Um ano após o golpe do impeachment, Dilma pode dizer: “Eu avisei”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“O que está em jogo no impeachment não é o meu mandato, é o respeito às urnas, à soberania do povo, à Constituição, às conquistas sociais dos últimos 13 anos”, alertou a presidente pouco antes da votação final do impeachment

Foto: Mídia Ninja

Jornal GGN – Não foi pelo conjunto da obra. Não foi pela pedalada fiscal. Não foi pela corrupção do PT. Um ano após o julgamento final do impeachment, o alerta de Dilma Rousseff parece mais vivo do que nunca. O golpe foi dado para que um programa de governo que jamais venceria nas urnas fosse implantado com a mesma força com que uma presidente reeleita democraticamente era sacada do poder. “O que está em jogo no impeachment não é meu mantado, é o respeito às urnas, à soberania do povo, à Constituição, às conquistas sociais dos últimos 13 anos.” Dilma já pode dizer: “Eu avisei.”

No dia em que defendeu seu governo antes da votação final no Senado, Dilma disparou: “Sempre que o interesse da elite econômica e politica é ferido nas urnas, conspirações são tramadas resultando em golpe de Estado.” E continuou: “Trata-se de ação deliberada que conta com o silêncio cúmplice de setores da grande mídia brasileira.”

O que estava em jogo era a entrega do pré-sal, o desmonte de programas federais, a inserção do Brasil no contexto internacional. O que corria risco de encolher, como disse Dilma, visivelmente emocionada, era a auto-estima do brasileiro que resistiu, em 2014, “aos pessimistas de plantão”, aqueles que apostaram no “quanto pior, melhor”.

Tudo isso estava em jogo, disse Dilma, desde o momento em que Michel Temer assumiu o comando do País e adotou um programa de governo que não foi aprovado nas urnas.

“O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos: os ganhos da população, das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e às escolas técnicas, a valorização do salário mínimo, médicos atendendo a população, realização do sonho da casa própria.”

No aniversário do impeachment, não há como dizer que ela estava errada. “De fato, o que se viu nesse último ano foram cortes no Bolsa Família, redução do orçamento das universidades e de programas como o Fies, a transformação do Minha Casa Minha Vida em programa para ricos e o fechamento de farmácias que vendiam remédios a preços populares. Também contrariando as promessas dos golpistas, o salário mínimo teve uma mesquinha redução de R$ 10, enquanto o desemprego atingiu cerca de 14,2 milhões de trabalhadores”, afirmou o PT em nota.

Recentemente, Dilma criticou o pacote de privatizações de Temer, que incluiu a Eletrobras e anos de planejamento estatal em produção de energia.

A ex-presidente também afirma, sempre que pode, que o golpe continuado também tem objetivo impedir o retorno de um governo preocupado com o povo em 2018. Para isso, a Lava Jato corre para inviabilizar Lula nas urnas.

A ilegalidade do impeachment – considerado um golpe parlamentar – é questionada em mandado de segurança que Dilma apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Relator da ação, o ministro Alexandre de Moraes “não se declarou suspeito para a tarefa – embora tenha se beneficiado da deposição de Dilma quando seu partido, o PSDB, derrotado nas urnas, passou a fazer parte do governo”, lembrou a RBA.

Moraes está com o recurso engavetado há pelo menos seis meses.

Leia mais: Dilma denuncia o golpe sem poupar elites, políticos e grande mídia

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não de Pipoca a Abacaxi

    Passo.

    Não há sentido em dar milho pra bode, digo, pipoca pra abacaxi.

    PS: Ignora-lo é mante-lo na insignificância cinematográfica, não permitindo (se não oferecido o contraditório, pelo menos até que passem duas semanas do lançamento) que alcancem o que unicamente interessa-lhes, polêmica, público e mais polêmica, para assim atingirem mais público para desconstruirem Lula, o PT e colateralmente a esquerda em geral. 

  2. Comporta-se como se fosse

    Comporta-se como se fosse inocente. Quem escolheu Temer como Vice? Quem pôs nos ministérios e cargos Eliseu Padilha, Moreira Farnco, Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Romero Jucá, Geddel Vieira Lima e cia? Foi o próprio PT.

    Nunca passou pela cabelça de dona Dilma que morrendo ou ficando impossibilitada de governar por alguma doença, Temer seria o presidente? Só esses risco, já seria motivo mais que suficiente em jamais tê-lo escolhido. Por que não escolheu alguém do PC do B? E tem mais, Lula de mãos dadas com Renan Calheiros, poderia esperar algo diferente em um possível governo a partir de 2018? A culpa é do PT!!!!!!!!!

    1. ai vou discordar de vc
      o PMDB

      ai vou discordar de vc

      o PMDB empurrou Temeroso

      LULA ..ou o PT  ..não conseguia nem 10% do Congresso  ..com iessa bancada o GRANDE LIDER sabia que não ia fazer nada

       ..evidente que ficava dificil imaginar que o velho PMDB de guerra seria tão CAFAJESTE quanto o foi  com a DILMA (o elho PMDB que tinha quadros que iam de Renan, passando por Katia Abreu ou Requião, chegando a Juca, Sarney ou mesmo o alcunha)

      Pra mim foi DILMA mesmo  ..ela que não tinha habilidade, era dura, arrogante ..ela que governou com amadorismo e inocência  ..que VULNERABILIZOU a  economia brasileira dando chances pra volta dos CARNICEIROS  ..ela que NÃO soube manter nem dar sequência nas reformas  ..ela que pensou que chegando lá poderia fazer o que bem quisesse que seria imexivel

      ela que pensou que o BRASIl queria revolução  ..quando em verdade o pái pedia a continuação  ..do PAZ e AMOR do LULA 

  3. DILMA não avisou NADA  ..se

    DILMA não avisou NADA  ..se tivesse não tinha sido empoçada  ..eu explico

    A crise já se avolumava desde 2013 ..o PLANALTO tinha obrigação de falar a verdade, não de enganar  ..DILMA preferiu tergiversar, dar o famoso PASSA MOLEQUE no eleitorado

    ..agiu matreiramente pra depois assumir e colocar JOAQUIM LEVY na Fazenda  ..tenha santa paciência 

    VERDADE é que o BRASIL não mereceu o impeach e o golpe  ..mas DILMA sim  ..ela, TEMER ..aécio (se tivesse sido eleito), assim como o golpista da reeleição e privataria, o THC  ..e o da Popuança, o do saco necrozado que me nego a falar do nome

    Bem claro fica que só ITAMAR  e LUIZ INACIO foram os unicos que não aprontaram

    ..daí como é difícil eleger um presidente  ..principalmente se não tivermos instrumentos como o RECALL, e lei obrigando o candidato a responder com seu mandato e processo por suas promessas não cumpridas e MENTIRAS ditas

    eu sei  ..eu sei que DILMA foi sabotada por forças poderosas ..que o Congresso e a mídia sacaneou aonde deu  ..mas que DILMA era inábil, e que sabia que ter jogo de cintura fazia parte da trama partidária aglutinativa, disso eu tb não tenho duvidas

    deu no que deu  ..mais do que ela, perdeu o BRASIL e a sua democracia

  4. Vejam a OBRA completa da

    Vejam a OBRA completa da querida tomando corpo (entre 2011-2013), com o artificialismo do cambio, o excesso de consumo, de desoneração e endividamento, a quebra das commodities, depois a do Eike e do Estado com das contas internas e externas em frangalhos (já em 2014-15) ..concomitante com a LAVA Jato seguida pela paralisia do GOLPE

    Taxa de desocupação do Espírito Santo no 4ª trimestre de 2016 foi o maior desde 2012 (Foto: Divulgação/ IBGE)

  5. Sim! A honrada avisou!

    Hoje,um dia de tristeza, um sentimento de impotência,  diante da quadrlha  que, após apunhalar nossa Presidenta pelas costas,

     está destruindo o país pelo qual ela deu seu corpo e alma às torturas!  VIVA ESSA GUERREIRA BRASILEIRA!

     

    [video:https://youtu.be/WF7EOuptvWc%5D

    1. sim….

      Cara Dilma, com a sra. ou sem a sra., o que realmente foi revelado é que vivemos uma farsa de Estado. Uma mentira de Redemocratização.Uma fraude de Constituição Cidadã. Ditadura fantasiada de Democracia. Não passamos de uma Cleptocracia.200 milhões de otários sustentando sua Elite de algumas centenas. Idade Medieval. A pá de cal foi nossa Elite discutindo nosso futuro em Universidades Americanas e Britânicas. O que o Povo Brasileiro pensa a este respeito? O que importa?! 

  6.   Grande merda.
      Muitos de

      Grande merda.

      Muitos de nós avisamos. Mas só uma pessoa tinha a caneta nas mãos, a possibilidade de nomear para o STF, PF, MPF, de distribuir ou não verbas pela SECOM. Só uma pessoa pôde escolher entre defender não apenas o governo, mas a normalidade Democrática e nada fazer.

      Muitos de nós avisamos para o enorme risco de depender de um controle remoto, mas apenas uma pessoa poderia agir diferente.

      Dilma agora, sempre, apenas avisou. Nada fez. Politicamente, passou cinco anos e pouco se comportando como se a ela coubesse apenas “avisar”, não agir. Parecia ser mandatária de outro país, sem qualquer legitimidade para aqui agir. Fez questão de se cercar – nos melhores casos – por nulidades como Mercadante e Cardozo. Do alto de sua inquestionável honestidade, Dilma apenas e sempre fez isso: “avisou”.

      Compare-se seu governo com a eficiência gansgsterista do usurpador, com a gana com que esse calhorda se defende com unhas e dentes. E lembre-se a angústia que muitos de nós sentiamos ao SABER o que havia do outro lado, de perceber como as manobras foram se construindo, a crescente desenvoltura do que há de pior em nossa sociedade, desde os agentes de polícia que faziam da figura presidencial alvo de tiro até ministro político no STF.

      Sim, Dilma avisou. E, podendo agir, nada mais fez além de “avisar”. A Democracia derrubada e uma República em frangalhos roubados agradecem por seus “avisos”, Dilma. Obrigado por nada.

  7. Comentar sobre alguém
    Comentar sobre alguém responsavel pela atual situaçao caótica das contas publicas e de um modelo econômico comprovadamente fadado ao fracasso, não merece respeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador