Izaias Almada
Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.
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Boal: um brasileiro que não sai de cena, por Izaías Almada

Geo Britto foi buscar na história e na teoria elementos centrais para a pesquisa sobre a prática do teatro como arma de luta

Boal: um brasileiro que não sai de cena

por Izaías Almada

            “De onde vieram as técnicas e métodos sistematizados por Augusto Boal na poética do Teatro do Oprimido? Qual a relação entre o período de Boal como diretor e um dos dramaturgos do famoso grupo Teatro de Arena e a fase posterior do elaborador do Teatro do Oprimido”?

            É com essas perguntas que o professor Rafael Villas Bôas (*) procura motivar os leitores da mais recente obra concebida sobre um dos nomes sonantes do teatro brasileiro e mundial: Augusto Rodrigues Pinto Boal.

            O livro, o primeiro escrito por Geo Britto, teve sua origem numa dissertação de mestrado, formado que foi o autor pela Universidade Federal Fluminense e com doutorado em Teatro pela Universidade de São Paulo, tendo trabalhado 32 anos no Centro de Teatro do Oprimido (CTO), 20 deles ao lado de Boal.

            Continua o professor Rafael Villas Boas:

            “Estas indagações circularam por gerações de curingas de TO e pesquisadores, e passaram a ser investigadas com maior vigor a partir do novo fôlego do teatro político brasileiro desde meados da década de 1990, período em que Geo Britto conhece Augusto Boal e passa a integrar o Centro do Teatro do Oprimido (CTO-RJ)”.

            “Este livro, escrito por um dos mais antigos e experientes curingas brasileiros, nos fornece informações novas sobre métodos que praticamos há décadas. Nos termos do autor, a pesquisa nos apresenta um potente trabalho de ‘arqueologia para tentar entender como a estética marxista, os debates, a teoria, a prática e os momentos históricos vividos por Boal influenciaram a formação, a construção e a sistematização do TO’.”

            “Trata-se de um trabalho investigativo de fôlego: o autor analisa de forma dialética as providências formativas de Boal em conexão com o mundo convulso em que viveu do pós II Guerra Mundial, da Guerra Fria, do rescaldo stalinista de parte da esquerda brasileira, da ascensão do movimento negro e da luta por direitos civis, dos ciclos de ditadura que levou Boal ao exílio, das reconexões dos elos entre classes com a redemocratização”.

            “Geo Britto foi buscar na história e na teoria elementos centrais para a pesquisa sobre a prática do teatro como arma de luta, formação e diversão, hoje tão necessária no momento em que a mercantilização ameaça empacotar também o Teatro do Oprimido na vitrine dos recursos de autoajuda, das técnicas para melhorar as relações entre patrões e empregados, ou como método lúdico para interação entre palco e plateia”.

            “Com rigor marxista, Geo comprova nesta obra que o Teatro do Oprimido descende de outra tradição, aqui de forma pioneira delineada: a da luta anticapitalista e da tradição dialética da práxis”.

            “A contribuição para a história do teatro brasileiro e latino-americano é imensurável: muitos elos são explicitados, com quem e como Boal aprendeu, em que contexto. Certamente, as consequências destas informações serão exploradas pelos inúmeros coletivos e redes de artistas militantes que desejam se organizar para a luta social, por meio do teatro, e para os grupos de pesquisa que desejam entender o lugar de Augusto Boal no teatro brasileiro, latino-americano e mundial”.

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(*) – Rafael Villas Bôas. Professor da UnB e Integrante da Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré e da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

Izaias Almada

Izaías Almada é romancista, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em BH. Em 1963 mudou-se para a cidade de São Paulo, onde trabalhou em teatro, jornalismo, publicidade na TV e roteiro. Entre os anos de 1969 e 1971, foi prisioneiro político do golpe militar no Brasil que ocorreu em 1964.

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