O PSDB criou uma ‘organização criminosa complexa’, por Jeferson Miola

Enviado por Mara L. Baraúna

da Carta Maior

O PSDB criou uma ‘organização criminosa complexa’

Por Jeferson Miola

Ex-governador tucano foi condenado a 20 anos de prisão por lavagem de dinheiro e peculato. Juíza destaca a complexa rede criada para sustentar reeleição.

Na sentença proferida no dia 16 de dezembro de 2015, a Juíza Melissa Pinheiro Costa Lage Giovanardi, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, concluiu que “diante de todo o conjunto probatório que fora exposto, não restam dúvidas de que o acusado EDUARDO BRANDÃO DE AZEREDO, para disputar a reeleição ao cargo de Governador do Estado de Minas Gerais, no ano de 1998, criou uma estrutura político-financeira a fim de legitimar, lavar, os vultuosos recursos que seriam utilizados durante a campanha. Criou se uma organização criminosa complexa, com divisão de tarefas aprofundada, de forma metódica e duradoura”.

“Foi criado um caixa robusto para a campanha eleitoral, com arrecadação de fundos de diversas fontes, inclusive de recursos públicos da COPASA, da COMIG e do BEMGE, aproveitando- se do uso da máquina pública. Utilizando- se das empresas de publicidade de propriedade de MARCOS VALÉRIO FERNANDES DE SOUZA realizou -se o processo de legitimação do dinheiro ilícito e sua distribuição aos colaboradores da campanha, recursos esses que não constaram na prestação de contas apresentada perante a Justiça Eleitoral pela coligação PSDB -PFL”.

O ex-governador tucano foi condenado a 20 anos e 10 meses pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, que corresponde ao uso do cargo público para o desvio de dinheiro público. A sentença completa pode ser lida na página do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – http://goo.gl/yOTvgq.

Na sentença, a Juíza salienta que “Diante de todas as provas acostadas e analisadas, não há outra conclusão que não seja a de que a autoria restou devidamente comprovada, sendo certo que o acusado, juntamente com seus pares, planejou e determinou a execução de toda a empreitada criminosa a fim de desviar dinheiro público das empresas estatais …”.

Esta engrenagem corrupta, que contaminou o sistema político brasileiro, foi inventada pelos tucanos nos anos 1990, e envolveu personagens e empresas conhecidas posteriormente no chamado “mensalão”, como Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, SMP&B Publicidade Ltda, DNA Publicidade e Banco Rural.

Nos escândalos atuais da Petrobrás, é instigante que tanto os personagens da era tucana como os mecanismos de corrupção e propina se repetem hoje.

O PSDB fez de tudo para impedir a apuração e o julgamento da “organização criminosa complexa” que criou em Minas Gerais, assim como faz em relação à corrupção que implantou na Petrobrás no período do governo FHC e como faz em relação aos escândalos que se sucedem em São Paulo nas duas décadas de governos tucanos naquele estado.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do PCC ninguém fala…

    E pelo visto deverão se safar desta…

    Faltam 3 anos para que tudo prescreva…, basta os advogados irem solicitando isto e aquilo e se sobrar um teste drive com o gilmar no stf, o gilmar senta em cima e acabou….

  2. Os defensores da fauna e flora…

    Os defensores da fauna e flora tem que entrar com uma ação de danos morais o mais rápido possível com fim de retirar a imagem da ave tucana dessa sigla de partido. O tucano é uma bela, de origem brasileira e merece ter sua imagem respeitada. Na selva os tucanos já se sentem mau incomodados devido as provacações por parte da bicharada: cuidado chegou o esperto; cuidado ele é tucano… Vamos defender essa ave inocente exigindo que se retire como símbolo desse partido…

  3. O pior disso tudo é o cinismo

    O pior disso tudo é o cinismo de Aécio e seus comparsas, quando dizem que o PT aparelhou o estado, que montou uma máquina para assaltar os cofres públicos, que transformou o estado brasileiro num estado bolivariano. Perto do PSDB, o PT é um reles aprendiz de batedor de carteira. Não é por acaso que as principais lideranças do PT, se não estão presas ou condenadas, estão sendo cassadas diariamente pela PF, pela mídia golpista e pelo complô do Paraná chamado de operação Lava Jato. Os principais caciques do PSDB – Serra, Aécio, FHC, Alckmim – estão envolvidos em inúmeros escândalos – compra da reeleição, privataria tucana, Furnas, mensalão tucano, trensalão em SP, Banestado, Pasta Rosa, aeroportos em fazendas de familiares, etc. -, mas nenhum deles está sendo sequer investigado. A isso se dá o nome de máxima organização criminosa, ou um mafiosismo no seu mais elevado patamar de impunidade e blindagem. Nem falo da Polícia Federal do Zé Coxinha, totalmente dominada, mas, pelo menos a justiça e o MP deveriam se questionar todos os dias sobre essa seletividade que pune o PT por qualquer motivo e livra a cara do PSDB e afins dos maiores escândalos ocorridos no Brasil nos últimos 20 anos. Descobrirão que enquanto houver essa associação organizada, mafiosa até, entre o monopólio da mídia nas mãos de barões golpistas com os caciques do PSDB igualmente golpistas e parcela expressiva do estado brasileiro – justiça, MP, PF, parlamento – não podemos falar em república ou em democracia. A não ser como fraude.

  4. algumas pessoas acham que


    algumas pessoas acham que esse favorecimento de

    parte do  judiciário em relação aos tucanos e demais

    ultraconservadores é uma coisa natural..

    é assim mesmo, devem pebnsar….

    mas há alguns segmentos desse jhudiciário que

    opera o direito de uma forma interesseira,

    geralmnete para defender a famigerada casa grande….

    há o dreito que garante a defesa dos acusados de forma ampla…

    é a chamada lei…..

    essa é usada para os tucanos e seu conluio….

    azeredo  foi julgado em primeira instancia, agora condenado,

    depois de uma procrastinação absurda dessa mesma lei,

    um  fato recorrente no emperrado judiciário brasileiro…

    e há o direito do inimigo, operado por esses interreses da casa grande,

    sem falar na inacreditável decisão do ex-ministro barbosa

    no antigo stf, no tal do mentirão..

    esse direito do inimigo é aquele que  pérmite ao juíz encarcerar

    .sem julgar, condenar sem qualquer julgamento…

    portanto, ao amigo, a lei….

    azeredo entrará com tantos recursos que acabará impune.

    já os condenados do mensalão não tiveram esse direito.

    aos inimigos, cana……direto….

  5. Um comentário

    Aqui, acolá e tudo transcorreu da maneira que eles queriam.

    Fora do STF, fora da grande mídia, fora da programação vespertina da Globo, como aconteceu com o julgamento do PT, sem as blasfemias de Gilmar Mendes “olham o que fizeram com o Banco do Brasil!”, sem algemas, sem o japones bonzinho, sem prisão no dia 15 de novembro, tudo dentro do figurino que eles planejaram.

    É irônico nós lermos pronunciamento do cafajeste Aécio, tomado pelo ódio, dizer que havia perdido, não para um partido político, e sim para uma facção criminosa.

    Da boca dele tudo é possivel de se esperar, mas na sentença da juiza quando diz (…) “Criou se uma organização criminosa complexa, com divisão de tarefas aprofundada, de forma metódica e duradoura”.

    Isso é totalmente diferente, quando vociferado pelo derrotado Aécio.

    O saldo do assalto perpetrado pela “Organização Criminosa” (Juíza Melissa Pinheiro Costa Lage Giovanardi, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte), como ela disse desde 1990, deixa claro para nós pronunciamentos a época, do falecido Serjão Tanque Motta, do projeto de governo tucano por vinte anos.

    Só que o edifício apenas sofreu pequenas rachaduras. Lula eleito e reeleito. Dilma eleita e reeleita. Então o jeito seria enfiar a viola no saco e tentar salvar a pele. E pelo visto se salvaram.

    O único condenado, Azeredo com a pena de vinte anos, não ficará um dia na prisão da Papuda, como Zé Dirceu, Genoino e João Paulo Cunha.

    Está bom assim, não é?

    Não foi o que nós planejamos, mas estamos todos a salvo da cadeia.

    Cadeia é só para petista metido a besta de quererem roubar o nosso esquema e operá-lo.

    Exatamente idêntico aos clãs das famílias mafiosas, para quem leu Gomorra de Roberto Saviano, sabe o que estou dizendo, com apenas uma diferença: seriam metralhados com os AK 47 (avtomat Kalashnikova).

    Mas está bom. Estamos todos vivos.

  6. Papo de Ahlí Babá

    Nassif: o papo entre os próceres do PSDB (na foto) é o seguinte —“Cassim, qual a palvra mágica para doação caridosa dos empresários do Lava Jato, sem qualquer enrosco?”, no que o experiente interlocutor responde, de sua magistral e experiente cátedra. —“Garoto de Ipanema, é só dizer no Judiciário, ‘Abre-te, Sésamo!'”. O vídeo com esse diálogo foi transmitido para mais de 40 pessoas ligados ao Partido.

    PS.: o fundo musical é de Raul Seixas, em www.youtube.com/watch?v=7CFf_6Ow47c

  7. Azeredo e os tucanos montaram

    Azeredo e os tucanos montaram esse esquemão e ainda perderam a reeleição em Minas para Itamar. Azeredo deixou de pagar o 13º do professorado, porque já tinha dilapidado o caixa do estado. Itamar teve que pagar tudo a contagotas, mensalmente, depois que assumiu o governo, no ano seguinte…

    Mas o pior é que anos depois a ala mais idiota do PT usou o valerioduto, pra fazer caixa 2, achando que ia passar batido…

  8. Absolutamente verdadeiro

    TODOS os partidos políticos, com raras excessões que sequer tem representantes no Congresso, são organizações criminosas que tem por finalidade assaltar os orçamentos públicos.

  9. Hehehehe.
    A Juíza, para

    Hehehehe.

    A Juíza, para condenar Eduardo Azeredo usou as lições da famosa “AP470” para dizer que Eduardo Azeredo não poderia se esquivar das denúncias, embora nenhuma testemunha ou prova tenha sido feita diretamente contra ele pela teoria do domíno do fato.

    Bom, a AP470 teve o Dirceu como protagonista.

    As próximas autoridades a serem condenadas pela teoria do domínio do fato serão Lula e Dilma. Não dá para acreditar que uma imensa organização criminosa tenha sido formada para dar sustentação ao governo e a financiar as campanhas eleitorais de ambos onde eles foram beneficiados diretamente e não há como negar que não sabiam:

     

    “Certo é que, no Brasil, o sistema político é criado na tentativa de blindar os chefes do Poder Executivo, a fim de que nunca sejam responsabilizados pelos atos praticados, já que é muito difícil se obter a prova direta do ato praticado por eles. ……….

    Observa-se nos presentes autos que nenhum dos evolvidos (entendendo-se por envolvidos os codenunciados iniciais) afirma claramente a participação do acusado em nenhum ato direto relativo à prática dos crimes cometidos, assim como também nenhum deles o inocenta.

    Na verdade, entretanto, é incontestável que o acusado é um líder político. A palavra líder, por si só, já remete àquele indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros, é aquela pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o comportamento e pensamento de outras.

    ………..

    Ora, acreditar que ele não sabia de nada e foi um simples fantoche seria o mesmo que afirmar que não possuímos líderes políticos, que os candidatos a cargos majoritários são manipulados por seus assessores e coordenadores políticos.”

     

    Vocês acham que tem motivos para comemorar?

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador