Categories: CrônicaCultura

Noveleta (parte IV, Fim), por Maíra Vasconcelos

Não me restou nenhum sonho: sou a pura realidade acontecendo. Venho da autodestruição dos devaneios, por isso vivo. Os sonhos ficaram para trás, deixando-me adiante. Hoje sou feita de sua força retida, tenho seu viço e seus escombros em minha pele, nela guardo a realização de todos os sonhos junto comigo. Sonhos que demoraram enorme tempo a serem construídos, ao custo disso que foi toda aquela minha vida passada. E a tardança deste tempo de uma grande-vida é tão aprumada que todos os dias eu quis o sonhar. Sonhando adiava o acontecimento concreto das coisas, e passavam-se os dias. Mas se os sonhos existem nesta realidade que sou hoje, foi morrendo que eles desgarraram-se de mim, e agora paridos chegam para ser presente. Sim. Desprezo o devaneio de um sonho porque já morri. Venho saída debaixo dos meus próprios destroços, minha voz pondera-se mais fina, e olho raios de sol com cuidado. Esses primeiros dias são apenas isso: reconstrução. Bebe-se, mas não se come, ainda. Estou abarrotada por olhar a irreconhecível cidade, e ela me enche. Tenho dificuldades e estou em fase lunar, mas aliviada de já não estar mais curvada, vou abrindo-me ainda que amuada, saindo do casco dos restos descascados. Como nascer de novo é palatável e indigesto(!). Ao vislumbrar-me, agora vestida de outro nome – Ângela, reafirmo – e em outro lugar, também sei estarei permanentemente de pé, e firme. As quedas foram acontecimentos daqueles antigos sonhares, mas já não necessito sonhar: caminho. Nesta cidade tudo é novidoso demais, sua amplidão é um susto, e meus olhos fazem fresta. Tenho tão poucos dias, desaprendi saber muito e tudo sobre o mundo, perdi a noção de, enquanto a cidade acavala-me. Tendo a esconder-me, balanço indecisa nesta nova vida, mas não quero ficar morrida e ter comigo aquele passado, devo ser mesmo Ângela, devo sair a dar passos não-sonhados. Quão difícil pode ser viver com os sonhos, e não pelos sonhos. Não com a possibilidade, mas com a certeza.

Eu-me-realizo!

Apenas porque utilizo o que chamam de: oportunidade. Tenho o oportunismo de agarrar-me a alguns dias e a um novo nome. E com aparentemente tão pouco viverei, tendo apenas dias, manhãs e noites, e uma denominação. Eu me denomino: Ângela, mulher de alguns dias. E não posso saber quantos dias terei, pois se para estar aqui, com varanda, cadeira simples e café, precisei desfazer-me de querer saber mais. Não quero. Tenho a imprecisão de poucos dias e nada comigo. Não sei com o quê se justifica meu estar(?), pergunto. Eis que então descubro: meu passado não deve realmente aprimorar-se. Eu sou presente pleno. E começo a querer ser Ângela, sem necessidades maiores, gostando de quebrar a casca do ovo e preparar-me um café bem quente. Tenho quadrados restritos aos que enfim posso pisar, a varanda adiante, a janela fechada; vou dignar-me a caminhar.

Tenho o corpo ainda mole, tudo é menos ágil e mais sonolento. Tenho o sonho saindo do meu corpo, aprumando-se querendo ser. E esta realidade é a coisa mais indecifrável com a qual me deparei. Estou numa cidade, vinda descarregada das montanhas do meu passado, também peço menos a Deus agora que sou Ângela, rezo menos e sou mais concentrada. Com ouvidos mais atentos e a boca mais firme, também experimentarei pernas mais largas e inconsequências menores. Deus está a entregar-me a justeza das coisas, por isso conversamos menos, Ele é mais correto comigo e eu já me revivi. Mas esta obra de vida não é minha, porque nunca escolhi morrer. E se tenho memória para saber que já morri, porque não sei quem foi que me matou(?). E nem ao menos posso sonhar e ver assim quem é que me deu a morte e também esta outra vida. Talvez eu seja Ângela para guardar a incompletude de ser. Tenho sempre outra dormida dentro em mim. 

Maira Vasconcelos

Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).

Maira Vasconcelos

Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

4 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

5 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

21 horas ago