Os preços ao produtor têm pequena redução, por Luis Nassif

Repare que em relação aos Grupos Industriais, em 12 meses, houve queda apenas na Metalurgia e Indústria de Couro.

Fluxos e cortes: efeitos de máquinas e não metáforas – O Anti-édipo

Houve uma pequena deflação no Índice de Preços ao Produtor (IPP), medido pelo IBGE. Em setembro, foi de -1,96%, perfazendo 9,76% em 12 meses.

O índice mede 23 Atividades e 23 Grupos Industriais.Entre as Atividades, 13 registraram alta e 10 queda. Em relação aos grupos industriais, 11 estão em alta e 12 em queda.

Repare que em relação aos Grupos Industriais, em 12 meses, houve queda apenas na Metalurgia e Indústria de Couro.

Outra forma de organização da informação é por Categoria. São 5 categorias analisadas, mais o índice geral. No mês, houve queda em três Categorias: Bens Intermediários, Bens de Consumo e Bens de Consumo Semiduráveis e Não Duráveis; e altas em Bens de Capital e Bens de Consumo Duráveis.

Em 12 meses e no acumulado do ano, houve alta em todas as Categorias. 

De qualquer modo, quando se analisam os dados em 12 meses, percebe-se que todas as categorias registram queda, mostrando que o pico das altas ficou para trás. O problema é que as curvas mostram apenas a variação de preços. Depois que mudaram de patamar, os preços ficaram e continuam crescendo, ainda que em ritmo menor.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso o dólar disparou, será que o “mercado” sabe de algo que não sabemos? Eles tem pesquisa interna. Por que será que estão fugindo?

  2. CULPA DO HADDAD QUANDO ERA PREFEITO ! E DA ERUNDINA QUANDO ERA DO PT ! OBS.:NASSIF, NÃO SE IRRITE, SÓ APROVEITO O ESPAÇO AQUI Q VC MESMO ME PROPORCIONA,PORTANTO VC É CULPADO TB,A DIFERENÇA É Q VC NÃO É DO PT (ACHO)

  3. Jotaaaaaaa…haaaaaaaaa…aaaaaaa…(surtei)Obs.:Nassif, não é chacota com vc ou o ggn,fico tão à vontade no ggn q me dou o direito de surtar aqui!!!Obs2.:Com todo o respeito, não me censurem !! + um (!)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador