Jean Wyllys critica proposta de Luciana Genro de antecipar eleições

Por Jean Wyllys, via Facebook

Várias pessoas têm me perguntado nas últimas horas sobre a proposta que a minha companheira de partido Luciana Genro divulgou: a antecipação das eleições gerais para todos os cargos, inclusive a Presidência da República, em 2016. Também recebi várias perguntas sobre a ideia de convocar a uma Assembleia Constituinte.

Eu respeito muito a Luciana, é minha companheira e amiga e fez uma belíssima e corajosa campanha nas eleições presidenciais de 2014 como candidata do PSOL. Contudo, dessa vez, discordo dela. Aliás, a proposta que ela divulgou não é a posição do PSOL. Em seu congresso nacional, realizado no último final de semana, o partido ratificou sua posição contra o impeachment e sua decisão de não participar de nenhuma manifestação em defesa do impedimento da Presidenta ou em defesa do governo. Somos oposição à esquerda e continuaremos na luta junto aos movimentos sociais contra a política de ajuste fiscal e conservadorismo decorrentes do modelo de governabilidade adotado pelo PT/PMDB, e ao mesmo tempo somos contra as tentativas golpistas e desestabilizadoras de Eduardo Cunha, cujo afastamento do cargo estamos solicitando ao STF.
Sobre a proposta de antecipar as eleições, minha posição é que tanto a Presidenta quanto o resto dos representantes eleitos pelo povo devem cumprir seus mandatos como ordena a Constituição. No Brasil não existe a revogação de mandatos. 

Sobre a proposta de fazer uma assembleia constituinte, também me parece um equívoco. A Constituição Cidadã de 1988 é muito boa. Se 10% do que ela diz fosse cumprido, o povo viveria muito melhor. Como toda constituição, tem seus defeitos, mas ela foi resultado de um momento político de renascimento da democracia e reivindicação dos direitos humanos, e seu texto tem essa marca. Uma nova constituinte, no clima político polarizado que estamos vivendo hoje, com um sistema político comprado pelo poder econômico, corrompido e tomado pelos discursos conservadores e reacionários como consequência do fracasso do petismo (que prejudicou as ideias de esquerda), daria como resultado uma Constituição muito pior do que a atual. 

Deixemos a Constituição como está e lutemos para que se cumpra. Isso já seria uma grande vitória nas atuais circunstâncias!

A postagem de Luciana Genro que motivou o texto de Jean Wyllys segue abaixo:

CONTRA CUNHA, CHAMAR O POVO A DECIDIR

Luciana Genro, via Facebook

O Brasil vive um momento de extrema gravidade. Uma profunda crise econômica, aliada a uma grave crise política trazem sofrimentos gigantescos para o nosso povo. Explicitei, na campanha eleitoral presidencial, as profundas divergências existentes entre mim e a Presidenta Dilma Rousseff, bem como entre os nossos partidos.

Quando Dilma ingressou no PT, eu e outros companheiros estávamos sendo punidos e expulsos por não concordar com os rumos tomados por este partido, que foi um importante instrumento da luta dos trabalhadores, mas que, ao chegar no poder, transformou-se em aplicador dos planos do capital. Por isso fundamos o PSOL.

Não espero que este caminho escolhido pelo PT há vários anos vá agora mudar. Portanto, o objetivo deste texto não é discutir estas diferenças irreconciliáveis ou propor ao governo que faça o que o PSOL faria se governasse o Brasil. Não alimento ilusões de que este governo possa deixar de atacar os interesses do povo através de uma política econômica de ajuste fiscal e de medidas que fragilizam direitos sociais. Não vou aqui apelar para que Dilma aplique medidas que mexam nos privilégios dos de cima, dos bancos e milionários, pois este é um programa pelo qual lutamos e seguiremos lutando nas ruas e também nos processos eleitorais futuros.

A situação de urgência neste momento é o iminente golpe político que nosso país está prestes a vivenciar. O que ocorreu ontem na Câmara dos Deputados, com a imposição do voto secreto que deu à oposição de direita uma vitória claramente golpista, é uma expressão clara de um processo ilegítimo que visa alcançar o impeachment. Este processo de impeachment, conduzido por Eduardo Cunha, não tem legitimidade alguma, pois vem sendo conduzido com métodos golpistas e através de manobras fraudulentas. Um presidente da Câmara sobre quem pairam acusações gravíssimas não tem autoridade política ou moral para conduzir um processo de destituição de um governo eleito.

Nosso primeiro desafio é, portanto, derrotar Cunha, seu impeachment e colocar para fora este representante máximo da máfia no Congresso. Tenho enorme orgulho da postura da bancada do PSOL na Câmara, que sob a liderança do deputado Chico Alencar, tem sido incansável na luta contra Cunha desde o primeiro momento. É preciso seguir esta batalha para que este corrupto deixe a presidência da Câmara e vá para a cadeia. A partir daí é preciso ir além. Afinal, a simples continuidade do governo também não interessa ao povo.

É fato que,mesmo Dilma tendo sido recentemente reeleita, já padece de absoluta falta de apoio popular. Com toda razão o povo está indignado com a corrupção desenfreada que a Operação Lava Jato vem revelando e que envolve altos escalões de vários partidos. Está claro que a roubalheira não é fruto apenas do mau comportamento de alguns, mas um método de governo, e não só deste governo, que une partidos e grandes empresas no saque aos cofres públicos.

Não menos justa é a indignação popular com o desemprego que vem crescendo, com a carestia e com a deterioração cada vez maior dos serviços públicos, pelos quais os trabalhadores pagam uma alta carga tributária, muito mais do que os rentistas e milionários, protegidos por isenções e pela leniência com a sonegação.

Por isso, assim como não podemos aceitar um impeachment golpista, também não podemos nos alinhar na defesa de um governo que foi eleito com um discurso oposto ao programa que implementa.

Diante desta situação de absoluta falta de credibilidade e representatividade do governo e das instituições que deveriam zelar pelo interesse público, urge uma reorganização do país antes que as forças da oposição de direita consigam derrubar o governo pela força de manobras golpistas e o país seja entregue ao Vice-Presidente Michel Temer. Um vice cujo apoio popular, mostram as pesquisas, não passa de 2%, a metade do apoio que tem o meu nome, por exemplo, na mesma pesquisa. E, ainda mais grave, um vice que propõe um programa de ataques ainda mais cruéis contra os direitos do povo, como expresso na chamada “Agenda Temer”, uma agenda de neoliberalismo explícito.

A proposta que apresento neste momento crucial para os rumos do país é que a derrota do impeachment seja acompanhada pelo governo Dilma assumindo a responsabilidade de propor que as eleições municipais de 2016 se transformem em eleições gerais para renovar todos os parlamentos e o Poder Executivo. Eleições sem financiamento privado, conforme decidido pelo STF, e com direitos iguais para todos os candidatos.

Através de novas eleições o povo poderá expressar o seu descontentamento de forma direta, sem a intermediação de políticos e partidos golpistas, que se aproveitam da indignação popular para impor os seus interesses. Esta mudança no calendário eleitoral é absolutamente necessária diante da gravidade da situação, e nestes momentos de grave crise, mais do que nunca, é o povo quem deve ter a palavra final, e não as castas políticas em seus conluios escusos.

 

Acredito que só assim, com um chamado ao povo para que tome as decisões sobre o futuro do país nas suas próprias mãos, poderemos impedir que o país siga à deriva – e com os prejuízos sendo arcados pelos trabalhadores mais pobres e pela classe média – ou ainda que este governo seja substituído por outro ainda mais frágil e rendido aos interesses do grande capital e ainda mais afastado dos interesses do povo.

Redação

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até parece

    Até parece que uma nova eleição adiantaria alguma coisa agora

    A desilusão com os políticos e com a política em geral é tão grande que talvez escolhessem gente até pior…

    Vários tiriricas novamante, só pra sacanear…

     

  2. Luciana Genro em seu triste

    Luciana Genro em seu triste momento Hélio Bicudo em contraste com a clareza de propósitos e lucidez de Jean Wyllys, este sim, um grande político.

  3. Que tristeza !!
    A Luciana

    Que tristeza !!

    A Luciana Genro (como todos os ex petistas) dando uma mãozinha para a direita golpista .

    É como se a seleção brasileira estivesse perdendo por 2 X 0 para o Paraguai no primeiro tempo, mas contasse com a entrada de Pelé e Garrincha para a virada do placar no segundo tempo, mas mafiosos dirigentes suspendessem a partida impossibilitando a provável vitória brasileira .

    Tenho NOJO desta POLITICAGEM !! 

  4. Pôxa, a Luciana Genro me

    Pôxa, a Luciana Genro me surpreendeu : roubalheira como método de governo; Dilma recem eleita e carecendo de absoluto apoio popular. Quanto a proposta de antecipação, é boa sim. Talvez resultasse em uma boa limpada no congresso.    

  5. Concordo com o Jean

    A Luciana Genro, pode estar bem intecionada, como nós também estamos. Seria bom realmente se o Brasil voltasse a estabilidade, mesmo fazendo novas eleições. Mas infelizmente esse é o jogo deles: destabilizar o Brasil, derrubar o presidente democraticamente eleita e mudar o poder.

    Então, o Brasil não pode ser tocado dessa maneira, é preciso respeitar a Constituição.

  6. como sempre

    o deputado Jean Wyllys mostra caráter.

     

    Este é dos que ACERTA muito mais que erra. Pena que Boçalnazi tenha 10 vezes mais votos – Boçalnazi dá depressão!

     

    :/

    1. Erro

      Ele está errado ao pensar que pode apoiar a Dilma e rejeitar o ajuste fiscal. São pontos extremos. Ele estaria melhor se estivesse ao lado dela integralmente.

  7. Luciana Genro oportunista

    A atitude da Luciana Genro é oportunista e irresponsável, só interessando à extrema direita inimiga da democracia.

    Mais uma vez o Jean Wyllys toma uma posição coerente e responsável. É sem dúvida um dos melhores quadros progressistas do País e uma liderança que faz muito bem ao PSOL.

      1. Não chego a tanto…

        Mas com certeza é muito melhor que a maioria dos candidatos que estão por aí.

        Ou melhor, ex-candidatos, pois agora nem concorrer em eleição querem, sonham é em aplicar um golpe de Estado porque tem horror às urnas.

        Tomara que o pessoal no PSOL escute e valorize um quadro como Jean Wyllys, ele sim fortalece esse partido e com certeza seria um excelente candidato a presidente pelo PSOL em 2018.

      1. Mais uma mentira do bosta

        Você é um bosta Leonidas.

        Vive acusando os outros de partidarismo mas você é o mais partidário de todos.

        Só defende os tucanos, só ataca o PT. Você acusa os outreos do que você mesmo faz. Quem muda de opinião em função do partido é você.

        Tudo que está do lado do PSDB vocÊ defende, tudo que não está do lado dessa corja, mesmo que neutro, você ataca.

        Seria até um direito seu se você não mentisse dizendo-se apartidário.

        E completa sendo um bosta por acusar os outros daquilo que você faz.

        E olha que eu ofendi a merda que um dia vira adubo e para de feder. Você, nem isso.

        1. O Ruy sempre perde a linha

          O Ruy sempre perde a linha quando confrontando com sua condição de pelegão.

          Como é sua função defender o PT a revelia de qualquer coisa , ele vive alucinando e achando que tudo mundo é igual a ele…rs

          calma Ruy tem remédio para peleguismo…

          kkkkkkkkkkkkk

          1. Não preciso manter a linha diante de um bosta

            Não preciso manter a linha diante de um bosta que defende o PSDB com unhas e dentes em QUALQUER circunstância e depois acusa os outros do partidarismo que ele mesmo tem.

            Seu merda, não tem nada de errado em defender um partido, suas acusações a mim são da mesma laia nojenta das asneiras do Eduardo Cunha pois acusa de uma coisa que não é errado, é um DIREITO MEU.

            O errado é fazer feito você, seu monte de estrume, que mente dizendo que não defende partido nenhum, mas defende.

            Você é um bosta porque é um mentiroso cínico e pessoas sem caráter como vocÊ não merecem a menor consideração.

  8. Durante as eleições

    Durante as eleições @lucianagenro foi humilhada por Danilo Gentili, mas só agora ela conseguiu redefinir o conceito de VACA DA ESQUERDA.

    1. Será possivel que o senhor

      Será possivel que o senhor não tenha um mínimo de compostura ao postar esta coisa . Ora, discuta o que Luciana escreveu. Faltam-lhe argumentos provavelmente. E a saída para V. Senhoria é simplesmente xingar. Coisa de gentalha. 

  9. Nao é a primeira nem será a

    Nao é a primeira nem será a ultima botinada da L.Genro. Algum tempo atrás ela simplesmente saudou um golpe fascista, armado pelo governo americano, como uma revolução popular, libertaria, anti-burocrática e o escambau. Era o golpe nazi de Kiev. Só isso. Primeiro ela chuta, depois vai ver se é uma bola de futebol ou uma cabeça de gente.

    1. Porque não. Provavelmente o

      Porque não. Provavelmente o senhor não leu o que Luciana escreveu. Ela deixa bem claro o descaminho do PT em direção ao neo liberalismo. E deixa tambem bem claro a roubalheira como metodo de governo do PT. Assim como chama Cunha de mafioso.

      1. Entendemos muito bem o que

        Entendemos muito bem o que ela disse.

        Infelizmente temos que usar em relação a Luciana o mesmo adjetivo que usamos em relação a Cunha, Temer e Aécio, GOLPISTA.

      2. Independentemente de qualquer

        Independentemente de qualquer coisa, a proposta dela também é golpista. Se gosta dela, deveria estar chateado. Ela queimou a própria imagem.

      3. Li, meu caro, li sim. Luciana

        Li, meu caro, li sim. Luciana Genro me lembra da historia daquela beata que acendia velas pro Diabo acreditando que sua castidade era salvo-conduto para tratar com o coisa-ruim. O diabo é que o Diabo, como bem sabemos, tem especial apreço pelos vaidosos.

  10. Luis Fernando Veríssimo e o Analista de Bagé

    Dentre os personagens criados pelo genial Luis Fernando Veríssimo, o meu preferido era o Analista de Bagé, comprei todos os livros. Segundo o índio xucro, alguns gaúchos não fumavam maconha, preferiam dar cogumelos alucinógenos para a vaca comer e depois fumar a bosta seca. Luciana Genro está sendo mais ousada, está usando essa bosta seca no lugar da erva do chimarrão. 

  11. Muito sem noção a Genro.
    Quer

    Muito sem noção a Genro.

    Quer diminuir os mandatos de todo o País, no meio do mandato, baseado em que ? No gosto dela ?

    É maluca.

     

  12. Poderia aprender

    Poderia aprender alguma coisa com a Jandira.

    Perdeu uma boa chance de falara algo sério esta Poliana da política, do jeito que a direita gosta.

  13. O que está em discussão é se

    O que está em discussão é se pedalada fiscal é ou não crime de responsabilidade.

    Ou seja, a legalidade ou não legalidade do pedido de impeachment.

    O resto é puro oportunismo.

    O esgoto nunca esteve tão aberto e escancarado.

    Espero que o eleitor aproveite para refletir e se conscientizar.

     

  14. Perde pro Brizola

    Brizola voltou do exílio no último ano de mandato (mandato uma ova!) do último ditador, João Figueiredo. Brizola queria tempo para articular sua candidatura à presidência (Brizola só pensava naquilo). Aí Brizola teve a brilhante ideia de propor a prorrogação do mandato de Figueiredo por mais 2 anos. Repito: por interesse próprio, Brizola propôs espichar a ditadura por mais 2 anos.

    O ego da Luciana não passa de narcisismo infantil comparado ao do Brizola.

    1. além de mal intencionado

      é mal infromado. 

       

      Brizola voltou em 1979, Figueiredo ficou até 1985. O velho não conseguiu nem a legenda (PTB) de volta, e vc quer empurrar no colo dele a decisão da DATA da eleição?

       

      tenha dó

      1. Correção

        Desculpem-me o tremendo erro de data e momento histórico. Brizola já era governador do Rio de Janeiro quando ele e seu partido (PDT) tiveram a patriótica ideia de prorrogação da ditadura por mais 2 anos. Eram os dois anos que lhe faltavam para concluir seu mandato de governador e se candidatar a presidente. Basta entrar no google com “brizola prorrogação mandato figueiredo” e conferir.

        Luciana tem muito a aprender sobre boas intenções.

         

        1. Caju, não fui ao google, mas

          Caju, não fui ao google, mas tenho a lembrança de que a proposta de Brizola era a prorrogação do mandato do figueiredo por um ano, seguida de eleições diretas. Daí a eleição direta aconteceria em 1986 e não em 1989, como ocorreu. 

          Sujeito a correções, claro.

          1. Sim, mais uma vez se a

            Sim, mais uma vez se a memoria nao me trai, mas era essa prorrogação do mandato do Figueiredo, sim. Era uma emenda que um ministro do Figueireo, Leitão de Abreu, estava negociando com a oposição. A prorrogação era uma coisa fechada, mas a perspectiva da eleição um ano depois era uma possibilidade. Aparentemente, Figueiredo pretendia ganhar tempo. Brizola também. De qualquer modo, nao nos esquecamos, era mais do que isso que se negociava. Os militares se preocupavam em sair de cena sem serem hostilizados, sem que houvesse reparaçoes, sem “retaliações”. Assim como alguns civis, que pretendiam sair sem que suas arcas fossem confiscadas ou revistadas. Melhor não reduzir a proposta de Brizola. Alem disso, salvo engano, mais uma vez, do ponto de vsita político e eleitoral, Brizola era algo bem mais significativo do que Genro.

  15. Só em país subdesenvolvido

    Só em país subdesenvolvido uma personagem política dessa tem direito a nos encher a paciência tendo direito a aparecer na tv para disputar a  presidência da república. Quando o Tiririca fez a campanha e foi eleito, falaram horrores dele. Mas hoje, se for obrigado a votar, voto na hora no Tiririca do que na Lucianta Genro. 

    1. Sob o raciocínio limitado de

      Sob o raciocínio limitado de um direitista não cabe o conceito de se fazer oposição à esquerda, que consiste exatamente em criticar medidas de cunho neoliberal ou de ataque aos direitos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, apoiar programas de distribuição de renda e diminuição da pobreza. Leia, pesquise, se informe. Essas coisas são possíveis.

    2. Essa pessoa é um boneco da

      Essa pessoa é um boneco da globo! Acreditar no Jean Wyllys é acreditar no programa BBB- esse é mais um agente da globo!

  16. O Capitalismo não perdoa ninguém, nem os puritanos!

    O Capitalismo não perdoa ninguém, nem os puritanos!

    Vivenciamos no texto da Luciana Genro o puritanismo de uma parcela da extrema-esquerda, onde se acreditam seres castos e viventes de um mundo de fábulas, sonhos, da perfeição política.

    Concordemos!

    Nenhuma corrupção é bem-vinda, porém, administrar o discurso do “ser perfeito” em um “Governo perfeito”: o meu! É de uma vaidade sem tamanho e de uma ingenuidade dobrada.

    O Capitalismo de hoje, cada dia mais fechado e concentrador de Poder, Dinheiro e Mídia, não perdoa ninguém!

    Não perdoa nem um Santo: mistura do Mujica com o Papa Francisco!

    Todos os homens e mulheres de esquerda, os progressistas estão na berlinda em igualdade. E esta berlinda é a da perseguição política e da tentativa de torna-los deploráveis perante a opinião pública! Não escapa ninguém.

    O Mundo do dinheiro não perdoa!

    Se o PSOL fosse Governo e Luciana Genro tivesse vencido em 2014, na atual conjuntura do Brasil e do Mundo, ou estaríamos em uma Guerra Civil ou a Luciana Genro estaria numa situação semelhante à Presidenta Dilma, se já não tivesse sido deposta do cargo, pelo radicalismo da extrema-esquerda, que ela ousa praticar.

    É preciso ter a noção diária do que acontece no Mundo real da mídia oligopolizada, do Judiciário que a ela serve e do Poder do Capital sobre as decisões humanas, sem isto, não se pode atuar na realidade, muito para além do discurso puritano e cheio de “boas-intenções” da Lucia Genro, do PPL e do PSTU.

    Qualquer governante de esquerda e seu Governo, na quadra atual do mundo capitalista brasileiro, estariam em maus-lençóis, estariam sendo acusados de N coisas, mesmo que não as cometessem.

    Inventariam do PSOL e Luciana Genro mais coisas ainda do que inventam do PT e de Dilma. E não o contrário!

    O Poder oligopólico a que chegou a velha mídia com seus aliados no Judiciário e toda a força patrocinadora do Mercado (o capitalismo desejado pelas forças de direita com força de votos) não perdoa ninguém que os questione, ninguém que queira um desenvolvimento socioeconômico diverso do deles para o Brasil.

    O PT é atacado por estas forças do Mercado desde o dia em que chegou ao Poder em 2003. Sem um dia de tréguas. Nada que faz é positivado e tentam mecanismos de tirá-lo do Palácio do Planalto 24 horas por dia e não há tréguas nem de domingo: o dia do Senhor, aqui é o dia das manchetes garrafais mais desabonadoras aos petistas e ao Governo popular que possam existir.

    Não é para puritanos a Política. Não é a casa do Senhor a Política.

    Torna-se preciso entender o Brasil em sua realidade concreta em 2015, não através da utopia do “mundo perfeito”, onde somos todos santinhos.

    A Presidenta Dilma é uma mulher honesta e bem-intencionada e tem feito muitas coisas boas no Brasil. Porém, o macarthismo e partidarismo midiático impedem de ser mostrado. Só se pode mostrar erros, erros e erros, nenhum acerto! Só se pode negativar o Governo popular e só se pode coloca-lo junto das maiores corrupções que existam, quando noticiá-lo.

    E são milhares e milhares de manchetes negativando o PT, Dilma e Lula diariamente com o poderio oligopólico dos meios de comunicação capitaneados pela Rede Globo& Cia. no Brasil e seus bem mais de 80% de controle de toda informação/ notícia que podem chegar aos ouvidos e olhos dos brasileiros.

    Torna-se preciso impedi-la de Governar! E sem nenhuma trégua!

    Se parte da esquerda não enxergar esta realidade divisória entre o comportamento destinado para com as esquerdas e o destinado à direita política no cotidiano das ações do Capital, através de sua mídia oligopolizada, dos seus representantes no Legislativo e Judiciário não contribuirá em nada para o aperfeiçoamento de nossas instituições e para preservação de nossa Democracia e avanços sociais no País.

    Este comportamento é transferido para cada indivíduo do País através de telejornais, jornais, revistas e portais espalhados aos montes em qualquer ponto deste imenso País de dimensões continentais.

    Os que tentam o Golpe hoje, estão, totalmente, fora do controle emocional e destemidos, desesperados para recuperarem a chave do cofre! Parece que eles vivem, atualmente, um Poder sobrenatural, dado por uma Força Divina e que lhes outorgou o “pode tudo!” Não há mais Constituição para essa gente, eleita em 2014 no Congresso mais conservador e antissocial de todos os tempos!

    O cofre deles precisa de mais e mais a cada dia na insensatez do culto ao “deus dinheiro”.

    Não há chances de mudanças deste comportamento das Elites brasileiras, em tempos presentes. Ou enxergamos a fúria e desespero dessa gente ou sucumbiremos todos. Nós temos que andar na mesma condução, Luciana Genro!

    Há uma Revolução gradual, porém, em curso e que vem acontecendo desde 2003, Revolução social da inclusão e ascensão social e da implosão da sociedade de castas.

    E é ela que se quer barrar!  

    Valendo tudo para barra-la. Até Golpe de Estado!

    O discurso puritano da corrupção não pode adentrar na conversa. A constatação de uma crise da economia e do desemprego deve ser colocada dentro de uma conjuntura ampla, do boicote a qualquer medida do Governo petista de Dilma pelo Congresso atual, ainda que se possa e deva questionar as medidas econômicas adotadas.

    Nem com um ajuste brando e sem ferir muitos dos interesses do Capital se dá tréguas à Dilma e seu Governo, porque na realidade querem é, como disse um pouco acima: a chave do cofre! E querem entregar tudo o que nos resta de Público ao Capital Privado e sem dó nem piedade com o povo brasileiro.

    Qualquer ruptura democrática é afundar de vez o País. A fúria dos 4 vezes derrotados está em grau 1000!

    Novas eleições em 2016 e vence um Aécio Neves da vida e a gente se afunda de vez, viramos uma colônia dos interesses do Imperialismo e só.

    Precisamos estar todos juntos na defesa do mandato eletivo da Presidenta Dilma, buscar mecanismos para que ela possa sair fortalecida do episódio do “Impitman” com as forças progressistas ditando nas ruas o rumo que se quer dar ao Brasil e ajuda-la a realizar o máximo possível de transformações no País, em todos os campos, principalmente, na Educação, para forjar nos brasileiros uma maior compreensão da Política e dos interesses políticos e sociais diferenciados, entre as esquerdas e a direita que está ai.

    Precisamos construir a bandeira do patriotismo e da defesa de nossas riquezas (recursos naturais) para o usufruto de todos os brasileiros, estando o Pré-Sal no controle do Estado brasileiro.

    E, assim por diante.

    Se as esquerdas tergiversarem e cada um pensar no seu lado, a Direita golpista vai acabar com o Brasil!

    E, depois, tem um detalhe importante e assustador.

    Numa ruptura da Democracia, o que não creio vá acontecer, o passo seguinte é começarem a censurar as críticas, a perseguirem os que não concordam com as práticas dos golpistas e a gente não vai ter esta liberdade de divergir, denunciar e opinar.

    Não tenhamos ilusão.

    Aécio Neves já deu provas disto em 2014.

    Quis censurar blogueiros, tuiteiros, o próprio Google, sem contar o que fez com a Mídia oposicionista ao seu Governo nas Minas Gerais nos 8 anos de mandato eletivo no Executivo mineiro.

    Se esta direita que se apresenta hoje no Brasil tomar o Poder, talvez, não tenhamos nem mais blogs progressistas e nem partidos progressistas para disputar ideias e Eleição.

    A verdade é nua e crua.

    Ganhar Eleição é no voto! Quem quer ganhar de outra maneira boa-intenção não tem!

    Enfim, imagine-se no lugar da Presidenta Dilma, Luciana Genro, e diga se você iria gostar dessa sua proposta de eleições gerais, você estando eleita legitimamente para governar até 31 de dezembro de 2018?

    1. Perfeita análise, Parabéns!

      Só discordo que haja algum traço de puritanismo (de extrema esquerda) na posição de Luciana Genro.

      É vaidade pura, que a cega!

      Será mesmo que ela acha que conseguiria governar sem  articular uma base aliada forte?

      Que na pratica teria que se afastar um pouco de seu discurso demagógico? Para se manter fiel,  só fechando o congresso e sabemos o que seria o próximo capitulo!

      Mais uma vez, ela não conseguiu segurar seu oportunismo recorrente!

    2. Tudo que você diz é verdade

      Tudo que você diz é verdade verdadeira. Mas, mais que o discurso puritano, Luciana, consciente ou inconscientemente, achou que novas eleições neste momento lhe dariam chances de chegar à presidência ou, ao menos, ter uma votação expressiva que colocasse seu nome em evidência. Diante dessa visão, perdeu totalmente a noção da realidade. Foi bom para nós, eleitores. Já deu para ver com quem estamos lidando. 

  17. Não posso deixar de

    Não posso deixar de reproduzir comentário de Alê Marques, em postagem de Stanley Burburinho no facebook:

    “O que mais a fofa quer? Cafezinho na cama e o fiofó raspado também?

    A gente no maior fogaréu e as criaturas de vida ganha só tacando mais gasolina. Ah, vá!”

  18. Então ela quer cassar o mandato de todo mundo?

    Bem, é só reeditar o AI-5 e tudo fica resolvido.  Deu a louca no mundo.  Até a Luciana foi contaminada pelo virus do golpismo.

    1. “Até” nao. Ela é golpista mesmo

      É apenas um aprofundamento da alma reacionária do Psol, capaz de tudo para tentar atrair os votos do PT. Lembra do Plínio dizendo que tanto fazia Serra ou Dilma? Exceçao é o Willys.

  19. Na minha opinião, Luciana

    Na minha opinião, Luciana Genro vislumbrou a possibilidade de que novas eleições, neste momento, lhe dariam chances de chegar à presidência ou, ao menos, ter uma votação expressiva que colocasse seu nome em evidência. Graças ao Jean Willis, o PSOL está em alta. Diante dessa possibilidade, perdeu totalmente a noção da realidade, revelou-se e queimou a própria imagem.

  20. Observação muito relevante ao

    Observação muito relevante ao final. Quem a Luciana Genro acha que seria eleito para a Assembleia Constituinte? A Executiva do PSOL? A Human Rights Watch e Amnisty International? Nao. Seria igual ou pior à atual legislatura, que por pouco não passa a terceirização da atividade fim, legalizando de uma vez a fraude trabalhista generalizada no fenômeno da PJotização.

    O Jean Wyllys cada vey mais se revela o melhor quadro do partido. 

  21. Luciana está certa

    O Sr. Willys não entendeu a situação do país. A oposição não vai parar. Cedo ou tarde eles vão derrubar Dilma, custe o que custar, e se não conseguirem, vão sangrar e derrubar a economia a tal ponto, que a fúria nacional contra Dilma vai derrubá-la.

    A única maneira de impedir que Temer fique com a presidência ( e Cunha que é sócio dele sejabeneficiado) é antecipar eleições. Ou antecipam as eleições, ou Temer vai governar por três anos e eleger um tucano para seu sucessor.

    Ano que vem se Dilma não cair, a Lava Jato vai voltar com carga total, e a recessão deste ano vai parecer um picnic de fim de semana. Há o risco até de guera civil. fora as pautas bomba do Cunha e sua turma, fora os ataques da mídia, desemprego, quebradeira de empresas e muito mais. A coisa corre risco de sair fora de controle.

    O problema dos esquerdistas, e socialistas, é que eles vivem no mundo da lua, sonháticos que são, querem que a realidade se paute por suas fantasias infantis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador