Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera com 45%; Bolsonaro tem 31%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Cenário em segundo turno mostra ex-presidente com 20 pontos de vantagem ante presidente; rejeição a Bolsonaro atinge 61%

Retrato de Lula apontando o dedo para um interlocutor
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno com 45% na pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22/04), um ponto percentual acima do divulgado em pesquisa anterior, quando o petista registrou 44%.

O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 31% – um ponto percentual acima dos 30% vistos em pesquisa anterior.

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), com 8%, seguido por João Doria (PSDB), com 3%; André Janones (Avante), com 2%; e Simone Tebet (MDB), também 2%.

Os candidatos Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. A pesquisa não inclui o nome de Sergio Moro (União Brasil). Brancos e nulos somam 7%, e 2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Quando a intenção de voto é espontânea, Lula tem 38% dos votos, contra 28% de Bolsonaro, 4% de Ciro Gomes, e 1% dos demais candidatos – Doria, Janones e Tebet. Aqui, Moro aparece com 1% dos votos. Eduardo Leite (PSDB) e Felipe D’Ávila não pontuaram.

Lula também lidera os cenários para o segundo turno. Em um confronto com Bolsonaro, o ex-presidente venceria a disputa com 54% das intenções de voto, contra 34% do atual presidente.

O ex-presidente também venceria a disputa contra Ciro Gomes (52% a 24%) e João Doria (55% a 19%).

Enquanto isso, 52% dos entrevistados consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo, e 30% dos entrevistados acreditam que o governo é bom ou ótimo. Já 16% considera o mandato regular e 2% não sabem ou não responderam.

Sobre a aprovação do governo Bolsonaro, 62% reprovam o governo, 34% aprovam e 4% não sabem ou não responderam.

Bolsonaro também é o candidato com maior percentual de rejeição: 61% dos entrevistados declararam não votar no atual presidente de jeito nenhum, contra 42% de Lula.

A pesquisa ouviu 1000 pessoas entre os dias 18 e 20 de abril por telefone, e foi registrada com o número BR-05747/2022. A margem de erro é de 3,2%.

Leia Também

Equipe de Lula vê risco de Bolsonaro em aceno golpista e sonda Forças Armadas

Moro diz que pode “não concorrer a nada” e ataca Lula e Bolsonaro

Bolsonaro pensa em Damares como “plano B” para vice na chapa à Presidência

Lula representa para a manutenção da democracia o que Ulysses Guimarães representou para a redemocratização do Brasil, por Cleiton Coutinho

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NA PESQUISA M.J QUEM É Q GANHA MAIS EM AUMENTO?A GASOLINA(maior aumento da história)OU OS AUMENTOS DO TOMATE???CULPA DA DILMA,PT E SO LULA,ROUBARAM MUITO !!!

  2. SEGUNDO O SITE JOSEGGN OS AUMENTOS GERASI DE PREÇOS
    NO BRASIL FORAM UM BILHÃO POR CENTO ACIMA DOS AUMENTOS SALARIAIS((linguagem porcentatica guediana)

  3. Avalio que o presidente Lula, em pouco tempo, terá uma vantagem tamanha nas intenções de votos, que deixará Bolsonaro e sua tropa, de loucos e aloprados, em polvorosa. Desorientados e espumando de ódio pela rejeição popular e pela possível constatação da derrota em 1º turno, os sem noção da incompetência e das mamatas federais, poder dar o troco fazendo a antecipação do golpe já planejado. Porém, não contam que todo o planeta está fiscalizando o processo eleitoral brasileiro com muito mais interesse e cobertura, do que qualquer fato político que ocorra no futuro próximo. O crescimento e a consagradora e a desejada humilhante vitória do povo brasileiro contra os Bolsonaro será implacável e sem dó, do jeito que eles merecem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador