‘Não honra a memória do avô’: pai de primo de Aécio confirma desabafo

aecio_neves_george_gianni_psdb.jpg

Foto: George Gianni/PSDB

Da Agência Pública

Pai de primo de Aécio confirma desabafo: “Ele não honra a memória do pai e do avô”
 
por Lucas Ferraz 
 
Checamos se é verdadeiro o desabafo, que circulou nas redes sociais, do pai de Frederico Medeiros, preso por buscar propina que seria destinada ao senador

“Aécio: Meu filho Frederico Pacheco de Medeiros está preso por causa de sua lealdade a você, seu primo.

Ele tem um ótimo caráter, ao contrário de você, que acaba de demonstrar não ter, usando uma expressão de seu avô Tancredo Neves, o “mínimo de cerimônia com os escrúpulos”.

Vejo agora, Aécio, que você não faz jus à memória de seu saudoso pai, o deputado Aécio Cunha. Falta-lhe, Aécio, qualidade moral e intelectual para o exercício do cargo que disputou de presidente da República.

Para o bem do Brasil, sua carreira política está encerrada.

Ass. Lauro Pacheco de Medeiros Filho
Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”

Verdadeiro

Circulou nas redes sociais, neste domingo (21), um texto atribuído ao desembargador aposentado Lauro Pacheco de Medeiros Filho com fortes críticas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Nele, o pai do advogado Frederico Medeiros, preso na semana passada por buscar parte da propina acertada pelo primo com o dono da JBS, desabafa: falta a Aécio “qualidade moral e intelectual para o exercício do cargo que disputou de presidente da República”. O Truco – projeto de checagem de dados da Agência Pública – verificou a postagem e constatou que o texto é verdadeiro.

A informação foi confirmada à Pública pelo próprio Lauro. “[Meu filho] fez aquilo de boa fé. Fiquei com um sentimento de revolta muito grande com o Aécio. Sempre fui um admirador dele, mas a decepção é grande, com aquela imagem de bom moço…”, afirmou.

Advogado e empresário, Frederico é filho do primeiro casamento de Lauro com uma das sobrinhas de Risoleta Neves, avó de Aécio que foi casada com Tancredo Neves por quase 50 anos. Lauro foi nomeado procurador-geral da Justiça em Minas Gerais quando o tio torto Tancredo assumiu o governo do Estado, em 1983. Mais tarde, Frederico também faria parte do governo do primo, entre 2003 e 2010, atuando em órgãos como a Cemig, além de ter sido um dos coordenadores de sua campanha presidencial em 2014.

“Aécio não honra a memória do avô e do pai, Aécio Cunha, que era um político honestíssimo”, afirma Lauro Pacheco, que tem 78 anos e vive em Belo Horizonte. Ele foi visitar o filho na Penitenciária Nelson Hungria, onde Frederico está preso – junto com o assessor parlamentar e cunhado do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Souza Lima – desde a quarta-feira da semana passada. “Ele está bem, numa cela isolada.” Sobre as especulações de que o filho poderia fazer uma delação premiada, Lauro nega. “Ele jamais faria uma delação. Ele não sabe de nada, o Fred caiu numa enrascada”, disse.

Texto do pai do primo de Aécio Neves.

Frederico Medeiros foi pelo menos duas vezes à sede da JBS, em São Paulo, para buscar parte da propina acertada entre o primo, Aécio Neves, e o dono da JBS, Joesley Batista. O diálogo sobre o acerto com o agora senador afastado foi gravado por Joesley. “Se for você a pegar em mãos, vou eu mesmo entregar. Mas, se você mandar alguém de sua confiança, mando alguém da minha confiança”, disse o empresário, sobre a entrega de R$ 2 milhões para o senador. Aécio respondeu: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu, porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho”.

Ao buscar parte da propina, Frederico revelou preocupação, segundo as interceptações realizadas com a autorização da Justiça: “Outro dia estava pensando. Acordei à meia-noite e meia, o que estou fazendo? O que tenho com isso? Eu não trabalho para o Aécio, eu não sou funcionário público, sou empresário. Trabalho para sobreviver”, disse o primo para Ricardo Saud, diretor de relações institucionais da J&F. O primo de Aécio deixa claro que estava cometendo uma ilegalidade. “Eu tenho com o Aécio um compromisso de lealdade que o que precisar eu tenho de fazer. Eu falei, olha onde eu tô me metendo”, disse, para o diretor da J&F.

Sobre a situação do filho, preso numa “enroscada”, segundo ele, provocada pela deslealdade de Aécio, Lauro Pacheco de Medeiros Filho concluiu: “É uma pena”.

Assine

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desabafo interessante

    Acho o desabafo, pois foi um desabafo com a prisão de seu filho, porem acreditar que o aócio era limpinho, é muito para mim!

    Não tenho nenhuma dúvida que toda a familia sabe e sabia muito bem, quando não participa dos “negócios”, do que o “aocinho” era capaz! 

    Vale pelo desabafo de dizer o que ele acha do aóscio neste momento do país!

  2. Pois é, seu zé

    Sera que o tio não sabe das encrencas do sobrinho Aécio com drogas ( e nem falo do fato de consumi-las), as suspeitas de assassinatos, além das mil e uma formas que arrumou para saquear o Estado de Minas Gerais e outros… As ambições da familia Neves Cunha em ter um representante homem da familia na presidência da republica talvez tenha conduzido os irmãos (incrivelmente despreparados moralmente e emocionalmente) à esse lamaçal.

  3. Os vice-versa da vida

    Muitas vezes, nascidos de famílias dignas, honestas, honradas e moralmente irrepreensíveis produzem, sem nenhuma culpa, descendentes dos mais baixos níveis que se possa imaginar e vice-versa, ou seja, muitas pessoas que são exemplos de dignidade, honradez, ética, honestidade, lealdade, compostura e justiça nasceram de famílias desestruturadas onde se encontravam todos os tipos de pessoas, de baixo nível até a perigosos marginais. Assim, eu creio, também ocorreu com a família Neves, e não por culpa dos brilhantes antepassados, mas sim por uma simples e vocacional opção de Aécio e Andrea.  

  4. Aécio Neves,cujo caráter foi

    Aécio Neves,cujo caráter foi desfigurado pela irracionalidade do vício, repete assim a saga de Marco Antonio (14 de janeiro de 83 a.C. a 1 de agosto de 30 a.C.). 

    Do general romano que seguiu os passos de Julio Cesar e acabou sendo derrotado por Otávio em Actium, em  2 de setembro de 31 a.C, disse Cícero:

    “Mas muito mas receio que, ignorando o verdadeiro caminho da honra, tenhas por mais glorioso poderes tu só mais do que todos, e quereres antes ser temido de teus patrícios do que amado. Se assim o entendes, muito te desvias do caminho da glória. A glória consiste em ser cidadão amado, ser benemérito da República, e louvado, respeitado e querido; mas ser temido e malquisto é coisa aborrecível, detestável, fraca e caduca. Até na fábula vemos que aquele que dizia: ‘Aborreçam, contanto que temam’, lhe serviu isto de ruína. Oxalá, Antonio, te lembrasses de teu avô de que me tens ouvido falar não pouco muitíssimas vezes. Julgas que quis ele merecer a imortalidade, procurando fazer-se temido por meio das armas que tinha a faculdade de ter consigo? Toda a sua vida e próspera fortuna consistia em ser igual aos demais na liberdade, e superior no merecimento. Enfim, deixando as prosperidades de teu avô, eu antes quisera o seu rigoríssimo fim do que o despotismo de Cina, que o matou crudelíssimamente. Mas para que é querer dobrar-te com minha oração? Se o fim de César não pode fazer que antes queira ser amado que temido, não haverá oração que tal possa conseguir, nem acabar. Resolve-te, pois, olha para os teus antepassados e governa a República de modo que os teus cidadãos folguem de ter nascido, porque sem isto ninguém pode chegar a ser feliz, nem esclarecido, nem muito poderoso.” (Orações, Marco Túlio Cícero, Filípica I, Atena Editora, São Paulo, 1957, p. 122)

    Aliás, há bastante tempo disse que Aécio Neves não era e não poderia ser discipulo de Tancredo. 

    https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/vidas-paralelas-aecio-neves-e-marco-antonio

  5. Pai de primo não é TIO do Aécio não? (espero q ñ seja o do aero)

    Esta mídia me surpreende cada vez mais com suas sutis deturpações, como pro ex. a de chamar Aécio Cunha de Aécio Neves apenas para lhe dar um cheirinho do avô MATERNO e não do pai.

    Não é uma gracinha?                         (®Hebe Camargo)

  6. O sentido da declaração já não surpreende se for literal.

    “Aécio respondeu: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação.”

    Segundo publicou a página oficial do PT, Janot disse que as mortes do deputado José Janene (PP-SP) e do empresário Aírton Daré, sócio da empresa Bauruense, inviabilizaram a abertura de um inquérito contra Aécio, no âmbito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

    “Ele (Janot) afirmou que as duas mortes surgiram para dificultar a tomada de decisão”, disse o deputado federal Padre João (PT). “Mas a observação que foi feita na conversa é que, se os operadores do esquema estão mortos, há beneficiários vivos, como Aécio Neves. É só investigar a documentação”, ressaltou.

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-janot-mortes-impedem-investigacao-contra-aecio-na-lava-jato 

  7. O “Partidão” do Aécio e os seus esquemas intimidatórios:

    À época, o Estadão publicou, no pé de uma matéria, que “um deputado do PSDB com interlocução no Ministério Público chegou a procurar Janot quando surgiram rumores sobre a citação do nome de Aécio pelo doleiro. Em uma conversa descrita como dura, o procurador teria sido lembrado que uma denúncia vazia demonstraria apenas a intenção de envolver a oposição no esquema comandado por PT, PMDB e PP. Janot também ouviu que Aécio teve 53 milhões de votos nas últimas eleições e que o partido não aceitaria a ‘politização’ da denúncia.” 

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-janot-mortes-impedem-investigacao-contra-aecio-na-lava-jato 

  8. Fred não é uma mula inocente

    O digníssimo desembargador Lauro quer transformar o filho Fred numa INOCENTE MULA.

    O senhor nada sabia quando seus sobrinhos (Andréa e Aécio) fizeram com que a polícia e a justiça mineira prendessem o jornalista Marco Aurélio Carone (torturado física e moralmente por 9 meses) ? O senhor que ocupou um alto cargo no judiciário mineiro nunca tinha ouvido qualquer comentário desabonador sobre seus íntegros sobrinhos ? O senhor passou anos sem nunca ter ouvido apenas uma das denúncias do deputado Rogério Correia ?

    Deixa de ser hipócrita, desembargador Lauro Pacheco de Medeiros Filho. Seu filho foi um dos coordenadores da campanha de Aécio e foi diretor da CEMIG, nomeado por Aécio. A realidade é cruel: seu filho faz parte da quadrilha do Aécio e Andréa.

    1. É mais de UMA quadrilha, são MUITAS.

      Seria UMA Quadrilha, se todos TIVESSEM SIDO PRESOS.

      MAS enquanto UNS (Andrea e o primo) foram presos, OUTROS (Aécio e Perrela por ex.) PERMANECEM SOLTOS.

  9. sinto em contrariar a maioria

    Aecio não traiu a memória do avô coisa nenhuma. Acho que aprendeu tudo com Tancredo, que de santo não tinha nada. Só adicionou a ginga malandra de carioca por opção.

    Ao que me constra a familha toda se formou a partir da política e não esconde de ninguém que detem grande fortuna. Como fez isto. O próprio desembargador tardiamente decepcionado também presidiu a CEMIG, empresa em cujos fios de eletricidade correm rios de dinheito. O filho herdou o mesmo cargo. O Dimas Toledo andava por lá organizando listas de compras de indecências pretendentes a excelências. A sobrinha Andrea era tida como tutora do irmão playboy irresponsável.

    Todos sempre estiveram muito orgulhosos de estarem continuando a nojenta história do sempre idolatrado Tancredo, mestre da conciliação somente pelo alto. Não vou perdoar nunca quando fazia discurso pelas diretas já antes do horário combinado, para sair de fininho e ir conspirar pela derrota da emenda das diretas e garantir a sua própria escolha como presidente no colégio de crápulas. Eu estava lá no Anhangabaú, 33 anos atrás, e vi. Nunca mais enxerguei grandeza nesta dinastia hipócrita.

    1. Lembrança apropriada em

      Lembrança apropriada em tempos de possível nova campanha por diretas já !!!

      Só que dessa vez não será um Tancredo, serão dezenas, falando em diretas em público e indiretas em privado…

      Cuidado com os Tancredos !!!

      Não acho que ele traiu a memória do avó, mas tampouco aprendeu tudo. Quem ali tem um talento que realmente lembra Tancredo é a irmã.

       

    2. sinto….

      Caro sr, Wilson, nesta maioria não me inclua. Assino embaixo tudo que escreveu. Esperavam revolução através de um “Rato de Gabinete”?!  A frase não é minha. Ouvi de entrevista de alguém do partido do próprioTancredo, depois de alguns anos de sua morte. Quando perguntado se sua presidência causaria uma revolução social e democrática, sai com esta: “Onde tinha um empreguinho, uma indicação, seja em qualquer governo, não importava ideologia ou partido, onde estava o poder., lá estava o tal”. Onde tinha um Gabinete, lá estava enfiado. Como o sr. mesmo afirma, agora vem o Desembargador, que sabemos fazer parte da Elite Parasitária Nacional, país de Juízes sem Justiça, querendo dar uma de vitima.  A Família toda em cargos públicos e mamatas mineiras. Capitania Hereditária da Familia Neves. Aécinho, passou 20 anos na mamata da Assembléia de MG, morando no RJ. Alias, de onde nunca saiu, nem como Governador. Politico e Milagreiro, pois consta que seu prédio era o único lugar do RJ onde nevava. Cem anos de parasitismo no Estado. Brasileiro e Mineiro. O que esá gente vai deixar para os seus cidadãos? Produzem 1 palito? Geram 1 emprego? Conversinha de sempre contra quem trabalha, empresários e contra o capital. Mas nada como um dia após o outro. A verdade vos libertará. 30 anos desta farsa. O Brasil inteiro caiu nesta esparrela. Então acordem !!!   

    3. Tancredo, ex-Ministro da

      Tancredo, ex-Ministro da justiça de Vargas sempre foi poupado pelo PIG. Lembra um certo ex-Ministro da justiça de Dilma. O que fez Tancredo além de gerar a mãe do Abominável e dar um golpe junto com a globo e militares para se tornar Presidente sem votos?

  10. Mas, pela história de Fred,

    Mas, pela história de Fred, ele foi durante décadas indicado para diversos cargos da administração pública de Minas pelo primo Aécio. Só se prestaria a esse favor se fosse quem é: amigo de todas as horas do primo. 

    Foi muito pesada a expressão usada por Aécio antes da escolha de Fred para carregar a grana. “Se for delatar, a gente mata antes”. Isso não tá send explorado pela mídia, mas quem usa a palavra matar, está se referindo a um possível cometimento de crime. 

  11. Honra sim. O pai era da Arena

    Honra sim. O pai era da Arena e o avô um quinta coluna escolhido pela globo e militares pra ser o primeiro presidente pós ditadura (olha mais um golpe aí gente). E o filhinho bem que gostou dos tempos em que era secretârio do Abominável e depois diretor da Cemig onde fechou um andar inteiro e montou um comite eleitoral para o priminho em 2014. 

  12. Foi esse mauricinho delinquente, auto-promovido a gângster

    O escolhido pela mídia, globo, para ser o presidente do Brasil.

    Esse menino mimado, juntamente com a globo, dividiu o País promovendo o ódio entre nós.

    Onde está a famiglia agora?

    Onde estão e moram os filhos do canalha Marinho pai?

    Que a ira do inferno caia em suas cabeças !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador