Parecer não ser petista é mais urgente do que defender o Estado Democrático de Direito?

Por Francy Lisboa

Segue sequência de declarações hipotéticas e “sem nenhuma” relação com a realidade. Qual o ponto em comum?

Declaração 1

Eu não sou petista, simpatizante. Muito pelo contrário. Estou aqui escrevendo tal introdução como condição precípua para não parecer parcial. Não importa ir direto ao ponto nesse meu texto que, em breve, começarei a explanar a minha indignação contra os atentados do Estado de Direito…

Declaração 2

Mas, eu não sou petista, o projeto do PT se perdeu quando o partido chegou na presidência. Por isso faço oposição ao PT. Contudo, todavia, entretanto, não posso deixar de dizer algumas palavras sobre a condição surreal em que vive o Estado Democrático de Direito…

Declaração 3

Mas, eu não sou petista, e é preciso enfatizar isso porque isso é mais importante. Isso merece vir antes de qualquer tratativa das sandices que assolam as garantias individuais nesse fim de feira chamado Brasil…

Declaração 4

O PT teve sua chance de quebrar as estruturas de corrupção quando teve a chance, não o fez. Por isso, sinto-me a vontade para dizer: eu não sou PT. Todavia, entretanto, não podemos permitir que o judiciário brasileiro torne o Brasil um estado de exceção…

 

 

Pois bem, eu, o articulista desse texto, sou simpatizante do PT e não estou “doente”. Mas a coisa chegou a tal ponto em que essa simpatia é o que menos importa hoje, pois há algo muito mais importante a defender do que qualquer pessoa ou partido: a Democracia e as garantias individuais.

Não é preciso, em toda declaração de repulsa que estamos ouvindo sobre a condução coercitiva do ex-presidente Lula, explicar reiteradamente a não simpatia ao PT. O PT não é maior do que o que está em jogo. Isso tudo é medo de parecer “petista”?

Coloquem a cara sem a necessidade de ficar o tempo batendo no PT antes de qualquer ponderação. Estado Democrático de Direito e sua defesa independem da coloração partidária. Assim, percam esse medo do julgamento midiático, pois a Democracia exige coragem.

Do jeito que as pessoas estão se posicionando, parece ser primeiramente mais importante não parecer petista do que ir direto ao ponto: a defesa do Estado Democrático de Direito. 

Redação

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No dia 04/03/2016, eu virei

    judeu alemão.

    Lembrando que nasci françês, com avó que não foi preso pela Gestapo (francesa) por secundos, e numa familia católica praticante…

  2. Aí arrombou.
    Basta você
    Aí arrombou.

    Basta você defender o estado democrático de direito para ser taxado de petista.

    Um forte abraço, grande irmão.

  3. É isso mesmo

    tem que deixar bem claro que essa Lavajato , do jeito que está sendo conduzida , já passou de qualquer limite da legalidade.

    É dever do STF instituir a volta da normalidade pegando para si a responsabilidade pela operação. 

     

  4. *

    Na 6ª fui em alguns FBs para ver a reação da turma e a impressão foi essa mesma. Uma introdução longa para falar do erros do PT, e uma pincelada na defesa do Estado de Direito. Assim vai ficar difícil.

  5. Choquei
    Quando vi colegas de minha empresa, empresa pública, defendendo de forma velada o fascismo. Não há mais pudor desde que um candidato chamou duas candidatas, uma ocupando a presidência da República, de levianas. Cara tem muito sangue de batata correndo em nossos veias. Haja republicanismo. Ninguém reclamou. Havia entre os candidatos um pastor, um outro que se dizia defensor da família e outros mais desconectados, mas, isso é inadmissível. Não é a Dilma mãe? Avó? Um empregado público, alguns professores de faculdade, não poderia ser ignorante a ponto de defender uma coisa dessas. É o fim do mundo. Tem que ter um basta. O STF já foi omisso tempo demais. Já deu.

    1. Pois eu vou te contar uma

      De um colega de trabalho, com mestrado e doutorado, professor universitário, que achava melhor para nós servidores públicos os tempos de FHC do que os de Dilma. Quando argumentei que ela pelo menos nos dera 15% de aumento e FHC dera zero, ele disse que “zero é melhor que quinze” – não contextualizou de forma alguma (tipo, “no tempo do FHC não teve aumento mas havia outras coisas que compensavam”), apenas fincou pé na ideia que 0% de aumento é melhor que 15%…

      1. Bom, mas aí nem é mais

        Bom, mas aí nem é mais questão de ideologia do seu amigo, mas de burrice mesmo. Não saber fazer contas.

        Vai ver que ele não é conservadr, é de extrema esquerda. Do PSTU.  É a cara do PSTU bater o tempo todo no PT em qualquer circunstância, usando os argumentos mais estapafúrdios possíveis.

        1. Mas esse é o ponto, Adma!

          A ideologia (ou a falta dela) emburreceu as pessoas!

          Só isso explica o comportamento de um outro amigo da nossa família, que com orgulho diz que a filha mais velha foi a primeira pessoa da família a entrar numa faculdade. Ela estuda graças ao FIES. Ele também pode comprar uma casa graças ao Minha Casa, Minha Vida. E ele tem como sonho na vida derrubar a Dilma…

  6. Como é morar em SP

    Vou narrar como foi a prisão de Lula, a partir do ponto de vista de uma pequena cidade do interior paulista, onde o tucanato conservador é mais forte ainda do que na capital.

    As 8:00 horas da manhã de uma sexta feira, quando eu saia para trabalhar, vi uma carreata, um buzinaço comemorando a “prisão” de Lula. O povo comemorava. Entusiasmados, se abraçavam e choravam de emoção e alegria. Procurei parecer neutro, na certeza de que se eu defendesse Lula, seria linchado ali mesmo.

    Não só me mantive neutro para manter a minha integridade física, mas também para manter meu emprego, nestes tempos de desemprego criado pela Lava Jato, e embalado pelo republicanismo petista.

    ———

     

    Acredito que o pessoalzinho que é concursado,não está nem aí, para perder o emprego. Parabéns para eles, mas não deviam julgar quem não teve a mesma sorte. Sorte sim, porque quem passa em concurso, passa não apenas porque é esforçado, mas porque teve tempo pra estudar, já que não trabalhava em dois empregos desde pequeno para sustentar a família. Mas eles não perdem por esperar também. Do jeito que Dilma deu uma guinada a direita, nem a estabilidade de emprego deles está tão segura assim.

    ————-

    A pergunta do post demonstra uma certa alienação. Se o autor do post tivesse nacido no regime nazi fascista, e estamos caminhando a passos largos  para isto, será que iria peitar o pessoal do terceiro Reich? Se sugeitaria a ir para campos de concetração, tortra e tudo o mais? Esta sim, é uma pergunta difícil.

    ———-

     

     

    1. Um reparo

      Concordo em quase tudo com seu comentário, exceto quando você fala que o desemprego foi criado pela Lava-Jato. Aí tenho que dizer que se a ação do juiz Moro e da PGR piorou o quadro, a incompetência da Dilma e a inconsequência da oposição, em particular o Aécio, têm uma parcela muito maior de culpa pelo desastre em que a gente se encontra do que a Lava-Jato.

      Estima-se o impacto negativo da Lava-Jato em um ponto percentual do PIB, o que é absolutamente monstruoso, porém representa menos de um terço da queda em 2015.

      Quanto ao resto do seu comentário, perfeito. Fui hoje de manhã na feira do bairro, aqui em São Paulo. A imensa maioria dos comentários, seja de fregueses ou de feirantes, era de alegria pelo que aconteceu na sexta.

      1. Concordo e agradeço

        Concordo e agradeço pelo reparo, Sr. Nicolas

        Realmente, Dilma é a maestrina do caos econômico e queda do PIB. A Lava Jato só complementou.

        As vezes chego a pensar que Dilma é uma tucana infiltrada.

    2. Assim a direita vai nadar de braçada em cima dos petistas!

      As pessoas concursadas merecem mais respeito. Quem não merece respeito é politico não concursado que engana o povo promentendo uma coisa na eleição e fazendo o contrário depois(de quase todos os partidos, OK?), ganhando tubos de dinheiro  com regalias legais e/ou de forma ilegal (de quase todos os partidos, oK?) e apadrinhados que se penduram em ‘cargos de confiança’ e ‘indicações’ para ser ‘aspones’. Se quiser atacar os juizes e a PF envolvidos na lava jato, fale diretamente deles, mas não generalize.  E para piorar ainda defende o fim da estabildiade do serviço público.  Depois não sabem porque estão perdendo de lavada para a direita sem máscara.

  7. Texto de Francy Lisboa

    Acredito que não se deva reduzir as numerosas ressalvas relativas ao PT e ao governo à necessidade de não parecer ser petista ou governista,  a uma sugestão de aceitação temerosa da demonização de ambos pelos enjeux midiático-jurídico-policiais, e polítios também, que ameaçam gravemente o Estado de Direito. Embora qualquer temor seja legítimo, diante do que vivemos. Pelo contrário, penso que a adesão de pessoas que têm críticas ao PT no governo à indignação contra o que fizeram com Lula é sinal de que a defesa do Estado de Direito é uma banderia mais aglutinadora do que aqueles que estão agindo para desmontá-lo pensavam.

  8. Eu sou LULISTA, ESQUERDISTA, PETISTA e daí?

    Não tenho do que me envergonhar. Se há mazelas, que elas sejam resolvidas, banidas. Pior é bancar o arauto da justiça, tendo o rabo… quer dizer, o bico sujo!

  9. Domingo é dia de almoço em
    Domingo é dia de almoço em família.

    E se eu disser que todos os domingos tenho que me defender dentro de minha própria família?

    E não sou eu quem puxa as conversas.

    Coisa que só aconteceu após a reeleição de Dilma.

    E sou reconhecido pela minha lucidez.

    Porquê será, hein?

    1. A loucura antipetista já afetou a minha vida social, Assis…

      Já há uns três anos, quando nos convidam pra algum evento social, eu e minha esposa em princípio recusamos. Muitas vezes até queremos aceitar, os convites partem de pessoas que quando não estão atacando Dilma e Lula até são legais, mas ficamos pensando em que mesa a gente vai sentar, perto de quem vai ficar… E quando concluímos que não vai ter ninguém pelo menos neutro no evento, preferimos não ir.

      Nesses últimos três anos, nossa vida social se resume a ir na casa de um único amigo (ou ele vir à nossa), que é o único petista que conheço. Fora ele, não tenho uma única pessoa razoável ou ao menos neutra com quem possa sair, tomar um chope ou chamar pra tomar uma cerveja na minha casa. Eu e minha esposa vivemos num meio em que odiar o PT e repetir essas besteiradas de Facebook e WhatsApp é esporte nacional, é o comportamento esperado, é indicação de procedência…

      Procuram-se amigos de esquerda (ou pelo menos neutros) aqui em Brasília!

      1. Maravilha, Alan
        Esse tipo de depoimento é importantíssimo para sabermos que não somos os únicos que passamos por isso.

        Esquerdistas conviver na classe média está muito difícil.

        Neste sentido houve um erro crucial de não se ter feito ideologia, ou política, nos últimos 12 anos.

        Nossa classe média ficou refém da revista Veja e rede Globo.

        Muito mais prudente, confortável e seguro é seguir a manada.

        Como a classe média é formadora de opinião o discurso foi perdido pelas esquerdas.

      2. Exato, Alan

        Exato. Seu depoimento serve de exemplo para o que muita gente está passando.

        No meu caso, em reuniões familiares, tenho que ter dedos ao exprimir o que vou falar. Fujo propositalmente de certos assuntos. Normalmente eu saio pela tangente e mudo de assunto. O mínimo de vislumbre de confrontamento já é o bastante para me afastar. Já debati antes e sei o quanto isso me desgasta, ainda mais contra alguém próximo.

        Isso porque eu sempre fui considerado o intelectual da família. Não que o seja, mas justamente eu sou o que pensa diferente. Justamente recai sobre mim o fardo de ter que discordar dos outros. O meu problema é maior porque eu sou o único que pensa assim. Parece que sou a única ovelha negra na família.

        A roda de conversa se resume em criticar o PT, Lula, Dilma, etc, e ficar repisando e repisando no mesmo assunto indefinidamente. E é uma situação insólita, porque se você demonstrar o menor sinal de contrariedade com a pauta anti-petista, pode-se preparar para receber críticas e ser difamado.

        Esse estado de coisas já existia. O ápice veio durante e após as eleições de 2014. De lá para cá se manteve. Essa polarização culminou em rompimento de laços de amizades e familiares. Tudo isso graças a truculência e a intrangisência de quem não tem apreço pelo PT. Tudo isso foi inflamado pela imprensa, que alimentou esse sentimento de ódio pela pauta unilateral que tem apresentado desde então.

        E o problema se agrava porque não basta “defender o PT”. Qualquer contra-argumento que não vá no sentido do anti-petismo já é uma deixa para ser tachado de petista. Mesmo que você não tenha simpatia pelo PT! Basta encontrar uma incoerência, um erro lógico no raciocínio anti-petista ou tentar mostrar algo divergente que já te jogam no balaio dos bandidos.

      3. Ecôo os sentimentos de vocês

        Com meu sogro – que foi inclusive perseguido pelos militares –  um cunhado e com meu irmão, é simplesmente impossível falar do assunto. Não dá para eu externar minhas opiniões sem ser interrompido aos gritos. E daí, de saco cheio, começo a  gritar também de volta, e a pressão sobe, e a glicemia dispara…

        Agora, realmente o pior de tudo é ver antigos amigos – alguns razoavelmente ou até bastante inteligentes – embarcando na onda do ódio radical. Um amigo de longa data, na véspera da manifescoxa do ano passado, me manda um textão do Reinaldo Azevedo via Whats. Outra, com quem cantei muitos anos junto e que já foi inclusive minha professora de canto, virou fã do revoltados online. E mesmo que ambos tenham tido a “oportunidade” de viver na ditadura de maneira muito mais profunda que eu, pois se pode dizer que são pessoas da geração imediatamente anterior à minha, isso não os impede de abraçarem o discurso mais reacionário possível.

        No caso dos mais jovens eu ainda dou um desconto, pois não é nada improvável que não saibam de nossa história entre 64 e 89. O que não consigo entender é ver pessoas que já passaram por tudo isso e que me diziam odiar isso agora implorarem para quererem mais do mesmo. Dá uma puta tristeza isso, tanto pela perda do convívio quanto pela reprodução de tudo de ruim que um dia imaginei termos deixado pra trás.

         

      4. Pelo jeito você mora em

        Pelo jeito você mora em Ribeirão Preto. Se for, entre em contato comigo. Padeço da mesma doença. Você descreveu à mim e a minha esposa perfeitamente. Sintimos falta de amigos que pensam pelo menos parecido conosco. 

  10. Tá bom, mas não é bem assim

    Amigo, eu sou de esquerda. Acompanhei o surgimento e a ascensão do PT e posso lhe garantir: o PT cresceu desqualificando o resto da esquerda, como tática de ocupação do espaço político. No discurso do PT, que muito ouvi na juventude, Getúlio foi um fascista populista, Jango era um latifundiário oportunista, Brizola um populista demagogo, Prestes um velho ultrapassado e Arraes um fujão. Para os petistas a luta de classes só começou no Brasil com as greves do ABC. O que aconteceu antes não passou de bate boca entre as classes dominantes. Lembro dos meus colegas na fculdade usando camisetas com a estrela do PT ao lado do logotipo do Solidarnösc, cultuando o Walesa como grande líder operário ao mesmo tempo em que me chamavam de reformista.

    Pois bem. Eu continuo reformista. Continuo querendo uma reforma política, uma reforma agrária, uma reforma tributária, uma reforma urbana e tantas outras que os “populistas” já levantavam na década de 60 – e por isso foram derrubados por um golpe – E QUE O PT NÃO TEVE CORAGEM DE, AO MENOS, TENTAR IMPLEMENTAR.

    Isso não me impediu de votar em Lula e Dilma, se não em primeiro turno, sempre no segundo em todas as últimas eleições.

    Então, meu amigo, quero lhe dizer que irei em todas as manifestações contra o golpe, coisa que talvez muitos petistas (porque os conheço muito, e  a muitos) não farão. Porém, para ser coerente comigo mesmo e com as lutas históricas do povo brasileiro, ainda faço questão de afirmar: NÃO SOU PETISTA E ME ORGULHO DISSO!

     

     

     

    1. Feito Escorpião… Vá Entender.

      O pior adversário é o que mesmo em plena guerra, como agora, combate e fustiga primeiro, internamente, os aliados na causa maior e comum, pois feito escorpião, é da natureza dessa gente.

      Enquanto os inimigos comuns nessa hora, incondicionalmente, somam forças para vencer, esses mui amigos somam para dividir e perder.

      Vivem de perder…vá entender?     

    1. Segundo

      Pois é Mauro.

      Se você é o Segundo, eu sou o Terceiro, justamente por tudo que você acabou de dizer.

      Por isso eu também voto no PT.

    2. Condução

      Pois é, Mauro!

      Estão nos conduzindo coercitivamente a votar em Lula em 2018.

      Vi a frase no twitter. Impossível me lembrar do autor.

    3. Talvez esteja aumentando nas

      Talvez esteja aumentando nas pessoas um efeito psicológico parecido com: “Se estes são os que perseguem o Lula, deve ter alguma vantagem nele que eu ainda não vi”.

      😉

       

  11. Mas óbvio que no estado atual

    Mas óbvio que no estado atual da coisa é preciso declarar que não é petista, para que não se entre no jogo “ad hominem” das pechas. É preciso declarar que se está defendendo o Estado de Direito, as regras e a lei, apesar da bagunça que o governo federal fez na Administração.

    Não faz um ano e meio, enquanto a molecada estava tomando borrachada na rua na Copa, em defesa do Estado de Direito e do direito à livre manifestação, que começava a ruir, o petista dizia: “é black block ou essa turma tresloucada do PSOL”. É esse jogo de pechas que cada uma das pessoas sérias que estão defendendo o Direito quer evitar, ao defender a Democracia e se declarar não vinculado à agremiação.

    1. Na Hora da Verdade…

      O viciado na mediocridade da esquerda mais pura, perde a liberdade mas não perde o vício e, pior, na hora da verdade vira menino. 

  12. E por falar em arbitrariedade….

    O Pastor Luterano Martin Niemöller (1892/1984) é o autor de uma adaptação de um célebre poema de Vladimir Maiakovski “E Não Sobrou Ninguém” tratando sobre o significado do Nazismo na Alemanha:

    “Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse” Wikiquote

     

    1. Complementando….

      No caminho com Maiakóvski

      “[…]

      Na primeira noite eles se aproximam
      e roubam uma flor
      do nosso jardim.
      E não dizemos nada.
      Na segunda noite, já não se escondem;
      pisam as flores,
      matam nosso cão,
      e não dizemos nada.
      Até que um dia,
      o mais frágil deles
      entra sozinho em nossa casa,
      rouba-nos a luz, e,
      conhecendo nosso medo,
      arranca-nos a voz da garganta.
      E já não podemos dizer nada.

      […]”

      1. ????

        No caminho com Maiakóvski, que não é de Maiakóvski, mas teria parentesco com Martin Niemöller, um pastor luterano, mas é de Eduardo Alves da Costa…….

  13. Que coisa

    O pt fez um ótimo governo, tirou 40 milhòes de brasileiros da fome d da miséria, deu dignidade ao pobre, fez milhares de obras importantes, deu dignidade a nossa representação externa, etc, etc.

    E eu ainda tenho que me justificar por ser petista???? Mesmo com este cancer que é a rede globo dominando e destruindo tudo? 

    Esquisito, mas é o resultado do trabalho bandido desta globo.

  14. Ninguém pode ter medo de

    Ninguém pode ter medo de expor sua posição partidária dentro dos limites do civismo. Mas a questão já não é mais ser ou não ser PT. Não é hora de autofagia das esquerdas. A gente lava a roupa suja depois, agora é defender a Democracia e os excessos dos que  não sabem perder no voto para aquela “merda de metalúrgico”.

    1. Suas colocações coincidem com

      Suas colocações coincidem com a posição de Dinho, do Capital Inicial, ele manteve sua posição ideológica mas posicionou-se contra o impeachment, sim, a defesa da democracia é uma tarefa supra-partidaria

      http://whiplash.net/materias/news_793/239725-capitalinicial.html

       

      “Ele senta num sofá diante da estante de CDs e vira o disco. Diz que sente “angústia” com a situação do país e que “é meio assustador ver todo o rock ficar de direita” –Dinho se define como de centro-esquerda. “No momento, sou contra o impeachment. Fui para as Diretas-Já. Acho a Dilma um desastre, mas a democracia é maior do que o desastre dessa mulher. Queria que ela terminasse o mandato.”

      Mantenha a fonte ao citar o texto: Dinho Ouro Preto: “É assustador ver todo o rock ficar de direita” http://whiplash.net/materias/news_793/239725-capitalinicial.html#ixzz42B8K3ZPP 
      Follow us: @Whiplash_Net on Twitter | Whiplash.Net.Rocksite on Facebook

  15. Sentimento e verdade, a confusão na razão cidadã republicana.

    Precisa observação.

    Há uma dificuldade das pessoas em simplesmente defenderem o estado democrático de direito e a cidadania plena citando pessoas e partidos apenas enquanto exemplos. Parte-se de um pressuposto que o objeto (PT) é em sua natureza de aspecto ruim, negativo, mas é exatamente essa campanha que tem sido infligida descaradamente pela mídia e parte do judiciário. E isso ficou vergonhoso.

    O sentimento de injusto pesou e muito sobre o caráter da Lava Jato, ainda mais agora que percebe-se claramente que foi uma manobra antecipada para prender Lula (talvez antes da efetiva posse do ministro da justiça) e que fracassou, não levaram Lula para o Paraná, Mas a armação midiática-judiciária-política ficou descarada, vil.

    Esse sentimento real da natureza humana se sobrepõe naturalmente aos criados pelo imaginário da tv, e é esse natural, de reflexão mais íntima, que se corresponde com a ideia de justiça, ou a intuição que temos desse termo, vamos manter assim.

    Daí a confusão, pois ao pensar em sua própria segurança e liberdade numa república,  em sua própria cidadania, a pessoa usa como exemplo de amaeça a isso o que fazem ao PT ou ao Lula, explicitamente sendo perseguidos em seus direitos mais básicos, tal qual pode acontecer com qualquer um, com vários carácteres arbitrários e autoritarismo descaradamente aparentes.

    Essa associação se confunde com o imaginário da tv que bombardeia negativamente o mesmo objeto (PT) milhares de vezes, diariamente. As desculpas que dão “não sou pt …” seria o mesmo que pensar:  “Vou falar contra o imaginário comum que a tv produz diariamente, mas na minha reflexão mais íntima, no sentimento mais profundo que tenho de justiça e me colocando no lugar do Lula (é o que as pessoas de bom senso e menos influenciáveis fazem para buscar a correspondência mínima com a verdade) realmente isso foi um absurdo, uma arbitrariedade, uma ilegalidade e tal… Taí o Vox Populi.

    Evidente que a internet funda uma oportunidade nova de troca de ideias e argumentações que produzem mais crítica e discernimento nas avaliações da realidade política do país, sim, há muita besteira, mas há sim o caráter bem positivo, pois possibilita o combate qualitativo na retórica e dialética socialSocial&Real X Internet&TV.

    O imaginário da tv tem números apenas por força do hábito na audiência, a responsabilidade republicana tem qualidade, e sim, a democracia exige coragem, certíssimo.

    Agora, só resta saber que imaginário povoará o STF.

  16. Eu voto em Lula e no PT desde

    Eu voto em Lula e no PT desde 1989. Não tenho vergonha disso e não me arrependo. Me coloco no direito de fazer as críticas ao governo e ao partido que eu julgar necessárias e pertinentes, mas não arredo pé de dar o meu apoio a eles.

    1. Eu também Jorge

      Desde essa data voto no PT e não me escondo. Já fiz inimigos e mesmo antigos amigos já não falam mais comigo. Me perguntaram se eu não sentia vergonha do PT. Respondi que de jeito nenhum. Já senti vergonha de alguns petistas que trairam nossa confiança. Jamais vou me envergonhar de um ideal e o PT é o ideal previsto no art. 3º da Constiotuiçãi Federal: A criação de uma sociedade LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA. 

      Amigos que não tem esse ideal não quero como amigos.

  17. Comigo quem, cara-pálida?

    O problema é ir pra rua defender o “Estado Democrático de Direito” e os interesses do povo de Pindorama e ter atrás uma incômoda faixinha “Mexeu com Lula, mexeu comigo”.

    Comigo quem, cara-pálida?

    Francy, vai dizer que você acreditou nesse me-engana-que-eu-gosto aí embaixo?

    “Ajudei a criar esse partido [Partido dos Trabalhadores] e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento. Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória.”

    Lembrou?

    O golpe jurídico tem precedente.

    A Roseana Sarney – como dizia Lula, “minha amiga Roseana” – foi “eleita” governadora da Capitania do Maranhão graças ao golpe jurídico que depôs Jackson Lago.

    Lembrou? 

  18. Luiz Inácio Lula da Silva e o Estatuto do Idoso

    Luiz Inácio Lula da Silva e o Estatuto do Idoso

    Apenas algumas anotações e transcrição de trechos do Estatuto do Idoso

    Lula nasceu em 27 de outubro de 1945.

    Em março de 2016, ele tem 70 anos e 4 meses de idade.

    LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.

    Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

    Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

            § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

            § 2o As obrigações previstas nesta Lei não excluem da prevenção outras decorrentes dos princípios por ela adotados.

            Art. 5o A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade à pessoa física ou jurídica nos termos da lei.

            Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

         Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

            § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

            I – faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;

            II – opinião e expressão;

            III – crença e culto religioso;

            IV – prática de esportes e de diversões;

            V – participação na vida familiar e comunitária;

            VI – participação na vida política, na forma da lei;

            VII – faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.

            § 2o O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, de valores, idéias e crenças, dos espaços e dos objetos pessoais.

            § 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

     Art. 19.  Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

            I – autoridade policial;

            II – Ministério Público;

            III – Conselho Municipal do Idoso;

            IV – Conselho Estadual do Idoso;

            V – Conselho Nacional do Idoso.

            § 1o  Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

    Comentário

    Pausa para rir, como dizem Paulo Nogueira e equipe do DCM.

    Ministério Público??? QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ

    ….

    Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

    Comentário.

    Não se pode dizer que esse artigo não foi cumprido. A Polícia Federal assegurou a gratuidade do transporte de Lula até o Aeroporto de Congonhas.

    Art. 43. As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:

            I – por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

     Art. 60. O procedimento para a imposição de penalidade administrativa por infração às normas de proteção ao idoso terá início com requisição do Ministério Público ou auto de infração elaborado por servidor efetivo e assinado, se possível, por duas testemunhas.

    Comentário

    Pausa para rir, como dizem Paulo Nogueira e equipe do DCM.

    Ministério Público??? QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ

     

     Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

    Comentário.

    A justiça, ou o que dela resta, tem sido muito ciosa quanto a quesito…

     Art. 74. Compete ao Ministério Público:

            I – instaurar o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção dos direitos e interesses difusos ou coletivos, individuais indisponíveis e individuais homogêneos do idoso;

    Comentário

    Pausa para rir, como dizem Paulo Nogueira e equipe do DCM.

    Ministério Público??? QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ

  19. agora estão me levando (3)

    com o lulismo e os governistas colhendo o fruto envenenado que plantaram, seria um terrível engano considerar que as conseqüências de seus erros serão arcadas exclusivamente por eles. toda a Esquerda e também os setores democráticos e progressistas serão atingidos.

    por isto lutamos não por Lula, por Dilma, pelo PT ou pelo governo. lutamos por nós mesmos contra uma elite colonial e escravagista. lutamos para que nossa insuficiente democracia não seja conduzida coercitivamente para os porões do Estado de Exceção.

    lutamos agora, para que não sejamos levados depois.

    .

  20. Como exceção, quero registrar

    Como exceção, quero registrar a vereadora de Recife, Marília Arraes, que teve coragem de se filiar ao PT em meio a todo esse tiroteio. Agora está sendo xingada e acusada até de ter recebido sete milhões de reais para isso. Ela é neta de Arraes e prima de Eduardo Campos. Era do PSB, mas já estava rompida há tempos.

  21.  Míriam Moraes disse: 9 h

     

    “Tenho descoberto muitos de nós coagidos pelo que parece maioria. Obviamente a ameaça às possibilidades profissionais, as portas que se fecham, os boicotes de diversas naturezas nos coloca na posição dos judeus nos tempos de Hitler, nem todos podem enfrentar as consequências de se posicionar abertamente.Por isso achei tão pertinente a ideia da fitinha vermelha no pulso, porque aqueles que sofrem mais pressão podem ajudar sem tanta exposição. Se perguntados podem responder: “Não gosto desse governo mas considero uma ameaça muito grave à democracia a banalização do impeachment.” e depois deixa o coxinha “ensinar” o que eles quiserem, porque o recado estará dado.Como pregava Karl Marx, que cada um contribua como pode, porque a popularização da campanha dá ensejo a nós que podemos para rasgar o verbo. Bora de fitinha vermelha, gente.”

     

  22. Frase perfeita

    “A Democracia exige coragem”. Linda frase!

    Serra, FHC, Gilmar Mendes, Moro, todos os procuradores da Lava-Jato e mais o Janot, Aécio e Alckmin, se juntar todos não dá a coragem necessária para fazer um único democrata.

    Se bater todos eles juntos, não dá meio Lula!

  23. lance intereressante esta

    lance intereressante esta semana….

    conheci uma senhora no supermercado, pintou um clima, conversamos, seguiimos juntos ao  caixa, etc…

    já fora, íamos trocar telefone, essas coisas, quando pintou um lance de política

    e ela disse que o lula era dono da friboi, essa coisas absurdas que sairam na internet…

    quando falei que isso era informação falsa, ela ficou desenxabida,  meio em dúvida..

    disse que era lulista…

    nos despedimos, tudo meio sem graça…

    mas deixei ela com certeza de que nada rolou a mais por

    causa da posição équivocada dela…

    por isso acho que qualquer conversa tem de ter sempre um sentido de vida,

    conversa generalizada,para as pessoas se convencerem de que ser lulista ou

    petista não significa ficar xingando o outro como eles fazem….

     

  24. “Não basta que seja pura e justa a nossa causa É necessário que”

    Poemas de Angola

     Do Povos Buscamos a Força

                 –     Agostinho Neto

                            

    Não basta que seja pura e justa

    a nossa causa

    É necessário que a pureza e a justiça

    existam dentro de nós.

     

    Dos que vieram

    e conosco se aliaram

    muitos traziam sobras no olhar

    intenções estranhas.

     

    Para alguns deles a razão da luta

    era só ódio: um ódio antigo

    centrado e surdo

    como uma lança.

     

    Para alguns outros era uma bolsa

    bolsa vazia (queriam enchê-la)

    queriam enchê-la com coisas sujas

    inconfessáveis.

     

    Outros viemos.

    Lutar pra nós é ver aquilo

    que o Povo quer

    realizado.

    É ter a terra onde nascemos.

    É sermos livres pra trabalhar.

    É ter pra nós o que criamos

    Lutar pra nós é um destino –

    é uma ponte entre a descrença

    e a certeza do mundo novo.

     

    Na mesma barca nos encontramos.

    Todos concordam – vamos lutar.

     

    Lutar pra quê?

    Pra dar vazão ao ódio antigo?

    ou pra ganharmos a liberdade

    e ter pra nós o que criamos?

     

    Na mesma barca nos encontramos

    Quem há-de ser o timoneiro?

    Ah as tramas que eles teceram!

    Ah as lutas que aí travamos!

     

    Mantivemo-nos firmes: no povo

    buscáramos a força

    e a razão

     

    Inexoravelmente

    como uma onda que ninguém trava

    vencemos.

    O Povo tomou a direção da barca.

     

    Mas a lição lá está, foi aprendida:

    Não basta que seja pura e justa

    a nossa causa

    É necessário que a pureza e a justiça

    existam dentro de nós

     

     

    ——————————————

     

     

     

  25. Não preciso esconder meu partido

    Nunca precisei negar ou disfarçar minha preferência política/partidária. Defendo meu partido, o PT mas, acima de tudo, defendo o Estado Democrático de Direito. Portanto, não preciso esconder-me atrás de avatares ou “nicknames”, quando comento nas redes sociais, ou nas ruas.

  26. Uma bom argumento é esse:

    Uma bom argumento é esse: “Nem se fosse o Cunha seria justo”. Justiça tem que ser feita dentro da lei !!!

    1. Os covardes lembra demais a

      Os covardes lembra demais a Alemanha, quando  uns poucos devem ter tentado dizer, não sou judeu muito, menos simpatizantes de judeus mas não acho certo eles serem perseguidos e expropriados dos seus bens por serem judeus eles continuam sendo seres humanos com direitos e garantias fundamentais. A historia se repete como tragedia. Mas pagarão como os nazistas e os fascistas pagaram. O STF permitir que esse cachorro louco de guatanamo que prende qualquer cidadão brasileiro em qualquer local do país por simplesmente ter negociado com empreiteiras cujos donos estão presos sem culpa formada na guantánamo paraná vai pagar CARO. As ruas e a historia cobrarão caro dos que agem – globo, mp e moro – e se omitem – STF – diante da violação da CF do atentado a DEMOCRACIA, do Estado Democrático de Direito.

  27. Moro proximo ao estádio onde

    Moro proximo ao estádio onde o helicoptero presidencial aterrisa e decola aqui em SBC.De minha janela tenho uma visão privilegiada,então peguei minha bandeira do PT e fomos eu,minha esposa e minha filha nos manifestar e saudar a Presidenta,quando um louco saiu em uma janela de um outro predio e começou a nos ofender com palavrões absurdos em direção a minha esposa e filha.Ignoramos o tempo todo o sujeito(já idoso),mas quando ele gritou que gostaria que todos nós fossemos para o pau-de-arara e que queria a volta da ditadura,demos sonoras gargalhadas,então ele fechou a janela e não voltou mais.Aqui em casa a familia tem orgulho de ser PT,e já faz 36 anos.

  28. Simpatize pelo PT e ganhe um atestado de cúmplice

    Ainda que alguém tivesse simpatia pelo PT, ainda que alguém amasse o partido e tudo o mais. Ainda que esse mesmo alguém tapasse os olhos para os erros e se furte de criticar o partido.

    Caramba, todos têm esse direito. Da mesma forma como têm o direito de defender qualquer outro partido e de não defender nenhum. Ponto. Desde quando ser petista virou crime? Desde quando declarar apreço para com algum partido passou a ser algo condenável?

    O problema é que aqui embaixo, afirmar ser simpatizante do PT já é automaticamente ser cúmplice. É ser pau-mandado do partido, é defender bandido, é acatar “crimes”. É tão simplório o raciocínio que beira a infantilidade. Mas é a tônica daqueles que não sabem elaborar um silogismo um pouco mais elaborado, exercer um juízo um pouco mais refinado.

    Isso é a opinião manipulada. São esses mesmos que vão bater panela na janela durante qualquer incursão do partido na TV. Mas eu duvido muito que esse sentimento de ódio seja racional. OK: ódio nenhum é racional. Mas que ao menos tenha surgido esse ódio a partir de análise cautelosa, dedicada. Duvido que o sentimento anti-PT brote da concatenação de fatos, que seja fruto de leituras, de uma busca mais aprofundada de conhecimento além do que a imprensa divulga. Essa gente não tem interesse nisso. Apenas quer exprimir o que seu fígado dita.

    E de onde surgiu isso? Simples: da propaganda incessante e diária da imprensa contra o PT. Simples. Martelando todo santo dia, associando a imagem do PT a tudo de ruim. Dia, após dia, após dia.

    O resultado é subliminar. O midiota desconhece porque odeia o PT. O midiota assimilou que o PT é ruim e pronto. Não há o que reverta isso. Argumentos, lógica, sugestão de leitura, etc, nunca serão suficientes para tentar fazê-lo ponderar e considerar algo diferente do que pensa.

  29. Acho totalmente desnecessário

    Acho totalmente desnecessário esse tipo de discussão nesse momento. O fato é que por muito tempo, nos últimos anos, o PT, Lula e Dilma foram defendidos por nào petistas, ou sejam, pessoas nào filiadas, embora eleitoras, que viram as injustiças praticadas.

    Vimos Mercadante defender a Folha enquanto lutávamos para defender o PT e o governo.

    Vimos José Cardoso dar entrevista na Veja acusando seus companheiros.

    Vimos Dilma no mais você e nos 90 da FOlha,

    Por favor, não é hora de entrar nesse mérito.

  30. Poderia ser chamada de Síndrome de Fornazieri!!

    Primeiramente informa que, na falta de uma opção decente à esquerda, sou militante, defensor, soldado e, se preciso for, até sicário, na luta em favor do projeto de país desenhado e implantado em suas linhas gerais pela coalisão de partidos liderada pelo Partido dos Trabalhadores. Acho até normal que, por uma questão de sobrevivência, porque assumir posição ideológica passou a representar risco de vida nesse país do Moro, que alguns, muitos, se ocultem de suas preferências. Porque até Jesus Christo foi negado três vezes por um de seus mais fiéis e fervorosos apóstolos e nem por isso deixou de amá-lo e designá-lo para ser a pedra fundamental de sua igreja. Mas é impressionante que esse terror diante da ameaça de eliminação intelectual e até física, tenha acometido autoridades protegidos por extraordinárias salvaguardas funcionais, como os amedrontados membros do judiciário. Até no STF os velhos togados botaram os rabos entre as pernas e assitem a degradação das instituições com medo de exercitar as suas obrigações de defender a Constituição Federal e serem acusados de defensores dos bandidos do PT. A parceria espúria celebrada entre o Moro e as quadrilhas midiáticas saiu melhor que o projetado. Pôs pra correr e se esconder todos os “bravos” homens das instituições da República. Como aqui no GGN tem um redator que exercita com refinada e indiscreta técnica essa arte das exageradas ressalvas anti ideológicas, eu proponho denominar essa neurose de “Sindrome de Fornazieri”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador