“Temos de aguentar mais três anos sem nenhum golpe”, diz Lewandowski

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Sem citar a presidente da República Dilma Rousseff (PT), o presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski disse, durante palestra em uma faculdade de Direito em São Paulo, nesta sexta-feira (13), que é preciso ter “paciência” e “aguentar” sem qualquer tipo de “golpe institucional” que possa fazer o Brasil retroceder três décadas em apenas três anos.

“Com toda a franqueza, devemos esperar mais um ano para as eleições municipais. Ganhe quem ganhe as eleições de 2016, nós teremos uma nova distribuição de poder. Temos de ter a paciência de aguentar mais três anos sem nenhum golpe institucional”, afirmou o magistrado, segundo relatos da Folha.

“Estes três anos [após o ‘golpe institucional’] poderiam cobrar o preço de uma volta ao passado tenebroso de trinta anos. Devemos ir devagar com o andor, no sentido que as instituições estão reagindo bem e não se deixando contaminar por esta cortina de fumaça que está sendo lançada nos olhos de muitos brasileiros”, afirmou.

Essa foi a primeira vez que um chefe de um Poder fez uma defesa enérgica do mandato da presidente, que só termina em 2018. Desde que foi reeleita, a petista tem sido alvo de várias tentativas de deposição, que vão desde a ameaça constante de impeachment na Câmara comandada por Eduardo Cunha (PMDB), até ações no Tribunal Superior Eleitoral apresentadas pelo PSDB. O partido, derrotado pela quarta vez consecutiva na última disputa presidencial, alega abuso de poder econômico e quer a cassação da chapa Dilma-Temer pela Justiça Eleitoral.

Crise é política

Segundo a Folha, o contexto no qual Lewandowski mencionou a expressão “cortina de fumaça” diz respeito ao “artificialismo” da dimensão da crise que pauta diariamente a cobertura do governo Dilma. Na visão do ministro, a “crise do país tem mais fundo político do que econômico”, escreveu a Folha. “O STF não está se deixando envolver emocionalmente por estes percalços que estamos vivendo”, garantiu o presidente do Supremo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem arroubos, sem grandes

    Sem arroubos, sem grandes gestos. Simplicidade, elegância e correção; seguramente o ministro não é órfão,  teve mãe para ensinar-lhe princípios de vida.

  2. Magistrado

    Ricardo Lewandowski é o que podemos considerar como paradigma de Magistrado.

    São os verdadeiros Magistrados que sustentam a condição da Civilidade superar a Barbárie.

  3. Luz no fim do túnel

    Desde a eleiçao o país está assistindo diariamente a um filme de terror. Nas últimas horas, depois de ver o “choque” em cima dos estudantes na escola Fernao Dias em sampa, as palavras desse Ministro do stf  trouxeram um pouquinho de alívio e teve o peso de ser a melhor notícia do dia e dos útltimos tempos. Ele sabe da parcialidade da maioria dos seus pares. Falta bastante para o stf recuperar a credibilidade, dizer a que veio e ter o seu nome escrito com letras maúsculas. Essa atitude sinaliza um começo, uma luz no fim do túnel. O judiciário precisa de gente séria como ele.

  4. Quem disse que depois das

    Quem disse que depois das eleições de 2018 (se efetivamente elas ocorrerem) os setores golpistas vão se acalmar ? Não há garantia nenhuma disso, principalmente se eles perderem novamente.

  5. Fiquei de alma lavada com a

    Fiquei de alma lavada com a declaração do ministro. O STF é uma entidade que honra o nosso país e são pessoas de bom caráter que fazem isso acontecer. Diferente de uma lava jato que a mídia tanto gosta e que tipo de mídia?

    1. pois é, não entendi a introdução,

      acho que devia ser “sem citar aébrio neves”. esse é o nome do golpista mor, ‘playboi’ mimado, que não sabe perder.

  6. Impeachment não é bom para ninguém

    Na verdade, objetivamente o impeachment não é bom nem para oposição, como já percebeu claramente Marina Silva. 

  7. “Muttley e os vigarios”

     “crise do país tem mais fundo político do que econômico”, escreveu a Folha.”

    Que sera que passa na cabeça do jornalista da Folha que escreve isso. Sera que ele pensa, somos nos que estamos fomentando, todo dia, essa crise politica e da uma risadinha, tipo assim:

    [video:https://youtu.be/rwfP9cdIcoc%5D

  8. Graças a Deus

    Graças a Deus que não foi o Gilmau quem disse isso, senão estariamos em crise espacial assistindo aquele olhar orbital sem nenhum foco, mas vislumbrando apenas o golpe, e pelas palavras do presidente do STF o monstro que emerge do mar está acorrentado. Por enquanto…pois ele Sempre Tentará Enterrar as bonanças.   

  9. Graças a Deus

    Graças a Deus que não foi o Gilmau quem disse isso, senão estariamos em crise espacial assistindo aquele olhar orbital sem nenhum foco, mas vislumbrando apenas o golpe, e pelas palavras do presidente do STF o monstro que emerge do mar está acorrentado. Por enquanto…pois ele Tentará Sempre Enterrar as esperanças.   

  10. …eterna vigilância!

    Nassif: primeiro foi o discurso do chefe maior do Exército. Sincero e preciso na abordagem, mas, nem assim fiquei tranquilo. Traição a partir da caserna temos desde XV de Novembro de 1889. Há sempre um ajudante de ordem, como o  coronel Solom, iludindo a boa fé de um chefe militar para o golpe. Agora, o presidente do STF, também sicero e preciso no discorrer do tema. Mas, como na fatídica Proclamação, por tras desses movimentos há sempre uma imprensa de grande porte, ávida em vender espaço e faturar a qualquer custo, com o boato mais rentável, com a mentira como verdade e a calúnia como prova cabal. Como hoje assistimos, atuando como um quarto poder. Portanto, ambos os discursos vêm tranquilisar. Mas não são garantias de que temos “céu de brigadeiro” para os voous da democracia e o estado de direito no cenário social. Enquanto isto, num banco da Suiça… 

  11. espero que essa exemplar

    espero que essa exemplar lucidez constitucional do mestre

    lewandowaki estenda-se a alguns infames que insistem em

    quebrar a ordem institucional no país em abjetos conluios

    armados pela sangrenta direita que age assim há muito tempo..

  12. A utópica epopéia dos sábios marmanjos

    O presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski sabe que a eleição de 2016 pode equilibrar mais o poder, através de uma distribuição mais prudente de votos. O povo já percebeu, que a direita golpisma saiu do armário para fazer  ressurgir de forma muita intensa, o fascismo e do ódio como meio arma política. Ela gosta de moleza e quer ganhar no grito, por isso aposta todas as fichas nessa tática abusiva, totalitária e intimidatória, que só se sustenta graças a despudorada e vergonhosa conivência de boa parte da mídia e de setores do judiciário e da PF. É um grande ultraje para todos nós, assistirmos a falta de respeito e a irresponsabilidade vindo de um bando de marmanjos, que foram eleitos para exercerem seus cargos com responsabilidade e respeito, a troco de todo esse besteirol oposicionista. Fazem o triste, vexatório e ridículo papel de bobos da corte e ainda alimentam a alucinada convicção de que nos convencem  O mais degradante de tudo, é que o fazem repetidamente e imediatamente a qualquer boato ou factóide lançado, não importa por quem e a qualquer mera suposição, se entregam tão alucinadamente nessa utópica epopéia, que nem percebem o humilhante papel que subservientemente representam.

  13. Tá viajando muito

    Lewandowski tá viajando muito, e não é na maionese não, é em aviões mesmo:

    Neste ano de 2015, dentre outras viagens dele podem ser citadas: 

    Europa

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=295556

    China

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=288353

    de Belo Horizonte para São Paulo no avião do Governo de Minas, não acompanhado de Pimentel

    http://m.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1703492-aecio-neves-cedeu-aviao-de-minas-a-politicos-e-celebridades.shtml?mobile

    e no portentoso encontro dos juízes, em  Rio Quente, GO.

    http://www.cenariomt.com.br/noticia/482297/presidente-do-stf-abre-xxii-congresso-brasileiro-de-magistrados.html

    Desse jeito, não vai lhe sobrar tempo para botar ordem no judiciário brasileiro, que anda a passo de cágado principalmente quando as ações beneficiariam pobres e aos demais ppp’s, como todo mundo sabe.

     

  14. Que tenhamos pelo menos 50

    Que tenhamos pelo menos 50 anos de democracia em nosso pais, pq nao 100 anos, 200 anos de continuidade, afinal de contas países desenvolvidos tem essa marca. Que a nossa zelite zelote entenda que, se o povo de vez em quando elege governo de esquerda, é pq a situação estava insuportável e acreditou nisso, afinal de contas no final do governo FHC o Brasil era uma bomba social prestes a explodir, isso depois da alienação, a preço de banana, do patrimônio nacional, com a Vale tendo patrimônio de 92 bilhões de reais(segundo a analista Lúcia Fattoreli), com projeção de  bilhões de lucros por causa da previsão da demanda da China, sendo vendida por 3  bi de reais (1 dolar era igual a 1 real para facilitar a dilapidação do patrimonio publico), sendo que deste valor parte era em moedas podres e repassado pelo BNDES, com a União arcando com todos os encargos fiscais e trabalhistas para hoje vermos prejuizos de bilhões de reais e outros valores incalculáveis ao meio ambiente provocados pela Vale. Como não eh possivel que essa máfia midiatico-penal eleja  seu candidato, não esperam pela disputa eleitoral e apostam no golpe com base nesse discurso falso da corrupção, uma desculpa que sempre foi usada pelos golpistas, seja contra Vargas, Jango, Lula, Dilma ou qualquer outro que se atreva a fazer inclusão social.

  15. Governo incoerente!

    Talvez os pacificos moradores desse belo pais aguentem (até quando não sei).

    O problema é a economia (aquela que gera as riquezas, inclusive para sustentar bolsa familia) aguentar durante esse período o descalabro, a inação e o não comando que está ocorrendo no planalto….aí está a origem de todos os problemas!

    O governo federal é a negação do não. Consegue positivar até o que não é, está completamente perdido e cria situações que coloca todos nessa ciranda maluca!

    Houve um aviso em junho de 2013 que o cidadão comum não aguentava mais uma ‘não presidente’ com um comportamento tatibitati. Infelizmente foi reeleita!

    Muitos dos que votaram nela estão agora desempregados e devendo tudo, então não contem com o apoio desses incautos eleitores!

  16. A utópica epopeia dos sábios marmanjos

    Correção.

    O presidente do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski sabe que a eleição de 2016 pode equilibrar mais o poder, através de uma distribuição mais prudente de votos. O povo já percebeu, que a direita golpista saiu do armário para fazer  ressurgir de forma muita intensa, o fascismo e do ódio como meio arma política. Ela gosta de moleza e quer ganhar no grito, por isso aposta todas as fichas nessa tática abusiva, totalitária e intimidatória, que só se sustenta graças a despudorada e vergonhosa conivência de boa parte da mídia e de setores do judiciário e da PF. É um grande ultraje para todos nós, assistirmos a falta de respeito e a irresponsabilidade vinda de um bando de marmanjos, que foram eleitos para exercerem seus cargos com responsabilidade e respeito, a troco de todo esse besteirol oposicionista. Fazem o triste, vexatório e ridículo papel de bobos da corte e ainda alimentam a alucinada convicção de que nos convencem  O mais degradante de tudo, é que o fazem imediatamente a qualquer boato ou factoide. Parecendo adotar um comportamento robotizado e sem alma, entregam-se tão alucinadamente nessa utópica epopeia, que nem percebem o quão é humilhante o papel que subservientemente representam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador