4 de junho de 2026

Aos 75 anos, morre o ator e diretor Nelson Xavier

nelson_xavier_arquivo.jpg
 
Foto: Arquivo
 
Jornal GGN – Na madrugada desta quarta-feira (10), faleceu o ator e diretor Nelson Xavier, em Uberlândia (MG) devido a complicações de um câncer. “Ele morreu bem, sem dor, sem usar morfina”, afirmou a médica Clarissa Aires de Oliveira. Xavier realizava um tratamento de medicina integrativa na cidade mineira. 
 
“Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu sua filha Tereza Villela Xavier, nas rede sociais. Ela também disse que o corpo do ator será levado ao Rio de Janeiro (RJ) e deve ser cremado amanhã (11).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Nelson Agostini Xavier nasceu em São Paulo, em 1941, e teve uma carreira de quase 60 anos na televisão, no teatro e no cinema.
 
No fim dos anos 60, Xavier teve sua atuação destacada em “Dois Perdidos Numa Noite Suja”e “Navalha na Carne”, ambos textos de Plínio Marcos. 
 
Ele trabalhou em filmes dirigidos por Ruy Guerra, como Os deuses e os mortos, de 1970, e A Queda, de 1978, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim. 
 
Na TV, ele fez papéis como o de Lampião em “Lampião e Maria Bonita”, de 1982, da TV Globo. Em 2010, ele interpretou Chico Xavier na cinebiografia homônima do médium, e depois reptiu o papel em “A Mães de Chico Xavier”, de 2011. 
 
Em 2016, ele levou o prêmio de melhor ator no Festival do Rio. Seu último papel no cinema é no filme Comeback, dirigido por Erico Rassi, que foi apresentado pela primeira vez no Festival do Rio do ano passado e tem estreia marcada para o próximo dia 25. 
 
Nelson Xavier ainda poderá ser visto na telas em novo trabalho. Ele protagoniza o filme Comeback, de Erico Rassi, que retrata a história de um ex-pistoleiro aposentado que reage com violência à hostilidade do mundo que o cerca. Apresentado pela primeira vez no Festival do Rio do ano passado, o filme deve chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 25.

Assine

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. naldo

    10 de maio de 2017 9:17 pm

    Ator inesquecivel…….
     
     

    Ator inesquecivel…….

     

     

  2. JB Costa

    10 de maio de 2017 9:52 pm

    Um grande ator, sem dúvidas.

    Um grande ator, sem dúvidas. Fico feliz ao saber que faleceu sem sofrer. O que deveria ser uma regra. 

    1. jairo arco e flexa

      11 de maio de 2017 1:02 am

      Adeus a Nelson Xavier

      Oh, tristeza!

      Mais um colega dos bons tempos do Teatro de Arena que se vai.

      Pelo menos, pelo que li, Nelson foi embora sem sofrimento.

       

  3. maria rodrigues

    10 de maio de 2017 9:57 pm

    Ando muito triste com a

    Ando muito triste com a sucessão de morte meio prematura de nossos grandes atores. Marilia Pêra partiu deixando um buraco negro; José Wilker podia ter ficado mais um pouco conosco. E agora some das telas de televisão e cinema um dos também maiores e completos atores.

    Nelson Xavier impressionava também por sua forma de diversificação de papéis. Aquele Chico Xavier parecia a própria reencarnação do Mineiro Kardecista. 

    Ouvi numa rádio uma mensagem da filha de Nelson Xavier: “Meu pai foi uma estrela, e partiu virou um Planeta”. 

    Sinto muito a perda desses grandes astros, mas só me resta desejar, como cristã, que sou, um bom descanso ao lado do Senhor Deus Misericordioso.

    Senhora do Destino, novela de 2004, agora reprisada em Vale a Pena Ver de Novo, tem lá o Xavier como irmão da Senhora, interpretado por Suzana Vieira. 

  4. Anna_

    11 de maio de 2017 1:56 am

    Thks GGN!
    [video:https://youtu.be/6-b9ldv7Qq8%5D

    [video:https://youtu.be/w4lIDf8PFlc%5D

Recomendados para você

Recomendados