Sobre Moro, Lava Jato, Cunha e Toffoli

Para que não se cometam injustiças e para se entender melhor o jogo politico, alguns esclarecimentos sobre episódios recentes.

1.    Quem pegou Eduardo Cunha foi a Lava Jato

Não bate com os fatos a ideia de que Eduardo Cunha foi pego por uma distração da Lava Jato e pela iniciativa dos procuradores suíços.

O Ministério Público Federal tem acordos de cooperação internacional. As investigações suíças começaram a partir de solicitações enviadas do Brasil.

Aliás, desde o início se sabia que Cunha foi dos primeiros alvos da atuação da Lava Jato.

Cobra-se do juiz Sérgio Moro a prisão da esposa de Cunha, da mesma maneira que ordenou a prisão da cunhada de João Vaccari. Se pudesse, Moro prenderia todo mundo e mais alguma coisa. No caso de Eduardo Cunha e demais políticos indiciados, a competência passa a ser do STF (Supremo Tribunal Federal).

Portanto, é mérito da Lava Jato, sim, ter apanhado na rede o maior peixe da história política brasileira pós-ditadura – depois de Paulo Maluf.

2.    O elogio do PSDB a Toffoli

Considerou-se uma prova de honestidade a autocrítica de Carlos Sampaio a respeito das suspeitas de manipulação nas urnas eletrônicas por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Sampaio não apenas admitiu a lisura do pleito como elogiou a atuação de Dias Toffoli, presidente do TSE.

No ano passado denunciei a tentativa de “golpe paraguaio” em uma dobradinha Toffoli-Gilmar confirmada por várias fontes bem situadas no Judiciário.

O golpe falhou na época, mas nunca deixou de ser considerado por Toffoli. Nos últimos dias, em uma de suas intermináveis viagens ao redor do mundo – à custa do erário – e do alto de seu enorme conhecimento jurídico, Toffoli rebateu os argumentos de Dalmo Dallari, acerca da impossibilidade do TSE cassar o mandato de Dilma. E rebateu com uma única frase, porque poupado pelos repórteres do desafio de justificar sua afirmação.

Leia também:  Sob os céus de Brasilia, o strip moral dos poderes, por Luis Nassif

Os elogios de Sampaio lembram a história do bandeirinha torcedor do Atlético Mineiro que, em uma lateral, avisou o jogador do galo: “bola nossa”.          

3.    A blindagem da Lava Jato

O problema principal da Lava Jato é o foco único das delações. Tendo em mãos delatores de empresas que praticam financiamento de campanha em nível nacional, há um cuidado extremo de delegados e procuradores em poupar um dos lados.

Em todo interrogatório, sempre aparecem perguntas sobre Lula e filhos. Em nenhum deles, perguntas sobre o PSDB de São Paulo e o de Minas e nada sobre Aécio Neves, mesmo ante todas as evidências de que recorre historicamente aos mesmos esquemas de financiamento dos demais partidos.

A sem-cerimônia com que Aécio discorre sobre as investigações mostra uma perfeita segurança de quem se considera blindado contra qualquer eventualidade. Numa livre adaptação do gracejo que, em tom amigável, o Procurador Rodrigo Janot endereçou a Aécio, na sabatina do Senado: “Como se diz lá em nossa Minas, senador, pau que bate em Chico bate também em Chico”. E salve-se Francisco.  

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

107 comentários

  1. time de confiança

    Nassif,

    aecim, Toffoli, Carlos Sampaio, Sergio Moro, Gilmar Mendes, JBBatman – Quem compraria um carro usado de qualquer um dos seis ? Quem, no caso de precisar viajar, confiaria em qualquer um deles para tomar conta de algo bastante valioso, por exemplo, 30 barras de ouro 24 k ? 

  2. triste, mas é isso ai

    concordo com tudo q foi dito….200 milhões de brasileiros tendo seus destinos nas mãos de alguns poucos vaidosos …todos vamos virar pó, estamos de passagem, mas é um fazendo o mal para ver quem pode mais….

  3. “… do alto de seu enorme

    “… do alto de seu enorme conhecimento jurídico”…

    Um belo epitáfio para um dos maiores absurdos do Lula.

  4. Vão continuar a falar as

    Vão continuar a falar as mesmas coisas, propagar as mesmas mentiras. 

    Por exemplo, eu vivo escrevendo que no período FHC não tivemos 1 ano de recessão, aí sempre entra alguém negando esse dado, ou dizendo que foi tudo manipulação.

    E sobre o envolvimento do PSDB no Petrolão é mais outra mentira absurda. Falem de Furnas, falem do Metro, mas dizer que o PSDB teve algum envolvimento com o petrolão é absurdo.

    E até a acusação que Sergio Guerra recebeu 10 milhões para enterrar a CPI da Petrobrás, além de ser risível, prova justamente que o PSDB não tem nada a ver com o petrolão. Isso porque a situação tinha 8 senadores e a oposição apenas 3. Quem seria o trouxa que pagaria 10 milhões para alguém inferiorizado em mais de 3:1 e que não mandava nada?

    E mesmo se pagou, isso prova justamente que o PSDB era um outsider, porque se o PSDB fosse do esquema pra que pagar para enterrar uma investigação que prejudicaria ele mesmo?

    É frustrante tentar discutir, achar pontos de convergência quando as pessoas a qual discutimos entram de má-fé.

    Nassif, faço um apelo a você. Inicie por favor uma agenda de entendimento para se tentar incentivar as pessoas a valorizar os pontos em comum, e não acentuar as diferenças.

    Tenho certeza que os comentaristas do seu blogs não compactuam com a roubalheira da Petrobrás e outros esquemas descobertos, assim como também devem se preocupar com a gravíssima crise econômica que estamos vivendo.

    Vamos trabalhar para achar os pontos em comum e criar uma agenda de entendimento e não acentuar as diferenças se preparando para a guerra.

    Você sabe que a continuar a crise, a Dilma não vai acabar o mandato, e que a crise está longe de atingir o seu apice.

    Que Brasil nos vamos entregar às novas gerações?

  5. Novela de mau gosto, interminável e enfadonha

    Que coisa! Parece até folhetim da Globo. 

    Quem ainda aguenta?

    A verdade é que a maioria das pessoas não suporta mais essa novela.

    Só sobraram os expectadores (sic) da poltrona: revoltados online X militância virutal governista-xiita.

  6. Juiz que é Juiz não comenta

    Juiz que é Juiz não comenta processo do qual decidirá.

    A defesa de Dilma silenciará não arguindo a suspeição do Toffoli?

  7. Sobre Moro,Lava jato ,Cunha e Tofolli

    Claro que a lava jato investigou Cunha,poís te-lo na mão sempre foi o caminho mais possivel ,para chegar ao   empedimento da Presidenta . A outra questão não tão clara agora ,mas que sera facilmente visivél apartir da atuaçao de Gilmar Mendes(alter-ego ideologico do Moro no supremo) no Caso,é se a investigação visava apenas chantagear e presionar cunha para para por em pauta, o processo de” empedimento” da Presidenta Dilma, ou se havia realmente alguma intenção de prende-lo caso fosse culpado . Mas parece claro que partido da blindagem feita ao PSDB e ao “menino do Rio das alterosas” podemos deduzir qual era a real intensão dos ditos procuradores e magistrado.

  8. moro quer prender todo mundo,

    moro quer prender todo mundo, menos a mulher do cunha, a cláudia. O primeiro topico e o terceiro se contradizem. Se há gente blindada é porque o MP e Judiciário estão a  blindar. Não perguntar sobre aécio, tucanos e cia ltda é blindar, é não querer prender todo mundo. Os iguais que são mais iguais que  outros. Por isso aécio se acha no direito de tripudiar, não obstante as provas cabais e insofismáveis  dos seus inumeros crimes. Ele e fhc vivem a tripudiar do MP e Judiciário e até da nossa paciência.. justiça brasileira é seletiva. E o caso cunha (atirou em que quis ver (Lula , Dilma e lulinha) e acertou no que não viu) so veio ao caso porque ele cunha se deixou dominar pelo ego convocando redes de TV para falaraa nação – depois de uma reunião para tratar do golpe com gilmar e paulinho da forca –  se lançando primeiro ministro ameaçando aécio e cia ltda na disputa pelo poder. .

  9. O Verdadeiro Poder

    Nenhuma das pessoas acima citadas possui cacife, luz própria, inteligência, bala na agulha, convicção política, coerência, etc. como para que, juntos ou separados: orquestrar, coordenar ou sequer imaginar uma caminhada golpista como esta. É o mesmo que imaginar que foi FHC quem inventou o Plano Real

    Existe poder por trás, poder invisível, cultural, em idioma inglês, no dólar, nas salas de redação, na globalização. Este verdadeiro poder procura apenas manter Brasil como colônia ou quintal de alimentos, água e matérias primas para esse verdadeiro poder. Trabalho profundo e centenário, um interminável flautista de Hamelin levando milhões de crianças para Disney.

    Está cheio de pistas e de indicativos, não adianta “fulanizar” o problema acima de nulidades como Aécio. Foi cometido um crime brutal e a policia procura culpados num bando de meninos de 4 anos. Ninguém pergunta se há algum adulto envolvido?

    • Nisso eu concordo com você.

      Nisso eu concordo com você. Nossa oposição, a real e a que aparece no quintal da real, sabe muito bem que esses paladinos da moral não tem competência tampouco inspiração para causar o rebuliço que estão causando. O que interessa, na verdade, é tirar o PT do poder, seja via golpe paraguaio, seja pela desconstrução da imagem do partido. Afinal, 2018 está logo ali. O resto é fácil.

  10. Às vezes eu achava que esses

    Às vezes eu achava que esses interrogatórios ocorriam nas dependências do diretório regional do PSDB em Curitiba.

  11. Erro de analise, Nassif.

    “Não bate com os fatos a ideia de que Eduardo Cunha foi pego por uma distração da Lava Jato e pela iniciativa dos procuradores suíços”:

    Bate exata e precisamente com os fatos, Nassif.  De todos os processos de corrupcao contra Cunha, esse foi O UNICO que nao ficou totalmente escondido no judiciario brasileiro, e nao ficou porque veio do exterior:  se nao tivesse vindo de governo alheio, ainda estaria tudo mais escondido que as contas de Aecio Neves, cujas provas sairam do Brasil e entrararam no rabo do judiciario para sempre.

    • É isso ai

      concordo plenamente com você. Se não fosse a Suíça o Cunha continuaria a desmentir e sequer seria incomodado pela justiça brasileira. Isso é comprovado já que uma investigação sobre movimentações cambiais suspeitas estava para desde 2006 no supremo. Aliás nesta investigação constam outros nomes de políticos como o de Alvaro Dias.

      Nassif, viajou na maionese do Já-not!

      • Fica pior, Moura.  Nao dava

        Fica pior, Moura.  Nao dava pra foder a Suissa como fizeram no caso de Paulo Maluf alguns 5 ou 6 anos atraz.  Nao tenho documentacao imediatamente, mas a Suissa enviou documentos de Maluf pro Brasil sob estrito requerimento de confidencialidade, “o Brasil” vazou tudo poucos dias depois, e o judiciario trancou o processo contra Maluf por alguma razao imaginaria poucos dias depois.  Ta tudo praticamente parado ate hoje.

    • Só não ficou na gaveta…

      Só não ficou na gaveta, como tantos outros, porque o empoderado Cunha peitou Janot.

      E, como sempre, o corporativismo falou mais alto, porque entenderam que desafiar o Procurador Geral significava desafiar o Ministério Público. 

      Não fosse isso, mesmo vindo uma “cachoeira” da Suíça, nenhuma gota teria chegado a conhecimento público.

      Afinal, o processo estaria tramitando em “segredo de justiça” (ironia mode on).

      É claro que isso tudo é pura percepção pessoal. Acredito que o Nassif tenha fontes que digam o contrário mas, sinceramente, só vou acreditar na versão de que a investigação se originou na Lava Jato quando o processo vier a público (sem ironia) e estiver lá nos autos “preto no branco”.

       

    • Concordo, Ivan.  E tanto é

      Concordo, Ivan.  E tanto é assim que o chamado operador do PMDB não delatou nada de comprometedor sobre o Cunha (imagino que nem perguntaram muito). O destaque dessa delação,  segundo divulgado pela imprensa, foi  sobre o filho de Lula, o Lulinha. Uma acusação sem pé nem cabeça,  mas que tem o exclusivo propósito de desgastar a imagem do ex-presidente junto a um eleitorado  de pouca capacidade de avaliação, que vai  se indignar sem qq reflexão com os gastos absurdos do rapaz bancados com dinheiro da corrupção.  Tudo muito bem calculado. Nenhum ponto sem nó.

      A Suiça, sim, fez a diferença e desconfio que não é devido ao empenho da tal força tarefa do Paraná. Tomara que por conta desses acordos de  cooperação (talvez tb por ação de outras forças) certas figuras que ora posam de beatos estejam na mira daquele país. Quem sabe?

    • Caro Ivan
      Acredito que isso é
      Caro Ivan
      Acredito que isso é uma parte do recado. Tipo: continuem massacrando a Dilma e o PT, mas não tentem golpe, nenhum de voces tem cacife para isso. Nosso prejuízo será muito maior, nãoq euremos uma guerra civil, e se isso acontecer, toda essa, trempa é tranquilamente descartável.
      Veja lá Alckmin já colocou na geladeira por 25 anos parte das nossas maracutais, junto com nossos bandidos.
      Saudações

      • Gostei do comentario mas nao

        Gostei do comentario mas nao faz sentido da maneira que voce o arguiu, Avelino.  Voce deixa o onus de um  vazamento aos pes do governo.  Nao ha caso de vazamento pelo governo Lula ou Dilma de investigacao com sigilo judicial decretado pra protecao de corruptos.  Nenhum.

        Repito o meu arrazoado:  foi vazado pra ninguem se perguntar quanto dinheiro foi movimentado nas contas de Aecio Neves.  Que era dinheiro do partido dele, por sinal.  Essa eh a razao que o tucanissimo Janot engavetou as contas e as denuncias sobre Furnas passaram em brancas nuvens pela mesa de Moro.

  12. A esposa do Cunha não tem foro privilegiado

    e é beneficiaria direta de uma das contas abastecida com dinheiro de propina e não declarada na receita. Precisa de mais motivos para o Moro emitir um “teje presa”?

  13. Vi no facebook: Depois de

    Vi no facebook: Depois de trazer médicos cubanos, Dilma deveria trazer políciais suíços. Só assim pra ver tucano preso.

    Estão abusando do direito de acharem que todos são idiotas. Não é isso que se concluí ao perceber que da delação premiada do operador do PMDB o que apareça na imprensa fascista seja só o nome do dono da Friboi, convenientemente?

  14. O juiz apressado em prender

    O juiz apressado em prender gente do PT, que as vezes prende errado, não prendeu ninguem do lado de lá, alias aquele que podia dizer algo contra o unico foi solto e está sumido e pasmem, por causa disso o processo foi encerrado numa extinção de punibilidade inédita na historia desse país; quanto ao namoro com o ministro é facil: a bola está com ele, é só passar o processo do tse para o seu amigão que será o maior ministro do stf que esse país já viu. Tudo continua como antes, ninguem se salva não…..

  15. Tenho dúvidas…

    A suiça ta cansada de mandar dados suspeitos e estes irem parar no fundo de uma gaveta e isto aconteceria de novo .  Se a Lava Jato pegou o Cunha foi pq esta ficou incontrolavel.

    Moro e Cunha se acham espertos mas prego que se destaca é martelado.  Antes tivesse ficado no canto dele como deputado e nunca seria pego.

    Moro acha que vai conseguir manobrar a lava jato como fez com o Banestado,  mas a coisa ta ficando grande, incontrolável e punir só um lado vai ficar cada mais difícil.

    Aécio tb acha que deve comprar briga, sua hora vai chegar.

  16. É preciso ir ao STF :

     

    A defesa de Dilma deveria ir logo ao STF conjtra essa ação do TSE. Com certeza, o TSE está invadindo a competência do STF. O no STF, Gilmar, Toffoli e Fux são impedidos, não participam desse julgamento.

  17. Nassif você não esta

    Nassif você não esta invertendo as causas e efeitos.

    A lava jato não existiria se o governo não permitisse a roubalheira na petrobrás e na administração geral.

    A oposição não é alvo porque, lógico é oposição não tem poder de nomerar por exemplo  Pailo Roberto Costa para diretoria da petrobrás.

    Todo politico é em principio suspeito, mas prender todos é não prender nenhum, a prioridade é impedir que as falcatruas continuem na petrobrás.

    • Comentário infantil de

      Comentário infantil de troll.

      1- Se fosse no governo do fhc, ÉPOCA EM QUE ESSES CARAS ENTRARAM na Petrobrás, NADA seria apurado e não haveria lavajato nenhum. Tudo seria colocado na gaveta do brindeiro.

      2- Este atual governo DEMITIU os caras há mais de DOIS anos. E está deixando que se apure TUDO, sem engavetar NADA.

      3- A oposição tem várias trapalhadas em governos estaduais com as mesmas empreiteiras, e NADA tem sido apurado. Geraldo Alc. por exemplo, acaba de engavetar por 25 anos todo o processo que poderia apurar as cagadas.

      4- Esse papo de só apurar a Petro não cola, pois também prenderam o vice-almirante que não tinha nada com ela. A coisa é seletiva escancaradamente.

      5- Quando aparecerem PROVAS a coisa poderá ser esclarecida, com delações dirigidas medievalmente não se pode ter certeza de nada. Só serve para alimentar as asneiras repetidas por troll como vc.

    • O Paulo Roberto Costa é

      O Paulo Roberto Costa é funcionário de carreira da Petrobras, só foi nomeado em 2004 após uma rebelião do PP para que o nomeasse, as votações ficaram travadas por 3 meses.

      Cunha, é governo? É do PMDB, mas dizer que ele é governo é abusar da inteligência de qualquer um. Em 2003, já em março, Cunha já sondava a então ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, se sabiam de algo na Petrobras, por meio de ofícios, como os questionamentos seguiram os trâmites normais, ele viu que tinha caminho livre para continuar com seu projeto pessoal de tungar os cofres da Petrobras.

      O Barusco, outro diretor flagrado roubando a Petrobras, admitiu logo no início que roubava desde 1997, que a Reuters em uma matéria até questionou o FHC, podemos tirar se achar melhor? Ora, se os roubos começaram em 1997, feitos pelos mesmo que hoje estão sendo presos e condenados, a influência que o governo da época tinha sobre essas pessoas, pelo simples fato de mudar de governo, essa influência acabou?
      Perdão, mas há muita ingenuidade em sua forma de ver o mundo.

      Não há nada mais cínico do que a fala do Aécio quanto isso, que você reproduz aqui, eles tinham sim muita influência na Petrobras, porque o grande erro do governo foi não ter mudado todas as gerências e diretorias, cada vez que o governo fazia uma mudança, vinha a mídia e a oposição gritando aos quatro ventos, isso é aparelhamento, o governo entrou para se aproveitar da administração pública, e o pior, o PT caiu nessa conversa mole, e o resultado disso é que acabou mantendo boa parte dos safados que roubaram e roubaram muito o dinheiro público.

    • Os causos de sempre.

      Dizia um fanhoso : – Lá en gaza dudu bundo é fánhozo, zó eu gui num zo fánhozo (lá em casa todo mundo é fanhoso, só eu que não sou fanhoso).

      Desde sempre ouço o dita clara alusão de que esse pessoal não trabalha, ou seja, só se trabalha na iniciativa privada.  Puro preconceito. 

      Mas uma coisa é legitima : – uma coisa só passa a existir de fato (pra si), a partir do momento que se toma conhecimento dele. Exemplos disso é afirmar-se que na época da ditadura não havia roubo nem violência,  o sistema judiciário é justo e incorruptível, e, por fim, a corrupção na Petrobras iniciou-se com o PT.

      Tenho 67 anos de idade, passei por toda a época da ditadura, que um tal de padre Paulo Reinaldo Junior não sei das quantas (de São Paulo, acho), chamou de DITAMOLE e tudo mais que a política nos ofereceu de lá pra cá. Eu vivi todas as consequências de todos os atos desta história, jamais soube que nunca houve corrupção na política brasileira, pelo contrário, corrupção era a consequência da permissão dada pelas urnas e ninguém se incomodava.

      E sabe por que ninguém se incomodava, “aliancaliberal”, porque os empoderados tinham a cara e o cheiro  palatável ao poder central.

    • Raciocínio torto. Teve um

      Raciocínio torto. Teve um delator que comentou que a trampa começou em 1996. Por que então investigar somente a partir de 2003?

    • A imprensão que dá é o Sr

      A imprensão que dá é o Sr Liberal pensa que a Petrobrás foi criada em 2002. Ele pensa também que o PSDB é apenas oposição. Nunca foi governo e não  governa estado nenhum atualmente. Se realmente a intenção é combater a corrupção tem que ser feito para todos os culpados. Políticos da oposição já foram muitas vezes denunciados. Os empresários corruptos também fizeram negócios com o governo federal e  fazem negócios atualmente com os governos da oposição. Várias denúncias já foram feitas, mas nenhuma é acatada pelo MP e Judiciário. Será que a denúncia da Suíça(trensalão)  relativa a políticos do PSDB também deveria ter sido ignorada? Por que se deve apenas investigar a partir da posse do Lula? Por que não dois dias antes ou um ano antes? Que argumento mais infantil. É claro que a lavajato não tem intenção de combater a corrupçao. A intenção dela é incriminar os políticos e empresários que tenham se aproximado do PT. De agora em diante, qualquer pessoa que doe ao PT é bandido. O Sr esquece que o Moro era advogado do PSDB. Que a esposa do Moro é consultora jurídica do PSDB. Que a esposa do Moro representa o interesse de  várias empresas petrolíferas internacionais. O Aécio e a sua irmã foram denunciados. Por que o Moro não interrogou a irmã do Aécio? Inclusive já se sabe até a casa em que foi entregue o dinheiro da corrupção ( a casa da prima do Aécio). É óbvio que todos os advogados já sentiram que, se os seus clientes (réus) envolverem o PT na sua delação, eles ganham liberdade na hora. Mas se denunciar o PSDB, fica em cana o resto da vida. Do PSDB, só pode denunciar morto.

      • Engana-se Otávio…

        Engana-se, você, Otávio, esse tal Aliança besteiral não pensa. Aliás, a capacidade cognitiva desse sujeito é nula! 

  18. quadrilha do guarda-chuva existe!!!

    A superquadrilha do FHC, formada pelo Cunha, Aecio, Serra, Alckmin, Beto Richa, Perillo, Toffoli, JB, AB, Marco Calciolla, Gilmar o Chefe, Fux, Bermudes, Weber Moro, Carmen Serasa,  Rede Globo, TSE, MPF, TCU, PGR, TREs, TJs, PGE, TCs, PF,  e etcs…., querem dar o Brasil de quatro para os YANKES…, O POVO TEM QUE IR PRA RUAS, O POVO TEM QUE IR PRA RUAS……., senao teremos uma SIRIA no Brasil……????

  19. Nassif
    Ridiculo tentar

    Nassif

    Ridiculo tentar colocar Cunha como o maior peixe da lava jato……… Os peixes da lava jato são muito maiores que CUNHA, CUNHA perto do que virá pela frente é pinto.

  20. Acho que o dr. Moro tirou a
    Acho que o dr. Moro tirou a máscara quando foi pro evento do João Dória. Como que isso não foi escandalizado?? Fora a prisão do almirante. O dr. Moro é esperto mas dps de um tempo a cara de tucano fica mais evidente

  21. Corrupção não é o problema,

    Corrupção não levou a elite as ruas pedir o Fora PT,  fora Dilma, corrupção não preoculpa os homens da justiça, corrupção não preoculpa todos os partidos políticos do Brasil, corrupção não preoculpa as igrejas, corrupção não preoculpa os empresários e suas empresas, corrupção, corrupção, corrupção… O que preoculpa e muito, talvés 92,3% da população brasileira é a democracia; onde os direitos são colocados muitas das veses afrente dos deveres antes que entre em regulamentação, e é isso que está incomodando muita gente, e inflando os setores mais conservadores e alimentando os golpistas, pois a corrupção cabe muito bem no dia dia dos brasileiros, mas as investigações e as punições, quando chega, dói.

  22. Elefante Branco

    É por essas e outras que o Inquérito Policial é considerado um monstrego, uma anomalia. 

    Deveria ter como objetivo a coleta de provas, mas um delegado tendencioso pode perfeitamente direcionar o inquérito para pessoas e não para provas dos fatos que se busca esclarecer.

     

     

     

  23. Youssef e o monotrilho SP

    Apareceu no caderninho do Youssef uma planilha com referências ao monotrilho de São Paulo. O diligente MP paulista simplesmente arquivou o inquérito. O que seria mais uma bomba no colo do PT, para o PSDB não vem ao caso.

    Não é razoável presumir que as empreiteras citadas na lava jato praticaram ilícitos somente no âmbito da Petrobras. A Andrade Gutierrez, segunda maior do País, torceu para o aécio neves para colocar um fim na extorsão petista? É um juízo muito sem vergonha, convenhamos.

    Dada a seletivdades das investigação e dos vazamentos, só cai no papo furado de “refundar a república”, “limpeza ética”, quem é tiete da boy band da lava jato.

    Poderíamos ter um presidente da república com conta secreta em Lichtenstein?? Como são sofisticados esses tucanos… Dormem tranquilos com a desídia do MP. Se essa gente volta pro governo federal, aí que desanda a esculhambação.

     

     

     

     

  24. Lava-jato e Suíça

    Virão mais e mais e mais contas da Suíça, já revelou o Ministério Público de lá.

    E todas por ação e como resultado da força-tarefa do MP brasileiro que trabalha na Lava-Jato.

    Quem condena essa operação desde o início pelo fato dela ter sido usada pela imprensa com este ou aquele objetivo político, ainda terá que engolir muitos sapos. Alguns barbudos, inclusive.

    • Só se não mudar nada na

      Só se não mudar nada na seletividade. Agora, que torcida contra o sapo barbudo, não? Freud explica.

  25. O terceiro ítem é suficiente

    O terceiro ítem é suficiente para se colocar sérias dúvidas sobre a Lava a Jato, apesar do primeiro ítem ser um fato. Cunha ter sido pego é muito bom para o país, no entanto, alguém falou aqui que o sujeito quanto mais acuado, mais ataca o governo. 

    Ele ser alvo então não depõe a favor da seriedade da Lava a Jato. Querer poupar tucanos é vício de origem, e deveria ser o suficiente para anular tudo e recomeçar do zero. Ou melhor, recomeçar da era FHC que foi quando se flexibilizou a lei de llicitações para a Petrobrás. E Paulo Costa & CIA começaram o banquete.

    Quanto ao ítem 2, eu vejo que o grande problema da Dilma no TSE e no STF são dois, Tofolli e Fux. Gilmar controla esses dois, que não passam de moleques vaidosos de toga. O governo não tem outra saída senão partir com tudo na guerra jurídica no STF e TSE. Lewandowski já manifestou-se claramente a respeito dos pré-julgamentos fora dos altos. É a deixa para questionar os três cavalheiros do apocalipse. Se depender desses aí, intstaura-se o caos

     

  26. Aliena porque se aliena, ou se aliena porque aliena?

    O compulsivo, mas principalmente patético recurso “disco rachado” do “alienançaliberal”/oneide, que apenas repete os mantras midiáticos sem a menor honestidade, funciona como um índice da boçalidade sem noção desse troll catequista caquético; mostrando, também, quão escravo poderia ser de uma visão de mundo que não se modifica, porque possui fortes mecanismos psíquicos defensores de ego combalido, aonde o seu voluntariado alienador também capacitaria aliená-lo de si e seus conflitos avassaladores.  “Alienança”, concordo que o PT é fogo, mas no rabo?

  27. Cunha é de competência do

    Cunha é de competência do STF, mas a esposa não, portanto,  ela deveria ser presa e o magnífico moro utilizar a sua metodologia nela.

    Imaginem 1, 2, 3, dias presa….. 2, 3, 8 meses presa o que ela não ia dizer não podendo mais usar os seus lindos cartões.

     

  28. Constituição Federal

    Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckimin e Aécio Neves da Cunha. Estes homens não são cidadãos. Porque estão acima da cidadania. São uma categoria especialíssima. Estão seguramente acima da Constituição Brasileira. Nenhuma lei se aplica a eles. As corporações do Estado brasileiro estão devida e profundamente aparelhadas, desde os primórdios da Colônia, do Reino Unido, do Império, da República, para servir e proteger a elite, para conservar seus privilégios. Isso não vai mudar. Mesmo que a grande batalha da mídia seja exitosa. Ainda assim teremos a mentalidade que temos nas forças armadas, nas polícias, no judiciário, no ministério público, nas igrejas, nos meios empresariais, financeiros, e sim, na receita federal. Vão continuar a protejer os seus, e a perseguir a guerrear os demais. Um aprofundamento da democracia, inclusive a direta, sua sistematização, sua normalização como cultura do dia a dia, é o que pode amenizar esse autoritarismo, esse poder de origem divina.

  29. Sobre peixes…

    Na minha modesta opinião, o Zé Dirceu foi um peixe mais graúdo que o Cunha. Ministrão do Lula, grande cabeça do PT e virtual candidato a presidente (eleição praticamente certa, aliás), se não tivesse caído no Mensalão.

  30. Nassif…

    Nassif essa foi genial pela ironia que encerra: “[…] e do alto do seu enorme conhecimento jurídico, Toffoli rebateu os argumentos de Dalmo Dallari, acerca da impossibilidade do TSE cassar o mandato de Dilma”.

    Põe “conhecimento jurídico” nisso, Nassif. Esse cara é um Canotilho, ou, seria um Bobbio? Tem indivíduos que não se enxergam mesmo, ou, não tem o senso do ridículo! Esse neo-amigo do Gilmar Dantas é um deles!

  31. esqueçam Cunha…

    dados de 100 contas novas já a caminho ( 1 bi e meio )

    se bobear já tem gente querendo fazer acordo por lá, diretamente com o ministério público

    tremei pilantrada, pois o golpe na corrupção praticada por vocês é de alcance mundial

  32.  
    EXTRA! EXTRA!

     

    EXTRA! EXTRA! EXTRA!…
    DINAMITE?!
    NÃO!
    MÍSSIL!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Proer deu R$ 1,25 bi para banco da família de Aécio que já estava para falir

    Além de suspeitas de beneficiamento indevido de programa federal de FHC para favorecer o banco Bandeirantes, uma investigação sobre contas da família em Lichtenstein aguarda para sair da gaveta há 8 anos

    por Helena Sthephanowitz, para a RBA publicado 12/10/2015 16:02

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/10/familia-de-aecio-beneficiou-se-de-r-1-25-bi-do-proer-para-manter-banco-a-beira-da-falencia-104.html

  33. So quero saber uma coisa:

    So quero saber uma coisa: quem são os donos das mais de cem contas bloqueadas na suiça? Vão falar ou vão esconder como fizeram com a lista do hsbc?

  34. O Moro manda prender todo

    O Moro manda prender todo mundo? Dá a impressão que é um juiz implacável. Porém não é ele que está com o processo do Cássio Cunha Lima do, psdb em seu poder desde 2012 e não tomou nenhuma providência até hoje? Não foi ele que no caso do Banestado não denunciou nenhum político e absolveu o Presidente do banco (cria do Jaime Lerner) e condenou só do segundo escalão pra baixo. E por que até agora não prendeu a esposa do Cunha? 

     

    • Prisão da Claudia Cruz – mulher do Cunha – por quê não prende?

      E a mulher do Cunha continua em liberdade. O juiz da “leva jeito”, não vai determinar a prisão desta mulher, que segundo o Ministério Público da Suíça, tem uma conta corrente com recursos milionários, fruto de propinas nos negócios da Petrobras. Para a cunhada do tesoureiro do PT – Vaccari, a prisão determinada por Moro foi em cima de vídeos de um caixa eletrônico. A leva jeito, se não prender e interrogar a mulher do Cunha, mostra mais uma vez o quão seletiva é esta investigação / processo.

  35. Sr.Nassif e demais,
    Queria

    Sr.Nassif e demais,

    Queria ajuda para sanar algumas dúvidas.

    Não parece estranho que a Lava Jato não tenha, através de seus investigadores que evidentemente não é o Juiz Moro, localizado antes as movimentações de Eduardo Cunha e não tenha até agora localizado nada de Aécio Cunha, também delatado?

    Se a PF e a Procuradoria Federal são instituições ligadas ao Ministério da Justiça, seria o cidadão blindado por elas e por que?

    Isso me faz lembrar como terminou a Satiagraha, a CPI da Privataria, do Banestado.

    Toffoli foi indicado por Lula e até hoje é desmoralizado por oposicionistas por isso e se presta a tentativas de golpe contra o governo atual por que?

    O fato de os esquemas de financiamento dos partidos serem os mesmos explicaria porque Aécio foi contra pedido de impeachment de Lula por ocasião da denúncia do chamado mensalão? Em caso positivo, qual a razão de agora liderar, às vezes diretamente, às vezes por sua tropa de choque, o impeachment de Dilma?

    Com todas essas dúvidas fica apenas uma certeza: morro de dó da presidente Dilma e torço para que ela abdique do papel a que tem se prestado.

     

     

  36. O JORNALISTA GERSON CAMAROTTI

    informou que Aécim Neves Cunha recebeu relatórios completos da operação Lava a Jato do Sen. Álvaro Dias para usar dados nos debates antes das eleições. Ninguém conseguia nada, somente divulgavam de forma seletiva para os amigos.

         Porque a Justiça ou Promotores da Suiça divulgaram somente o caso do Eduardo Cunha?.

         Certamente porque já estavam sentindo um engavetamento.

  37. E por que ainda não se

    E por que ainda não se prendeu a mulher do Cunha? Ora, nesse caso a chantagem pela pressão psicológica é bem mais eficiente que a perpetração do golpe.

    O presidente da câmara hoje é refém e agente do golpismo.

    Um dilema terrível para quem se considerou poderoso demais: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    Àqueles que sempre agiram às sombras e à escuridão, a luz dol sol pode lhes ser desagradável e até fatal. Cunha quis operar na superfície tudo que fazia no esgoto.

    Janot, apesar de sua discrição não tem mais o que esconder: É um PGR como todos os outros da era PT, são anti-governo. As revelações sobre as contas de Cunha (descoberta pelo MP suiço) sem o devido agravamento da denúncia ao STF, requerendo a prisão do achacador-mor, tem por objetivo mostrar ao presidente da câmara que seu tempo está se esgotando e que a entrega do encomendado tem de ser para ontem.

  38.  
    EXPLOSÃO NA OPERAÇÃO ‘LEVA

     

    EXPLOSÃO NA OPERAÇÃO ‘LEVA JEITO’ [DE GOLPE!] SOB OS AUSPÍCIOS DO SÉRGIO ‘MOR(t)O’! $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Surgem os áudios da cela do Youssef: são mais de 100 horas Por ínclito e impávido jornalista Marcelo Auler 12 de outubro de 2015 (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.marceloauler.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Lava-Jato-Grampo-Ativado.png

  39. Outras dúvidas

    Nassif, bem didático e claro, me tirou várias dúvidas sobre o tema. Mas, do alto da minha ignorância, ainda não entendi:

    1) Por que Eduardo Cunha jura de pés juntos que a denúncia contra ele foi obra da Dilma, PT, governo  ( e não da PF, Moro & cia) ??

    2) Por que o ministro Dias Toffoli, tido como pró-PT durante as votações do mensalão, agora juntou-se a Gilmar Mendes que quer exterminar todos os petistas da face da Terra ???

    3) O que Eduardo Cunha ganha fazendo às vontades do PSDB de derrubar Dilma antes dele mesmo cair? È apenas uma vingancinha ou a oposição pode ajudá-lo , concretamente, a sair do buraco ??

    Por favor, me iluminem !

    Obrigada.

     

     

     

    • Já foi explicado neste blog

      Já foi explicado neste blog porque o Tofolli ficou na palma da mão do Gilmar. Porque o Gilmar lhe fez o favor de absolver um seu irmão que estava encrencado com a justiça eleitoral. Este foi o motivo, digamos, “nobre”. Se há outro, não se sabe.

      Quanto ao Cunha, é esperteza do Cunha. Ele sabe que o petardo veio da Lava Jato, mas quer enganar meio mundo sobre a origem do torpedo, enquanto centra foga na Dilma, procurando as boas graças dos golpistas. É uma esperteza sem brilhho, que só engana porque não temos imprensa.

      • Com que então foi indicado ao

        Com que então foi indicado ao STF um cidadão que colocaria em risco a democracia e, em última instância, a vida dos brasileiros em caso de uma explosão social, apenas por um favorzinho?

        Quanto a Cunha: como o jaboti do PMDB-RJ subiu  na árvore?

  40. Muitas coisas expõem o

    Muitas coisas expõem o elevado perigo que o senador Aécio Neves significa para o país. Sua ascensão máxima significaria a abertura completa do flanco do país ao ataque sem defesa de seus piores inimigos internos e externos. Mas o Aécio é apenas um empregado, e o verdadeiro perigo está naquilo que o apoia e promove. Um político que manobra todas as instituições de seu estado ao ponto de conseguir fechar por via jurídica o único blog que lhe fazia oposição e que falava abertamente dos problemas que envolvem sua pessoa, e além disso ainda consegue da polícia uma devassa em casa de adversários e a prisão totalmente absurda de dois deles, e um político que é completamente resguardado e blindado e sustentado e apoiado por uma operação jurídica do porte da Lava Jato, embora essa operação se jacte de tentar livrar o país da corrupção e no entanto nem sequer faça perguntas aos seus delatores acerca de sua pessoa, tudo isso só significa uma coisa: O Comitê Central para a Tomada do Poder no Brasil, onde têm assento as mais ilustres figuras da elite plutocrática e midiática do país, e também ilustres agentes e representantes do exterior, escolheram Aécio. Bateram cabeça com Eduardo Campos, depois com Marina, sondaram as capacidades do Barbosa, mas resolveram se fixar em Aécio, para tomar o poder no Brasil ou pelo voto ou pela marra. Aécio se mostrou como o melhor empregado para os fins do Comitê e ainda continua sendo o escolhido, agora na marra e no golpe. Entretanto, se surgisse candidato mais adequado, o Comitê se livraria dele num atimo. Então, não é a simples blindagem da mídia e da justiça que dão esta segurança e empáfia a Aécio. É a certeza e o orgulho de ser o escolhido pelo Comitê. Cabe acrescentar que este Comitê, embora esteja no Brasil, não tem nada de brasileiro e está se lixando se o Sete de Setembro é uma palhaçada ou não. E ele Aécio é o escolhido, o ungido por este Comitê supra-nacional, e seus pecados podem ter sido o máximo da patifaria, que mesmo assim aquele fleugmático Comitê se considera em condições plenas de esconder e minimizar tudo, bem como de fazer com que o povaréu de classe média enxergue o Aécio como um herói e a Democracia e o interesse nacional como duas grandes bobagens.   

  41. Mayjesus!!!!!!!!!! Pegou o

    Mayjesus!!!!!!!!!! Pegou o cunha aonde? Na mao? No dedinho? No bumbum? Justiciaria nao pega propineiro, protege propineiro. Quem denunciou cunha foi Justiça suiça. Aqui nosaa justiciria não acusa os cunhas, participa da marginalidade.A justiciaria morista, JAMAIS acusou propineiro. Chafurda na lama junto com os marginais dessa naçao.

  42. Politiqueiros.

    A acusação sobre aécio e oposiçao é a de receber dinheiro das mesmas empresas que agem do mesmo modo em obras no Brasil inteiro, inclusve da tal “cidade administrativa”.

    Mais: o Youssef, lavador de dinheiro contumaz e delator de estimação, falou em alto e bom som que levava dinheiro lavado ou não pra minas. Insistir em procurar se era do Barusco ou do Paulo Roberto é diversionismo porque a campanha da lava jato não começou com petrobras, mas com delação de Youssef. Ele é que ofereceu os funcionários ladrões pra se safar e esstes ofereceram empreiteiros. Tudo drigido, sincronizado e em conluio com a imprensa e a “tioria” do “projeto de poder” exclusivo do PT. Quem não se lembra que o Eduardo Cunha foi mo-bi-li-za-do de lá do Paraná convenientemente no primeiro dia do recesso parlamentar ?

    O fato é que o dinheiro era das empreiteiras; era do “lucro Brasil” delas. Sempre foi assim que as campanhas foram financiadas desde que a República é nova. O ódio ao PT e ao José Dirceu vem do fato de que os que estão hoje na oposição queriam o dinheiro todo pra eles; e foi à partir do momento em que o dinheiro passou a ser repartido que perderam quatro eleições seguidas.

    Por isso querem melar o jogo, essas crianças mimadas e cínicas; ou então sacrificar o bode expiatório…

    É essa a ameaça á democracia para a qual tanta gente está se dando conta somente agora (não perceberam com quem estavam lidando nesse tempo todo).

    E os crianções da lava jato estão se prestando a isso alegremente, em vez  de cumprirem objetivamente seu papel funcional. O fato de não prenderem a esposa do cunha e a irmã do aécio é mais do que prova suficiente (afinal a confisssão já fora feita em pleno período eleitoral): por muitissimo menos esses politiqueiros prenderam a cunhada do Vaccari.

  43. MARANHÃO

    Sobre a expressão GOLPE PARAGUAIO. Seria melhor a expressão GOLPE MARANHENSE.

    Em 2002 a então candidata à presidência da república Roseana Sarney foi vitima do golpe dos tucanos , auxiliados pela imprens , os quais conseguiram derrubar sua candidatura. A REVISTA VEJA publicou capa com Roseana e o marido Jorge Murad com os dizeres : ELES PENSARAM QUE O BRASIL ERA O MARANHÃO.

    Em 2009 , o governador eleito do Maranhão JAckson LAgo , retirado do cargo ,  foi vitima precursora do mesmo golpe aplicado ao presidente paraguaio Fernando Lugo em 2012.

    Hoje tem-se a mesma situação no nivel federal. Se Roseana e seu marido pensaram em 2002 que o Brasil era o MAranhão , então estavam certos. O único problema para Roseana e Murad foi que , assim como no Maranhão de 2009 eles acabaram com quem não pertencia ao seu circulo de poder , no plano federal eram eles que não faziam parte da turma e lhes foram aplicados os mesmos métodos maranhenses que hoje tentam atingir DILMA .  

    • O mais sabido tucano do

      O mais sabido tucano do Ceara, Tasso Jereisati, quando viu o que estavam armando pulou fora e empurrou o sarney pra boca do lobo, salvando sua pele naquela época de uma devassa fiscal que iriam fazer nas suas empresas, abrindo mão da disputa interna da campanha presidencial. Tudo farinha do mesmo saco.

      • Porque tá enrolada até os ossos …

        Por que é titular de contas suspeitas  não declaradas, na Suiça. É ou não é?????

        • em que país vc vive?

          Pq aqui no meu país, o Brasil, pessoas não vão para a cadeia por não declararem recursos a receita federal.

          O máximo que A LEI diz ser possível como punição é uma multa.

           

          então…voltando a pergunta original….

      • resposta

        Prender para não atrapalhar a investigação ocultando provas e também porque é perigosa. Quem faz isso tudo so pode ser prerigoso, capice??? 

  44. Temos que reconhecer que

    Temos que reconhecer que ninguém “pegou”  o Cunha, ainda. Ele está livre, leve e solto para fazer o que quiser, que vai desde “comandar” a Câmara (???) até a abertura do processo de impedimento da presdiente. Digo mais. Acho que ele só cai depois que fizer o jogo sujo. Com isso ele vai ganhando tempo, enganando a gregos e troianos. Estão todos, situação e oposição, comendo na mão deste canalha. Por esta razão, acho que o Nassif foi meio, digamos, afobado em sua consideração. Por enquamto, os únicos que deram cascudo no Cunha foram os suiços…

  45. Quem “pegou” o Cunha foi o Janot

    A Lava Jato não pegou ninguem que não seja do PT. Até a cunhada de Vacari foi  presa, enquanto a esposa de Cunha esta solta. A Lava Jato blindou toda oposição, inclusive o Cunha. Só ficamos sabendo das contas na Suiça por que o Janot foi atras dos Suiços e eles confirmaram. O Cunha é protegido desde a época  em que um processo contra ele dormiu 8 anos nas mãos do Barbosa. Quanto a Tofolli, vamos deixar de frescura, o homem hoje tá no bolso do Gilmar. É capacho do Gilmar. Por isso os elogios do PSDB. não foi aqui unico blog que noticiou como Gilmar barganhou com Tofolli a absolvição do irmão desse ultimo????  

  46. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome