ONU divulga resultados do conflito na Faixa de Gaza

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Crianças em Gaza que hoje tem seis anos já sofreram, em sua curta vida, por três conflitos. Foto: UNRWA
 
Jornal GGN – A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou em relatório que Israel e grupos armados palestinos possivelmente cometeram crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014. A investigação foi solicitada pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
 
O resultado da coleta de “informações substanciais” da Comissão Independente de Inquérito da ONU foi um saldo de pelo menos 2.140 palestinos, dos quais 1.462 civis e um terço formado por crianças, além de 73 israelenses, maioria soldados, que morreram no conflito de sete semanas de julho a agosto do último ano.
 
“A extensão da devastação e o sofrimento humano em Gaza foi sem precedentes e terá impacto sobre as gerações futuras”, disse a presidenta da comissão e juíza de Nova York, Mary McGowan Davis, em comunicado.
 
Segundo as conclusões do relatório, as forças israelenses realizaram mais de 6 mil ataques aéreos contra Gaza e dispararam cerca de 50 mil tiros de tanques e outros tipos de artilharia, deixando além de mortes, a “destruição maciça de infraestruturas civis”, que provocaram mais de 100 mil moradores desabrigados, até hoje.
 
De acordo com o relatório, a destruição pode ser atribuída à utilização de armas com amplo poder de destruição e morte por Israel, particularmente nas áreas densamente povoadas de Gaza.
 
Do outro lado, houve o disparo de 4.881 foguetes e 1.753 morteiros contra Israel no mesmo período do ano passado, deixando seis civis mortos e ferindo pelo menos 1.600 pessoas. 
 
A Organização também identificou reflexo do conflito na Cisjordânia, onde 27 palestinos foram mortos e 3.020 ficaram feridos em confrontos com as forças de segurança israelenses. “Apenas esperamos que nosso relatório contribua de alguma maneira para acabar com o ciclo de violência”, disse Davis.
 
Com informações da ONU BR.
 
Leia os relatórios, resumido e detalhado, na íntegra, ainda em versão apenas em inglês:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Relatório cínico

    “A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou em relatório que Israel e grupos armados palestinos possivelmente cometeram crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014. A investigação foi solicitada pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.”

     

    2.140 palestinos, dos quais 1.462 civis e um terço formado por crianças, além de 73 israelenses, maioria soldados, que morreram no conflito de sete semanas de julho a agosto do último ano.

    O segundo prágrafo do texto desmente totalmente o primeiro, que afirma que os dois países “possivelmente” cometeram crimes de guerra, que estiveram em “conflito” em que 73 israelenses, a maioria soldados, morreram, contra 2.140, palestinos, sendo 1462 civis e 1/3 crianças.

    Onde estão nesses números o crime de guerra palestino?

    Onde está o conflito?

    Será que até para nomear Israel como praticante de uma matança, de um holocausto palestino, é preciso tambem condenar a vítima?

    Por que não se condenaram os judeus poe serem chacinados pelos alemães?

    A ONU precisa para de se agachar ante Israel e os EUA se que uma paz que vá alem da pez de cemitério, que é o que israel almeja e tá conseguindo, com o silencio cúmplice de todo o mundo.

     

    1. Comentário cínico do Edivaldo

      Não é “possivelmente cometeram crimes de guerra”, mas *certamente* ambos os lados cometeram crimes de guerra. Os 4881 foguetes e 1753 morteiros, a maioria lançada contra a população civil de Israel, sem sombra de dúvida foram também crimes de guerra, Edivaldo. O texto não condenou as vítimas, de nenhum dos lados. Ele condenou o governo israelense e o Hamas. O Hamas não é vítima de nada. Inclusive, parte da condenação do relatório foi ao Hamas por terem assassinado palestinos durante o período. 

  2. “Areas densamente povoadas”

     Tirando as “areas de segurança” a norte e leste, fronteiras com Israel, toda faixa de Gaza é “densamente povoada”, já quanto a mais este relatório, terá a mesma utilidade e repercussão concreta de outros mais de 30, publicados por varios organismos da ONU desde 1.990 : o Arquivo.

    1. Apesar da feitura do

      Apesar da feitura do relatório ser de pouca ou nenhuma ajuda para evitar nova destruição, ele contém um dado comparativo muito importante que por si só servirá para isso…

      Operação chumbo derretido 2008 = 10 soldados israelenses mortos (3 foram por fogo amigo) tendo-se penetrado até o centro de Gaza.

      Operação margem protetora 2014 = 73 soldados israelenses mortos (talvez 1 por fogo amigo) tendo-se mal conseguido chegar aos limites da cidade.

      Ou seja, seguindo esse indicador estatístico, será que Israel arriscaria perder 500 soldados numa próxima investida?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador