Sobral Pinto, o homem que desafiou os ditadores brasileiros

A cineasta Paula Fiúza teve acesso aos arquivos do STM, palco de atuação frequente de Sobral Pinto, bem como nas Auditorias Militares.

Acervo Paula

O documentário sobre Sobral Pinto, Sobral: O Homem que Não Tinha Preço, conta a trajetória do advogado que foi atuante em vários momentos políticos brasileiros, da ditadura à constituinte. O documentário é fruto da vivência e pesquisa de Paula Fiúza, cineasta e neta de Sobral Pinto.

O filme foi feito a partir da descoberta de arquivos secretos de áudio do Superior Tribunal Militar com registros de defesas de presos políticos durante a ditadura. No documentário é evidenciada a luta incansável de Sobral Pinto por justiça.

Paula Fiúza teve acesso aos arquivos do STM, palco de atuação frequente de Sobral Pinto, bem como nas Auditorias Militares. “O STM é o melhor tribunal do país. Nesta hora em que há um medo generalizado, e medo justificado porque ninguém está garantido quando agentes de segurança podem apanhar qualquer um e sumir o cidadão, este STM não tem medo”, afirmou Sobral Pinto.

Sobral Pinto nasceu em 5 de novembro de 1893, em Barbacena (MG) e morreu aos 98 anos em 30 de novembro de 1991. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, que hoje é a Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O documentário traz depoimentos importantes de Luís Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia, de Zuenir Ventura e do próprio Sobral Pinto.

É o resgate da história do advogado que nunca se dobrou, colocou a justiça acima de qualquer ideologia e desafiou os ditadores brasileiros.

Veja o documentário no link abaixo.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador