O auto-de-fé de Graça Foster, por Patrick Mariano

O auto-de-fé de Graça Foster

Por Patrick Mariano 

Do Justificando

Nelly Senff é uma doutora em engenharia química que em 1975 resolve sair do leste para oeste de Berlim em busca de uma nova vida com o filho Alexej, após a morte do namorado. A vida nova na Alemanha Ocidental esbarra na difícil experiência de morar em um centro de refugiados e nos intermináveis e torturantes interrogatórios a que é submetida.

Aos poucos, descobre que a burocracia estatal da qual quis fugir e a insensibilidade impregnada nos procedimentos e processos administrativos não é muito diferente de um lado a outro. No Ocidente, fica à mercê do serviço secreto dos EUA que impiedosamente a coloca num jogo cruel de incontáveis interrogatórios sobre seu namorado. A ação faz com que Nelly desenvolva o medo e a desconfiança de tudo e de todos, até mesmo sobre a veracidade da morte do pai de seu filho. O processo pode despertar quadros paranoicos e isso Kafka bem ilustrou.

Tudo isso se passa no filme Westen (Alemanha, 2013), de Christian Schwochow. O filme faz parte da nova safra de filmes alemães e retrata, com profundidade, o drama do sujeito face ao estado. A luta é desigual e, quando não se dá em conformidade as regras estabelecidas, causa dor, sofrimento e a destruição do outro.

Nelly fugia de algo que ultrapassava as fronteiras e mal sabia que a sedução do poder punitivo sem freios é capaz de atravessar regimes e ideologias políticas.

Vivemos tempos parecidos. Existem algumas semelhanças entre a personagem do filme e Graça Foster, para além do fato de ambas serem engenheiras químicas. A personagem brasileira foi condenada sem julgamento por fatos que sequer participou. Como Nelly, sem sequer saber do que era acusada, passou meses sendo defenestrada na “opinião pública”, virou máscara de carnaval e viu, do seu apartamento, dezenas de pessoas a lhe atacar a honra e a dignidade.

De Foster pode se dizer (embora questionável seja) que não tenha sabido gerir uma empresa no momento de sua maior crise, mas não é disso que se trata. As pessoas que foram à sua residência não traziam cartazes escrito[1]: “má gestora”. Entre os inquisidores que foram a rua se ouvia:

“a gente quer que ela abra a boca e conte [o que sabe sobre os esquemas de corrupção dentro da estatal] e deixe de blindar os envolvidos. Ela está envergonhando todo mundo”.

E nas janelas, moradores aplaudiam o protesto e gritavam:

“Ô Graça Foster, você vai ver, o seu vizinho tem vergonha de você”.

Aqui há muitas semelhanças com as cerimônias de penitência (auto-de-fé) ocorridos na península ibérica séculos atrás. As fogueiras foram substituídas pelas capas de jornais e revistas.

Poucos ali sabiam que Maria das Graças Silva Foster saiu do interior de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, morou em favela da zona carioca e chegou a catar papelão e latas para contribuir na economia de casa até se tornar a primeira mulher a ocupar o cume da maior empresa brasileira. 

O enredo de sua vida que bem poderia sugerir uma homenagem de uma escola de samba, acabou destruído pelo fogo inquisidor. Muitas daquelas pessoas que lá foram a sua casa, não seriam capazes de fazer um escracho em frente à casa de um torturador da época da ditadura, mas foram capazes de insultar uma mulher que foi vítima de injusta campanha vilipendiosa.

Estamos todos a pequeno um passo midiático de sermos tidos por corruptos e criminosos. Saiu uma nova delação, mas qual? As capas de revistas e jornais prescindem de realidade concreta, basta a manchete. Para justificá-la, apenas se diz que Sicrano envolveu o nome de Fulano em uma delação premiada e pronto.

Com isso não se está a dizer que crimes devem ser acobertados, nem que os responsáveis não sejam punidos, mas é que a forma que se vai com esse processo deixa a todos aqueles que acreditam na democracia atônitos.

Redação

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. tá aí uma amostra da resistência a Renovações

      1 estrelinha, Sniff….Se houvesse(como já sugeri contra mim mesmo)estrelinhas negativas (9 estrelinhas,sendo 3 à direita, 3 à esquerda (no monitor), a Irmandade infalível,convicta,quase dogmática-religiosa,me daria (e a alguns outros) a estrelinhas de extrema esquerda ( no monitor  😉 Renovação em Posts do Dia, botar placa bem visível e grande pra convidar outras participações. A Irmandade parece ter medo, pois tomou de assalto,ocupou os espaços,e “provocador”,”troll”,”burro”,”de direita”,”alienado” são os adjetivos que inibem (muito) outros participantes ou visitantes.Alguns já saíram há tempos,um visitante me aconselhou a não entrar em discussão diante da opinião única, outro(q jamais entra no blog, um sociólogo da comuncação, me disse que é prejudicial à saúde… frequeantar os posts do dia. Regualmentação da mídia só na dos outros.. Mídia alternativa tabém é mídia.Lembro que blogosfera com tal abertura se torna de mesmices,de elogios recíprocos(dentro da Irmandade) ou aplaudem,sem ler direito ou sem atenção a alguns escorregões quando o artigo é assinado pelo Nassif,aí chovem os puxasaquismos q podem chegar a 50, 100, 300. Cá estou me repetindo… nesta observação crítica. O Blog, tarefa difícil, poderia só publicar umas 3 opiniões, cada 3 concordantes e discordantes, ou umas outras 3 com outras opiniões diferentes de umas e de outras. E destacar com letras grandes no Portal GGN, que existe a seção Posts do Dia.

      1. Pode ser, aceito, alfredo

        tens razão. Não acompanhei direito o noticiário. Só achei desnecessário defender Graça Foster aqui na blogosfera de senso crítico. Chamei atenção no que Cláudio Abramo fala sobre os processos de fiscalização internos da Petrobrás, as brechas nas licitações, e que não basta mudar uma ou algumas pessoas. Mas não vou apagar o comentário acima, não que eu não admita minha falha ou rapidez ou falta de paciência em ler ou ouvir o PIG e sua influência no povo, as fofocas, especialmente entre a classe media leitora de Veja e telespectadoras do J.Nacional e afins. Se a gente der bola ao PIG e aos que preconcebem ou se influenciam o povo, seria infindável defender. O que ouvi em ônibus, por taxistas, etc sobre Dilma, preferi ignorar. Não à-toa, a margem na vitória foi muito pequena, daí a necessidade de um melhor sistema de comunicação, de contrainformação pelo PT (mas não só). Acho que só quem lê ou frequenta blogs de centro-esquerda, ou revista como Carta Capital já tá vacinado. É chover no molhado (sem tirar o valor dessas mídias alternativas). P.S. – Nem sempre aprecio Carta Capital que às vezes escorrega.

        1. O mais difícil

          Nickname,

          Não precisa apagar comentário nenhum, pois fizeste o mais difícil.

          GFoster apanhou demais, e num nível bastante rasteiro e notoriamente desnecessário. Se a taxassem de incompetente por isto ou aquilo, ou mesmo de omissa (apanhou diariamente e permaneceu quieta), estariam criticando de forma honesta.

          Um abraço

          1. Reavaliar

            Ser capaz de reavaliar, ter dúvida quanto à própria atitude.

            Hoje, quase todos se consideram perfeitos semideuses, jamais têm dúvidas, sinto pena deste time de zumbis.

            Um abraço

  1. Parabens ao  autor do texto :

    Parabens ao  autor do texto : Disse tudo que se deveria dizer em desagravo a Graça Foster; pena que sejamos poucos, para fazer frente ao apetite pantagruélico dos inimigos do nosso Brasil..    

    1. Visitante, Dogville é de meus filmes preferidos.

      Não sei se te entendi direito: não dar bola a fofocas e aos “todavias”, “serias”, “teria sido”, preconcebidas culpabilizações seletivas pela midia. Por exemplo, o julgamento da AP470, quando achei e disse a um primo que Lewandovsky era o cara mais sério, ele riu, cortou o papo, e disse que não dava pra conversar com minha opinião.

  2. Graça Foster

    Patrick,

    Em minha opinião, o que fizeram com esta senhora foi algo que atingiu níveis de total monstruosidade.

    Logo após a saída de Graça Foster, o iG teve a coragem de anunciar  que a catadora de papel tinha sido demitida – eu só gostaria de sabe quem, do dono ao porteiro do prédio em que funciona aquele canal de informação, foi capaz de construir trajetória tão brilhante quanto à da tal catadora de papel.

    GFoster teve a vida virada e revirada pelo avesso, a oposição passou meses procurando um “buraco” e nada, aí precisaram inventar aquela história dos imóveis transferidos para os filhos, armação que todos sabiam ser prá lá de sem vergonha e mesmo assim levaram adiante. Foram vários de  oposição, perfeitos vermes, a fazer a GFoster elogios sempre acompanhados por uma vírgula, atitude canalha bem de acordo com o caráter de todos eles. 

    Logo que chegou à presidência em 2012, GFoster demtiu todos (ou quase todos) os principais envolvidos na Lava Jato, e não é que este fato passou praticamente em branco pela mídia imunda, como se não tivesse ocorrido ? Quando GFoster foi indicada como uma das 5 ou 10 mais importantes mulheres do universo corporativo mundial, a notícia passou praticamente em branco, assim como acontece em relação às obras de Transposição do São Francisco e tantos outros acontecimentos inegavelmente relevantes dos governos de Lula e DRousseff.

    A dobradinha da moda, mídia que não vale nada e oposição que vale menos ainda,se comporta de uma maneira que ninguém com mais de 3 neurônios poderá alegar que não sabia, que não poderia imaginar que ……

    Quanto às pessoas que ficaram gritando em frente ao prédio que mora GFoster, basta olhar as fotos prá ver a qualidade da maioria das pessoas que mora em Copacabana, é aquela mesmo, perfeitamente repugnante e hipócrita , aliás, como já falei por diversas vezes aqui no blog e também ao vivo. Esta maioria, uma corja, é formada por pessoas absolutamente incapazes de gritar, sequer miar na porta da casa de um reconhecido torturador.

    Quando Graça Foster lançou o número mágico de 88 bilhões, na hora comentei que ela precisaria ser afastada, mas jamais poderia ignorar a importância desta senhora na direção da sua segunda casa, a Petrobras. 

    1. Ótimo comentário, Alfredo

      Ótimo comentário, Alfredo Machado. A Graça Foster teve sua vida dedicada a Petrobras e só quem não trabalhou em uma grande empresa e aqueles que agem de má fé, desconhecem os méritos da Graça.

    2. Alfredo,
      Excelente teu

      Alfredo,

      Excelente teu comentário a um também excelente post. A expressão “auto de fé” nunca foi tão empregada como agora nesses tempos de ódio. O clima é de caça às bruxas mesmo, 

      Parte da elite e parte da classe média que pensa ser elite “perdeu de vez as estribeiras”(metáfora muito usada pelo meu avô). Não seria exagero em remeter a uma espécie de “loucura coletiva” tal qual acontecia na Idade Média quando se tratava de perseguir e condenar hereges. Tudo instigado pela Santa Madre(hoje na forma de imprensa).

      Ai daquele que ousem destoar dessa verdadeira fixação de destruir o PT e seus governos. Nesse mister, até mesmo por familiares já fui admoestado. Dizer-se petista(militante ou simpatizante) virou um anátema. 

      A última é esse insulto, esse vilipêndio a uma senhora, uma grande profissional, que de repente se transforma num monstro só porque não fala ou não age conforme a malta ensandecida quer. 

      1. Parece, JBCosta, que o clima

        Parece, JBCosta, que o clima hoje é muito aquele que houve contra o Getúlio Vargas, quando ele atirou no próprio peito e o clima que antecedeu a deposição de João Goulart. Sendo que agora parecem ser maiores, a irracionalidade, o ódio e a hipocrisia.

    3. Perfeito Alfredo! E esta é a
      Perfeito Alfredo! E esta é a mesma turm(b)a que vai à Farmácia Popular, envia os filhos a estudar pelo Ciência sem Fronteiras, que reclama do Bolsa Família, mas clama por redução de impostos e crédito financeiro à vontade, com jurinhos bem camaradas. Pode ter faltado à Sra. Graça habilidade num momento difícil, mas competência? Basta olhar os resultados…

  3. O problema é que Graça
    O problema é que Graça transformou a Petrobras em maior produtora mundial de petróleo e avançando para descobertas novas no pre-sal ao longo do litoral brasileiro Isso intriga o capital financeiro e a mídia é braço desse mesmo capital.

  4. Hoje temos uma quadrilha

    Hoje temos uma quadrilha organizada x um monte de trapalhões. O PT está muito trapalhão.

     

    Organizada é a quadrilha do pig+demotucanos+opus+operadores camundongos do mpf (principalmente são paulo) e alguns juízes furrecas.

     

    Imprensa na libertinagem é a desgraça atual do país.

    Ser dono da informação, do que se quer informar e como se quer informar é um poder tremendo ( o primeiro poder dos quatros que temos no Brasil).

     

    …e esse poder cai nas mãos de 5 famílias lacaias lambebotas do povo norte (os “verdadeiros” americanos).

    Se praga funcionasse, gostaria muito que essas 5 chafurdasse e se afogassem em seu próprio esgoto.

    Uma quadrilha reptiliana.

     

      1. Nada a ver PPA, se vc me

        Nada a ver PPA, se vc me conhecesse talvez teria outra imagem de mim, não sou o demônio de direita que tu imagia, sou apenas um cidadão que as vezes tem o direito de também defender meu mundo…

    1. Graça Foster

      Brasileira, digna , honesta, tem toda a minha solidariedade.

      Alguns esquecem que alguns fatos foram surgindo e atropelaram todos os caminhos traçados, é preciso continuar a luta, e é preciso continuar denunciando que o PIG é uma organização criminosa e organizada, que trabalha diarimente contra os interesses nacionais, e pior, a favor de interesses internacionais.

  5. Peraí

    Do jeito que está posto é apenas a mídia e o populacho que age contra a Graça. É para acreditar que a quem pôs lá nada fez de errado?

     

    1. Virgens e vestais

      evandro,

      Coisas erradas acontecem na petroleira desde os anos 70, e nem mesmo a história da P-36 ( não apenas o escandaloso afundamento, mas todo o entorno ) foi motivo de escândalo. Falta de memória é um  problema danado, e memória seletiva, pior ainda. 

      Você já se perguntou quem indicou Joel Rennó, quem indicou Shigiaki Ueki ? Você poderia dizer que um ou outro têm vida tão limpa quanto a de GFoster ? E sobre quem os indicou para as funções em que se destacaram ( e como se destacaram, né) ? Eu duvido, porque isto é literalmente impossível.

      Esqueci, os erros na Petrobras iniciaram em 1º de janeiro de 2003, antes era um local de virgens e vestais. 

      1. Eu fui infeliz

        Eu quiz perguntar se quem a pôs lá (e depois retirou) nada fez de errado com ela. Foi falha na comunicação. E aproveitando: Ivan, obrigado pela defesa.

  6. [   A personagem brasileira

    [   A personagem brasileira foi condenada sem julgamento por fatos que sequer participou. ]]  E o mais cruel dos julgamento é se aceitar sua demissão. Dilma tinha que saber que mais importante do valores materias é o valor humano. E o Brasil precisa tanto que a maior desgraça que Marina cometeu na última campanha foi abrir a boca para dizer que achava ser possível encontrar alguém minimamente honesta para algum cargo. O hilarismo ficou patente de como toda mídia achou isso roto, principalmente por isso não existir para os cargos de mnídia

  7. O sindicato Nacional dos

    O sindicato Nacional dos petroleioros e o Clube de Engenharia estão devendo um grande ato de Desagravo à Graça Foster. Esse tipo de coisa não pode ser dado de barato de jeito nenhum.

  8. Lembrando: Bandeira de Mello:

    Lembrando: Bandeira de Mello: “O maior inimigo do Brasil é a mídia brasileira”

     sex, 23/01/2015 – 15:46Atualizado em 23/01/2015 – 19:18      Lilian Milena           Bandeira de Mello defende o aumento do nível cultural da população para se contrapor aos efeitos deletérios da imprensa               Jornal GGN – Ele é considerado um dos expoentes do Direito Administrativo no Brasil, é a quinta geração envolvida com o mundo jurídico na sua família, começou como professor da Faculdade de Direito da PUC, onde mais tarde se tornou vice-reitor acadêmico. Aos 78 anos acumula os títulos de professor honorário da Faculdade de Direito da Universidade de Mendoza, na Argentina; da Faculdade de Direito do Colégio Mayor de Rosário, em Bogotá (Colômbia), membro correspondente da Associação Argentina de Direito Administrativo, membro honorário do Instituto de Derecho Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Uruguai, professor extraordinário da Universidade Notarial Argentina e membro titular de seu Instituto de Derecho Administrativo e professor titular visitante da Universidade de Belgrano – Faculdade de Direito e Ciências Sociais, também da Argentina. Estamos falando de Celso Antônio Bandeira de Mello, que em entrevista concedida ao jornalista Luis Nassif, no programa Brasilianas.org (TV Brasil) reconheceu a necessidade de uma reforma no poder judiciário. Para ele, os ministros do Supremo Tribunal Federal deveriam ocupar o cargo por no máximo oito anos. Hoje, o cargo é vitalício. “Uma ministra do Supremo [Tribunal Federal] me disse, não faz muito tempo: ‘tanto nos chamam de excelência que a gente acaba pensando que é mesmo’”. Segundo o professor, a ministra em questão se referia à necessidade de se estabelecer um limite para os mandatos no STF. Ele ponderou que o conservadorismo ainda é um dos elementos que atrapalham o aprimoramento das relações entre o poder judiciário e o cidadão comum.  E criticou severamente a imprensa brasileira. “Eu considero que o maior inimigo do Brasil, o mais perigoso inimigo do Brasil, é a mídia brasileira e do jeito que ela é”.  E explica: “Fala-se muito em liberdade de imprensa como sendo uma coisa importante por uma razão óbvia: onde é que nós recebemos informações sobre o Brasil e sobre o mundo? É pela mídia. Logo, se ela nos der uma informação truncada, orientada, encaminhada para valorar certas coisas e desvalorizar outras, o que nós brasileiros vamos ter dentro da cabeça?”. Bandeira de Mello defende o aumento do nível cultural da população para se contrapor aos efeitos deletérios da imprensa. Durante o debate, o professor abordou a histórica polarização entre a Faculdade de Direito da USP “Largo de São Francisco” e a Faculdade de Direito da PUC; falou das suas principais influências e críticas em relação ao julgamento da Ação Penal 470. “Estava tão indignado com a decisão do Supremo. Isso me fez pensar que, se eu vivesse de renda, fecharia meu escritório no dia seguinte, não admitiria reedição mais de livro nenhum meu, porque o direito acabou”, declarou. http://youtu.be/eHa6Bpt-7XQ Bandeira de Mello pontuou, ainda, que o direito administrativo brasileiro é, historicamente, autoritário quando deveria ser literalmente o oposto. “O direito administrativo nasceu exatamente [durante a constituição] do estado de direito, com o esforço para a contenção dos poderes do estado e valorização do cidadão”. E foi esse princípio que procurou, junto com Geraldo Ataliba, inspirar no curso de especialização de direito administrativo da PUC, realizado durante a ditadura militar. Ele conta que objetivo das aulas era o de questionar “todas as manobras que levavam o poder a querer se prevalecer sobre o cidadão”. O curso chamou a atenção dos órgãos de repressão, mas não chegou a ser fechado. “Nesse período éramos alertados para ter cuidado, porque falávamos muita coisa. Mas eu tinha um realismo sutil de saber que eu não tinha importância suficiente para ser preso”, ironizou. Com o final da ditadura militar, se alastrou no Brasil um movimento para a construção de uma nova Constituição Federal. Como advogado, Bandeira de Mello colaborou com o PMDB. “Mas foi uma assessoria inútel. Os deputados não queriam ser assessorados, foi uma coisa  figurativa”. Ainda assim conseguiu emplacar o Artigo 37, que legisla sobre a administração pública no país. “Não está exatamente nos termos que eu encaminhei para ele”, se referindo ao então líder do PMDB no Senado Federal, Fernando Henrique Cardoso. Bandeira de Mello ressalta que, décadas mais tarde, já como presidente, FHC “fez o possível e o impossível para tentar mutilar a constituição”, dizendo-se ingênuo por um dia ter admirado o ex-presidente.

    1. lembrando bandeira de Mello.

      Vamos repetir:  ” Delaçao era o principal instrumento para fabricar judeus( Padre Vieira)O cartel midiatico com sua guerra contra o Pt,orquestrando o odio,permite que saiam desse campo de concentraçao somente pela chaminé.

  9. basta ser uma pessoa dígna…

    que imediatamente a nossa imprensa bandida se apresenta para sacrificar

    por qualquer critério de avaliação, ninguém sacrifica uma pessoa como Graça Foster a troco de nada ou sem esperar compensação financeira

    podem fazer o levantamento

    todos os brasileiros dígnos foram sacrificados pela Globo

    mas a Globo também tem suas profundezas, um dia vai ter que pagar legal

  10.  Ataque a Petrobras na Bolsa

     

    Ataque a Petrobras na Bolsa tem nome: entreguem o pré-sal

     

    15 de dezembro de 2014 | 17:36 Autor: Fernando Brito   presalO ataque especulativo que as ações da Petrobras estão sofrendo tem um significado muito claro.Não corresponde, em hipótese alguma aos “perigos” que os desvios de recursos produzidos por Paulo Roberto Costa e Cia possam ter produzido.Mesmo que tenham atingido o bilhão de reais que a mídia acena, isso não corresponde, sequer, a um mês de lucro da companhia.Há razões objetivas óbvias para a queda que passam muito longe deste motivo: a queda de 40% no preço do petróleo no mercado internacional.Que só é mencionada, nas análises de nosso jornalismo econômico muito en passant.As perdas das petroleiras no mercado acionário são generalizadas. Chevron, Shell e BP caíram, desde outubro, algo em torno de 20%Claro que as da Petrobras, com ataque desfechado contra a empresa, no último mês, ultrapassaram com folga as demais.Qual é a chance que o mercado vê?A primeira, é óbvio, é impor uma derrota a Dilma forçando-a a entregar a cabeça de Graça Foster, em nome de deter o vórtice onde o mercado está lançando a petroleira brasileira.Mas isso é o tático. O estratégico é…Deixo que O Globo responda, no editorial que publicou ontem.“A política brasileira para o petróleo, extremamente concentrada na Petrobras, terá de passar por uma revisão. Há sinais que isso começará a ocorrer em 2015. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai propor ao Conselho Nacional de Política Energética uma rodada de licitações no ano que vem com uma oferta que englobe de 200 a 300 novas áreas destinadas à exploração. Após tantos anos sem rodadas ou com ofertas minguadas a potenciais investidores, 2015 pode marcar uma reviravolta na política do petróleo.”Leiloar áreas petrolíferas, numa hora de depreciação do mercado é uma loucura que não pode ir em frente. Porque as petroleiras, que não estão dando conta de tudo o que investiram em exploração de novos campos na hora do petróleo em alta darão o que para assumirem novos compromissos? Nada, é claro, ainda mais tendo que se submeter a políticas de conteúdo nacional e prazos. Mas, aí, para atraí-las, revogam-se as primeiras e dilatam-se os segundos, não é?Mas tem mais, querem ver?“O próprio pré-sal também precisa de uma revisão nas regras de exploração de futuros blocos. O governo Lula instituiu o modelo de partilha de produção no pré-sal, tornando a Petrobras operadora única desses blocos, e com uma participação de no mínimo 30% no consórcio investidor. Na prática, ressuscitou o monopólio para essas áreas. Ambas as condições são inexequíveis para a realidade financeira e gerencial da Petrobras.(…)Ainda que mantenha o modelo de partilha para o pré-sal, o governo terá então de rever a obrigação de a Petrobras ser a operadora única dos futuros blocos e ter um limite mínimo de participação nos consórcios.”Perto do que pretendem fazer com o petróleo brasileiro, Paulo Roberto Costa era ladrão de galinhas…

     

  11. A bem da verdade, baixa mídia

    A bem da verdade, baixa mídia redundante à parte, li muitos autointitulados progressistas defendendo a saída de Graça Foster.

  12. há feridas na Petrobras…

    que apenas evitam doer para não chamar a atenção do MPF, talvez para não comprometê-lo escancaradamente como remédio mais indicado

    todos já sabem, mas não custa nada repetir:

    o que hoje sangra da Petrobras, com participação direta da Globo, como já podemos ver claramente, são feridas causadas por FHC

    mas esquecem que a ferida que mais dói é a traição…………………………………..

    mas ainda acredito que, um dia, a nossa Justiça será capaz de compreender o sucedido

  13. único erro, a meu ver, de alguns dos nossos expoentes dígnos…

    e incluindo aí Graça Foster

    mesmo com a imprensa bandida, mais o judiciário que temos, sempre será um grande erro considerar-se isento de culpa por não ter podido fazer nada, mesmo podendo, como vimos com o afastamento dos bandidos de verdade

    reparem que vinham fazendo o que era preciso, e imediatamente a Globo optou por acolher os delatores no seu coração…………………………….

    será que o coração da Globo nunca deixou de ser um tesouro?

  14.    O maior erro da Graça

       O maior erro da Graça Foster foi achar que a Petrobrás é uma empresa que dá para ser gerida apenas tecnicamente. Petrobrás nasceu de vontade política e para se manter, terá sempre que ser defender das armadilhas política. O mesmo erro comete Dilma na presidência do Brasil.

    1. Produção x prisão

      azzisem,

      Além disto e pior que isto, tem sido a permanente omissão em relação às notícias falsas, às mentiras descaradas ( uma refinaria como a de Pasadena ter custado 42 mi de dólares é ótimo exemplo) , uma Comunicação que não diria ser péssima, mas inqualificável, e tal erro crasso nos dias de hoje tem um alto preço a ser pago.

      Realmente, GraçaFoster era produção, produção, produção, mas não teve ninguém prá lhe dizer que a sociedade não está preocupada com isto, a sociedade só quer saber de prisão, prisão, prisão – a sociedade não tem a menor idéia sobre o significado da Petrobras, só que GFoster, quem sabe por soberba, nunca soube disto.

      1. Oi,Alfredo, tudo bem,
        Ano

        Oi,Alfredo, tudo bem,

        Ano passado participei de uma reunião com a FUP e alguns companheiros ligados ao PT, cuja discussão era o bombardeio midiático e a falta de respostas POLÍTICAS a esta mídia anti-Petrobras (anti-Brasil) .

        Mas, creio que a Dilma e a Graça, talvez por excesso de tecnismo, preferiram não politizar os embates contra os adversários da nossa petoleira .

        1. Infantilidade ímpar

          Antonio Carlos,

          Tudo em paz com vosmecê?

          Ambas, em maior grau DRousseff erraram redondamente ao optarem pelo silêncio.

          A atitude já é de uma infantilidade ímpar ao natural, imagine contra uma mídia extremamente tendenciosa e agressiva, além de uma oposição também muito raivosa e que sempre bate à vontade, pois sabe que ninguém a criticará por nada deste mundo. Não existe a menor possibilidade de vitória para o bonzinho, o tal do republicano, num jogo jogado desta maneira. 

          Prá não me deixar mentir, aí está o palhaço que ocupa o trono destinado ao ministro da Justiça, o que faz este idiota que possa ser considerado relativamente importante ? PHAmorim denunciou as condições da prisão na PF em Curitiba, à la Guantanamo, e qual foi a reação do republicano acomodado, além de ir para o sagrado almoço diário ao meio dia em ponto? 

          Me afastei de tudo em função desta dupla Eduardo Cunha / Sergio Moro, que, em minha opinião, supera qualquer absurdo imaginável, dois patifes daqueles com capacidade para causar um grande mal à sociedade brasileira, ECunha o pior dos dois em função de sua inegável inteligência O juiz não passa de um pau mandado, um poodle com jeito de poodle, como escrevo aquiu no blog já há algum tempo.  

          Um abraço

           

           

          1.  
            Oi, Alfredo, estou bem, mas

             

            Oi, Alfredo, estou bem, mas como todo petista, um pouco deprê com todo este quadro político-midiático .

            Vamos aguardar para sabermos o que encontra-se no bau do tucaníssimo juiz Mouro .

            Qualquer passo que a Dilma possa dar a frente ela só terá sucesso após o esvaziamento do bau de maldades do tucano Mouro .

             

                             Abraço !

             

             

          2. Concluíndo : O quadro

            Concluíndo : O quadro político, embora não pareça, encontra-se bastante instável .

            Há dezenas de parlamentares que a depender das manobras do tucaníssimo Juiz Mouro + PF. poderão entrar nesta tempestade midiática .

            Vamos aguardar um pouco mais a passagem desta núvem para analisar os próximos passos de Dilma .

          3. Rito deletério

            Antonio Carlos,

            O poodle já está com este processo nas mãos há quase onze meses e ainda não denunciou ninguém, o camarada não passa de um vigarista. Até hoje não chamou Odebrecht e Andrade Gutierrez, e o pior é que ninguém reclama do rito imposto por este sujeito, rito deletério num processo que já tem furos suficientes para ser anulado.

            Um abraço

          4. Tenho recebido todos os dias,
            Tenho recebido todos os dias, há pelo menos duas semanas, convites de fontes múltiplas para a manifestação pelo impeachment de Dilma, em 15/03, e a orientação para vestir v&a caso não compareça, ficando à calçada de casa em protesto. Recebo também a lista dos locais, por todo o Brasil, onde ocorrerão as manifestações (mais de 30 cidades até o momento e a lista cresce). Não vejo ninguém se manifestar a respeito disto por aqui. Não é golpe (na acepção da palavra), é manifestação pelo impedimento e não está restrita ao vão do Masp. Tenho a impressão de que teremos confusão pela frente e a Presidenta continua encastelada.

    2. Nem considero o que fazem 

      Nem considero o que fazem  armadilhas, mas verdadeiras minas terrestres. Nem Graça Foster e nem a Dilma podem dar um passo sem primeiro passar um detector de minas, que explodirão sem dó nem piedade, a um passo em falso. Não precisam ter somente jogo de cintura, mas nervos de aço, p/ governar um país como o nosso. Outros se perderam por bem menos ! Procure se colocar por 5 min. no lugar da Dilma, governando contra tudo e contra todos e procure saber quem seria a pessoa  apta a  governar o Brasil neste momento. Não existe, meu caro ! Se ela não fosse a mulher que é, integra , corajosa, lutadora e responsável, nem teria se candidatado novamente. Já vivemos a ditadura e não queremos mais de forma alguma, mas as vezes me passa pela cabeça que somente um “ditador” conseguiria fazer algo, tendo em vista a campanha desumana e cruel  de todos lados. Sempre ouvi dizer que o Brasil  não vai prá frente, pq só se colocam políticos em todas as estatais. Tivemos uma escolha técnica  na Petrobrás, não é? Agora dizem que não podia ser técnica, pois o técnico não tem jogo de cintura. Colocam um bancário c/ um belo currículo . Ah! mas o que ele entende de petróleo ?. O que desejam simplesmente os que não são votados, é escolher o Presidente da República e dar a ele uma cartilha, tudo sob as bençãos daqueles que somente desejam dirigir o mundo, ou pelo menos onde tem petróleo.

  15. Muito obrigado Sra. Graça Foster

    Graça Foster exemplo de vida, pessoal e profissional. Nobre brasilleira, modelo para muitas corajosas brasileiras!!!

    No seu tempo a história a colocará no lugar que te é devido.

     

  16. Pior foi o recado passado com essa demissao

    Dilma ceder à mídia só faz com que esta exija mais sangue. E perder alguém honesto na direçao da Petrobrás é dizer a todos os possíveis candidatos que eles serao entregues às feras se desagradarem aos de sempre. 

  17. Tem muito machinho frustrado,

    Tem muito machinho frustrado, porque o currículo de nossas mulheres estao dando de mil a zero no deles. Ficar no mimimi, enquano uma grande administradora e defenestrada pela urubática, inescrupulosa, corrupta míidia velhaca, é muito mequetrefe. É o papel dos machinhos frustrados, ficar no mimimi, desconstruir quem sabe administrar. Se a velhaca mídia não fosse tão antipaís, seríamos uma potencia. Os atuais mediocres lacardistas, entram pra história da forma que sempre entram: traidores, golpistas. Enquanto os países desenvolvidos protegem suas riquezas, os vira-latas daqui, querem a destruição, simplemesmnete porque a mídia assim exige.

  18. Tentou esconder do povo

    Tentou esconder do povo brasileiro e da justiça o que tinha acontecido na companhia.

    Demitiu os diretores corruptos e tentou colocar panos quentes. As boas intenções, fossem elas poupar a companhia da exposição pública, podem explicar, mas não justificam.

    Tivesse ela feito uma devassa na atuação dos diretores aos quais demitiu, e os denunciado a justiça e esclarescido o cidadão, grande interessado, seria uma heroína.

    Quem acoberta também é cúmplice.

     

    1. Uma demitiu, outros não demitiram

      Alex,

      Comentário jenial.

      Já que o assunto é Petrobras, e Joel Rennó, que acusado por roubo, nem demitido foi ?

      Pegue as matérias dos grandes jornais e das revistas semanais, e o que aparecerá? O mesm o que apareceu a respeito da P-36, nada de acusação direta a ninguém, nem mesmo demissões como as promovidas por Graça Foster.

      E você quer devassa sem que ela tivesse conhecimento de nada, aliás, ela sabia de tudo, era uma ladra da cabeça aos pés. A corrupção neste país começou em janeiro de 2003, aquela penca de privatarias foi totalmente honesta, Ricardo Sergio de Oliveira era um idiota, zezinho da mooca um phenômeno, FHC um paradigma de moral, seu filho outro, o pilantra do Brindeiro um exemplo de homem público, e viva a honestidade brasileira.

      Graça Foster deveria ter se mirado nestes espelhos.

      1. Não tem jeito

        A régua dos petistas é o PSDB. Se medem pelo comportamento dos outros.

        Óbvio que esse monstrengo chamado Petrobras sempre foi usado para desviar dinheiro, só que o fato do PT  “apenas” ter dado continuidade a prática não o isenta. Aliás, esperava-se não apenas em 2012, mas que já em 2003 o PT fizesse a diferença, pois todos sabíamos e continuamos sabendo das roubalheiras tucanas e foi exatamente por isso que elegemos o PT. Se era para dar contunuidade, poderiam ter continuado com os tucanos mesmo.

        Dizer que a Graça não sabia do que acontecia na empresa é o que ? Tentativa de me tomar por burro ? Fala sério !

        1. 2018 com Alex

          Alex,

          E vou utilizar o quê para parâmetro, o Colégio de Cardeais?

          E querer que o PT fizesse uma caça às bruxas na petroleira em 2003, isto é que foi uma grande idéia, assim como deveria ter feito também no Caso Banestado, no BB, no BNDES, em toodos os ministérios,  e tantos outros, Lula foi muito burro.

          Em 2018, Alex Sotto prá presidente. Ele é o cara.

          1. Roberto Müller: [todos falam

            Roberto Müller: [todos falam ao mesmo tempo] Você mencionou a privatização, as privatizações, em tom de crítica. Eu pergunto: Lula presidente da República o que faria? Anularia as privatizações?

            Lula: Primeiro, eu não teria privatizado. Segundo, eu vou repetir o que eu dizia em 1998. Nós, em algumas, vamos fazer uma auditoria. O sistema Telebrás vai passar por uma auditoria. É importante todo mundo saber disso, e se forem comprovadas as falcatruas que nós entendemos que tem, não tenha dúvida que nós vamos fazer uma discussão muito grande, a nível nacional, para desfazer essa privatização. Não tenha dúvida, não sei se [devemos] estatizar, não sei se criamos uma empresa pública.

             

            http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/67/entrevistados/luiz_inacio_lula_da_silva_1999.htm

        2. Vc tem toda a razão Alexinho

          Vc tem toda a razão Alexinho ! Já imaginou se o dono da padaria não vai perceber se o seu funcionário está roubando ? Dirigir uma padaria é a mesma coisa que dirigir a maior empresa Brasileira, némemo?

  19. Comentário que não tem haver

    Comentário que não tem haver com o post é apenas uma observação.

    Anos de trabalho e dedicação da Graça Foste na Petrobrás aparentemente não lhe fizeram bem.

    Quando a Graça assumiu a empresa não tinha 60 anos, hoje deve está na casa dos 63/64, mas aparenta bem mais.

    O desgaste de lutar tanto pela empresa lhe trouxeram marcas nos rostos, principalmente nos últimos anos.

    Tire umas boas férias e  descanse muito junto aos seus, você merece.

  20. Lá vou eu:às vezes não se deve bater de frente e a todo instante

    diante de adversários ou inimigos tão fortes: pois eu acho que às vezes não se deve bater de frente e a todo instante. Nas ditas artes marciais, judô, karatê, capoeira, uma batalha é fundamental uma parada, quebrar o ritmo, dançar, ceder, até como se estivesse paralisando, recuando, pra depois dar um golpe. Mas quem sou eu diante de tão abalizadas críticas? Que baixem o pau, me ignorem (não quero ser o centro de atenções como a inspetora do blog já me disse, mas é um ponto-de-vista, ingênuo ou não, tô sendo franco, meu coração manda assim. (Que se acredite ou não, às vezes apelo pra racionalidade).

  21. É o espírito medieval

    É o espírito medieval voltando. Quem julga pessoas por aparências, ou melhor, julga mulheres pela aparência e as tornam buchas de canhão quando as desaprovam pelos mínimos ou por falsos motivos? Os medievais faziam, a mídia nativa faz isso o tempo inteiro, os nazistas também faziam.E se não houvessem motivos, inventavam.

  22. Babel

    Este é o Brasil, somos nós. Sabemos bem o que não queremos e reclamamos o tempo todo. Sabemos também o que queremos, mas, normalmente, evitamos nos envolver, agir e nos mover na nesta direçaõ. Quem sabe, no pórximo século!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador