
Carta Aberta a Lula e Sílvio Almeida
O canal pororoca realizou uma live, no dia 25 de agosto, com a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida, que revelou que uma das dificuldades da Comissão, frente às demandas reprimidas desde o golpe de 2016, é a falta de recursos materiais.
Diante disso, a Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça- propõe a todas as demais entidades e movimentos engajados na pauta memória, verdade, justiça, reparação e reformas no sistema, um movimento de apelo ao governo, a fim de, urgentemente, dotar à CA dos recursos necessários.
Inclusive remunerar com diária e gratificação, à semelhança de jetons, a participação dos seus membros a cada sessão da CA.
É incompreensível e inaceitável que pessoas que participam de Conselhos de estatais, empresas públicas, autarquias e fundações, recebam jetons altíssimos, inclusive os ministros que, além da remuneração do cargo, recebem gratificações a cada reunião nesses Conselhos, e os que participam da Comissão de Anistia recebam apenas o título, conforme o Art. 45 do Regimento Interno: A participação como membro da Comissão de Anistia será considerada serviço público relevante não remunerado.
A geração 68, que lutou no passado para restaurar a democracia, no presente, já idosa, faz saber ao presidente Lula que não queremos morrer sem que o Estado cumpra o seu dever de anistiar àqueles que foram atingidos barbaramente pela cruel repressão da ditadura, bem como seus filhos e netos por efeitos transgeracionais.
Não há justificativa e nem falta de recursos financeiros senão a de considerar esse mister menos importante do que os conselhos de estatais, de empresas públicas e de autarquias.
As atividades econômicas são mais relevantes que as atividades de direitos humanos, senhor Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, senhor Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida?
Na certeza de sermos atendidos, subscrevemos:
Rede Brasil – Memória, Verdade e Justiça
Fórum Memória e Verdade do ES
Comitê popular de santos Memória Verdade e Justiça
Comitê da Memória Verdade e Justiça do Paraná
Serviço de paz e justiça SERPAJ Brasil
Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu
Comitê Popular de Luta/ES
Unidade Negra Capixaba
Rede Desencarcera/ES
Movimento Capixaba de Solidariedade com Cuba
AMAFAVES Associação de Mães e Familiares de Vítimas da Violência e do Terrorismo do Estad.
MEMÓRIA, VERDADE, JUSTIÇA, Coletivo Derlei de Luca.
Movimento Parem de Nos Matar!
Mães da Maré
Movimento de mães e familiares vítimas da violência letal do Estado
Cesar Cordaro da M/V/J de São Paulo
Observatório da Violência Policial e Direitos Humanos – OVP/DH da PUC/SP
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.