Em uma nova escalada na crescente guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, a China anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), um aumento nas tarifas de importação sobre produtos dos Estados Unidos. As taxas, que anteriormente estavam em 84%, saltaram para 125% e passarão a valer a neste sábado (12).
“A imposição por parte dos Estados Unidos de tarifas anormalmente elevadas contra a China viola gravemente as normas comerciais internacionais, as leis econômicas básicas e o bom senso“, declarou a Comissão Tarifária do Conselho de Estado chinês, por meio de um comunicado emitido pelo Ministério das Finanças.
A medida surge como retaliação direta à mais recente ofensiva comercial do governo norte-americano, liderado por Donald Trump, que nesta semana elevou as tarifas sobre produtos chineses para 145%, segundo a Casa Branca.
No comunicado, Pequim sinalizou ainda que esta será a última reação ao “tarifaço” de Trump, mesmo que o governo republicano venha a anunciar novos aumentos nas taxas sobre o país asiático. “Levando em consideração que neste nível de tarifas os produtos americanos exportados para a China já não têm mais nenhuma chance de serem aceitos no mercado, se Washington continuar aumentando suas tarifas, a China vai ignorar”, diz trecho do texto.
Queixa na OMC
Paralelamente ao anúncio do aumento tarifário, a missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) informou ter formalizado uma queixa adicional contra as tarifas impostas por Trump.
“Em 10 de abril, os EUA emitiram uma ordem executiva anunciando um novo aumento das chamadas ‘tarifas recíprocas’ sobre produtos chineses. A China apresentou uma queixa à OMC contra as mais recentes medidas tarifárias dos EUA,” afirmou o comunicado da missão chinesa, citando um porta-voz do Ministério do Comércio.



Fábio de Oliveira Ribeiro
11 de abril de 2025 12:59 pmNão importa o que os americanos façam em seu país. Nenhuma vítima dos golpes de estado, guerras civis e ditaduras criadas e apoiadas pelos EUA desde 1945 (com aplausos do NYT) esquecerá o que os malditos americanos fizeram. É por isso que a China derrotará Donald J. Trump e provocará o colapso do White Ass Apes Empire.
Vocês conhecem a história do cara que imaginava ser imperador de um império invencível e decidiu construir uma torre até o céu? Não eu não estou falando de Ninrode e de Babel, mas de Donald Trump. A queda da babelica torre de tarifas trumpiana será béééébrica e levará junto todo o White Ass Apes Empire americano, o uso do dolar como moeda internacional incluído. O mais engraçado é que os evanjegues pró-gringos estão apoiando isso.
AMBAR
11 de abril de 2025 2:24 pmConversa curta e eficaz. Se não quer comprar da gente, ótimo, temos outros clientes. Se não quer vender, ótimo, temos outros fornecedores. Passar bem!
JOSE OLIVEIRA DE ARAUJO
12 de abril de 2025 8:47 amO agente laranja apelidou seu tarifaço de “TARIFAS RECÍPROCAS”. Assim a Chin agiu corretamente ao aplicar a reciprocidade tarifária. Afinal se os eleitores elegeram um semi analfabeto para o cargo, eles não tem culpa. Agora, se o agente laranja queria compensar seus fracassos no comércio, o nome apropriado para a compensação é: TARIFA USA DE INEFICIÊNCIA.