deus tenha misericórdia do Brasil. Tem toda razão. Mergulharemos nas trevas. O Evangelho passará longe de nós,  pois passa bem longe desta malta.

    Hoje foi dado a Cunha o salvo conduto definitivo para o achincalhe e o deboche. E sabemos bem, desde muito, a quem agradecer!!

    Depois de livre, será ele realmente grato? Compartilhará efetivamente do butim?
    A ver.

    Quanto “Aos Progressistas”:  wake up call

    Enquanto todo e cada partido dito progressista disputava para ver quem tinha mais críticas a fazer ao governo – para descolar de Lula/Dilma sua imagem AGORA que a economia vai mal -, disputava para saber quem sabe mais, leu mais e luta mais, disputava cada milímetro de espaço para se manter diferente e melhor, a Malta, que não está nem aí se o outro sabe ou não – as vaidades são outras – se uniu, se pagou e fechou questão.

    É muito bom e saudável criticar, ler, saber, ser bom (competência é um puta afrodisíaco!)! Ou não estaria eu deste lado.

    Mas quando sob ataque, esteja de verdade com o teu aliado. Deixe para resolver em casa as diferenças, não puxe a orelha do teu irmão frente ao teu inimigo. Você tendo, não perde a razão, mas evita fragilizar a TUA aliança. Quando o inimigo percebe que nem o teu aliado está 100% contigo, fareja a tua fraqueza e te derruba.
    É isto que estamos presenciando hoje.
    Ciúme de Lula. Ressentimento com Dilma.
    Todos perdemos! Miseravelmente e irreparavelmente

    Este (17) foi um dia frio. Tenha o Sol dissolvido os miasmas que pairam em nossa psicosfera e que o bom combate não seja, ele próprio, abatido também nas lutas futuras.

    Não me lembro, em 50 anos, de ter vivido um dia tão triste. E eles não me faltaram.

    Parabéns pela Cobertura do dia de ontem Nassif. E boa sorte na 4a feira com o Sr. Cunha, o homem mais poderoso da República!

    • Parabéns Edu. Escreveu muito

      Parabéns Edu. Escreveu muito bem e descreveu a minha apreensão com o futuro.

      Agora mesmo, vejo deitado dormindo meu filho de 16 anos e me preocupo profundamente com o futuro dele. Em que país ele se tornará adulto?

      A frase abaixo, escrita por você resume meu sentimento nesta hora:

      “Não me lembro, em 50 anos, de ter vivido um dia tão triste. E eles não me faltaram.”

       

      Abraços.

      • Ruptura
        Despedidas são dolorosas. Hoje nos enlutamos por nossos sonhos de construção nacional abatidos. Nossa crença na legalidade foi seriamente ferida. Talvez nossa geração não se recupere desta ruptura.

        O futuro tornou-se nebuloso.

        Por isso este véu, esta bruma melancólica a descer sobre nós.

        Boa Noite.

  3. A história se repete, como sempre.

    Debatedores, francamente…

    O xadrez ainda não terminou. Mas, o rei já tomou um xeque. Não é mate. Mas é xeque.

    E a rainha está encurralada. 

    Tudo indica que será comida.

    Ai, teremos de esperar um peão alcançar a posição para trazê-la de volta.E isso demorará 180 dias.

    ______________

    Eu, como muitos aqui,  acompanhei toda   FARSA de votação golpista ao longo do dia.

    Era um tal de agradecer a família, a deus, aos filhos e  a sei lá mais o que. Francamente, quanta hipocrisia…

    Não falavam do “crime” da presidenta. Uma palhaçada pseudo democrática digna de uma verdadeira, essa sim, republiqueta de bananas.

    Foi de envergonhar…

    Bom,  vou parar por aqui. Não estou bem.

    Estou, pelo menos por enquanto, profundamente decepcionado.

     

    Esse golpistas NÃO representam o meu voto!

    Peço ao r. jornalista para DISPONIBILIZAR TODOS OS NOMES DOS 360 e poucos deputados golpistas, para que possamos, ao menos, fixar em nossas mentes quem foram os golpistas de 2016.

     

    Francamente

    Um otário cidadão brasileiro que viu como não há, e ao que tudo indica, nunca haverá  democracia real, verdadeira, séria  nessa mentirosa república periférica

    • Se não entrar na toca do tigre, não capturará os filhotes

      Atender as necessidades/ interesses gerais dos cidadãos é a função precípua dos representantes investidos aos cargos públicos pelo voto popular e assim construir uma república, mesmo que periférica. Ontem, os deputados ao invocarem familiares e sei lá mais quem ou o que, deixaram claro a sobreposição dos seus interesses pessoais sobre o coletivo, o que se viu naquele congresso é o retrato de nossa sociedade. Infelizmente, ainda há um longo caminho a percorrer para que se construa uma república periférica. A prática sensível a uma experiência adversa proporcionada por um ajuste fiscal pesado, promovido por um governo não legitimado pelo voto direto, talvez, possa ter o efeito de mobilizar as massas em direção da solução de problemas historicamente não resolvidos, de modo a encontrar uma nova equação para construção de uma nação, da mesma forma como o ouro é  purificada pelo fogo!

      As elites nunca permitiram uma real democracia, ao menos que sejam obrigadas!!!!

      Como diz aquele provérbio chinês.

      “Se você não penetrar na toca do tigre, não poderá capturar os filhotes”

       

      Valeu

  4. Pode ter sido o fim de um governo de conciliação de classes

    Foi um duro golpe.

    Resta a última trincheira, o Senado Federal, mas as expectativas são as mesmas que tínhamos na Câmara dos Deputados, o que não é muito animador.

    Mas,  recentemente o Senado reverteu algumas votações ocorridas na Câmara Federal, o que indica que há chances de o processo ser barrado no Senado Federal.

    Além disso deve aumentar as mobilizações sociais em torno da defesa do Governo da Presidente Dilma, o que também pode contribuir para um resultado favorável no Senado Federal.

    Mas a situação ficou muito difícil, com poucas chances de reversão da derrota ocorrida hoje.

    Podemos estar diante no início de um novo processo de enfrentamento social, com PT caminhando novamente para esquerda do espectro político, onde as consequências são imprevisíveis.

    Vai depender do comportamento dos governos burgueses diante dos avanços sociais promovidos pelos Governos do PT, em caso de recuo dos avanços das conquistas sociais, certamente haverá resistência e uma série de conflitos.

    Com a votação de hoje Câmara dos Deputados, agora os eleitores terão um parâmetro melhor para fazer suas escolhas nas próximas eleições, este ano para prefeito e vereadores, e em 2018 para deputados estaduais e federais, governadores, senadores e presidente.

    • Temos candidatos colocados
      Temos candidatos colocados para Primeiro Ministro. Aecio já indicou encurtamento do processo no Senado (15 dias acho). Será que teremos eleições em 2018??
      Tenho sérias dúvidas. A chinelada de hoje não tem, a meu ver, recuperação possível enquanto Cunha estiver solto e à frente do Legislativo (alguma dúvida de que seus tentáculos chegam ao Senado?).
      A ver.

      • A situação está díficil

        De fato as eleições deste ano e de 2018 estão correndo sério risco depois do dia de hoje, agora quase tudo é possível.

        Já que é possível este próprio congresso prorrogar os mandatos, adiando as eleições e aplicar um forte ajuste liberal no Brasil.

        Mas este cenário implica na disposição da burguesia para para período longo de enfrentamente social, dentro de um estado de recessão.

        Pelo menos nos primeiros momentos, teremos uma forte e intensa resistência social, de consequências imprevisíveis.

        Mas se houver eleições, muito provavelmente os eleitores começarão a corrigir os seus votos.

        E a votação ocorrida na Câmara dos Deputados, neste 17 de março de 2016, certamente será um parametro para os eleitores nas próximas eleições.

        Assim como foi a votação das diretas-já e do impeachment, hoje a maioria dos representantes do congresso estavam do mesmo lado.

        Na votação de hoje há uma clara divisão entre aqueles que realmente defende os interesses dos trablhadores,trablhadoras e os demais.

        • Queria acreditar em
          Queria acreditar em mobilização, rua, movimentos sociais se manifestando e efetivamente pressionando. Mas não acredito. Olho para as manifestações e não consigo ver as de outrora. Admirava a turma do PT por sua disposição, sua garra, suas certezas. Nunca fui petista, mas admirava sua fibra.
          Eu sei, envelheci e meu olhar está cansado e abatido pelas perdas e pelas tantas sac*** já presenciadas. Uma certa incredulidade com “movimentos”, mas Oxalá seja só uma falsa impressão.
          Depois do xeque de hoje, vamos ver o que vem…
          Obrigada pelo esclarecimento em teu comentário.

  5. Um verdadeiro show de
    Um verdadeiro show de horrores. O Brasil pode conhecer melhor a qualidade, aspas, dos seus deputados. O baixo nível da maioria, que cinicamente o tempo todo fazia referência à família, a Deus e às cidades para justificar a canalhice de votar pelo golpe, em aliança com pilantras corruptos e golpistas. Aliás, que tipo de educação esses elementos dão a seus familiares, dedicando a eles um ato de covardia, desonestidade e canalhice? É como dizer: roubem, aliam-se aos maiores corruptos do país, golpeiem as regras democráticas, pois este é o caminho do sucesso. Vergonhoso! Na prática, os 367 deputados picaretas – muitos corruptos, torturadores e sexistas –  restabeleceram a eleição indireta para presidente, cassando os milhões de votos dos cidadãos brasileiros. Isto 32 anos depois da histórica luta pelas Diretas-já, quando a população brasileira se mobilizou para conquistar o direito de votar para presidente da República. Temer tem 1% de preferência eleitoral e vai substituir uma presidenta honesta por conta das conspirações feitas com o maior corrupto deste país. Agora é hora do movimento popular que se formou em torno da luta democrática manter a unidade e se fortalecer na base da sociedade para enfrentar esses golpistas. Em todos os campos.  Esta pode ter sido uma vitória de pirro. Agora na oposição, o PT e todo o movimento popular e de esquerda poderão dialogar com a sociedade e mostrar o conteúdo do golpe, desde a reeleição – e mesmo antes, com o longo histórico golpista das elites brasileiras, que une FIESP, GLOBO, OAB, seitas evangélicas, torturadores, banqueiros, entre outros.  Os golpistas certamente vão se desgastar com as medidas impopulares. A lava-jato deve reduzir as operações ou até desaparecer, ficando claro para a população que se tratou de mais um instrumento golpista, como tantos outros. E a mídia, principalmente a Globo, cada vez mais desmoralizada, terá agora que responder pela crise sem o governo Dilma. Ao mesmo tempo, a esquerda precisa aprender com os erros cometidos. Um deles, o menosprezo à luta pela democratização da mídia; outro, o afastamento dos movimentos sociais, que sempre deram apoio ao governo; outro erro: a aplicação de política neoliberal – recessiva e geradora de desemprego e cortes – em pleno bombardeio inimigo após a reeleição. Dilma e Lula demoraram um ano e meio para entrarem pra valer na luta contra o golpe, que já era denunciado nas redes sociais. Mas, enfim, não é hora de baixar a cabeça. Ao contrário, de forma muito tranquila e consciente, é preciso dialogar com a população e fortalecer as frentes de movimentos sociais, de resistência aos ataques das elites, e também no campo jurídico e político, além do trabalho de comunicação, que precisa sempre ser aprimorado. Eles venceram essa batalha, por enquanto. Não a guerra. Há outros embates no Senado e no STF, ambos dominados por forças conservadoras. No final, somente a força organizada dos de baixo poderá derrotar os inimigos do nosso povo.

  6. nassiff , e a fragilidade

    nassiff , e a fragilidade comprovada do sistema juridico do brasil( falencia do executivo e legislativo).

  7. Cáspite !!! :)))
    Hangout do Dia Seguinte ou do “Quem sabe um Dia”?

    Não aguento mais ver a Plutocracia comandar a minha vida e interferir no meu destino e no da minha família.

  8. Tudo isso que ocorreu é culpa

    Tudo isso que ocorreu é culpa exclusivamente da presidente Dilma.

    Muito BURRA POLITICAMENTE.

     

  9. Tudo isso que ocorreu é culpa

    Tudo isso que ocorreu é culpa exclusivamente da presidente Dilma.

    Muito BURRA POLITICAMENTE.

     

  10. As Redes Sociais derrubaram

    As Redes Sociais derrubaram Dilma!

    Já disso isso dias atrás, e repito: – Não é a Globo que tira Dilma, são as Redes Sociais (Face e Zap).

    PT não acordou prá isso ainda. A Globo consegue só 180 votos  no Congresso e leva no máximo 2 mil pessoas prá rua!

    Face e Whats arrumaram o dobro de votos e “milhões” prás ruas enquanto o PT ainda nem tinha sabia contar uma história nas Redes sociais.

    Como conseguiram? 

    Montaram uma central de “Marketing” especializada. Profissional. Com vários “Joãos Santanas”. 

    Vídeos curtos e objetivos (verdadeiros ou não). Provocando indignação em todos. 

    Imagens/montagens engraçadas apontando os mais variados crimes ao PT

    Pronto! 

    E qual foi a Resposta da esquerda? 

    R.: Aos 47 do segundo tempo, e por grupos alheios ao partido, como o Porta dos Fundos! Que só foi insultado por parte dos internautas por que foi o PRIMEIRO vídeo “Anti-Direita”  a viralizar na internet. Aí o placar ficou 7 x 1 prá Direita, foi o gol de consolação. 

    Se o PT conseguir 1/3 (33%) das Redes sociais, e montar uma equipe profissional de marketing prá lidar com isso, ele vira esse jogo em 5 dias ao seu favor! 

    Sem viralizar nas redes sociais, pode jogar a toalha! 

    Chega de jogar a culpa só na Globo, esse tempo já acabou! A culpa está na organização da esquerda que investe corretamente em “contra-ataques” nas mídias para jogar a Globo onde merece!

    É necessário assumir que 70% rejeita o PT, então por que diacho continuar usando a estrelinha e a marca PT em tudo que é imagem? Pagaram milhões pro João Santana que precisou só 10 minutos diários  de propaganda eleitoral por 2 meses para vencer os adversários (reparem que ele não permitia nada que lembrasse o PT em suas propagandas, até imagens antigas e já gravadas eram editadas para esconder o “PT”)

    E o PT venceu! 

    Hoje, 150 deputados conseguiram “enfiar” na cabeça da população do Brasil inteiro aquilo que o PT não conseguiu falar em 2 anos nem nas mídias e nem na TV.

    Falaram que Dilma não roubou, que os adversários são desonestos. Detalhe: Quase ninguém deles falou em “PT”. 

    O Resultado disso foi muito positivo! Podem contar!

    Se fizer uma pesquisa amanhã, a maioria é contra o golpe.

    Até quando? 

    Até o próximo vídeo viralizado pela direita sem resposta a altura.

    Se liga, PT. Invista em Marketing em redes sociais ou se acostume levar metralhadas!

     

     

    • Concordo, pois eu já foi

      Concordo, pois eu já foi abordada por pessoas tentando me convencer contra o PT, contra a Presidente, por meio de mensagens mentirosas de Whats! Contudo, o povo já está acordado, resta o governo, o partido, vocês jornalistas que têm compromisso com a ética e com a Democracia entrar nesse processo de politização!

       

    • Estás esquecendo do YouTube.

      A ação do YouTube é fantástica, tu olhas trocentos videos de oposição, quando abres de novo vem as merdas da extrema direita como sugestão.

      Não há como investir em Marketing, a coisa é muito bem coordenada pelo nosso grande irmão do Norte.

    • Análise perfeita

      Pena que o pessoal não acordou pra isso. Recebo mensagens dos grupos do “outro lado” e é muito nítida a ação coordenada e profissional. Inclusive ação coordenada com públicos alvos diferenciados, com linguagem dirigida pra cada situação. O campo de batalha mudou e nós não percebemos.

  11. É de enlouquecer!

    Perdi meu tesão pelo Brasil…

    Isso aqui não dá mais nada não!

    É o pais da DEMAGOGIA…

    Quando vi ministros que já foram do Collor, do Itamar, do FHC assumindo cargos…

    Isso não funciona!

    Ninguem mais tira o PMDB da presidência…

    Não haverá justiça que possam alcançá-los!

    Aliás, o que é JUSTIÇA?

    Serão MILHÕES DE CUNHAS BRASIL A FORA!

  12. O governo errou sim. Dilma é

    O governo errou sim. Dilma é técnica.

    Mas quem devia fazer as coisas acontecerem na legalidade se omitiu, caso STF.

    O jeeito é tentar unificar uma frente na Câmara para livrar o país de uma desgraça maior  o que acho difícil.

    Cunha/temer sairão ilesos pois o  Judiciário conseguiu o que queria .

    Lava jato vai sumir aos poucos da mídia.

    Infelizmente sou forçado a reconhecer que o Brasil não é um país sério.

     

     

  13. o górpe já tá planejado de

    o górpe já tá planejado de cabo no rabo dos golpistas. procurador , supremo, igreja, etbosta… é tudo fantasia de vadias.

  14. acontece que no Senado temos políticos sujos demais…

    pra seguirmos confiantes e com esperança de que é possível reverter a situação

    quem entrar nessa estará pedindo para se decepcionar novamente, e não pretendo me decepcionar novamente

    não há como salvar o governo Dilma, já era, pois, acredito, intenção da maioria dos senadores é a mesma dos deputados,

    impedir que a Lava Jato avance com total liberdade, o que Dilma sempre fez questão de garantir

  15. Talvez pela primeira vez…

    Concordo 100% com a análise do Nassif. 

    Minha afirmação está longe de ser uma crítica ao Nassif (a respeito de outras análises, em outras ocasiões), mas é que é muito raro, raríssimo, eu concordar 100% com alguém ou o que quer que seja.

  16. Nassif;
    O dia de ontem será

    Nassif;

    O dia de ontem será  referido na história como o dia da vergonha.

    Acompanhando a votação cai na realidade: o parlamento brasileiro é um bando de picaretas, despreparados e traidores.

    O stf é um bando de gagas comporativistas, tendenciosos.

    Não sobrou nada.

    O Fidel Castro na década de 50, antes de decidir a organizar uma reação armada, na condição de advogado entrou com 5 ações no supremo cubano da época, como foi em vão ele decidiu pela força. 

    Que nojo!!!!

    Genaro

  17. NASSIF,
    Parabéns pela Cobertura do dia de ontem. O GGN nos deu uma visão clara de sua linha editorial e abrangência.

    Boa sorte na 4a feira com o Sr. Cunha, o homem mais poderoso da República!

    • Negativo, para fazer todas as maldades da “Ponte para o Futuro”

      Negativo, para fazer todas as maldades da “Ponte para o Futuro”, o Temer e o Cunha são ideais, em 2018 são colocados no lixo e imolados em nome dos bons princípios e dos probos DEM e PSDB.

  18. e como já coloquei antes…

    país que tem uma imprensa sendo paga para esconder que a maioria dos políticos que hoje fez sorrir metade dos eleitores e e que já fez que todos chorassem em governos anteriores, e principalmente no de FHC, não tem futuro nenhum

    se podemos apontar um culpado, recomendo que apontem para a Globo, não para eleitores

  19. Ingenuidade é achar que se não foste deste jeito não seria de ou

    Ingenuidade é achar que se não foste deste jeito não seria de outro.

    Caro Nassif, não pense que se não fosse por este caminho não seria por outro. Estou me lembrando do golpe de 64 quando sabiamente Jango não aceitou resistir ao golpe muitas pessoas acharam que ele era covarde, depois da liberação dos documentos da operação Brother Sam se ficou sabendo que até um porta-aviões vinha já na direção das costas brasileiras, da mesma forma a conspiração que falas, vêm de bem mais distante do que da cabeça do Eduardo Cunha.

    Todos os governos de esquerda que caíram em todo o mundo pelas mais diversas formas de golpes possíveis foram por seus acertos e não por seus erros.

    Não espere reações do Ministério Público ou do Judiciário, quando eles se manifestarem simplesmente não terão as lentes da Globo e das outras emissoras de TV, vão simplesmente ser ignorados e Cunha não cairá, pode ver que vários políticos do DEM e PSDB elogiaram em muito a “grandeza” de Cunha na coordenação do golpe. Veja, Cunha com apoio dos evangélicos e mais DEM, PSDB e sua tropa de choque faz maioria na câmara, logo nada passará contra ele.

    Uma coisa positiva deste golpe foi à presidência de Cunha na coordenação do mesmo, pois desmoralizou a ação e vários desorientados da oposição fizeram ameaças a Cunha, eles serão devidamente punidos, pois esta é a única linguagem que um psicopata sabe falar, logo em breve as fileiras da oposição irão engrossar.

    A única saída de todo esta confusão é a mobilização popular, mas quando falo de mobilização popular não estou falando de cartas abertas e solidariedade de intelectuais, estou falando do povo mesmo. Já há ações nesta direção e talvez o principal que se deve fazer agora é desnudar a famosa “Ponte para o Futuro”. Isto sim que as pessoas com maior capacidade de leitura das intenções deste horror contra o povo brasileiro podem fazer.

    E eu diria ao PT, PC do B, PSOL e partidos mais a esquerda que tem até o fim das Olimpíadas para mobilizar a população brasileira, pois conforme se vê claramente pela declaração de dois deputados que nem vou dizer o nome, que eles utilizarão a polícia como meio de contenção dos movimentos populares.

    Escrevi há poucos dias que os partidos de esquerda serão postos fora da lei, fui até ridicularizado por um pedante professor de uma universidade paulista, porém esta será a solução que deverá ser empregada logo após as Olimpíadas.

    Só uma observação paralela, não é só o PSOL que não sabe escolher seus candidatos como o tal cabo, o PC do B colocou o João Derli para fazer o fiasco que fez.

  20. “Quando certa manhã Gregor

    “Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”.

    STF, com exceção de Lewandovski e Marco Aurelio, tem a cara dos ratos Temer e Eduardo Cunha.  Otavio Frias, irmãos Marinho, Mesquitas, Civitas, todos ratos. Janot  rato, Moro rato. Procuradores messianicos ratos. Empresários da Fiesp ratos. FHC, Serra, Marina etc ratos. Ratos como o bandido que elegeram para detonar a nossa democracia visando roubar, espoliar esse país. A diferença é de grau entre todos esses ladrões. 

    Pobre do meu país. Sua elite é monstruosa.;

    Só que o rato Temer não vai conseguir entregar todo o butim que prometeu. E os cretinos, falo dos pobres da classe média que trataram a tragédia de hoje como jogo de futebol urrando a cada voto pelo impeachment, vão estar lascados daqui a 6 meses. E de alguns políticos que vão ficar de fora do estraçalhamento do país. Não vai ter pra todos porque tem muito rato guloso nesse banquete. 

    E o Teori, será que já encontrou o motivo para desqualificar as acusações contra o Cunha. E o Moro, já encontrou motivos para não mexer com a mulher e a filha do Cunha? A minha pergunta para suas excelências é: quanto vale ou é por quilo? 

     

    • Se não entregar…………

        Michelzinho tem de 60 a 90 dias, não a partir de maio, mas de hoje, para pagar a fatura, ou fará companhia a Dilma.

        Dois testes estão o aguardando, tanto a ele quanto a Cunha, projetos que interessam bastante aos empresários/banqueiros, e que irão impactar diretamente os que hurraram, o da flexibilização das leis trabalhistas ( terceirização ), ajuste fiscal ( algo semelhante a CPMF ).

         Outro que provavelmente eles prometeram a governadores e prefeitos, é referente a renegociação das dividas destes com a União.

      • É. Muitos fogos, muita

        É. Muitos fogos, muita euforia de moradores do meu bairro que é de classe média. Muita vibração a cada voto pró impeachment.  Vão descobrir muito em breve quem vai pagar a conta desse “furor moralista” do parlamento. Um aprendizado amargo.

        Quanto ao seu “Michelzinho”, tb penso que pode usar a faixa por pouco tempo. O cacique-mor deve querer atravessar sozinho a tal ponte para o futuro. Afinal, tudo indica ser ele o ungido pelos “deuses”.

      • Pavio da previdencia: tsssssssssssssss….

        Concordo com sua previsao, jr.50.

        Agora vc me diga: como um país que precisa, na verdade, de uma reforma da previdência vai aprovar, em lugar dela, a PJotização ampla e irrestrita?

        Temer aprova e fica na cadeira – não terá impacto nos seus 2 anos de mandato – mas corta significativamente o pavio aceso da bomba da previdência.

  21. Com todo o horror que nos foi

    Com todo o horror que nos foi mostrado hoje pela maioria da câmara dos deputados, quero agradecer aos corajosos que votaram contra a farsa, mesmo sob o olhar ameaçador dos jagunços de Eduardo Cunha, grudados na área do microfone. Jandira, Jean Willis, Valente, parlamentares dissidentes nos seus partidos. Deram o nome certo para a farsa:golpe. Quanto ao baixo clero, hoje eu acredito que até os eleitores desses personagens devem ter se espantado com a falta que faz conhecer melhor seus representantes. Pessoas que nem mesmo sabíamos que existiam. Conhecíamos por exemplo o Tiririca. E ele que já foi considerado uma ameaça na condição de semi-analfabeto, obrigando-o a prestar exame de conhecimentos básicos, vira um parlamentar presente. Ao aderir ao golpe teve mais sorte do que os outros. Como palhaço, digo isso sem preconceito contra Tiririca (o fato é que ele aderiu, com um sorriso irônico), ele reforçou a idéia do circo como representação da nossa atual política. A vida não está sopa, agora resta a reação e ver no que dá.

  22. o pedido pra Dilma renunciar…

    pode ser atendito pelo Temer no caso dela vir a ser impedida definitivamente?

    e se acontecer, justifica para o STF a necessidade de uma nova eleição?

    apenas perguntas em meio a tantas jogadas políticas absurdas

  23. Para mim os políticos

    Para mim os políticos entraram em debandada para salvarem seus pescoços da PF. O ministro dos transportes é um exemplo… estava suspeito de roubo e pediu lincença do cargo e abandonou a presidencia de seu partido para derrubar a presidente. É o tribunal do crime em pleno vapor. Não seria impossível isso acontecer diante do numero de politicos sendo investigados por crimes e a autonomia da PF em pleno vapor… 

    • vergonhoso mesmo…

      nunca tantos sins mereceram um estrondoso NÃO de cada um dos seus eleitores

      mas, sabemos, eleitores desses caras foram condenados ao silêncio quando neles votaram

      em tempo: ser forçado pelo sistema eleitoral brasileiro a permanecer calado ante tudo que fazem não gera culpa

    • VERGONHA EM DÔBRO

      Como todo povo e todo país, o Brasil se merece. Uma “plêiade” de imbecis, de corruptos e de semi-analfabetos que dirige um país do tamanho e com a diversidade sócio-econômica do Brasil. Como já disse alguém, “democracia é coisa muito séria, não é ainda para um país como o Brasil”. E eu assino embaixo.

  24. Boa noite, Nassif!!
    A
    Boa noite, Nassif!!
    A sensação que tive depois da vergonhosa ópera bufa protagonizada, principalmente por deputados negros, da região Norte e Nordeste (salvo exceções heróicas), foi a de que o que foi feito pelo PT foi ter jogado pérolas aos porcos.

  25. Dia histórico

    Me arrisco a dizer que a constituição de 88 morreu hoje.

    Neoliberalismo selvagem à mexicana, parlamentarismo, supressão dos poderes do ministério público, leis contra terrorismo… E uma nova constituição pra englobar tudo isso, talvez?

    Ah, já ia me esquecendo do voto distrital e do financiamento de campanha irrestrito.

    Isso só para cobrir o que não está explícito na ponte do rio que cai…

  26. e pensar que quanto a isto, ao ser forçado a permanecer calado

    poderia muito bem ter sido resolvido favoravelmente com as reformas pedidas por milhares de eleitores em junho/2013

    bem que eles pediram, mas depois foram calados pela Globo e gostaram, desistiram

  27. e pensar que quanto a isto, ao ser forçado a permanecer calado

    poderia muito bem ter sido resolvido favoravelmente com as reformas pedidas por milhares de eleitores em junho/2013

    bem que eles pediram, mas depois foram calados pela Globo e gostaram, tanto que desistiram

  28. Esse hangout…

    Esse hangout de “dia seguinte” não me pareceu muito diferente daquele sobre o “dia do pesadelo” (a não ser pelo complemento, se não de desespero, de desabafo do Nassif, claro). Talvez porque a ficha do “dia seguinte” ainda não caiu, e para cair mesmo talvez demore mais alguns dias.

    E não falo de nós, reles mortais comentadores hipertrofiados pela informacional internet. Falo exatamente das tradicionais instituições, as “imortais”, objetos deste e do anterior hangout (Executivo, Câmara, Polícia Federal, MP, STF, editorias da grande mídia…), que ainda pecam em serem um tanto lentas no “processamento” dessas informações: só daqui a alguns dias é que elas vão botar a mão na cabeça ao perceberem a monumental cagada que fizeram: de dar impeachment a qualquer possibilidade de linha de fuga no curtíssimo prazo.

    Ah, sim, faltou falar do Senado. De repente pinte aí a tal linha de fuga. Não pra salvar (apenas) o mandato da Dilma, mas também pra encaminhar conserto pra conjunta cagada de todas as outras instituições e tornar-se a salvadora da pátria de todas elas.

    Me reservando o direito de ser um pouco otimista, acredito que se dára com/no Senado o ponta-pé inicial da repactuação necessária.

  29. vergonha e tristeza

    vergonha e tristeza infinitas….

    que a razão nos dè a lucidez necessáeria pra desfazer

    essas enormes cagadas feitas por essas figuras paroquiais que

    poderão, com o que fizeram, ter colocado o país numa encruziklhada

    historica, com possibilidades de conflitos jamais imaginados…

  30. Golpe de hoje, esperança do amanhã

    Nassif, como sempre, produzindo bela análise. Escrevi algo sobre o assunto em meu blog, repetido aqui no portal. A seguir:

    “do blog do Marcio Valley

    O desenho do golpe esperado ocorreu: o processo de impeachment vai prosseguir no Senado.

    O partido que lidera o golpe, o PMDB forneceu um total de 59 votos favoráveis ao golpe e dois contra. O PMDB do Rio colaborou com nove votos a favor do processo e dois contra. Um massacre.

    O “líder do governo”, Leonardo Picciani encenou, de modo pouco convincente, o papel de homem fiel ao governo do qual é líder, votando contra o impeachment, logo após ter orientado seus liderados a votar a favor.

    No dia 08 de dezembro de 2015, em texto publicado no blog, esse resultado foi previsto, inclusive em relação ao desembarque maciço do PMDB.

    O texto não foi bem aceito, muito provavelmente, e de modo compreensível, porque não era o momento para pessimismos, ainda que fundados em realidade patente e cristalina (talvez ainda não seja). Eis o link: http://marciovalley.blogspot.com.br/2015/12/o-impeachment-passara-dilma-… e o trecho que previa o comportamento do PMDB no golpe: …”

    Continuação:  a q u i

    • Pela esquerda autêntica

      Gostei. É, gostei bastante, Márcio. Que devemos mesmo ser realistas, né?, agora mais do que nunca.

      Acho que antes de nos lamentarmos fazendo “críticas de ocasião”, como o Nassif fez quanto ao relacionamento entre Dilma e os deputados da Câmara (considerá-lo descortês, presunçoso, não pragmático, etc., está longe de tocar no essencial), devemos assumir a verdadeira, a verdadeira crítica: centrar fogo na própria composição parlamentar, em como se chega e se chegou a uma tal, e entender definitivamente os fatores que levam à deterioração de um presidencialismo de coalizão como o nosso.

      “O parlamento é o ambiente democrático por excelência e foi deixado de lado como elemento de ambição política pelo PT, seduzido pelo enganoso canto de sereia do executivo federal.”

      Perfeito. “Coalizão” com pouca ou nenhuma afinidade ideológica, principalmente em encruzilhadas históricas (luta obstinada de poder, mudanças estruturais), dá no que dá. Ou melhor, deu. A pergunta então é: por que a esquerda, a um só tempo, foi sendo fragmentada e seduzida por conspiradores/traidores em peles de sereia?

      Sim, a era Lula conseguiu sobreviver a isso, aos trancos e barrancos, mas sobreviveu. Na era Dilma, essa sobrevivência tornou-se objetivamente impossível. E ouso dizer que ela já sabia do “bote” desde o primeiro mandato, e desde o primeiro mandato tentou se preparar contra ele.

      E certa esquerda queria mais o quê? Que ela “abrisse as pernas” de vez? Ah, mas o “ajuste” não foi isso? Não. O ajuste foi como uma estratégia para evitar ou ao menos postergar o que aconteceu ontem. Estratégia equivocada, como se viu ontem, não é mesmo? Talvez. Ou indiferente, se o que aconteceu ontem já estivesse “agendado” há muito tempo. (Desde o primeiro dia de Lula como presidente?)

      O fato é que, sem uma esquerda congressual autêntica, unida, em maioria ou quase, sinto dizer, esse dia de ontem nunca sairá dessa perversa agenda.

       

  31. Gostei

    Nassif.

    A sua indignação é de todos nós.

    O seu diagnóstico dos deputados(?) do baixo clero é perfeita.

    Quanta ignorância, despreparo para lidar com a coisa pública.

    Como bem disse, eu também vi como é ridícula a representatividade do país na Câmara.

    É vergonhoso se deparar com um monte de gentalha fazendo política da pior espécie.

    Um malandrinho da minha região que votou a favor, que faz parte do baixo clero, pode esperar que vai ouvir um monte(?).

    O vagabundo está milionário.

    Se um deputadeco desse de meia tigela está milionário, imaginem os grandes figurões canalhas.

    Não podemos esperar o Senado e muito menos o STF.

    O povo tem que impedir o golpe, custe o que custar.

    Dilma e seus assessores foram um fiasco.

    Dilma está enterrando os anseios da população que votaram nela.

    Mas eu não penso nela. Eu penso no país.

    Parece que gosta de apanhar.

    Apesar da Dilma, não podemos deixar esses canalhas assumirem o poder.

  32. O que seria do Cunha sem a

    O que seria do Cunha sem a globo? Acham mesmo que ele levaria esse golpe adiante? Ou mesmo que ainda estaria presidindo o bordel? Talvez já estivesse até preso nesse momento. Se não fosse o Cunha seria outro. Qualquer um. Quem comandou o golpe foi a rede globo. 

  33. Devagar….
    Foi como uma morena estonteante me definiu uma vez após sairmos num final de semana e não ter “avançado os sinais”!
    DEVAGAR! É como foi o PT quando teve a faca e o queijo na mão para “tocar o terror” nas reformas que este país tanto precisava..
    Eu tive a oportunidade de mudar meu modus operandi partindo sempre pro ataque (dane-se a defesa).
    Agora, outra oportunidade igual a esta de fazer a revolução, só quando todos os planetas estiverem alinhados,;ou seja….nunca!

  34. Espetaculo mais lamentável

    Espetaculo mais lamentável que vi na minha vida. As frases gritadas no microfone eram de fazer esconder a face…

    Meu pai que foi um cassado político pela ditadura de 1964 deve ter se revirado no túmulo.

    Pobre Brasil

     

  35. Hangout para o hangover

    Esse hangout me ajudou um pouco em relação ao hangover (ressaca) depois de ter assistido ao Poltergeist e a baixaria de ontem.

  36. Os patrões da Casa Grande sorriram aliviados

    As modinhas que eles cantavam nos tempos de dom João sempre tinham letras como esta:

     

    Mulher, quem manda aqui sou eu,

    arruma a tua trouxa

    e tudo o que for teu.

     

    Ô, mulher, teu lugar é na cozinha,

    descascando batatinha

    prá fazer nossa jantinha.

     

    Mulher, quem manda no terreiro é o galo

    prá fazer a procissão

    comandando o batalhão.

       

  37. parabéns Cunha: um bandido que sabe jogar

    quem tá jogando o jogo da legalidade inexistente é o governo. deixaram que um golpe se transformace em legitimidade constitucional. o Governo não atuou como se estivesse sendo golpeado e essa é a verdade. um golpe de Estado é uma situação política extrema. no caso em curso o golpe é judiciário-midiático-parlamentar-policial:  enormes estruturas se poder! Cunha agiu brilhantemente. incrivelmente blindado fez a “constitucionalidade” caminhar E VENCEU! o governo ainda vai ficar chorando NÃO VAI TER GOLPE implorando pelas ruas? VÃO IMPLORAR MAIS O QUE MESMO?

     

    O GOLPE FOI DEVIDAMENTE LEGITIMADO ONTEM. O SENADO JÁ DEVE TER ENTENDIDO QUE AS RUAS PODEM SER TRANQUILAMENTE ATROPELADAS. E SERÃO ATROPELADAS PELA VIA DO ESTADO CONSTITUCIONAL NUM PAÍS QUE A CONSTITUIÇÃO TEM A ÚNICA SERVENTIA DE SEDIMENTAR TODO TIPO DE BARBÁRIE SOCIAL.

     

    A CÂMARA  ATROPELOU O POVO E A JUSTIÇA QUALQUER TIPO DE LEI. SÓ NÃO VAI TER GOLPE SE O GOVERNO E SOBRETUDO LULA (DILMA NÃO EXISTE JÁ TEM UM TEMPO) ENCARAR A SITUAÇÃO COMO GOLPE. FOI O QUE NÃO FIZERAM ATÉ AGORA!

     

     

    • Pau que nasceu torto

      Existe um ditado que diz “pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto.” As duas admiráveis administrações de Lula foram fundadas em duas realidades: as aquisições sociais, visíveis e louváveis, e acordos venais, invisîveis e imperdoáveis. A face visível de suas administrações o fizeram deixar (de forma constitucional) o governo com um índice de aprovação em torno de 80%. Mas, essas realizações sociais tiveram um custo muito elevado e, se esse pôde ser contornado através dos acordos nem sempre lícitos de Lula com outros políticos e empresários durante seu governo, o mesmo não pôde ser feito com uma Presidente sem essa mesma habilidade, nem talento político necessários para continuar o programa do PT no mesmo nível.

      O êrro maior de Lula foi o de ter criado acordos venais que deixaram “rabo” para a administração seguinte. Ele pensou apenas nele, na sua administração, não ao futuro do seu partido, e menos ainda do seu sucessor. Uma característica típica do brasileiro: o imediatismo. E como no Brasil, não existe pacto social, nada foi cobrado a Lula neste tocante. Pacto social só pode se dar em país sério, com uma sociedade que viva cobrando de seus eleitos o que deve ser cobrado no que toca sua idoneidade administrativa e a continuidade de seus projetos. Nesse ponto, no Brasil somos todos cúmplices, mesmo que indiretamente. A administração de Lula foi, queiremos ou não, um pau que já nasceu torto. Natural pois que, ao se desenvolver, seu aleijão tenha chegado a um ponto insustentável, e a poda da árvore inevitável.

  38. O Império contra ataca

    O Império contra ataca

    Não há emoções negativas, há Paz Interior.Não há ignorância, há Sabedoria.Não há paixões destruidoras, há serenidade.Não há caos, há Harmonia.Não há morte, há a Força suprema da Vida.—O Código Jedi Após a derrota em uma batalha, os Cavaleiros Jedi, se retiram para uma sessão de meditação profunda, se retiram para meditar nas montanhas, nas florestas, nos desertos.  Sabem eles que a principal vitória é a Paz Interior, é por a cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranquila. E quando fazemos o nosso melhor, a Paz Interior sempre vem. O ser humano comum diz:Quando tudo estiver certo, sentirei Paz Interior.O sábio diz:Quando eu tiver Paz Interior tudo ficará certo. Isto em parte, será bom, para o povo iludido pela midia, ver com os próprios olhos a realidade e desiludir. Será bom, para o povo relembrar os tempos econômicos da era FHC, pois o o país tem memoória curta. Será bom, acima de tudo para o povo aprender a votar para o Legislativo, pois se temos um Congresso mais conservador de todos os tempos, devemos isto ao povo brasileiro, então que o povo assuma os seus erros. Será bom, para a esquerda reavaliar seus erros, Dilma deixar Cardozo como Ministro da Justiça, Lula ter tentado reeleger Dilma em 2014, mesmo após muitos lhe terem alertado para o risco; O PT não ter feito as reformas políticas quando teve oportunidade. Uma coisa é certa, amanhã de manhã, a carreira política de Dilma estara eliminada;A vitória da oposição no Senado será fácil; O programa econômico de Temer, tirará o Brasil da crise e o PIB voltará a crescer, nos moldes do neoliberalismo, com muita miséria e desemprego. O dólar vai desabar, a bolsa vai subir estratosféricamente amanhã.  Por incrível que pareça, hoje tive uma noite de sono perfeita, dormi bem, após várias noites mal dormidas. É a tranquilidade após a perda da batalha, após saber que nada mais poderá ser feito até as eleições, mas que fizemos o nosso melhor. Se Temer fizer um governo desastroso, a esquerda voltará com tudo em 2018, seja pelas mãos de Lula ou de Ciro. E se engessarem a democracia, barrando Lula e Ciro, o trabalhismo ressucitará um dia, sempre que o sofimento se abater demais sobre o povo, pois o nome de Lula se tornará Lendário em nossa História, comparado a Vargas. 

    • fecho questão:

      até que ele me prove o contrário, Ciro ainda é Arena, é PDS, é PSDB.

      É parceiro/amigo de Aécio (!).

       

      Para mim basta para descartá-lo, apresar do seu brilhantismo como orador/debatedor.

       

      Vou buscar minha paz interior. 

       

      É duro ver um governo se entregar desta forma como Dilma fez.

      Obrigado Cardozo. (Parece que sua vaguinha no STF/ITF rodou, né?). Ou não – como diria Caetano…

      • O governo não se entregou, a

        O governo não se entregou, a Dilma não se entregou.

        É um GOLPE DE ESTADO.

        Getúlio Vargas adiou um GOLPE por 10 anos pq se matou.

        Estamos sob ataque de forças muito poderosas que já destruiu em pouco tempo muitos países.

        Tempos apocalípticos. 

        E busque, sim, sua paz interior. 

        Concordo qto ao Ciro.

  39. Na minha opinião acabou, o

    Na minha opinião acabou, o golpe já foi consumado.

    O senado não terá coragem de reverter os 7 x 1 da câmara.

    E mais, Michel Temer será reeleito em 2018 facilmente.

    Já conta em tese, com 48 milhões de votos do Aécio, mais a ajuda do PIG e empresários.

    Não vejo força no povo, empunhando apenas bandeiras vermelhas e gritando palavras de ordem, para reverter o golpe.

    Precisa-se de algo mais.

    O tão esperado confronto de ontem, migou, o que se viu foi muito choro.Reação de verdade zero.

    • Ora, ora …

      Se vc acha que acabou, então acabou para vc, não há nada que vc possa, deva ou queira fazer … Para mim, só está vivo quem luta e a vida pertence ao bravo … Não vou deixar que isso aconteça, principalmente agora que minha contribuição é a mais essencial … Em suma: continue a lutar ou cale-se !

      • Cale-se você ! 
        Lutar eu luto

        Cale-se você ! 

        Lutar eu luto desde 64, ainda menino nos movimentos estudantis.

        Agora, como vamos lutar para ajudar um governo medíocre politicamente como a da Dilma.

        Ela não ajuda, tomou duas porrada politicamente do Cunha por incompetência.

        Como disse, empunhar bandeira vermelha e gritando palavra de ordem contra esse bando de mafioso não vai arrumar nada.

        E tem mais, quando a militância começar a ser engraçar, Temer a a elite colocam os tanques na rua.

        Cale-se você !

        • Legal

          É assim que as “esquerdas” sempre perderam.

          Um atacando o outro.

          Fazem o jogo deles.

          O Ivan está chamando os seus brios, que sei que vc tem.

          Não é hora de se dispersar com esse tipo de provocação não entendida.

          Sei que vc quanto o Ivan estão no mesmo barco.

          Se nós não nos unirmos, ficará difícil qualquer tipo de luta.

          Façamos as nossas pazes.

          Continuemos na luta indepemdente de Dilma, que realmente é ruim de política.

          Façamos nós a política que falta a ela.

        • Ajudar um governo que não se ajuda

          Lutamos em 2010, e a senhora presidente vai fritar ovo na globo, nomeia a h. chagas e ainda nos zoa com a conversa do controle remoto.

          Lutamos na farsa do mensalão, enquanto a senhora presidente e o zé cardoso faziam cara de paisagem.

          Enfrentamos uma guerra em 2014, e a senhora presidente nos presenteia com Levy e ajuste fiscal no nosso lombo.

          Infelizmente ela não usou o poder que nós lhe concedemos.

        • Não me calo não !

          Até agora seu discurso é inteiramente derrotista ! De alguém que está louco para entregar os pontos (se já não entregou!)

          Não está percebendo a animosidade e a vontade de brigar que todo mundo tem! 

          Não haverá paz se o impeachment passar. Será guerra aberta ! 

          E vc nem percebe, se Temer colocar tanques na rua, é ele quem cai.

          Suas lamúrias são típicas de quem não acredita em povo ou reação ! Ela virá !

    • Calma amigo. 
      Concordo que o

      Calma amigo. 

      Concordo que o mandato da dilma esta perdido. Conseguiram instalar uma venezuela em nosso país. O golpe é igualzinho o da Venezuela, o comportamente da eleite e da midia foram os mesmos, porem não temos uma parte dos militares a esquerda.

      Se não temos força é preciso ter calma e trabalhar. Nada nasce do nada.

      A derota é triste mas alimenta a vontade de justiça. 

  40. A minha preocupação maior com

    A minha preocupação maior com o golpe é com o Lula, um senhor de 70.

    Fico imaginando a vingança e a covardia do Moro com o ex presidente.

    Vai entregar a sua cabeça na bandeja às elites.

     

      • Sinceramente, não acredito em

        Sinceramente, não acredito em explosão do povo.

        Pode haver de inicio uma reação mais dura, mais depois esmorece.

        O Dirceu está esquecido e mofando nas maõs do Moro.

        • Veja o que está acontecendo na Argentina!

          O governo Macri e a justiça comandada por ele estão tentando prender Cristina Kirchner. Recentemente, Cristina foi convocada para prestar depoimento sobre irregularidades no Banco Central durante o seu mandato. Mas o povo argentino já se rebelou. Milhares de argentinos saíram às ruas em apoio a Cristina Kirchner e disseram: “Se tocarem em Cristina, vamos criar o caos”. O mesmo pode acontecer aqui no Brasil, caso juiz moro tente prender Lula. juiz moro que não ouse fazer isso, pois ele já deve ter percebido que há muitos brasileiros que vão sair às ruas para defender Lula.

  41. O efeito manada ontem

    O efeito manada ontem funcionou para a traição.

    Quarenta votos viraram pró impeachment. Foram os que faltaram ao governa para barrar o golpe.

    O Tiririca foi um deles. Se comprometeu com o governo e na hora H votou contra. Dizem que a Av Paulista vibrou mais que um gol de copa do mundo com o voto do traíra.

    E o safado foi eleito com o voto do povão.

    Teve um deputado que disse ” Nos tratam mal, e agora vem pedir a nossa ajuda ? Dei o troco !

    Pela segunda vez o Cunha vergonhosamente massacra o governo. A primeira vez foi na eleição para presidente da câmara, e agora nesse 7 x 1.

    Esse cara não merece ser preso, até porque o golpe já foi consumado, que é muito pior.

    Agora pode deixar ele solto para atazanar a vida de mais alguém.

    Quem sabe alguns juízes.

  42. Avaliação do proximo passo e 3 posts relevantes p/ discussão:

    Nassif,

    Concordo plenamente com a sua análise e com o seu diagnóstico: o dia de ontem foi a morte da ordem inaugurada em 1988 pela Constituição.

    Logo que acabou a votação eu comecei a escrever um post sobre isso. Ao terminar fui ver o vídeo do Hangout. Muitas convergências.

    Estou agora vendo o vídeo da coletiva do Cardozo de ontem. Pela fala inicial parece que ele vai por aquela linha: o afastamento com juízo meramente político é inconstitucional, porque equivalente à moção de censura no Parlamentarismo. Lembra a nossa argumentação naqueles 2 posts – 1 seu e 1 meu – sobre o porquê de o STF ter de analisar o mérito do impeachment.

    E ele levanta o ponto que eu ressaltei no meu post de 6a, atualizado no sábado: vendo os debates dos deputados constata-se que o juízo foi puramente político.

    Aliás, eu realmente não entendi como os deputados deram esse “mole”. Era pelos 15min de fama? Ou era a certeza da impunidade? Porque deram o argumento que faltava para o questionamento do processo no STF.

    Se foi por certeza de que o STF continuará lavando as mãos diretamente do Reino Encantado de Nárnia – provavelmente com fundamentos em avaliações partidárias que liberaram para o carnaval da tribuna – ou não logo saberemos. 

    Porque o STF será provocado.

    Cardozo na entrevista disse que sim só não disse o momento – deixado a cargo de juízo de oportunidade e conveniência pelo governo:

    >>> Haverá então uma chance para a ressureição das instituições de 1988. Mas será que os santos – de pé de barro – operarão o milagre?

    >>> A seguir os posts:

    – (1) sobre como decorreu a votação “manobrada” por Cunha e o que isso significa para a Ordem inaugurada pela Constituição de 88;

    – (2) a implicação do “laissez-faire” do STF sobre os debates na Câmara;

    – (3) aquele post-parecer simplificado sobre por que o STF deve analisar parte do mérito – a verificação da presença do requisito jurídico, sem o qual não é permitido o passo seguinte, qual seja, o juízo político.

    >>> Aliás, Nassif, como faço para republicar no meu blog esse post-parecer mais antigo?

    Seguem:

    >>> Votação acaba. Placar: Três Instituições de 1988 fazem haraquiri

     ______ROMULUS_________SEG, 18/04/2016 – 02:23

    A transmissão da votação acaba há pouco. Diferentemente de muitos amigos, faço um esforço e assisto-a até o final.

    Salvo a imensa dificuldade de, em fazendo isso ter de ouvir Eduardo Cunha proclamar o resultado, valeu a pena.

    E sabem por quê?

    Porque veio do último dos Estados a votar, das pequeninas Alagoas, o voto que considero o mais pesado neste dia de farsa e tragédia.

    Muitos antes já haviam registrado em suas manifestações o caráter farsesco, a violação da Constituição, a usurpação da soberania popular manifestada no voto direto e universal, a conspiração de criminosos, a infâmia de ter Eduardo Cunha não apenas presidindo a sessão, mas também a própria casa – ainda no momento atual – entre outros aspectos surreais.

    Todos esses aspectos são verdades. E verdades doloridas para nossas consciências. Bastante doloridas.

    No entanto, na minha visão de advogado, quem gritou “o rei está nu” foi um deputado de Alagoas, o dep. Givaldo Carimbão, do nanico PHS. LEIA MAIS »

    *****

    >>> Cunha usa e abusa de carta branca do STF – “O papel tudo aceita”

     ______ROMULUS_______SAB, 16/04/2016 – 00:00______ATUALIZADO EM 16/04/2016 – 22:14

    – “O papel tudo aceita”… mas deputados aceitam o que querem, Srs. Ministros do STF.

    – Como tal citação – das favoritas do Min. Barroso – volta para assombrá-lo nesta semana decisiva.

    Assisti a diversos deputados revezando-se na tribuna da Câmara nesta sexta-feira para discursar pelas bancadas com relação à votação que se aproxima: a da admissibilidade do processo de impeachment.

    Havia me questionado, depois dos julgamentos dos mandados de segurança da AGU pelo STF, sobre o real valor da ressalva – levada a termo – de que os deputados deveriam restringir seu exame à denúncia e ignorar para a formação de seu convencimento todas as extravagâncias presentes no relatório do dep. Jovair.

    O que será votado é o relatório e não a denúncia original. Difícil exigir de alguém que consiga ignorar – até mesmo inconscientemente – a miríade de ataques suplementares à Presidente no relatório. Ataques esses para os quais lhe foi limitado – para não dizer negado – o direito de defesa. LEIA MAIS »

    *********

    >>> Porque o STF precisa apreciar o impeachment, por Romulus

     ____ROMULUS______TER, 12/04/2016 – 07:20_______ATUALIZADO EM 12/04/2016 – 08:02

    Premissas, princípios e regras constitucionais

    Por Romulus

    Ref. ao post Porque o Supremo precisa analisar o mérito do impeachment

    Amigos do blog,
    Perdoem o comentário extenso, mas creio que o assunto assim o pede. Sempre me proponho a escrever quatro ou cinco linhas mas o Brasil atual não me permite. Paciência!

    INTRODUÇÃO:

    Evidentemente o tema é polêmico e dividirá juristas – e o próprio STF. Não sou constitucionalista, mas tampouco o é a Profa. Piovesan, com militância mais ligada aos Direitos Humanos.

    É evidente que eventual cognição pelo STF não será plena, mas a questão se resolve por ponderação de princípios constitucionais e técnicas de interpretação.

    Vou tentar traduzir em termos jurídicos o que o Nassif percebe intuitivamente, no paralelo com a moção de desconfiança do Parlamentarismo. Vou fazê-lo da forma mais simples possível, pois além de um adepto do “menos é mais”, quero que todos os leigos possam acompanhar o raciocínio.

    LEIA MAIS »

    *********

     

     

     

    • Post no meu blog – compartilhem

      Este comentário foi adaptado para postagem no meu blog, para quem quiser compartilhar nas redes sociais.

      Segue abaixo:

      >>> Próximo passo do governo na luta pela legalidade

      _____ROMULUS_______SEG, 18/04/2016 – 07:54________ATUALIZADO EM 18/04/2016 – 07:57

      Vejo nesta manhã o vídeo da coletiva do Min. da AGU, Cardozo, de ontem à noite (linkado no próprio post).

      Pela fala inicial parece que ele vai pela seguinte linha: o afastamento com juízo meramente político é inconstitucional, porque equivalente à moção de censura no Parlamentarismo. Lembra argumentação, minha e de Luis Nassif, em 2 posts de semanas atrás – um seu e um meu – sobre o porquê de o STF ter de analisar o mérito do impeachment.

      Cardozo levanta ainda ponto que eu ressaltei no meu post de sexta-feira, atualizado no sábado: vendo os debates dos deputados constata-se que o juízo foi puramente político.

      Aliás, eu realmente não entendi como os deputados deram esse “mole”. Era pelos 15min de fama? Ou era a certeza da impunidade? Porque deram o argumento que faltava para o questionamento do processo no STF.

      Se foi por certeza de que o STF continuará lavando as mãos diretamente do Reino Encantado de Nárnia – provavelmente com fundamentos em avaliações partidárias que liberaram para o carnaval da tribuna – ou não, logo saberemos. 

      Porque o STF será provocado. LEIA MAIS »

  43. O dia seguinte

    O que assusta é que teremos a possibilidade de dois golpes em cima do golpe Cunha/Temer. 1. o Supremo afasta toda a linha sucessória e assume, ficara claro que deixou cunha solto para fazer o trabalho sujo. 2. Os militares que históricamente não são entreguistas, não permite a corja entreguista assumir via golpe. até aceitou FHC via voto, via golpe receio que se rebelem, agora quem dará o golpe do golpe primeiro?

    • Mergulhamos na nebulosidade

      Mergulhamos na nebulosidade total, é a nossa triste realidade. Qualquer cenário se torna possível, na minha opinião, ainda persiste o risco de ruptura institucional. O golpe do golpe está inserido nessa realidade. Um novo golpe envolvendo Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e os Militares em conjunto ou formando outra composição passa à ser uma possibilidade. Futuro nebuloso.

  44. Sou daqueles que não aceitam

    Sou daqueles que não aceitam nem por brincadeira que o governo, ao vislumbrar a derrota no Senado, venha a pensar em convocar novas eleições. Essa saída a Tereza Cruvinel sugeriu ontem na TV Brasil, como forma de fazer algo para não entregar de mão beijada o governo aos golpistas – Ora, deixem que eles comam e bebam o seu delicioso golpe! Novas eleições, além de legitimar o famigerado, seria tudo o que uma das mais perigosas alas golpistas tanto deseja: A vitória de Marina, com toda a catástrofe que isto significaria para o país e que não cabe aqui detalhar. O melhor mesmo será levar as pancadas golpistas até o fim do fim, resistindo com bravura e tranquilidade, mas aceitando tudo com firme disposição de dar o troco no futuro. Quanto a eles, ficarão manchados para sempre com a grande e inlavável mancha do golpe. E com os ataques cruéis que farão contra o povo, para enriquecer mais ainda a vida de seus patrões que patrocinaram o golpe, ficarão tão sujos aos olhos da galera que a rede Globo não conseguirá esconder sequer uma fração de tanta sujeira. Enquanto isso, o PT e seus aliados, perseguidos sem razão e sem justiça até à insanidade, crescerão cada vez mais aos olhos do povo. Lembremo-nos: Esta crise que está aí, foram eles que criaram, não foi o governo popular, por mais erros que tenha cometido. As fanfarronices e loucas potocas que muitos papalvos cometeram ontem ao votarem, sobre prejuízos de bilhões que teriam sido causados por criminosas pedaladas, são apenas mentiras de idiotas. Dizem que os patrões deles estão com 400 bilhões de reais empoçados para não investirem neste governo, para não minorar a crise e piorar as chances do golpe. Pois quando gastarem essa grana, e quando as coisas começarem a pipocar no quartel de tantos grupos de parlapatões com o mesmo apetite, o povo começará a ver a verdadeira face de cada um deles. E eles, que tanto sustentam que o golpe é constitucional, não poderão dar outro golpe na hora das eleições. Quem resistiu terá um sorriso e a cabeça erguida para iniciar o caminho de outra vitória, desta vez sem cometer os erros da primeira.

    • Bom, a Tereza, no 247,

      Bom, a Tereza, no 247, escreveu: “renúncia a dois anos de mandato, com reforma política e eleições presidenciais em outubro.” Não sei o que ela quis dizer com “reforma política”: ampla, geral e irrestrita? rs.

      Além do mais, o Renan daria um ritmo ao (pré)processamento/julgamento no Senado muito diverso ao dado pelo Cunha, ou seja, como se pisando em ovos.

      E somando esses dois ingredientes à franca disposição do Cardozo em provocar e provocar e provocar o Supremo, poderíamos ter aí um bom intervalo e um clima propício pra mobilizar ainda mais as ruas.

      Quer dizer, pra bem ou pra mal, tudo isso ainda são conjecturas. E, fora isso, sem contar como o Vaza Jato irá se comportar (leia-se, seletivizar) daqui pra frente, né, Severino? 

      • O vaza jato ainda não vai

        O vaza jato ainda não vai acabar, ele vai servir para manter a tropa que foi do Cunha na linha, debaixo do medo e da ameaça. E ainda falta completar a encomenda, ou seja, prender o Lula ou destruí-lo de alguma outra maneira.  Quanto ao Cunha, este terá só mais um mês de vida útil, enquanto rearruma sua tropa e deixa ela afiada. Cunha será frito mas não vai ser em óleo, vai ser em sorvete, o mais rápido que possam. Temer herdará sua tropa votante que será gerenciada por alguém de confiiança, muito mais com chibata do que com regalos. Temer & Cia. não são loucos de deixar um Cunha em sua cola, mas também não podem contraria-lo muito, senão ele delata metade do planeta. Cunha vai para as ilhas Seychelles para uma boa e merecida temporada, com passagem só de ida. Talvez consiga o máximo do reconhecimento: A companhia de sua mulher na viagem. Mas alguém terá de ser frito mesmo em óleo, para satisfazer o apetite voraz da turba coxinha que quer degolar corruptos. E aí talvez ofereçam o Aécio em holocausto, já que não terá mesmo muito mais serventia. Mas se o golpe degringolar para a ditadura sem máscaras, como alguns empresários vão querer em busca de mais e mais poder, tudo poderá ser diferente.

  45. o Povo no Poder

    em 1954, foi necessário Getúlio atirar contra o próprio peito e sair morto do Palácio, para que o povo ocupasse as ruas e barrasse o golpe.

    em 2016, basta Dilma Roussef abrir as portas do Planalto, para o Povo sem Medo nas ruas entrar e  ocupar: não vai ter golpe! vai ter luta!

    cada geração tem sua missão, ou cumpre ou trai. a geração das “Diretas Já” tem fracassado miseravelmente. aprisionada numa maldição, na qual se repete a ressaca interminável de um dia seguinte que insiste em retornar.

    como em 2016, com a votação do impeachment de Dilma. como em 2015, com o “ajuste fiscal” de Dilma Roussef. como em 2014, com a Lava Jato. como entre 2009 e 2014, com as desonerações e incentivos para os grandes empresários. como em 2005, com o Mensalão. como em 2008, com a operação Satiagraha. como em 2003, com a reforma da Previdência de Lula. como em 2002, com a “Carta ao Povo Brasileiro”. como em 1999, com a crise cambial de FHC. como em 1994, com o Plano Real. como em 1993, com o escândalo dos anões do orçamento. como em 1992, com o impeachment de Collor. como em 1989, com o segundo debate entre Collor e Lula. como em 1985, na posse de Sarney. como em 1984, com as Diretas Já. como em 1979, com a anistia…

     

  46. Não foi brincadeira, não. É a luta de classes.

    O Nassif é um otimista em relação às pessoas e suas escolhas. Pensa que o MP, a PF, o STF e as demais instituições envolvidas foram irresponsáveis em relação ao processo político em curso. Que faltou seriedade ao Janot, ao Moro e aos ministros do Supremo. Ao contrário, foram muito sérios e consequentes nos seus atos. Cumpriram seus objetivos com competência e objetividade. Em momentos de crise é isso que as classes dominantes, internas e externas, esperam dos seus representantes.

    Quanto ao PT, nunca ousou mexer com o núcleo duro do aparelho de estado. Sempre que alguma crise se avizinhava, ele cedia. É só ver como terminou a Satiagraha. E cedeu até não ter mais o que entregar, senão o próprio poder. A história há de cobrar essa covardia travestida de republicanismo.

  47. Dilma apolítica

    E a culpa de tudo isso é a inaptidão de Dilma com a política! Se fosse um Eduardo Cunha não tinha caído! Onde Lula estava com a cabeça quando colocou uma técnica para responder pela política da presidência do Brasil?

    • Onde estava a cabeça do Lula
      Onde estava a cabeça do Lula quando:

      – Nomeou o Joaquim Barbosa e oToffoli para o Supremo.

      – Defenestrou o Diretor Paulo Lacerda da PF.

      – Aliou-se ao Pmdb sem conceber alternativa.

      – Não baniu Cesare Batisti.

      – Injetou bilhoes de dinheiros na Globo.

      – Apertou a mão do Maluf e abraçou Sarney e Kassab.

      – Nomeou ex funcionário da Globo para o ministério das comunicações e colocou este mesmo como cabeça de chapa para o governo de Minas.

      Enfim, onde está a cabeça de vocês ao acharem que o Lula um dia foi isso tudo que o consideram?

      Me desculpem muito, mas vocês são messiânicos estúpidos.

      • Escorpião dentro da calça

        Exatamente, essa é a mesma pergunta que eu sempre me faço. O maior reponsável pelo dia de ontem foi o Sr. Luís Inácio Lula da Silva e sua política imediatista, egoísta e que acabou puxando o tapête do próprio partido dele e de sua sucessora.

        A imagem de Lula abraçado a Paulo Maluf e a Zé Sarney para mim tem todo um símbolo: o Lula não impôs o governo dele mas ele se entortou com tantos acordos díspares que fez. Não pode se queixar aquele que traz um escorpião dentro da calça se for por este picado um dia……. O Lula não teve um mais vários escorpiões.

        • O cara dos caras, o
          O cara dos caras, o Referência Mundial, agraciou TODOS os ratos disponíveis no mercado. TODOS, nenhum ficou de fora.

          E por mais incrível que pareça, tal insanidade foi declarada pelos Ufanistas o cúmulo do maquiavelismo e destreza política.

          A obra prima do génio político, a chamada governabilidade.

          • Eu quero deixar claro que

            Eu quero deixar claro que quando digo que o Lula é em grande parte o responsável pelo domingo 17 estou fazendo uma crítica honesta, não uma crítica de má-fé. Eu pessoalmente admiro o Lula em muitos aspectos e seria estúpido esquecer a fera política que ele é, um dos maiores talentos políticos já surgidos abaixo do Equador.

            Mas isso não impede que ele tenha tido lances mais para pessoais, mais para o ego dele, que para o homem público que ele é. Lula se deixou levar pela fumaça dos incensos que viviam queimando pra ele, ele se preocupou demais em “querer passar para a História” e, para alcançar seus fins, e que não eram dignos de reprovação, diga-se de passagem, ele se associou com o Diabo e seus demônios. Esse foi o seu êrro maior e a Dilma hoje paga pelo êrro do seu mestre. 

      • Acomodado

        Faça a sua parte, cara.

        Não fique esperando que um milagre caia do céu.

        Você acha pouco o que Lula fez?

        Com o quê vc contribuiu para não se chegar a esse ponto?

        A cabeça está quente, faltam palavras, estamos putos e tudo mais.

        Não é hora de desespero. É tudo o que eles querem. O nosso desânimo.

        Seguramente a maioria está contra o golpe, e isso é uma grande vantagem.

        Pegue um dos bandidos que votaram a favor do golpe, e comece a satanizá-lo, como eu farei.

        Precisamos ter calma e traquilidade para elaboração de táticas contra essa turma.

        Todos tem fichas sujas. Vamos buscá-las e enfiá-las na cara deles.

        Jean Willys mostrou que opção sexual não inibe a sua dignidade com o gesto da cusparada na cara do Bolsonaro.

        Esse gesto deve servir de simbolismo para todos nós para enfrentar os Bolsonaros espalhados pelo país.

        Não podemos nos desesperar.

        Boa sorte irmão.

        • É este o tipo de comentário

          É este o tipo de comentário esquizofrenico a que me refiro ver por aqui: “Seguramente a maioria está contra o golpe, e isso é uma grande vantagem”.

           

          Antes de mais nada, nao entenda isso como um desrespeito. Digo “esquizofrenico”, pois me parece fundado em uma realidade alternativa a nossa, a realidade do Conversaafiada, por exemplo.

           

          Como seguramente temos uma maioria contra o golpe? A Dilma teve mais votos nas eleições, mas quem garante que essa mesma maioria ainda apoia ela? Das pessoas que conheço que eram contra a Dilma, não conheço um que mudou de opinião. Dos que são a favor dela e votaram nela, conheço gente (duas pessoas) que fez até campanha em facebook e já aceita a ideia do impeachment.

          Agora, dos que são contra o impeachment qual o capital político que elas podem oferecer? Veja o caso do tosco MBL. Nem amigos meus que curtem a página deles vêem algo de bom naquele Kim Kataguiri. No entanto, o MBL mostrou ter um capital político forte, com intimidações, panfletagem, aliando-se a outros grupos, que bem organizados traçaram mapas do impeachment e forneceram meio de pressão a deputados. Fora a  pressão a ministros e ao próprio STF que vários destes grupos fizeram até por meio de campanhas difamatórias. Não os deixavam respirar. 

          E a FIESP com todo seu poderio (R$) e capacidade de influenciar diretamente políticos que votariam o impeachment.

          E por fim, a classe média (sempre ela) que em sua maioria tem declarado odio a Dilma e influenciado deputados e juízes.

          O próprio STF possui ministros que convivem com a elite e que provavelmente são contrários a Dilma.

           

          O que quero dizer é que além de não termos a certeza de que temos a maioria, a capacidade de influência nossa foi menor a quem nos interessava atingir: deputados. Em meu estado por exemplo, o deputado que declarou voto contra o impeachment sofreu uma pressão imensa via whatsapp. Foi adicionado a grupos e mais grupos e cobrado. Recebeu ligações cobrando a mudança de seu voto. A esquerda fez isso? Até onde sei, quem fez isso foi Lula, o que é pouco.

          E a pressão continuará aos senadores e aos ministros do STF. Estes ultimos, além de já me parecer conviver num meio que os influenciará a não fazer nada que mexa no resultado da eleição, ainda estão acuados com medo da opinião pública, pois, principalmente a direita, os difama, pendura bandeira do brasil em frente as suas casas e lá fazem baderna.

          Ou Lula consegue o apoio de Renan Calheiros e tira algum coelho da cartola (o que acho dificil), ou a esquerda muda a postura e atua de igual pra igual com a direita.

          Nao sei se temos maioria hoje, e se tivermos, nossa maioria é bem menos influente.

           

          obs.: “Pegue um dos bandidos que votaram a favor do golpe, e comece a satanizá-lo, como eu farei.” Essa é a ideia. Pressão. Mas a esquerda tem que se organizar pra isso. Muita gente deve ter votado a favor do impeachment so pra nao ser recebido no aeroporto por gente com bandeira e camiseta verde-amarela. Deveriamos recepcioná-los com canticos elogiosos também, nao?

          • Batalha de opiniao

            Caro,

            Concordo com a sua visão sobre o “wishful thinking” a respeito de uma pretensa mudança de opinião da classe media.

            Não mudou. Quem era contra Dilma continuou contra Dilma.

            Mas houve uma mudança na legitimidade e na ostensividade. Digo isso ate observando familiares, como meu propário pai. Esses opositores ficaram envergonhados com os Temer’s, Cunhas, Janainas, Bolsonaros, etc. Pararam de falar tanto em publico e nas redes. Ficaram mais discretos. Sobre isso, veja abaixo um post em que falo sobre o meu dialogo com meu pai a respeito.

            A adesão massiva de juristas, intelectuais, artistas (do erudito ao popular), da imprensa estrangeira (não adesão mas descrição mais proxima da realidade que a da midia local), autoridades estrangeiras, e de movimentos sociais e forças politicas nao-alinhados ou de oposiçao ao governo mas favoraveis à legalidade, deu UM BANHO DE LEGITIMIDADE na luta contra a golpe.

            Isso chegou a causar por algum momento, junto com a articulaçao de Lula, uma reversao no mercado de apostas. Teve reviravolta, depois a reviravolta da reviravolta … e assim por diante ate chegarmos a ontem.

            Essa legitimidade é contrastada com a falta da mesma de que padece a chapa Temer/Cunha, bem como a demofobia de que sofre: querem “ouvir as ruas” – Paulista e orla de Copacabana, bem entendido. Urnas? JAMAIS DE MA VIE! Nem pensar!

            Isso não é pouco. Lembre do “Meu Deus! É essa nossa alternativa de poder?” do Barroso.

            Nao foi suficiente para abortar o golpe nesse primeiro avanço.

            Nao sei se sera suficiente para deter a consolidaçao.

            Mas nem por isso vou deixar de combatê-la.

            Da maneira limitada que eu posso: escrevendo.

            Por fim, meu relato pessoal:

            **************

            >>> Relato Pessoal: como com Ministros/STF, para nós questionamentos também começam em casa <<<<

             _______ROMULUS__________SEX, 15/04/2016 – 14:04________ATUALIZADO EM 16/04/2016 – 02:41

            (Reproduzo abaixo mensagem enviada ao Luis Nassif, que tão bem me acolheu em seu blog, desde o momento em que resolvi ser mais ativo na luta atual. Obrigado, Nassif)

            ************

            Dureza, Nassif.

            Meu pai há dias tem apelado para que eu pare de escrever. Diz que teme que eu nunca mais arranje emprego no Brasil, que eu destrua minha carreira, etc.

            Se é assim com um simples advogado que posta em um blog, que nem no Brasil vive, o que não sofrerá um Min. do STF?

            Sempre mando meus posts pra ele, em particular. Lá em casa sempre foi um “pega pra capar”. Minha mãe brizolista histórica e meu pai tucano. Cresci vendo e ouvindo embates sobre política que não raro chegavam aos gritos e portas batidas. Certamente essa politização precoce em muito influiu – benza, Deus – na pessoa que sou hoje.

            Meu pai, muito envergonhadamente diga-se em seu “favor”, apoia o golpe (na linha “instituições estão funcionando normalmente”… aff…) e inclusive postou foto no Facebook naquela última passeata pró-golpe em Copacabana. LEIA MAIS »

          • Concordo com a questão da

            Concordo com a questão da legitimidade. Mas a direita deu uma parada no falatório porque a esquerda voltou a ocupar espaço. A esquerda antes acovardava a direita, mas ultimamente vinha sendo diferente. Desde 2014 vejo a esquerda “acovardada”. Não manifestava opinioes nas redes sociais e quando faziam eram massacrados sem ninguem para ajudar na luta. O palanque trouxe de volta a esquerda e o fato de artistas aderirem a campanha trouxe mais tranquilidade para nos soltar e começar a dar nossas opinioes novamente.

            Insisto: apenas recuperamos o lugar que deixamos vago a direita. Mas não avançamos e não pensamos em avançar.

            A direita encarou como guerra e foi vil, ordinária, maquiavelica. A esquerda foi democratica. Um deputado contra o impeachment era recebido a gritos em aeroportos por facistas uniformizados com a bandeira de um Brasil que acreditam ser apenas deles. Um deputado a favor do impeachment era apenas chamado pra conversar com lula.

            Nao quero de forma alguma tirar o mérito da esquerda que voltou a agir. Mas pra mim ela comprou briga com algo maior, com algo esquematizado, financiado e estruturado. A forma como agiram os movimentos pró impeachment foi uma forma estudada e friamente calculada, mas que não veio daquelas lideranças que lá estão, pois a maioria daquelas lideranças sequer tem muito cérebro pra isso.

            Por isso acho que a briga foi desigual. Somado tudo isso a toda a sorte de promessas que o PMDB fez, nao vejo como segurar o impeachment.

            Mas ainda tenho esperanças.

          • “Esquizofrênico”

            Sabe que você quase acertou?

            Não sou esquizofrênico, mas me trato e convivo pacificamente com a minha depressão.

            Sem ser esquizofrênico, já que você citou o MBL, por acaso você sabe quem são os Koch Brother’s?

            Não responda esquizofrenicamente.

            Apenas estou te perguntando.

        • Amigo,
          Com todo respeito,
          Amigo,

          Com todo respeito, você pode até ter razão.

          Porém, penso diferente. Discordo.

          Não acredito nesse papo de “faça sua parte”.

          Os responsáveis são as lideranças.

          Como só temos covardes e incompetentes nesta função, FUDEU.

          • Isso mesmo

            Deixe para mim, para o seu vizinho, para o seu colega de trabalho…

            Não tenho nada a ver com isso.

            Você é um verme ou um ser humano?

            Vai se igualar com aqueles deputados do baixo clero?

            A opção é sua.

            Mas me deixe pelo menos sonhar o meu sonho.

    • E onde esta a cabeça de

      E onde esta a cabeça de pessoas como você, que criticam Dilma e justificam Cunha. Se Dilma se paresentasse com uma mala de dinheiro para cada ladrão que votou ontem, tinha ganhado a votação.

    • Lula não “colocou” nada
      Lula não “colocou” nada, pois nem isso aqui são capitanias hereditárias, nem Dilma é algum fantoche.

      Dilma foi eleita por 54 milhões de pessoas.

      É pedir demais ter um mínimo de respeito por ela, e porque nós que a elegemos, pelo menos num dia como hoje, num blog como este?

  48. Novas perguntas?

    Alguém ja contabilizou quantos votos o Mercadante tirou de Dilma? Bela opção, hein Dilma? Todos sabíamos que a fatura chegaria e chegou, o problema eh que nao eh só ela e o bigodão que vão pagar…

    nao aguento mais essa esquerda ridícula gritando pacificamente que “não vai ter golpe” . Será que agora compreenderam que o golpe já ocorreu e faz tempo?!?!

    A esquerda nesse país eh muuuuito educada, tão educada que não consegue dialogar com a escória eleita pelo povo brasileiro. Sim, não podemos nos esquecer que os vermes da Câmara foram eleitos por um “povo” apodrecido….

    entre podres e podridões, a única luzinha bem pequenina no fim túnel EH: ELEIÇOES DIRETAS E GERAIS JÁ!

    quem sabe nesse contexto quente elege-se um Congresso soh 70% podre, hein?! Já seria lucro!

  49. Nassif
    Excelente análise e
    Nassif
    Excelente análise e avaliação.
    Você recebe muitos de meus artigos, também publicados no Monitor Mercantil.
    Insisto que é inadiável uma reforma do Estado. Suas próprias palavras mostram
    a fragilidade institucional de uma constituição bacharelesca.
    Embora tenha minhas ideias e projetos, acho que a solução, que já deveria ter
    sido iniciada, é do debate, da discussão em todos os níveis, em todos os grupos
    minimamente organizados: partidos políticos, como é óbvio, idem para sindicatos
    e associações profissionais, mas até clubes militares e academias.
    Esta reforma deveria ser profunda. Adequada a um mundo informatizado e desigualmente
    representado no poder. Focado na realidade nacional e não em modelos importados.
    Ortega y Gasset, pensador conservador, escreveu no Missão da Universidade, que
    transcrevo de memória: busque-se no estrangeiro exemplos, nunca modelos.
    Força e confiança. Parabéns.
    O avô aposentado

  50. Informação e poder

     

    fazendo a ‘autocritica’ de Dilma, algumas informações recentes me levam a pensar que Dilma esta(va) menos informada que qualquer leitor atento….

    Exemplifico:

    – Temer assumiu o comando politico há cerca de um ano para Padilha colher as informações estrategicas de cargos do governo federal;

    – há cerca de um ano um grupo (fraga, serra, jobin,…) se reunia preparando o golpe.

    Aparentemente a Presidenta não sabia de nada disso… pelo menos não muito antes do comum dos mortais.

    …favor enviar uma copia de ‘O Principe’ para ela.

  51. A PLUTOCRACIA DESNUDA

    O lamentável resultado da votação do impixe na câmara dos deputados mostrou a dura realidade de uma plutocracia que avilta a ética e viola a constituição.

    Peço desculpas às companheiras e companheiros com que compartilhei a esperança expressada em meus comentários até ontem.

    O desejo de ver a construção de um futuro melhor induziu o equívoco que cometi ao insistir em acreditar que prevaleceria a lógica, o bom senso e a verdadeira justiça.

    Entretanto, a derrota das forças progressistas demonstrou que a realidade da estrutura política no Brasil é bem pior do que pode parecer. E evidenciou com triste clareza que os parlamentares a serviço do capitalismo predatório apostam na falta de cultura política do eleitorado, e confiam no poder de manipulação da mídia corporativa.

    Mas a luta continua. E é preciso manter o bom combate, sempre.

    Existe a possibilidade de obter um resgate da legalidade no Senado Federal, que terá uma excelente oportunidade para justificar sua própria existência, pois comprovaria a validade democrática do modelo bicameral com a imprescindível retificação da terrível injustiça cometida ontem pelos deputados.

    E existe também possibilidade do STF resolver cumprir enfim a sua função social de guardião da constituição, e que, dessa forma, o tribunal venha então a adotar postura afinal coerente, com a vedação do impixe desprovido de crime de responsabilidade.

    À militância progressista cabe manter o enfrentamento em moldes democráticos, com o uso dos meios legalmente válidos, sem esquecer que o deplorável uso de violência só favorece àqueles que não têm argumentos sólidos e querem impor com sua truculência retrocessos anti-sociais politicamente indefensáveis.

    A melhor forma de enfrentar o rolo compressor dos asseclas do fascismo é demonstrar, de modo didático e exaustivo, o absurdo de cassar o mandato da Presidente por causa de procedimentos contábeis cuja prática passou a ser considerada irregular a partir de 2015.

    Demonstrar que as pedaladas fiscais praticadas não caracterizam crime nenhum, que não há nenhuma apropriação indevida de valores, que não há nenhum desvio de finalidade na utilização do recurso público.

    Demonstrar que os decretos de autorização de créditos suplementares foram embasados em estudos e solicitações de diversos órgãos públicos.

    Demonstrar que crime de responsabilidade haveria mesmo se, ao invés de se antecipar à autorização do crédito feita posteriormente pelo congresso o governo tivesse permitido a interrupção dos programas sociais, o que certamente viria a causar danos graves e de difícil reparação a inúmeras pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

    Demonstrar que não ter a coragem de autorizar a antecipação do crédito suplementar ad referendum do congresso nacional seria a opção correta apenas para aqueles que ontem cometeram a injustiça contra Dilma Roussef, exatamente porque aqueles que apóiam a farsa vil do impixe são adversários dos interesses do povo brasileiro.

    Todavia, o processo histórico caminha e a formação da cultura política é o resultado da luta democrática. Aos progressistas resta a coerência e a perseverança.

  52. Brasil,País das injustiças, é

    Brasil,País das injustiças, é assim desde a escravidão ou até antes mesmo !!!

    Essa é a OPORTUNIDADE de um governo ser composto por pessoas realmente progressistas,

    honradas e fiéis,Dilma firme os passos e levante a cabeça,sei q sua consciência é tranquila!

    Pesou as pressões dos líderes políticos e da mídia também,são oportunistas de plantão!!

    OBS:Aposto que a Globo colocará Aécio cantando de galo no JN ,ñ valem 10 centavos!

  53. O Bode

    Cunha é o bode na sala, estratégicamente lá colocado para que seu cheiro fétido e seu comportamento destrambelhado embace todos os nossos demais sentidos.

    Enquanto estivermos preocupados em tirar o bode da sala, os bandidos estão livres barbarizando no resto da casa.

    E ainda vamos ficar muito contentes e ocupados quando finalmente o bode for retirado. O mau cheiro irá perdurar por muito tempo, os móveis estarão destroçados. E muitos sequer terão percebidos o estupro ocorrido em paralelo.

    Acima de tudo será preciso ter a consciência de que não podemos aceitar a oferta graciosa que certamente virá dos bandidos (faz parte do script) para ajudar-nos a retirar este bode.

    É lugar comum falar em colocar o cadeado após a casa ter sido arrombada. Mas o que fazer? Continuar mantendo a porta aberta? É preciso reconhecer erros para não mais repetí-los.

    O espetáculo dantesco de ontem no Congresso só surpreendeu Polianas distraídas.

    Ontem fizeram a festa, se embriagaram e sequer poderão comemorar, pois já devem estar todos brigando contra todos. 

    Quanto a nós, perdemos uma batalha. Não podemos parar para acreditar que a guerra foi perdida. Esta é longa. Muito longa. Devemos estar preparados para perder muitas outras batalhas. Mas nossos sonhos continuam vivos, e isso eles jamais conseguirão eliminar. 

    Só que daqui para a frente devemos levar em conta nas nossas equações o congresso e a imprensa que temos. E, agora, também, o judiciário que temos.

  54. Parece que o povo esta

    Parece que o povo esta sentado olhando, inerte a tudo que se passa.

    Sendo que ele é principal ator politico e economico e a parte mais interessada no impedimento de Dlma.

    O reino dos malandros esta caindo, os manés vão tomar o poder.

     

  55. Gostaria de saber se é

    Gostaria de saber se é considerado normal nas democracias um vice conspirar de dentro da residência oficial e não ter consequências legais.

    Nao é possível se aceitar esta conspiráramos, a não ser em republiquetas.

  56. Brasil

    Eu estou pasmo com o que vi e ouvi ontem no congresso nacional. O BRASIL não merece isso, eu estou muito triste e preocupado pelo nosso BRASIL, é claro que avançamos muito na questão social, mas erramos na condução política das alianças  e o resultado são os piores possíveis. Quando falo dos avanços sociais posso citar vários exemplos: distribuição de renda, novas universidades públicas, moradias e só os ladrões do BRASIL não querem o povo  beneficiado, porque são burros tapados e querem continuar dando as migalhas o resto para a maioria.

    Temos que reagir, mas com precisão, organização perfeita orquestrada entre os vários movimentos sociais e tornar as ruas o nosso campo de luta. Nós vamos resistir esse golpe e impedir esse bando de covardes governe o BRASIL. Eles são estúpidos, ignorante, tapados, egoistas e não vamos nos igualar a eles, mas vamos minar o seu campo de ação, pode esperar.

    Nós Nassif, não somos os únicos que queremos um BRASIL digno para o povo brasileiro, temos milhões defendendo essa causa pode crer que vamos vencer.

  57. Sinceramente depois de tanta

    Sinceramente depois de tanta lambança que essa mulher fez o resultado é mais do que esperado.

    Uma múmia politicamente não pode governar um país tão díspare como o Brasil.

    Um republicanismo idiota e tosco, do tipo sem noção, nomeando procuradores que só ferravam o governo. Nunca vi isso. Nunca vi tanta disposição para apanhar.

    Nomeações para o stf, idem. Passou quase um ano para nomear um jurista que até agora só ferrou quem o nomeou.  Sem falar nas outras nomeações tostas, republicanas. Enquanto isso os defensores de verdade do governo estão sendo atacados por todos os lados.

    Um governo que protege os inimigos e deixa os aliados morrerem à mingua, merece cair.  A ingratidão não tem perdão.

    Todos os ditos traíras de ontem foram maltratados o menosprezados pelo dito governo em momentos anteriores. Ontem foi somente a hora de dar o troco.

    E acho que jogo pesado mesmo só está começando. Vem mais maldades por aí. Essa turma que está entrando é só profissional. 

    O proximo governo vai nomear 5 (cinco) ministros para o STF. Vai ser do nível de Alexandre de Moraes para cima. Esses não pensam duas vezes antes de defender quem os colocou lá. Não vai ter republicanismo. Só aliados e ponto final.

     

    Quem vai pagar o maior pato vai o Lula, infelizmente.

    • PERFEITO

      Um pgr inimigo nomeado por ela, ministros do stf idem.

      Zé Cardoso, Mercadante, H. chagas, Levy…a surpresa foi demorar cair.

    • Voce tem razão, quem tem que

      Voce tem razão, quem tem que governar o Brasil é o Cunha. Ele sabe fazer política. Compra todo mundo e vai levar uma comissão de uns 20% na venda Petrobrás. 

      Quer uma sugestão, vota nele. Ele e o Temer sabem fazer política. E roubar.

  58. SALVAÇÃO DO GOVERNO

    SÓ UMA MELHORIA FORTE E RÁPIDA DA ECONOMIA SALVA A PRESIDENTE E SEU GOVERNO DO IMPEDIMENTO.

    TODO ESFORÇO POLITICO TEM QUE SER PARA DAR TEMPO A ESTA PROPOSTA.

    NINGUEM DESEMBARCA GOVERNO QUE MELHORA RIQUEZA DE TODOS.

    É NECESSÁRIO NEUTRALIZAR OU AFASTAR QUEM TRAVA E APOIAR OU CHAMAR QUEM ACELERA .

    A ECONOMIA TEM QUE SAIR DO BURACO JÁ.

    O RESTO É DEPERDÍCIO DE RECUROS, CEREBRO E TEMPO.

  59. O culpado pelo acontecido tem
    O culpado pelo acontecido tem o nome Luís Inácio Lula da Silva.

    Um cidadão que tornou-se obcecado com sua própria imagem.

    Basta ver a profusão de auto aclamações: sou o jararaca, o cara do cara, nunca antes fizeram, eu… eu… eu.

    Reeleger é prova de sucesso, eleger a sucessora é prova de excelência. Mais uma do “cara”.

    Então ele mede o Estado assim no curtíssimo prazo, na vitória eleitoral, na contagem de votos.

    Sua visão é estreitissima, como dos seguidores messiânicos.

    É isso.

    Obrigado Lula, obrigado PT. Obrigado tacanhos.

    Vocês estupraram a esquerda e atolaram a vaca na merda.

    Só um milagre agora.

    E, como virou moda, que Deus ele próprio nos ajude.

    Porque seu intermediário, o Messias narciso, já vimos onde nos deixou.

    • Olha aí troll . Lula é tão

      Olha aí troll . Lula é tão ruim, tão ruim que é o principal perseguido por nossas elites odientas. Você pode fazer sucesso com suas análises na Uol, no G1 então não adianta vir aqui escrever bobagens. O pessoal do blog é consciente e bem informado.

       

      • Qual a novidade uma figura de
        Qual a novidade uma figura de esquerda ser perseguida desde sempre neste país?

        Rssss…

        Antes dele foram perseguidos TODOS e depois dele serão perseguidos TODOS.

        Acorda, criança. Acorda.

        Vocês não sabem um parágrafo da história.

        • Não sou professora de

          Não sou professora de história mas sei reconhecer um troll. Desses assalariados por aqueles deputados cretinos e hipócritas que cometeram o crime de se enrolar na bandeira brasileira enquanto contabilizam quanto vão ganhar para lotear o país. Além de nos expor como república bananeira para o mundo todo.

          E muito do que ocorre se deve a esses ministrecos do STF, que “quanto pesa ou é por quilo” para acabar com a imagem internacional do país enquanto offshores de Nevada e de Delaware (o do Janot e do pessoal da república do paraná deve estar saindo por Delaware por que eles adoram Washington) recebem depósitos como aquele que Joaquim Barbosa recebeu no Panamá.

          E viva o grande Lula, um brasileiro que me orgulha.

           

  60. Enqunto a esquerda falava em

    Enquanto a esquerda falava em “nao ao golpe” a direita pressionava ministros, stf, parlamentares, governadores e quando via que algo caminhava em direçao diversa da que queriam, pressionavam na porta da casa deles, criavam memes e falsas noticias difamatorias. Nao vi, por exemplo, midias de esquerda procurando  o ministro barroso para fazer a defesa das difamaçoes que ele sofreu.

    ou seja, enquanto a esquerda brigava democraticamente, a direita usava de pressao. 

     

    E muitos comentarios por aqui realmente acreditavam que a classe media havia mudado de ideia, que a naçao estava ciente de que era um golpe e so faltava todos se unirem e caminharem de braços dados pela democracia misturando camisetas verdes e amarelas com camisetas vermelhas. Grande culpa disso atribuo a alguns blogs que realmente narravam isso pro leitor e tinha mta gente vivendo numa realidade esquizofrenica. Agora acordaram e viram que o pesadelo era real.

    quando falei em eleiçoes gerais aqui, dizia isso por acreditar que seria um passo atras por dois na frente, pois a dilma estava travada. Muitos aqui falavam q era golpe do mesmo jeito e q a dilma tinha q governar ate o fim. A resposta ta ai. Governar como? Sem eleiçoes, o destino eh Temer, gostem ou nao… De repente as eleiçoes nao sao tao ruins assim agora, nao eh mesmo?

     

    e outra coisa: se a esquerda ainda acha q da para brigar pra reverter isso e de forma milagrosa dilma vir a governar tranquilamente ate o fim de seu mandato com essa rejeiçao dentro do congrrsso, a esquerda tem que saber que simples com gritos de “nao ao golpe” nao bastam. A direita ganhou na pressao, na canalhice, tentando desonrar qm era contra o impeachment, expondo publicamente essas pessoas

    E se a direita tinha um medo era o de que a esquerda seria capaz de causar tumulto social. me parece que nao ha mais esse medo…

    alias, eu tb acredito que nao, pois a esquerda se domesticou e nao sabe mais brigar com a direita quando esta se organiza. Pelo menos eh q parece 

    • Eleiçoes – critiquei sim, mas…

      Roberto,

      Eu mesmo critiquei a proposta de eleiçoes antecipadas – nao sei se em comentario seu.

      Mas nao por ser “golpe”, mas porque é inviavel. Era o bode na sala colocado para desnudar o carater anti-democratico dos que diziam que tinha que fazer impeachment para “ouvir as ruas”.

      Da uma olhadinha nesse post meu e me diz o q vc acha:

      >>> Eleições Antecipadas: o Bode na Sala?, por Romulus <<<

       ________ROMULUS_________TER, 12/04/2016 – 07:20______________ATUALIZADO EM 12/04/2016 – 08:02

      Por Romulus

      Indivíduos, tanto no governo como nas oposições, tem acenado com a possibilidade da antecipação de eleições gerais como meio de se sair do impasse político que vivemos. Isto é, caso não prospere o impeachment ou a recomposição da base parlamentar da Presidente Dilma, claro.

      No entanto, não consigo acreditar que nenhum dos lados que vêm com essa proposta o faça pra valer. Pra mim tem cara do famoso “bode na sala”. Fora a polarização exacerbada do momento, o mal estar econômico e o desgaste total da imagem dos partidos – todos, alguns outros fatores me levam a essa percepção:

      – Eleição geral? Dentro de apenas 6 meses junto com prefeitos? Difícil de acreditar. Depois? Quando?

      – Sem doações empresariais? Sem (ou com pouco) caixa 2, dada a situação das empreiteiras? Com marqueteiros suando frio por aí?

      – Sem amplo consenso em torno de eleições antecipadas (PGR, STF, Congresso e Executivo), qualquer um poderia judicializar a questão, apontando a Emenda como inconstitucional. Pode-se facilmente alegar a interferência de um ou mais Poderes nos outros ou atentado à ordem democrática – ambos contrários a cláusulas pétreas da Constituição. Queremos mais batata quente no STF?

      – Com total imprevisibilidade sobre resultados e mesmo sobre quem iria para o segundo turno com Lula? Quem tem mais chance hoje de encarnar o anti-PT? PSDB, Marina ou Bolsonaros/Paschoais/Moros?

      LEIA MAIS »

      • Sei que é inviável

        Sei que é inviável constitucionalmente, pois até ministro do STF ecoou isso. Mas num pacto entre os poderes, quem sabe conseguiriamos algo. Ou talvez se fosse pedido o julgamento antecipado no TSE para cassação da chapa (meio dificil também, pois Temer não aceitaria).

        Mas é a chance de não entregar ao Temer. Preferia que tentassemos explorar esse lado do que ver Temer presidente. Não só porque ele é um conspirador e armou a queda da Dilma, algo impensável numa república democrática. Mas porque ele terá cheque em branco pra governar, diferentemente de alguem eleito, que tem seu plano de governo como referencia para prestação de contas com a população.

         

        E digo mais: agradeço ao Lula. Mas ele deveria apoiar o Ciro Gomes ou explicar porque não quer apoia-lo. Ciro é qualificado.

         

        Enfim…

         

        Pra mim o governo Dilma acabou. Não vejo o STF revertendo isso aí, a não ser que exista algo flagrantemente inconstitucional que seja impossível o STF não colocar embaixo do tapete.

    • Parece que todos esquecem

      Que quem derrubou o governo foi a mídia. Cunha, Moro e qualquer outro são fichinhas para a rede Globo. E a rede globo vai acabar a lava PT no dia que prender o Lula e a votação do Senado derrubar a Dilma. E como enfrentar este poder que faz até o STF acoelhar vergonhosamente?

  61. Difícil de entender

    Em plena batalha do impeachment, o governo enviou um projeto de lei onde há previsão, entre outras coisas, de aumento da alíquota de contribuição para a previdência, e até demissão de servidores estáveis. É o PLP 257/2016 (http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2080237).

    Resultado: na quinta e na sexta ocorreram protestos de servidores.

    Ou seja, no mesmo momento em que acusa Temer de atacar direitos sociais, envia projeto para fazer aquilo que condena nos outros. Quem é o articulador político que dá uma idéia destas?

    E como ficam os (poucos) defensores de Dilma no meio sindical? Largados à própria sorte.

    Aí fica difícil.

  62. Considerando o pior cenário

    Considerando o pior cenário quando o golpe for consumado, e sendo bem macabro, tento me colocar no lugar deles para pensar em como poderia ser o pior dos mundos. Considerando que neste caso eu não teria escrúpulos e seria um golpista com sede de poder a qualquer preço (como eles são) e considerando, ainda, que esta aventura não passaria de 2018 mantidas as atuais regras do jogo, faria o seguinte:

    1. Estabeleceria estado de defesa tão logo tomasse o poder, o que me permitiria reprimir movimentos sociais e prender suas lideranças;

    2. Caçaria parte dos ministros do supremo via congresso, que estaria nas minhas mãos (como está);

    3. Anularia a operação lava-a-jato, via novo supremo (garantiria meu poder sobre o congresso);

    4. Renovaria a lei de segurança nacional e caçaria partidos de esquerda e seus mandatos, pela via parlamentar;

    5. Suprimiria direitos e garantias individuais e utilizaria as policias estaduais (não precisa das forças armadas), como política política, como já utilizo; e

    6. Reformaria a legislação eleitoral de modo a me favorecer (voto distrital e maior poder ao parlamento?) , ou mesmo suprimiria as eleições diretas para cargos do executivo por um período de tempo.

     

    Alguém duvida que eles exitariam em fazê-lo?

  63. Para onde vamos?

    Para onde estamos indo?

    Da ultima vez que o povão seguiu (sempre seguirá) o clamor da Rede Globo, foram 21 anos de sangrenta e corrupta ditadura militar com mais de 500 mortos em torturas, assassinatos e terrorismos. Sem querer perturbar ainda mais a cabeça do povão: desta vez, será sem torturas, assassinatos, sequestros, sem exílios, sem corrupções, sem tolhimento das liberdades? Será diferente?

    A julgar pela folha corrida da comissão de frente que prossegue livre, bem livre, acima das leis e de tudo, na Justiça, Congresso, MP e AGU, pior, com o mesmo povão, outra vez acreditando  na mesma poderosa Rede Globo, uma das grandes responsáveis pelo vergonhoso 1º de abril de 1964, então, provavelmente, o futuro que nos espera não deve ser dos mais honrosos e nobres.

    No espetáculo circense de ontem no Congresso, durante a execução da democracia, na votação do impeachment, nos momentos que tive estômago para acompanhar o macabro escrutínio, percebi que grande parte dos deputados que votavam a favor do golpe, dentre outras besteiras, costumavam bradar “….voto pela felicidade de minha família…”. Ou é cacoete dessa turma, repetido esse adágio até mesmo em dias normais no Congresso, ou quem sabe, teria mais coisa ainda escondidas por detrás do formidável efeito manada dos últimos dias além do comprovado poder da Rede Globo e dos prováveis dólares da CIA, sempre presentes nos golpes na América Latina? Coisas para a ABIN.

    Mas, a que ponto chega essa turma de golpistas que na hora da votação para o impeachment de Dilma/PT, que foi barbaramente torturada, tão seguro de sua crônica maldade, que um conhecido “pra lamentar”, valentão com as mulheres com os fracos e minorias, teve a arrogância de tecer elogios ao coronel Carlos Alberto Ustra, conhecido torturador, já está na outra dimensão ajustando com Deus o resgate do pesado débito que arranjou aqui na Terra.

    Provavelmente, dias obscuros e incertos estão a caminho, por tudo que estamos vendo aqui e no mundo inteiro nesses últimos tempos da decadência final do sistema capitalista, que depois do 11 de setembro de 2001, muita coisa de estranha e perigosa desencadeou por muitos lugares.

    Dentre tantas fragilidades, os milhares de desesperados indo para a Europa, abandonado seus lares e cidades arrasadas pelas guerras de pilhagens. Cercas de arame farpado sendo erguidas para conter esses desesperados em fuga sem saber ao certo para onde ir.  O interminável conflito no Oriente Médio, causando milhares de mortos, mutilados, órfãos e viúvas, decorrente das invasões dos EUA tentando se apoderar das gigantescas reservas de petróleo do Iraque e da Líbia. Perigosas provocações militares, cada dia mais arriscadas e frequentes, envolvendo a Rússia e os EUA. Insolúvel crise do sistema capitalista mundial no gigantesco complexo industrial de extração, produção, construção, serviço, comercial e bancário das grandes petroleiras, causando milhares de desempregados e perigosas situações financeiras e bancárias por conta da vertiginosa forçada queda do petróleo de 115 dólares para menos de 30 dólares o barril.  Por tudo isso e muito mais, e outra vez aqui no Brasil, sem querer ser pessimista, mas pelo andar dos acontecimentos, em breve, teremos muita saudade das liberdades e da democracia. Que Deus nos ilumine.

  64. Quero saber cadê os 186 votos

    Quero saber cadê os 186 votos que Silvio Costa e Jacques Wagner prometeram. Que tipo de liderança é essa que mente descaradamente para os próprios apoiadores do governo, só para fazer papelão diante dos golpistas? Quem em sã consciência acreditaria que aquele bando de ladrões da Câmara aceitaria votar contra o golpe em troca de cargos num governo que eles detestam, se podem conseguir muito mais num governo dos seus? Todo mundo com o mínimo de bom senso sabia que essa votação estava perdida, o caminho era radicalizar o discurso e desmoralizar publicamente essas instituições falidas que são o Congresso e STF. O governo está ruindo menos por força dos golpistas do que pela auto-ilusão a que se impôs. 

  65. O que aconteceu ontem pode

    O que aconteceu ontem pode ser interpretado de muitas maneiras, dependendo da visão de mundo de quem quer que se disponha a fazer uma análise do evento. Uns vão dizer que foi golpe, outros vão dizer que o impeachment seguiu estritamente o previsto na Constituição. Não vai se chegar nem perto de um consenso quanto a isso. Para todos os fins práticos, a questão, ao menos na Câmara, foi resolvida. Foi certamente um show de horrores, indo do ridículo ao indecente: difícil definir quem proferiu o pior voto. Bom, minto: Bolsonaro foi o ápice, sem dúvida. Como de hábito.

    Tudo isso dito, o que fica difícil é um analista que pretenda fazer uma análise isenta não reconhecer que trata-se de uma situação limite que só se tornou possível porque Dilma foi um desastre econômico, administrativo e, principalmente, político. Se tivesse ficado apenas nos discursos toscos, tipo o da já célebre saudação à mandioca, já seria tenebroso, mas ficaria só no pitoresco. Insatisfeita, ela foi muito além. Herdou do antecessor um país marcado, justificadamente ou não, pelo otimismo, além de uma base política forte e bem costurada ao longo de oito anos. Em pouco mais de cinco anos, dizimou a economia e as contas públicas do país, foi do topo da aprovação popular ao fundo do poço da impopularidade e arrastou consigo para o buraco o terceiro maior partido político do Ocidente.

  66. Pois é… Infelizmente …

    Prezado Nassif,

    Excelente análise ! Isto posto, algumas observações:

    Tens razão, Dilma não gosta da pequena política, algo comum em todo o mundo, mesmo o civilizado; no nosso país, nada civilizado, como foi provado nas arengas dos votantes, há que se ocupar do baixo clero, para que ele permaneça satisfeito e baixo, porque civilizado nunca foi e nunca será;

    Não vejo nenhuma perspectiva de autocrítica nos membros das corporações públicas como mpf, pf ou judiciário (com minúsculas mesmo!) Primeiro: formado em direito que sou,nunca tive o fígado para trabalhar no meio porque, ao final do curso, já percebia a grande falácia que é o direito, que , cada vez mais, perde espaço no mundo contemporâneo, simplesmente porque é um campo de conhecimento que não acredita na sociedade ou na democracia; acredita apenas no poder: Carl Schmitt, Alfredo Buzaid, Vicente Rao e Miguel Reale não me deixam mentir. Além disso, o direito vive em uma disneylândia epistemológica, baseada em um idealismo do século XIX, sonhando com grandes modelos, que, quando fracassados, a conta do fracasso é debitada na sociedade, nunca nos juristas; segundo, dado este fato, não acredito que a advocacia pública vá ter qualquer autocrítica quanto a seu papel na falência final das instituições; como já havia observado em outro post, o fortalecimento desta instituição, além dos seus gordos salários, causou o aparelhamento do órgão pela classe média, esta viciada em ilusões aristocráticas e privilégios;

    Como se isso não bastasse, juristas não leem nada além de seus textos jurídicos: sociologia, antropologia, economia ou ciência política (essa então !), são relegadas a segundo plano, meros instrumentos de chancela dos modelos jurídicos criados a partir de tratados e compêndios, mas nunca a partir do que possa ser ensinado a juristas quanto a limitações do próprio campo de conhecimento ao qual se dedicam (veja bem, não falei de ciência, pois direito não é científico, é ideologia pura!) Quando vemos o Carlos Fonseca (é este o nome?) dizendo asneiras sobre delação premiada, ou acordos de leniência, podemos deduzir que ele não tem qualquer noção de estratégia e nem sabe em qual lugar está o Brasil no mundo ! Nada disso me surpreende, filho de procurador federal que fui ! Vai-se esperar destes ingênuos algum tipo de autocrítica ?! Sonha, Marcelino !

    Há alguns meses atrás, desanquei o governo Dilma e sua inoperância. Disse até que ela, para quem havia sofrido no pau-de-arara, parecia estar com saudade do mesmo. Fui chamado até de veado (sic) nos comentários; os politicamente corretos de plantão disseram que, ao escrever aquilo, eu havia destruído todos os meus argumentos. Sob pena de ser desancado de novo, reafirmo o que digo e esclareço: Dilma criou hábitos de resistência, mas não de ação. Quanto atacada, se fecha em copas, e, como se tivesse na luta armada, não permite que ninguém se mova, sob pena de ser classificado como desleal ou incompetente. Na vasta maioria das crises enfrentadas este foi o comportamento de ex-torturada: não ceder a críticas ou ataques, reagir pela imobilidade e pelo silêncio. Cito apenas dois exemplos: a manutenção de José Eduardo Cardoso à frente de um ministério que ele não soube nem sabe gerir (afinal, um beletrista acovardado jamais enfrentaria “meganhas”), e o silêncio covarde no qual ela mergulhou durante meses e meses de desmandos da “Lava-Jato”. Ficou claro ? Last but not least : Dilma adora o governo, mas odeia a política ! Dá pra entender ?

    Entre as críticas que recebi, como forma de defesa a Dilma, o tópico era de que a Presidenta era honesta, mas não cedia porque não queria entregar o ouro a bandidos, que era bem intencionada mas nada podia fazer, que ainda assim, seria melhor que dess modo permanecesse, pois assim permaneceria honesta ! Eis a velha desculpa do brasileiro que se resume em : ” se meu oponente me derrota, trata-se da vitória da desonestidade dele sobre minha competência!” Tá bom.

    Concordo plenamente com sinuca de bico na qual se meteu o mpf: agora terão que tratar com profissionais, sem escrúpulos, que não se importam de sujar mais um pouco as mão já tingidas de sangue. Acha que Janot vai ter los cojones para enfrentá-los ? Considerando que é um membro da advocacia pública, duvido.

     

  67. A lava jato vai continuar

    A lava jato vai continuar apenas para terminar o serviço sujo. Lula não pode ser candidato em 2018.

     

  68. Analfabetos politicos fazendo politica.

    Estou “torto” até agora. Assisti a um show de horrores.

    O Brasil não pode estar representado ali daquela forma, não é possivel que aquelas pessoas estejam exercendo um cargo de tal importancia. Analfabetos politicos fazendo politica. Pessoas que sequer possuem clareza de raciocinio.

     

  69. não é golpe

    se a via do governo for encarar a não constitucionalidade como se fosse normal então NÃO É GOLPE. SE É GOLPE TEM QUE HAVER O CONTRA GOLPE: 1) ESTADO DE DEFESA; 2) ESTADO DE SÍTIO

     

    BEM, SE ASSIM NÃO FOR JÁ CAIU! O SENADO RECEBEU BEM OS SINAIS DE CUNHA. É SOMENTE NÃO OLHAR PRO POVO NA RUA E PRONTO! O SENADO FARÁ DO MESMO MODO!

     

    ESQUERDA BUNDA MOLE E PRESIDENTA TOSCA! TÁ IMPOSSÍVEL!

     

  70. A votação da  Câmara Federal

    A votação da  Câmara Federal serve apenas como um indicativo ao senado para dizer que um crime de responsabilidade foi cometido, algo como um inquérito policial, este inquérito é remetido ao Senado, ali será escolhida uma comissão de 21 senadores que vão debater se houve ou não o crime e darão um parecer sobre o caso, este parecer será levado a uma sessão plena do senado, se o parecer então é votado pelos 81 senadores, se os 41 optarem que o processo é justo e deve continuar ele prossegue, caso contrário ele é encerrado. No caso continuidade a Presidenta Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias sem a perda do mandato e Temer assume durante este periodo, durante o tempo de afastamento da Presidenta, haverá sessões de Julgamento sobre o mérito da questão,  estas sessões no senado serão presididas  pelo Presidente do STF, após acusação e defesa, todos o senadores votam, caso ela seja condenada por 54 dos 81 senadores ela perde o cargo e o impeachment se completa, caso não alcance este resultado ela volta ao cargo.

    Observação: Resolvida esta questão, para o bem e para o mal, ela refletirá juridicamente sobre todos os governadores, prefeitos e gestores de órgãos públicos que eventualmente cometam pedaladas, mesmo que não sejam sujeitos a impeachment, poderão ser processados e condenados por crime de responsabilidade, bastando para isso apenas que o fato seja denunciado, este é o nó da questão, quem viver, verá o STF com mais uma espada sobre o executivo.

  71. A votação da  Câmara Federal

    A votação da  Câmara Federal serve apenas como um indicativo ao senado para dizer que um crime de responsabilidade foi cometido, algo como um inquérito policial, este inquérito é remetido ao Senado, ali será escolhida uma comissão de 21 senadores que vão debater se houve ou não o crime e darão um parecer sobre o caso, este parecer será levado a uma sessão plena do senado, se o parecer então é votado pelos 81 senadores, se os 41 optarem que o processo é justo e deve continuar ele prossegue, caso contrário ele é encerrado. No caso continuidade a Presidenta Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias sem a perda do mandato e Temer assume durante este periodo, durante o tempo de afastamento da Presidenta, haverá sessões de Julgamento sobre o mérito da questão,  estas sessões no senado serão presididas  pelo Presidente do STF, após acusação e defesa, todos o senadores votam, caso ela seja condenada por 54 dos 81 senadores ela perde o cargo e o impeachment se completa, caso não alcance este resultado ela volta ao cargo.

    Observação: Resolvida esta questão, para o bem e para o mal, ela refletirá juridicamente sobre todos os governadores, prefeitos e gestores de órgãos públicos que eventualmente cometam pedaladas, mesmo que não sejam sujeitos a impeachment, poderão ser processados e condenados por crime de responsabilidade, bastando para isso apenas que o fato seja denunciado, este é o nó da questão, quem viver, verá o STF com mais uma espada sobre o executivo.

    • Xiii, espada só se for do PT ou

      assimilados.

      Se for dos nossos, i,e, “amigos da globo”, não há risco nenhum.

      Mas qual sera o futuro se cada vez mais brasileiros ficarem descrentes do judiciário?

    • Golpe Midiatico

      Cunha, Temer……. gente o maquinista é a organização Globo, acordem derrubem ela e o restante do dominó vai junto.

  72. Vazamentos, cadê??

    Tiraram o áudio do Bolsonaro falando com o Feliciano, idolatrando o Cunha e conspirando… que coisa!

    Como estamos na era dos vazamentos, onde tudo é permitido, poderiam vazar falas mais comprometedoras dos corruptos e dos cooptados do MP e judiciários. É só pedir desculpas depois que fica tudo bem, já há esta jurisprudência.

  73. A frase da criatura.
    Achei curiosa a frase de Cunha ao votar:  ” Que deus tenha misericórdia deste país” Ou ele tem consciência do que fez, ou não sabe o significado de misericórdia ou ainda pode ser todas as alternativas acima. No momento eu preciso pensar!!!!!!!!!!!!!Abraços Nassif

  74. Nassif

    Me desculpe, mas só concordo com você em parte. Os blogs de esquerda, os sindicatos, os professores universitários, os juristas só acordaram dois meses atrás. tudo o que foi feito neste últimos meses deveriam ter começado na primeira passeata de 2013. Toda ação deveria ter sido respondida com uma reação. Se a presidente errou, e é verdade, errou, todos ereram com ela e o PT também.Agora acho que nada deve ser feito deixa o Temer entrar, aí o povão e a própria classe média vai sentir na pele quem é ele. Só o sofrimento faz as pessoas acordarem.  Foi assim em 64 e o sofrimento foi muito maior do que será nos próximos 2 anos, se ele não estender seu mandato e não trabalhar para o parlamentarismo, Porque acho que ele não fez tudo isto para daqui a 2 anos entregar o poder.Aí quero ver a ação do Supremo….

  75. “A vaca foi pro brejo”!

    Apesar de sempre crer que é preciso usar todos os espaços de luta possível para defender a legalidade; o Estado de Direito e um projeto, marcadamente, de inclusão… neste momento, reconheço que a derrota na Câmara para os golpistas foi expressiva: demonstrou uma enorme fragilidade política do governo e dos movimentos de resistência de terem uma expressão parlamentar compatível com a justeza de nossas causas. No momento, não vejo como reverter este quadro com o grau de adesão que o projeto conspirador conseguiu agregar em torno de si. Toda a valorosa mobilização das últimas semanas não foi suficiente para conquistar mentes e corações de quem tem voto no Parlamento para, se quisesse, derrubar o impedimento sem crime configurado. O ódio construído nos últimos anos, em especial, após a última derrota dos adversários, vem sendo vitorioso apoiado na forte insatisfação popular com o governo Dilma II. Difícil vislumbrar a esta altura um quadro de virada. Em boa medida, penso que o jogo está jogado. De todo modo, o parabenizo Nassif pelo esforço de análise da conjutura após o Dia Nacional dos Canalhas (Golpistas).

  76. como dito, treino é treino e

    como dito, treino é treino e jogo é jogo. a sessão da câmara dos deputados foi só o treino, ou o primeiro tempo. agora que é pra valer, e sem dúvida os movimentos sociais tem que sair às ruas ostensivamente!!

    Não Passaram!!!

  77. A Batalha no Senado

    Hoje a Presidenta Dilma tem cerca de 21 votos no Senado federal, precisará de 28 votos para impedir a perda do mandato.

    Precisará de sete votos deste grupo de senadores

    Eunício Oliveira–PMDB – CE

    JaderBarbalho–PMDB – PA

    Renan Calheiros–PMDB – AL

    Acir Gurgacz PDT – RO

    Elmano Férrer-PTB – PI

    Fernando Collor PTC – AL

    Otto Alencar PSD – BA

    Roberto Rocha PSB – MA

    Walter Pinheiro – BA

    Lembrando que Marta Suplicy(PMDB-SP) e Cristovam Buarque (PPS-DF) declararam voto a favor do impedimento.

     

  78. Relembrando Joel.Ouço falar

    Relembrando Joel.Ouço falar que Lula ajudou a eleger esse oligóide que ora ocupa a  Presidencia da Republica,por motivo de viagem do desenterino Michael Temer.Se verdade for,deve-me explicações.

  79. Aprendi com um velho sábio

    Aprendi com um velho sábio que me ensinou quase tudo.Deixa a agua assentar.Depois vamos ver o que se faz.

    • Parece-me que cometi um

      Parece-me que cometi um equivoco.Pelo visto a agua nao vai assentar tao cedo.Se ela produzir um tsunami,para mim ja nao sera nenhuma surpresa.Como nos velhos carnavais da minha terra: As aguas vao rolar.  

  80. Como estou deixando a agua

    Como estou deixando a agua assentar,não perco viagem.Alerto mais uma vez Nassif.Fique de olho no Ministro Chefe da Secretaria de Governo,Gedel Vieira Lima.Conheço-o de perto,é um cangaceiro.Tome o mais absoluto cuidado.Sei do que falo.

    • Esse indivíduo…

      Esse indivíduo é muito pior do que o gângster, Eduardo Cunha. Muito pior, em todo e qualquer sentido!

  81. Sugiro ao Nassif um vídeo

    Sugiro ao Nassif um vídeo desse por semana com análise da conjuntura política e ou econômica.

  82. Farinha pouca meu pirão primeiro

    Como aqui é o Brasil e não é para principiantes, vamos à visão jurídica do site Migalhas, que detonou o impeachment.

    “O que está feito, está feito; o que está por fazer… está feito.”

    Joaquim Nabuco

    (Clique aqui)

    Epílogo

    O impeachment terminou, mas não sem antes aparecer mais um imbróglio jurídico. Ao permitir que a pena de inabilitação fosse votada em separado, o ministro Lewandowski transporta de volta às raias jurídicas o feito que deveria ser preponderantemente político.

    Sendo o impeachment um processo penal sui generis, por mais que se queira a todo momento compulsar o CPP, não é possível. No crime comum, como se sabe, a condenação é apartada da punição, e a dosimetria da pena deve ser calculada de acordo com a culpabilidade. No processo de impeachment não parece haver tal separação.

    O livrinho diz que a condenação do presidente da República será proferida por “dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública”.

    A preposição “com”, s.m.j., está a implicar a ideia de companhia, de união. Mas se se lobrigou ali um advérbio de dúvida (“talvez”), fazer o quê ?

    Não fosse pela semântica, que parece pôr fim à questão, há o fato de que não há lógica em raciocínio diverso. Se o crime de responsabilidade é de tal grau a ponto de se apear do cargo o chefe da Nação que foi eleito democraticamente, nada mais óbvio que tal pessoa fique inabilitada por – pelo menos – oito anos.

    No caso, o que se fez foi um certo abrandamento da pena. Ficou-se, nitidamente, com dó. Então, o único raciocínio possível a partir da complacência é de que a conduta não tipificava o infamante crime de responsabilidade. De fato, se a menor das penas (inabilitação) não lhe é cabível, muito menos a maior (impeachment) lhe será.

    De maneira que, data vênia, assistimos ontem a um daqueles clássicos erros de quesito em júri, quando a resposta num sentido anula o quesito anterior e torna incompreensível o resultado.

    No processo penal comum, sabemos as consequências. Todavia, mantendo a coerência do quanto já dito, esse processo é de rito diferenciado. Em todo caso, a defesa de Dilma já recorreu ao Supremo pleiteando nova votação (MS 34.371 – relator, ministro Teori). (Clique aqui)

    Entre penas e absolvições, vamos e venhamos, migalheiro, nenhum escritor de novelas seria tão criativo ao escrever o último capítulo de um processo tão tumultuado e contestado quanto este.

    Fim ! (Será ?)

  83. Eu posso ate estar

    Eu posso ate estar enganado,mas essas patifarias contra Nassif tem o dedo de Gedel Vieira Lima.Filho de Afrisio Vieira Lima,que foi Deputado Estadual,Federal,Secretario de Seguranca Publica do Estado da Bahia,envolvido em toda sorte de patifarias.Inclusive,a Bahia toda comenta que teria agredido o entao Governador Antonio Carlos Magalhaes com um soco em pleno Palacio de Ondina.ACM tinha verdadeiro horror a eles.Luis Eduardo botou pano quentes a contragosto do Pai.Quando Diretor da Baneb Corretora de Valores,hoje incorporada ao Bradesco ,Gedel deu  um desfalque,foi demitido.Um dos mais perigosos politicos brasileiro.Traicoeiro,infiel,inconfiavel,vingativo,de altissima periculosidade.So anda acompanhado de jaguncos.Um coronel das antigas.Eu,se Nassif fosse teria uma conversa com Jaques Wagner a respeito dele,para confirmar essas informacoes .Promovera contra Nassif,uma cacada sem treguas e sem precedentes .De toda camarilha palaciana,de longe,e o mais perigoso e corrupto de todos eles.

  84. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome