
Foto: Marcos Corrêa/PR
Jornal GGN – Nesta quinta-feira (25), o presidente Michel Temer revogou o decreto publicado ontem no Diário Oficial que autorizava o uso de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios.
No decreto publicado hoje em edição extraordinária do DOU, o presidente diz que decidiu tirar os militares das ruas da capital federal em razão da “cessão dos atos de depredação e violência e consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios”.
A revogação ocorre menos de 24 horas após a assinatura do decreto que enviou tropas militares para o DF. Na manhã de hoje, Temer se reuniu com os ministros Raul Jungmann (Defesa), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) para avaliar a questão.
CRÍTICAS
O decreto publicado ontem foi alvo de críticas vindas de parlamentares, movimentos sociais, partidos políticos e até do Governo do Distrito Federal.
Em sessão no plenário do Senado, Renan Calheiros, líder do PMDB, criticou Temer e disse que a convocação das Forças Armadas beirava a insensatez. “Beira a insensatez fazer isso num momento em que o país pega fogo. Beira a irresponsabilidade. E fazer isso de forma dissimulada, dizer que foi a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, que negou”, afirmou o Senador.
Em nota, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos repudiou o decreto, afirmando o uso das Forças Armadas compromete a “ estabilidade das instituições democráticas e republicanas deste país”.
O Partido dos Trabalhadores (PT) criticou a repressão contra os manifestantes e disse que a convocação dos militares era uma “medida desnecessária e desmedida” que remete aos “retrocessos típicos dos anos de chumbo da ditadura militar”.
Em nota oficial assinada pelo governadora Rodrigo Rollemberg, o Governo do Distrito Federal se disse surpreso com o decreto Temer, afirmando também que o uso das Forças Armadas era “medida extrema adotada sem conhecimento prévio e nem anuência do Governo de Brasília e sem respeitar os requisitos da Lei Complementar nº 97/99.

emerson57
25 de maio de 2017 2:36 pmfez que ia e acabou fondo
phora24/05/2017 – 20:05
-Ô treme, pede para ir c…. e não volta mais! Sae phora. Logo tu, que outrora phoi um portentoso prophessor da USP (se-nho-res!), adevogado e prophessor, se sujeitar a um ridículo destes de assinar sem ler! Esse erro vacilão nem a doutora Jenaina ! Desse jeito o povo vai te odiar tanto que pode pensar até em pesquisar as salinhas do seu philhote. Que história você vai poder contar lá na lojinha? Infelizmente você não foi aprovado, um ano se passou e você não fez nada que preste. O povo não gosta de você, ao contrário debocha da sua pessoa. Vai ser ruim ao chegar em casa a patroa vai te olhar com aquela cara de -Eu te disse que era para tu não se meter nisso, que era muita areia e tals. Pior ainda é ter que mentir para o gurizinho. Isso sem contar os livros de história que o teu filho vai ter que decorar. Que trapalhada em? A sua ambição foi maior que o seu talento! Ô dó.
peregrino
25 de maio de 2017 2:50 pmao decretar, Temer mostrou a que veio…
o motivo de ter dado o golpe
é por isso que só tem investigados do seu lado…………………………………
apenas testou a possibilidade de dar fim à própria Polícia Federal
quanto a isso, Temer é o político mais perigoso que já tivemos, por detestar povo, por querer que o Brasil deixe de ser do povo………………………viveríamos um período de escravidão para a sobrevivência ou volta dos seus iguais
peregrino
25 de maio de 2017 2:53 pmmas não contem como vitória…
principalmente se as forças armadas não se manifestarem no lugar da Globo
sai esse e poderia entrar qualquer outro, tão ou mais perigoso
Rui Ribeiro
25 de maio de 2017 2:50 pmRevogou o que sequer deveria ter sido instituído
E esses caras de tacho caquéticos que, em vez de protegerem a população que sustenta nabasbecamente seus privilégios, atacam a mencionada população, o que esses Traíras da Nação merecem?
Diogo Costa
25 de maio de 2017 2:55 pmCorreção necessária
O Decreto revogado pelo presidente usurpador e golpista nada tem a ver com Estado de Sítio ou Estado de Defesa. A “garantia da lei e da ordem”, de que tratava o natimorto Decreto revogado, é bem mais branda do que o Estado de Sítio ou o Estado de Defesa. E estes, para entrar em vigor, precisam ser aprovados por maioria absoluta no Congresso Nacional.
Apenas para constar.
Rui Ribeiro
25 de maio de 2017 2:59 pmCessação dos atos de depredação e violência é o kct
Quando ele botou o exército contra seu próprio povo, as manifestações ainda eram pacíficas e ordeiras. As supostas depredação e violência decorreram justamente do ataque do exército aos manifestantes.
maria rodrigues
25 de maio de 2017 3:15 pmTemer adora vogar e revogar
Temer adora vogar e revogar tudo, só não revoga seu mandato ilegítimo.
Valmont Santos
25 de maio de 2017 3:23 pmGOLPE ATABALHOADO
A tentativa de Temer, com apoio do limpíssimo Jungmann e de seu general-de-palácio Etchegoyen, de colocar as Forças Armadas no centro do golpe foi uma manobra desesperada, atabalhoada e, felizmente, frustrada,
Porque o General Villas Bôas se recusou a embarcar na canoa furada do golpe temerista.
Nelson Jobim também já recusou o papel de capataz das reformas temeristas comandadas pelo Cartel da Mídia. Os oráculos do deus-mercado ainda procuram um novo lacaio, uma vez que até os midiotas já cansaram de ver a caratonha do Meirelles da Friboi na telinha. Esse não cola mais.
Alan Souza
25 de maio de 2017 3:29 pmEm menos de 20 horas, duas provas de tibieza
A primeira, ao convocar as Forças Armadas, assim que enfrentou o primeiro protesto de verdade.
A segunda, ao recuar depois de ter afirmado estar correto e que “exerceria suas prerrogativas” sempre que necessário.
Mas o que esperar de um sujeito que perde o sono por causa de “fantasmas”, mas não por destruir o país?
Antonio C.
25 de maio de 2017 3:39 pmComentário
E este estado de quintal que o país se encontra, quando será revogado? Esse tá durando bem mais.
alfeu
25 de maio de 2017 4:34 pm*
Panacas e ridículos os controladores desse Temer.
GalileoGalilei
25 de maio de 2017 5:25 pmManobra arriscada
Característica de quem já não tem muito mais a perder.
Ao chamar os militares, Temer correu o risco de ser desobedecido.
De certo modo foi o que aconteceu. As declarações do General Villas Boas foram discretas indicações de que as forças armadas não estariam disponíveis para sustentar um governo cada vez mais ilegítimo.
Poderia ter sido pior. Para Temer e para o Brasil, caso a desobediência fosse escancarada.
Neste caso, as consequências seriam a prisão imediata de Temer com a inevitável tomada de poder pelos militares. O golpe automaticamente transformando-se de civil/parlamentar em militar.
Para Temer ter assumido tamanho risco é por que o que conta agora é tentar salvar a pele, ainda que irresponsavelmente apostando no fim do mundo.
Observo que o recuo de Temer não foi o único nestes últimos 8 dias. Houve também o recuo da Rede Globo de Sublevação. Dando como certa a queda de Temer, caiu matando. Alguma coisa, entretanto, deu errado fazendo-a recuar.
Há ainda algumas peças faltando neste quebra-cabeças.
José Robson
25 de maio de 2017 7:30 pmVotações!
Penso que deve ter havido receio de se invalidarem futuramente as votações no Congresso. Nâo tenho muita certeza das questões factuais, mas parece que a validade das deliberações do congresso pressupõem um “estado de normalidade”. Um “estado de excessão”, como o que sobreveio com esse medida, poderia contaminar a validade das votações.
Alguém poderia ajudar no tema?
José Robson
25 de maio de 2017 7:35 pmCongresso!
E parece que o Congresso haveria de referendar essa medida.
romulus
25 de maio de 2017 8:28 pmTEMER JOGA “BOMBA NUCLEAR”… MAS NO PRÓPRIO PÉ
TEMER JOGA “BOMBA NUCLEAR”… MAS NO PRÓPRIO PÉ! 24/5: O DIA EM QUE O GOLPE FOI DERROTADO
Cadê o meteoro?
– Temer/Jungmann/Maia dão um baita tiro no próprio pé – mais para míssil nuclear (!): o “blefe” da “intervenção militar”…
– … queimou na largada!
– Isso porque ninguém na Praça dos Três Poderes teve culhão para bancar o Exército – de novo! – descendo o cacete no… próprio povo que jurou defender!
– Insólito: Meirelles, gay semi-assumido (!), delirou que podia se tornar Presidente – no Brasil da homofobia assassina?!
– Peraí… “Presidente”? Portanto “Comandante-em-chefe”? Da repressão? Tocada pelos… ~machões~ fardados?! Esquece, Meirelles! (rs)
– Veja por que Lula é um estadista: o que é “Política” com “P” maiúsculo.
– Na qualidade de Estadista, Lula não se opõe a um freio de arrumação, sob Nelson Jobim. Para ~começarmos~ o looongo caminho de volta à democracia, ao Estado de direito e à normalidade institucional.
– Agora é com a Esquerda: a bola está na marca do pênalti! Começamos a transição pós-golpe, de volta à democracia? Ou não?!
LEIA MAIS »