Michel Temer, o presidente biônico,por Fábio de Oliveira Ribeiro

Em 1974, apesar do milagre econômico, a ditadura sofreu sua maior derrota eleitoral. A fim recuperar o controle do Parlamento, em 1977 os tiranos fardados impuseram ao país um conjunto de medidas que ficou conhecido como Pacote de Abril. Dentre as inovações autoritárias a que mais gerou polêmica foi eleição de senadores de forma indireta.

Os novos senadores nomeados com base no Pacote de Abril ficaram conhecidos como “senadores biônicos” https://pt.wikipedia.org/wiki/Cargo_bi%C3%B4nico. A expressão faz uma referência a uma série de TV muito popular naquela oportunidade:  O Homem Biônico https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Six_Million_Dollar_Man.

A série de TV (The Six Million Dollar Man, em inglês) era protagonizada por um coronel mutilado que foi reconstruído. Steve Austin ganhou um olho com zoom, duas pernas e um braço biônicos. Em razão das próteses que recebeu ele via melhor, corria mais e era mais forte do que as pessoas normais. Isto lhe permitia realizar missões especiais num mundo que ainda era povoado por comunistas malvados.

Na época em que o personagem foi criado e se tornou popular nos EUA a Guerra do Vietnã ainda não havia terminado. O conflito já havia produzido milhares de mortes e um número ainda maior de mutilados. Steve Austin foi uma espécie de Alter Ego fictício destes jovens mutilados que, com extrema dificuldade, tentavam se readaptar à vida civil num país dividido. Além das limitações impostas pelas mutilações, os ex-soldados norte-americanos enfrentavam a hostilidade dos conterrâneos que ativamente rejeitavam a guerra no sudoeste asiático.

Em nosso país, foi a rejeição eleitoral à ditadura que provocou a criação dos “senadores biônicos”. A única qualidade especial deles era a fidelidade ao regime autoritário. Os “senadores biônicos” foram nomeados para garantir “mais do mesmo”, para reforçar a mutilação da democracia imposta ao Brasil em 1964. Sua missão era impedir que o povo brasileiro  se levantasse e caminhasse com os próprios pés. Steve Austin defendia sua pátria, os EUA. Os duplos dele no Senado promoviam a predominância dos interesses norte-americanos no Brasil, pois naquela época “o que era bom para os EUA era bom para o Brasil”.

Esta noite, o Senado decidiu injustamente submeter Dilma Rousseff ao martírio. Os senadores eleitos pelo povo estão rasgando a Constituição Federal para impor ao país um “presidente biônico”. E como seu duplo televisivo há muito esquecido, Michel Temer usará a força para enfiar goela abaixo dos brasileiros um programa de governo que não foi aprovado nas urnas. Desgraçadamente a elite que o apóia ainda acredita que é melhor preservar o predomínio do “american way of business” dentro do Brasil.

Steve Austin foi reconstruído ao preço de 6 milhões de dólares na década de 1970. Michel Temer, segundo notícia divulgada esta semana https://jornalggn.com.br/noticia/marcelo-odebrecht-diz-que-pagou-r-10-milhoes-a-michel-temer, recebeu propina de  10 milhões de reais (3,18 milhões de dólares em cotação de 09 de agosto de 2016). Tristes trópicos… nos dias de hoje um presidente brasileiro biônico real custa a metade do preço de um agente secreto biônico fictício da década de 1970.

Quando a resistência à nova tirania começar a produzir cadáveres e mutilados ninguém deve ficar surpreso. Afinal, o espaço para a política legitimada pelo voto popular foi irremediavelmente destruído e nenhuma série de TV resolverá pacificamente as disputas entre os brasileiros. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador