10 de junho de 2026

Sindicato dos Advogados de SP condena operação policial no Guarujá

Comissão entende que o governador Tarcísio e o Secretário de Segurança deram mal exemplo ao avalizar as ações tão afeitas ao crime organizado
Josué Emidio/GOVSP

Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP) lamenta a morte do Policial Militar ao mesmo tempo em que condena a operação policial no Guarujá.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A Comissão do SASP considera ‘absolutamente reprovável e inaceitável’ a vingança que se seguiu, com as bençãos do governo do estado de São Paulo que, sem plano e sem freio, matou, torturou e intimidou os moradores, tratando todos como suspeitos e bandidos.

A comissão entende que o governador Tarcísio de Freitas e o Secretário de Segurança deram mal exemplo ao avalizar as ações tão afeitas às do crime organizado.

Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP)

Leia a íntegra da nota da Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP):

A Defesa da Vida e contra a escalada de Violência no Guarujá

A defesa da vida é parte fundamental da luta pelos direitos humanos e dignidade
. A morte violenta de Policial Militar, de um agente público, deve ser repudiada e merece a nossa solidariedade e aos seus familiares.

O recente caso do jovem Soldado da Rota Patrick Bastos Reis, morto numa operação policial no Guarujá, é uma perda para sociedade e para segurança pública de São Paulo.

Dito isso, o que o Estado, através do Governo de São Paulo, fez é absolutamente reprovável inaceitável, pois partiu para uma vingança desproporcional, com invasão à comunidade, aparentemente sem nenhum plano e matando a esmo, torturando, intimidando os moradores, tratando a todos como suspeitos e bandidos.

O governador Tarcísio de Freitas e seu Secretário de Segurança dão mal exemplo, quando avalizam e incentivam ações que não se diferenciam às do crime organizado.

As autoridades do Estado devem se submeter às leis, e não se comportarem como pretensos justiceiros, produzindo chacinas, como vingança.

O Estado deve fazer todos os esforços para garantir a segurança pública, mas não à custa de execuções extrajudiciais e maior letalidade, sem que haja o devido processo legal.

Reafirmamos a solidariedade com a família do Soldado da Rota Patrick Bastos Reis, não obstante, repudiamos a conduta posterior do Governo de São Paulo, produzindo mortes e ameaças de forma violenta e absolutamente ilegal.

A comissão de direitos humanos do SASP conclama as organizações da sociedade civil, OAB, MNDH, entre outras para cobrar providências juntos à Ouvidoria, CONDEP, MP, CDH ALESP.

Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP)

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fábio de Oliveira Ribeiro

    1 de agosto de 2023 9:56 am

    O silêncio dos professores da USP em relação à adoção pela PM/SP da tática nazista de executar 10 pessoas para cada policial assassinado é muito preocupante. Os veneráveis juristas paulistas parecem estar mais preocupados em adular o governador Tarcísio de Freitas do que em exigir o respeito aos princípios de direitos humanos consagrados na Constituição Cidadã.

Recomendados para você

Recomendados